Exclusivo: Mendonça Filho acha precipitada Federação PP/União Brasil e decidiu dar tempo ao tempo
Um dos três deputados federais pernambucanos filiados ao União Brasil – os outros são Luciano Bivar e Fernando Filho – Mendonça Filho declarou na tarde desta terça-feira que considera “precipitada” a junção dos dois partidos em torno da União Progressista que está sendo oficializada em Brasília. Para ele “o DEM ( seu ex-partido) e o PSL se juntaram para formar o União Brasil há menos de três anos, e, antes de serem dirimidos todos os conflitos internos, veio a idéia de juntar a legenda com o PP fazendo com que os problemas nos estados que eram menores possam se transformar em maiores, prejudicando a coesão politica pretendida.”
Em função disso, o deputado afirmou a este blog que respeita os presidentes estaduais do PP e União Brasil, deputado federal Eduardo da Fonte e ex-prefeito Miguel Coelho e o deputado federal Fernando Filho e que vai buscar o diálogo com os mesmos mas quer antes observar ä consolidação da Federação a nível nacional e local para definir se permanece no grupo ou toma outra direção.
“Vou dar tempo ao tempo”
– “Reconheço que minha posição contra a formação da Federação neste momento é minoritária, a maioria venceu, mas vou dar tempo ao tempo e aguardar como vai se dar o diálogo interno em Brasília e aqui em Pernambuco. Sentir como vão ser os desdobramentos, dar tempo ao tempo” – disse.
Ele acha que “a melhor alternativa no momento era uma aliança estratégica entre os dois partidos mas de forma separada. Uma Federação é algo muito complexo. Alguns acham, porém, que medindo forças as duas legendas formarão a maior bancada na Câmara Federal mas resta saber se haverá coesão política entre elas sobretudo quando se aproxima uma eleição em 2026 na qual vão precisar atuar juntas e com um único direcionamento tanto em Pernambuco como no país.”
O deputado lembrou o que aconteceu na eleição de 2022. “Precisei segurar o apoio à candidatura a governador de Miguel Coelho enquanto Bivar tentava rifá-la a todo momento e, no dia da Convenção, ele lançou-se candidato a federal quase implodindo a nossa chapa.”
Na verdade não foi só essa a dificuldade de Mendonça. Ele precisou ir à Justiça contra Luciano Bivar para comandar o partido em Pernambuco e acabou perdendo o posto, agora não mais por iniciativa de Bivar, que foi deposto, mas do novo presidente Antonio Rueda, que preferiu escolher Miguel Coelho.
Não se sabe o que Bivar vai fazer mas há muito tempo ele se afastou do União Brasil e estaria disposto a ir para uma legenda menor. Se isso acontecer e Mendonça acabar desistindo da Federação, o União Brasil ficará com apenas um deputado federal no estado, que é Fernando Filho, fagilizando-se diante do PP que tem três: Eduardo da Fonte, Lula da Fonte e Clarissa Tércio.
Redação Blogdellas Foto: arquivo/divulgação
e-mail: redacao@blogdellas.ocm.br/terezinhanunescosta@gmail.com

