Exposição: ‘Primeiro a fome, depois a lua’ celebra os 90 anos do pintor José Cláudio

 

 

Festejando os 90 anos do pintor, desenhista, gravador, escultor, crítico de arte e escritor José Cláudio, um dos mais ilustres e produtivos representantes da arte pernambucana, a Galeria Marco Zero anuncia o artista como o protagonista da próxima exposição do espaço, comandado por Marcelle Farias e Eduardo Suassuna. Sob a curadoria de Clarissa Diniz, a mostra, que entra em cartaz no dia 11 até 01 de outubro, tomou como ponto de partida o quadro ‘Primeiro a fome, depois a lua’ (1968). O título da obra, pertencente ao acervo original do Museu de Arte do Rio (MAR), batiza a exposição que celebra não apenas a pujança de sua pintura ou experimentalismo de sua obra, mas principalmente o caráter ético de sua trajetória. Com acesso gratuito, a Galeria Marco Zero fica localizada na Av. Domingos Ferreira, nº 3393, em Boa Viagem, no Recife.

Abordagem: – “Primeiro a fome, depois a lua” elege, como sua perspectiva central, o trabalho. Fundamentalmente, como José Cláudio enfocou o tema do trabalhador em sua obra e, ao mesmo tempo, compreendeu e politizou sua própria posição de artista como uma condição de trabalho. O conceito curatorial apresenta ao público não as reconhecidas dimensões paisagísticas de sua pintura – as quais são especialmente conhecidas em Pernambuco – mas, ao contrário, seu menos acessado engajamento social e político. “A exposição revela um artista atento às urgências sociais que não são diferentes da sua prática artística, onde José Cláudio se dispunha a pintar oito horas por dia, todos os dias. Dessa forma ele entendia e queria mostrar que o artista é também um trabalhador”, explica Clarissa.

Seleção Inédita – Além de reunir obras de colecionadores privados, datadas desde a década de 1950, a exposição apresenta importantes registros da coleção particular do artista, como os cadernos que José Cláudio produziu durante uma expedição pelo Rio Madeira, coordenada pelo zoólogo Paulo Vanzolini em 1975. Compreende a série dos carimbos; sua colaboração com o desenvolvimento de cartazes e pinturas murais para campanhas eleitorais; sua atuação como cronista e até mesmo – a exemplo do abissal projeto escultórico hoje guardado no Santuário dos Três Reinos – sua disposição a encarar grandes empreitadas de trabalho, que contaram com a colaboração com trabalhadores de áreas diversas: convocados não só por seu trabalho técnico ou mecânico, como também criador.

José Claudio – Autodidata, já mostrava talento quando criança ao rabiscar com desenhos os papéis de embrulho do armazém do pai. Em paralelo a isso, seu interesse pela pintura nasceu ao observar o seu padrinho, o então promotor público, Othon Fialho de Oliveira, que tinha a pintura como hobby. Em 1952 interrompeu a carreira de estudante de Direito e dedicou-se inteiramente ao Atelier Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife (SAMR), na época dirigido pelo escultor Abelardo da Hora. De lá, levaria consigo a ideia de que o artista tem evidente papel social e político, devendo engajar-se com os problemas de seu território ou nação. Durante os próximos anos, dedicou-se à pintura em grande escala e aperfeiçoamento de suas técnicas de desenho. Frequentou a Escola de Artesanato do Museu de Arte Moderna em São Paulo e, a partir daí, sua trajetória como artista é gradualmente reconhecida. Hoje, José Cláudio é conhecido como um dos mais expressivos artistas do País por sua arte erudita e visceral.

Inscrições para casamento coletivo em Paulista abertas até quarta-feira (10)

 

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através do Núcleo de Conciliação – NUPEMEC -, vai promover um casamento coletivo na cidade do Paulista, no dia 26 de agosto, às 11h. A cerimônia será no salão de eventos do SENAC, em Jardim Paulista Baixo. A inscrição é gratuita e está aberta até essa quarta-feira (10), com vagas para 90 casais, podendo ser realizada em um dos três cartórios do município. O evento é coordenado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Paulista (CEJUSC), tendo como celebrante o juiz Ricardo de Sá Leitão, do TJPE. Para se inscrever, é necessário que pelo menos um dos noivos apresente comprovante de residência confirmando que é morador do município. Os cartórios da cidade do Paulista ficam localizados nos seguintes endereços: Paulista North Way Shopping, piso L2: PE-15, Centro;- Shopping Norte Janga: Av. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 2491, Janga;- Av. Lindolfo Collor, 14A, Paratibe. Documentação: No dia da cerimônia, devem ser apresentados os seguintes documentos: cópias de identidade, CPF, certidão de nascimento original, e os mesmos documentos de duas testemunhas. Os divorciados devem apresentar também o documento original do registro do divórcio e as cópias da sentença do divórcio. De lá, os casais sairão com o encaminhamento para o cartório, onde deverão comparecer com os mesmos documentos no dia marcado, acompanhados das testemunhas escolhidas.

Sertão do Pajeú: obras e investimentos

 

O Sertão do Pajeú é contemplado com o anúncio de novos investimentos do Governo do Estado nas áreas de infraestrutura viária, abastecimento de água, desenvolvimento urbano e assistência social. Além das novas ações, também serão inauguradas obras no âmbito das estradas e da educação, como a do acesso ao distrito de Piedade, em Itapetim, e a inauguração do novo prédio da EREM José Severino de Araújo, em Brejinho. Nesse município, ainda haverá anúncio de intervenções nas cidades de Calumbi e Quixaba.

Olinda assina termo de compromisso de Parque das Religiões no Sítio Histórico

 

A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, assina termo de compromisso nesta quarta-feira (10), às 10h, para a criação do Parque das Religiões, no Convento de São Francisco, no Sítio Histórico da cidade. A iniciativa é fruto de parceria entre os Franciscanos e a Universidade Católica de Pernambuco. Lá, irão passar cientistas, intelectuais, professores, pesquisadores e pessoas de diferentes credos e profissões dedicadas à extensão e às atividades práticas dos estudos das religiões.

Com apoio do poder público e investimento de empresas privadas, o novo equipamento visa requalificar o Convento de São Francisco, o mais antigo do Brasil e que abriga a primeira biblioteca pública do Estado, integrando as edificações do século XVI à área verde que faz parte do terreno de quase três hectares. O estudo de viabilidade econômica deve ficar pronto em até dois anos.A proposta prevê a construção de tendas temáticas, além de espaços destinados a estudos, lojas, alimentação, auditórios, anfiteatro e biblioteca especializada com apoio de tecnologias digitais. Os ambientes serão montados de maneira a conduzir os visitantes por uma rede de trilhas que irá compor a experiência única de quem for ao local. Na ocasião, o prefeito Lupércio e idealizadores do Parque irão plantar um baobá, árvore sagrada para vários credos.

Seguro de Vida Coletivo X empregados e empregadores

 

Segundo pesquisa realizada pela consultoria MercerMarsh Benefícios, que ouviu mais de 730 empresas do país, 92% das companhias ofereciam, em 2021, Seguro de Vida aos seus colaboradores. O benefício só ficou atrás dos planos de saúde, (98% ) O Seguro de Vida ganhou maior relevância com o aumento dos sinistros individuais e coletivos diante da pandemia. No entanto, muitos profissionais têm o Seguro Coletivo ofertados pelas companhias onde trabalham, mas não sabem disso. Ou até mesmo não informam para as famílias sobre as proteções disponíveis. “Em casos de sinistros, é importante que a família verifique se o funcionário está segurado e quais são as coberturas”, explica Júnio Silva, do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne). Ele lembra que oferecer um Seguro de Vida em grupo significa demonstrar preocupação com o bem-estar dos colaboradores. “Além de ser um diferencial para a área de Recursos Humanos, o seguro representa uma proteção para o empregador”. Importante que determinadas categorias exigem o benefício nos Acordos Coletivos de Trabalho.

“Geralmente as empresas que possuem convenção coletiva com obrigatoriedade da contração do seguro são: construção civil; postos de combustíveis; condomínios; setor hoteleiro; padarias; comércio varejista de alimentos; restaurantes e bares; setor educacional; despachantes; motoboys; indústrias de louça, porcelana de barro e cerâmica; indústrias de panificação e confeitaria; indústrias têxteis; entre outras”, explica o representante do Sindsegnne. Os itens incluídos na apólice do Seguro de Vida em grupo podem variar conforme o contrato assinado entre o estipulante e a seguradora. Entre as coberturas básicas está a indenização em caso de morte do segurado por causas naturais ou acidentais, durante a vigência do seguro. “Entre as coberturas adicionais, pode-se incluir proteção em caso de invalidez permanente ou parcial por acidente e invalidez por doença. É possível também incluir cônjuge e filhos menores de 21 anos na cobertura, auxílio alimentação complementar, auxílio funeral complementar, seguro de assistência funeral, doença congênita de filhos, despesas médico-hospitalares e odontológicas, diária por incapacidade temporária acidental, entre outras”, completa Júnio Silva.

O representante reforça que as questões contratuais e definição das coberturas devem ser tratadas diretamente com um corretor de confiança. “Além de indicar o seguro que melhor atenderá a organização, ele poderá adaptá-lo às suas necessidades e de seus funcionários”, finaliza.

Novo núcleo jurídico da Unit-PE vai oferecer serviços gratuitos

 

Em novas instalações, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) será inaugurado nesta quinta-feira (11), na Imbiribeira. A unidade vai atender gratuitamente a população de baixa renda, com serviços e orientações jurídicas. De acordo com a coordenadora do núcleo, Tatiana da Hora, a expectativa é atender 30 pessoas/semana, envolvendo, entre outros, mediação de conflitos, atendimentos cíveis e de direito do consumidor. Os atendimentos são realizados por alunos dos últimos períodos do curso de Direito da UNIT-PE, com supervisão dos professores e que também são profissionais do mercado.

A abertura será às 17h30 e contará com o lançamento do livro “Temas de Direito Contemporâneo: uma abordagem teórica e prática”, às 18h. A obra – que homenageia o professor Sérgio Torres – foi organizada pelos docentes Andrea Cristina Borba da Silveira Sulzbach Rauber, Eriberto Cordeiro Amaral e João Cláudio Carneiro de Carvalho, além de contar com textos de docentes e egressos do curso. Já às 19h, haverá palestras no auditório com os advogados Robson Menezes, que é secretário-geral da Comissão Especial de Defesa dos Direitos dos Autistas do Conselho Federal da OAB, especialista em defender os direitos dos autistas e fundador da Liga dos Advogados que Defendem Autistas (LigaTEA) e integrante da Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (Afeto), como também fundador do LigaTEA; Franklin Façanha, que também é membro da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/Olinda e da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/PE; e Mirella Lacerda, que é especialista em direito da saúde, palestrante, empreendedora e também fundadora do LigaTEA.


O NPJ está localizado na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 3905, ao lado do Geraldão, e funcionará de segunda a sexta, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, na nova sede do centro universitário – integrante do Grupo Tiradentes. A inauguração do novo núcleo também marca a comemoração ao Dia do Estudante e Dia do Advogado. Convênios :Para prestar os serviços gratuitos à população, o NPJ conta com convênios de atuação com a Defensoria Pública de Pernambuco, Câmaras de Conciliação do Tribunal de Justiça de Pernambuco e Procon–PE. Para os casos encaminhados pela Defensoria Pública de Pernambuco, o critério é que a renda familiar do solicitante seja de até três salários mínimos e o agendamento seja feito pelo próprio órgão. Já para os outros convênios, o atendimento é gratuito. Informações pelo telefone: 3878-5172 ou WhatsApp pelos números (81) 99320-9506 e (81) 99428-1606.

Agosto é voltado ao crédito popular na Sala do Empreendedor de Olinda

 

A Sala do Empreendedor de Olinda promove, neste agosto, plantões especiais de crédito popular. A ação conta com a parceria da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) e do Banco do Nordeste, oferecendo financiamentos para pessoas físicas ou jurídicas, principalmente aos microempreendedores individuais (MEI).A iniciativa, em 10, 16, 17 e 24, é operada das 8h às 13h, na Avenida Liberdade, 68, no Carmo. O Crédito Emergencial MEI será pela AGE, com previsão de um desembolso de R$ 3 milhões. O financiamento será parcelado em até 24 meses, sendo três meses de carência e mais 21 parcelas fixas. Para facilitar o acesso, não serão solicitadas garantias para análise de crédito, nem exigidas certidões negativas de débito. “Ressaltamos a importância de estar formalizado, ter inscrição no CNPJ, e também estar regular com suas atividades econômicas dentro do município. O empreendedor deve estar quite com as obrigações de rotina da empresa e com a seguridade social para não perder as oportunidades que dão força e suporte ao seu negócio. É importante também ter o registro dos danos causados pelas chuvas, com a finalidade de comprovar impactos na análise dos agentes”, destaca a diretora de Desenvolvimento Econômico e Coordenadora da Sala do Empreendedor, Aurora Barreto. Segundo ela, realizar capacitações com quem possui, reconhecidamente, o domínio sobre o assunto é um instrumento fundamental para dar uma alavancada nas atividades.

Dia dos Pais deve movimentar R$ 24 bilhões na economia brasileira

Uma pesquisa realizada no início de agosto pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), afirma que o Dia dos Pais deve movimentar mais de R$ 24 bilhões na economia brasileira. A maioria dos consumidores (78%) pretende pagar o presente à vista: 29% por meio de PIX, 25% com dinheiro, e 24% com cartão de débito. O economista e professor da Estácio, Eduardo Amendola, destaca que o pagamento à vista, principalmente utilizando dinheiro ou PIX, costuma proporcionar grandes descontos em relação ao pagamento parcelado. “Neste Dia dos Pais, a redução no preço pode chegar a 15% em eletroeletrônicos, como notebooks e celulares, e até 40% em perfumes e relógios, por exemplo. Então, para aqueles que puderem pagar à vista será um grande negócio. Mesmo se for necessário utilizar recursos de uma aplicação financeira para realizar a compra à vista ainda é um bom negócio, contudo, é necessário reaplicar as parcelas que seriam pagas no presente do seu pai na aplicação financeira”, explica.

Para quem precisar utilizar o cartão de crédito na compra do presente, Amendola chama a atenção para a importância do planejamento e indica evitar o comprometimento de mais do que 30% da renda futura com o parcelamento das compras. “Os filhos precisam entender que o melhor presente para o seu pai é sua saúde, incluindo a financeira”, lembra o mestre em Economia.
As dicas valem especialmente a quem já está endividado. A pesquisa da CNDL e do SPC Brasil mostrou ainda que 59% dos consumidores entrevistados, que têm contas atrasadas e pretendem, mesmo assim, presentear no Dia dos Pais, também estão com o nome sujo atualmente, ou seja, estão com o nome apontado ou negativado nas listas dos órgãos de proteção ao crédito. Apesar de ser expressivo o número de movimentação na economia por conta da data, a pesquisa aponta que o consumidor está cauteloso para os gastos: 8 em cada 10 brasileiros (78%) pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras.

“Pesquisar preços sempre foi a melhor estratégia dos consumidores para conseguir barganhar e estimular a concorrência entre os lojistas. Nos dias atuais, diversas plataformas fazem pesquisa de preço dos produtos e ainda podemos visualizar a avaliação de usuários reais. Assim, a cotação é fundamental para conseguir um bom presente para o seu pai. Lembre-se de incluir nas comparações todos os descontos e custos, alguns bens poderão ser comprados com cupons ou cashback; já os produtos do e-commerce, em geral, são acrescidos do custo do frete, e todos esses detalhes devem ser levados em conta”, afirma o docente da Estácio.

Kopenhagen lança chocolates especiais para o Dia dos Pais

 

Para o Dia dos Pais, celebrado neste 14 de agosto, a Kopenhagen surpreende com lançamentos exclusivos . Para esta comemoração, aposta em três novos produtos, em edição limitada. Com um portfólio diversificado para impressionar todos os paladares , as novidades estão disponíveis nas lojas em todo o Brasil, e nos canais de venda on-line. Vejamos algumas opções:

Caixa Canudos Recheados – 140g
A caixa é composta por 7 canudos recheados de 20g, com toda a cremosidade, sabor e crocância em forma de canudo recheado e coberto com o incrível chocolate amargo. Preço: R$ 69,90.

Bombons Intensidade – 180g
A caixa é composta por 15 bombons recheados com diferentes intensidades, sendo 5 bombons de chocolate branco com recheio cremoso, 5 bombons de chocolate ao leite com recheio cremoso e 5 bombons de chocolate amargo com recheio cremoso. Preço: R$ 79,90.

Trufas Brownie180g
A caixa é composta por 12 trufas artesanais de brownie, as Trufas Brownie são desenvolvidas com os melhores ingredientes para garantir sempre uma experiência única de sabor em cada mordida. Preço: R$ 84,90.

Para conhecer o portfólio completo da marca, acesse o site: http://www.kopenhagen.com.br

Brechó dos Influencers beneficia a ONG ReaViva Brasil

 

 

A ONG ReaViva Brasil, instituição localizada em Olinda que acolhe crianças e adolescentes vítimas de situações abusivas, será o projeto beneficiado com parte da renda da próxima edição do Desapegou – o Brechó dos Influencers. O evento solidário acontece entre os dias 11 e 14 agosto no Shopping Patteo Olinda, com entrada gratuita. Foram convidadas 12 influenciadoras que levarão para o brechó roupas, sapatos e acessórios, novos e seminovas, saídos dos seus armários para serem vendidos a preços acessíveis. Nas araras da loja poderão ser encontradas peças de influencers como Cacau e Poly (@asmeninasreal), Beatriz Coutinho (@beatrizzcoutinho), Bella Schneider (@bellaschneideroficial) e Joanêza Galvão (@olindadicas).Também participam Gabriela Batista (@gabrielabatistaplus), Halana Moura (@halanacelly), Rayanne Menezes (@rayannemenezess), Thayanne Gomes (@thayannegomes1), Tainara Lima (@tailimah), Jade Di Leu (@jadedileu), Sibelle Coimbra (@sibelle_coimbra) e Beatriz Souza (@cyberdeliquente). A loja pop-up do Desapegou – o Brechó dos Influencers funciona no piso L2 do Patteo Olinda, em frente à Renner. O horário de funcionamento é quinta e sexta-feira das 13h às 22h e sábado e domingo das 13h às 21h. A entrada é gratuita.


Doação – Fundada em 2012, a ONG Reaviva Brasil, com sede em Casa Caiada, acolhe de forma permanente crianças e adolescentes que foram afastadas do convívio familiar devido a algum tipo de abuso (físico ou sexual) ou negligência. A missão principal da instituição é libertá-las da sua situação abusiva, restaurando suas vidas e renovando a esperança para um futuro melhor. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis na página www.reavivabrasil.org.

Redação com assessorias e veículos. Fotos-Divulgação.

Compartilhar