Notícias

Estudo revela que 56,4% das crianças do 2º ano do ensino fundamental não estavam alfabetizadas em 2021

A pesquisa Alfabetiza Brasil , divulgada dias atrás pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi realizado nos meses de abril e maio deste ano com professores e especialistas. O objetivo foi identificar o conjunto de habilidades que definem se uma criança está ou não alfabetizada. Nesse sentido foram apresentados competências que caracterizam o perfil de aprendizagem da leitura e da escrita que se espera ao final do segundo ano do ensino fundamental. Com isso, o estudo contribui para a promoção de políticas de avaliação da alfabetização das crianças no Brasil.

A pesquisa Alfabetiza Brasil apresenta uma nota de corte da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) aplicada no 2º ano do ensino fundamental.A nota 743 do Saeb representa então o mínimo que o estudante precisa atingir para ser considerado alfabetizado. O levantamento mostrou um comparativo da quantidade de crianças consideradas alfabetizadas de acordo com os desempenhos atingidos nas edições de 2019 e 2021 do Saeb. Veja:

O Percentual de alfabetizados e não alfabetizados de acordo com as notas do Saeb de 2019 e 2021.

De acordo com a pesquisa, o estudante alfabetizado, que atingir a partir de 743 pontos no Saeb, é capaz de:

Ler palavras, frases e pequenos textos;
Localizar informações na superfície textual;
Produzir inferências básicas com base na articulação entre texto verbal e não verbal, como em tirinhas e histórias em quadrinhos;
Escrever ortograficamente palavras com regularidades diretas entre fonemas e letras;
Escrever textos que circulam na vida cotidiana, ainda que com desvios ortográficos ou de segmentação.

Redação com veículos- Fotos-Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *