Saúde

Estudo: Tabagismo Impacta a Qualidade de Vida de Sobreviventes de Câncer

Um estudo publicado na renomada revista Frontiers in Oncology, liderado pelo médico urologista José Nolazco, da Universidade de Harvard, revelou que o tabagismo exerce um impacto significativo na qualidade de vida de indivíduos que superaram o câncer. A pesquisa, intitulada “Impact of Smoking Status on Health-related quality of life in Cancer Survivors,” utilizou dados do Behavioral Risk Factor Surveillance entre os anos de 2016 e 2020, envolvendo uma amostra de 39.578 pessoas.

Os resultados indicam que os sobreviventes de câncer que continuam fumando enfrentam uma qualidade de vida consideravelmente inferior em comparação com não fumantes. Mesmo os ex-fumantes, embora em menor grau, demonstraram uma qualidade de vida comprometida.

A única brasileira a assinar o artigo, a psico-oncologista Cristiane Bergerot, Líder Nacional de Especialidade Equipe Multidisciplinar da Oncoclínicas&Co, destaca a importância dos resultados. “Os resultados influenciam tanto as políticas de cessação do tabagismo quanto a abordagem no tratamento oncológico de fumantes e ex-fumantes. Portanto, tem importância tanto para o público em geral quanto para a prática clínica”, explica.

Redação com assessoria – Foto- Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *