Ex-presidente Jimmy Carter será homenageado com funeral de Estado e sepultado na Geórgia
O ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, será homenageado com um funeral de Estado por ordem do presidente Joe Biden. As cerimônias públicas ocorrerão em Atlanta e Washington, D.C., antes de um enterro privado em sua cidade natal, Plains, na Geórgia.
A programação oficial será coordenada pela Força-Tarefa Conjunta – Região da Capital Nacional, que destacou o caráter tradicional do evento, dividido em três etapas: cerimônias no estado natal do ex-presidente, homenagens em Washington, D.C., e o sepultamento.
“Para homenagear um grande americano, ordenarei que um funeral oficial de Estado seja realizado em Washington D.C.”, declarou o presidente Joe Biden em comunicado no domingo (29).
Carter morreu neste domingo (29) aos 100 anos em sua casa, em Plains, Geórgia, a mesma cidade onde nasceu.Foi presidente dos EUA entre 1977 e 1981, e na Casa Branca, foi crítico a ditaduras latino-americanas, como as de Pinochet, no Chile, e à ditadura militar no Brasil.
Ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2002 em reconhecimento ao seu “esforço incansável para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais, impulsionar a democracia e os direitos humanos e promover o desenvolvimento econômico e social”.
Carter estava sob cuidados paliativos em sua casa, desde fevereiro de 2023. A causa da morte não foi i ediatamente informada.
Líderes de diversas partes do mundo devem participar das cerimônias, conforme protocolos organizados pelo Departamento de Defesa.
Os detalhes do funeral refletem os desejos da família do ex-presidente, combinados às tradições militares. Carter será o primeiro ex-presidente a receber um funeral de Estado desde George H.W. Bush, em 2018.
Redação com CNN Brasil e Portal G1 Foto: divulgação/Carter Center
e-mail: redacao@blogdellas.com.br

