Meio Ambiente

Estudantes transformam folhas secas em confetes sustentáveis

Com o intuito de tornar o carnaval uma festa mais sustentável, um grupo de estudantes voluntários do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE) está promovendo uma iniciativa única e ecologicamente consciente. Desde as férias, os estudantes estão dedicando seu tempo ao projeto de produção de confetes sustentáveis feitos a partir de folhas secas encontradas no estacionamento da instituição, localizada na Boa Vista, no Recife.

O projeto é orientado pelo coordenador de Práticas Pedagógicas e professor de Ciências Biológicas e Nutrição, Thiago Barros. A produção é um processo artesanal, realizado pelos alunos utilizando um furador de papel comum. As folhas são cuidadosamente coletadas, armazenadas na casa de vegetação da instituição para manterem-se secas, reduzindo assim a presença de microorganismos. A ideia de transformar folhas secas em confetes sustentáveis surgiu há alguns anos, com o objetivo de promover a educação ambiental entre os alunos e, ao mesmo tempo, compartilhar com a sociedade a possibilidade de curtir o Carnaval de forma mais consciente, sem prejudicar o meio ambiente.

O professor Barros destaca que os confetes são biodegradáveis e não causam impactos negativos. Ele ressalta que os confetes industrializados, embora também biodegradáveis, passam por processos que envolvem componentes químicos, resultando em potenciais impactos ambientais quando liberados no solo. A distribuição dos confetes feitos de folhas secas já acontece há quatro anos, sendo realizada de forma gratuita nos principais pontos de folia momesca. “É uma maneira de ampliarmos a conscientização na sociedade e estimular boas práticas ambientais durante o Carnaval,” destaca.

Redação com assessoria –foto: divulgação
e-mail :redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *