Excelência acadêmica na educação escolar- Por Cristiano Silva Dos Santos*

 

Fazer educação hoje, e ser escola no século XXI, é trazer para o universo escolar traços da contemporaneidade que nos desafiam a pensar no desenvolvimento de sujeitos críticos e criativos,sem abandonar pressupostos teóricos, conteúdos e ferramentas que auxiliem na consolidação das aprendizagens formais.

A tecnologia e as múltiplas inteligências, no desenvolvimento do cenário educacional exigem que muitos possam, além de consolidar aquilo que é essencial, buscarem diferentes trilhas de aprendizagem e aprofundamento que despertem o interesse e revelem talentos individuais. A Escola Eleva Recife, tendo como um dos valores a excelência e como um dos pilares a excelência acadêmica, promove através de metodologias ativas, contextos de aprendizagem que desenvolvem habilidades e competências para o cidadão do século XXI, preparando-os para enfrentar quaisquer desafios que possam surgir, tanto no âmbito acadêmico, quanto socioemocional. Acreditamos que não há como desconectar a aprendizagem das emoções.

Assim, com olhar sempre para o estudante e suas aprendizagens, nossos alunos são avaliados em contexto, semanalmente, em nossos cycle testes. Este modelo possibilita feedback tanto para os alunos verificarem suas potencialidades, quanto para educadores e equipe pedagógica planejarem as melhores estratégias individuais e coletivas para consolidação e aprofundamento dos conteúdos. Também com o olhar para as individualidades, as múltiplas inteligências,os projetos de enriquecimento e as olimpíadas de conhecimento fazem parte da nossa prática.

Estimulamos os alunos, a buscarem a sua melhor versão, sempre, entretanto, permitimos que eles se desafiem em áreas específicas de interesse. Neste ano, participamos de uma competição internacional de debates, na qual nossos alunos do 5º ano tiveram grande destaque, competindo com escolas de países como Espanha e Inglaterra. Aplicamos a Olimpíada Internacional Canguru de Matemática, competição na qual a escola obteve 49 alunos medalhistas como resultado.

Participamos da Olimpíada Brasileira de Astronomia, da Olimpíada Brasileira de Informática e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) para o ensino fundamental 2. Neste mês, estamos participando de um grande campeonato de Robótica aberto para escolas de todo o mundo. Para participação nestas competições, há sempre um período de sensibilização com os estudantes e estímulo por parte dos professores em sala de aula. Quando falamos em excelência, trazemos neste cenário os esportes, a arte e a criatividade. Estamos participando de um concurso internacional de moda, a banda de alunos da escola terá sua primeira apresentação em nosso São João, e iniciamos, neste mês de Junho, o treinamento das nossas equipes esportivas, que representarão a escola em um grande festival de esportes, no Rio de Janeiro, em novembro.

Diante de tantas possibilidades, que vão além do curricular, acreditamos que é nesta escola viva e pulsante que cada aluno constrói a sua trajetória com foco e excelência nas aprendizagens, e também, naquilo que gosta e se identifica.

* Cristiano Silva dos Santos é licenciado em Matemática (UFRGS), é especialista em Supervisão e Gestão Escolar e Coordenador do Ensino Fundamental II da Escola Eleva Recife. Texto colaboração para o Blogdellas. Foto-Divulgação.

E-mail redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar