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Estudo: liderança feminina em startups de alto crescimento atinge nível recorde

Um movimento global de liderança feminina em negócios escaláveis está redefinindo a noção de que as mulheres não buscam empreendimentos de alto crescimento. Hoje, elas representam um terço dos empreendedores em expansão acelerada, segundo o Relatório sobre Empreendedorismo Feminino 2023/2024 do Global Entrepreneurship Monitor (GEM). O estudo não apenas destacou suas trajetórias, mas também evidenciou seu impacto crescente nos ecossistemas empreendedores ao redor do mundo.

As mulheres agora são a maioria entre os empreendedores que impulsionam inovações no Chile, Colômbia, Irã, Lituânia, Holanda e Venezuela. “Estamos em uma posição privilegiada por contar com 25 anos de dados”, diz Aileen Ionescu-Somers, diretora executiva do GEM. “Este ano marca o 25º aniversário do GEM, permitindo-nos acompanhar a evolução da atividade empreendedora feminina ao longo do tempo.”

O crescimento da liderança feminina nas startups
O número de mulheres à frente de empreendimentos de alto crescimento tende a aumentar ainda mais nos próximos anos. Um dos principais destaques do relatório é o crescimento significativo do empreendedorismo feminino, com as taxas passando de uma média de 6,1% para 10,4% em 30 países analisados, comparando os períodos de 2001-2005 e 2021-2023. Em países como França, Holanda e Hungria, a taxa de mulheres fundadoras de startups mais do que dobrou.

Atualmente, uma em cada dez mulheres está iniciando novos negócios, em comparação com um em cada oito homens. Os países de alta renda geralmente apresentaram as menores taxas de empreendedorismo feminino e as maiores disparidades de gênero. “Isso provavelmente ocorre porque as mulheres nesses países têm opções de emprego mais estáveis, embora isso possa mudar com a crescente instabilidade no mercado de trabalho”, afirma Ionescu-Somers.

Em países de baixa renda, onde as oportunidades de trabalho são mais escassas, mais mulheres precisam criar seus próprios meios de sustento. No entanto, as tendências variam de país para país. Em locais como Geórgia, Marrocos e Polônia, houve uma redução na atividade empreendedora feminina.

Acesso ao capital é essencial
O relatório revelou que barreiras no acesso ao financiamento para startups com liderança feminina persistem, tanto na fase inicial quanto na de crescimento, devido à falta de redes informais de financiamento e vieses estruturais. Isso dificulta a capacidade das mulheres de lançar e expandir negócios escaláveis.

Um dos fatores que contribuem para essa desigualdade é que as mulheres tendem a criar negócios em setores que recebem menos investimentos. De acordo com o relatório, quase metade das empreendedoras atua no setor de atacado e varejo, uma concentração significativamente maior do que a dos homens.

Além disso, 20% das startups fundadas por mulheres estão no setor de serviços sociais e governamentais. Elas têm metade da probabilidade de empreender em tecnologia da informação e comunicação (TIC) e são três vezes menos propensas a atuar em agricultura e mineração. “No nível global e certamente nos países desenvolvidos, as áreas que mais atraem investimento direto são as relacionadas a STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática)”, explica Ionescu-Somers. “As mulheres tendem a escolher áreas mais voltadas para o impacto social.”

Políticas que incentivem a participação feminina em STEM e TIC poderiam ampliar e diversificar as oportunidades para empreendedoras. “Educação e treinamento são cruciais para abrir novos caminhos para as empreendedoras.”

Políticas públicas impulsionam mudanças reais

As políticas voltadas para liderança feminina têm impacto tangível a longo prazo. Um exemplo é a Arábia Saudita, onde as políticas governamentais têm enfatizado o empreendedorismo como parte de uma estratégia para reduzir a dependência do petróleo. “Nos últimos três anos, o país registrou um aumento expressivo no número de startups lideradas por mulheres, impulsionado por mudanças nas políticas públicas. Quando há transformações estruturais, as mulheres estão prontas para aproveitar as oportunidades”, afirma Ionescu-Somers. “As intenções de empreender entre homens e mulheres estão quase no mesmo nível – as mulheres têm grande motivação para iniciar negócios, mas ainda enfrentam barreiras significativas.”

Durante a pandemia da Covid-19, muitas mulheres tiveram que fechar suas empresas para assumir responsabilidades com a família. “Com a recuperação econômica global, elas estão gradualmente voltando ao empreendedorismo, mas reconstruir leva tempo.”

Mentoria e redes de apoio são fundamentais
Mulheres que têm acesso a mentores e redes de contato e apoio são mais propensas a estabelecer e manter negócios bem-sucedidos e e obter financiamento, segundo o estudo. Países como Suíça e Emirados Árabes Unidos implementaram políticas para facilitar o networking feminino e reduzir as desigualdades no acesso a recursos.

Normas culturais também influenciam o acesso das mulheres ao financiamento. No Oriente Médio, por exemplo, muitas recorrem à família para obter capital, pois têm menos acesso a recursos financeiros independentes do que os homens.

Considerando as particularidades de cada ecossistema de financiamento, o relatório recomenda:

Fortalecer leis contra discriminação no acesso a crédito;

Criar programas de financiamento exclusivos para mulheres empreendedoras;

Apoiar eventos e redes que conectem mulheres a investidores e executivos do setor;

Estabelecer grupos de mentoria e apoio liderados por empreendedoras experientes.

O relatório aponta um cenário em transformação. Com o aumento do número de investidoras no mercado e o interesse crescente de fundos de capital de risco por startups com liderança feminina, o espaço para crescimento e inovação no empreendedorismo feminino está se ampliando. Além disso, as estratégias bem-sucedidas para apoiar empreendedoras em um país podem ser replicadas em outros, desde que haja engajamento político e social.

Redação com texto compartilhado de Forbes Mulher em 17/02/2024 Foto: Getty Images

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

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