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Estudantes de Olinda têm carteira de identidade com mais agilidade e comodidade

Sem agendamento, sem fila e, consequentemente, sem espera. Esse panorama é o dos estudantes do nono ano de Olinda durante esta semana para tirar a carteira de identidade, graças a uma parceria entre a Prefeitura (secretarias de Educação e Segurança Cidadã) com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. O mutirão, que integra o Programa Reconecta Saberes, começou nesta terça-feira (26.09), na Escola Municipal Pastor David Richard Blackurn, no Alto da Bondade.

Foram atendidos 30 alunos, da mesma escola e da Alexandre Barbosa Lima. O mutirão se estende até a próxima segunda-feira (02.10) com o intuito de contemplar 350 estudantes dessa série que não possuem o documento. O objetivo, além do resgate da cidadania, é deixar todos aptos para concorrer a vagas nas Escolas Técnicas Estaduais e Institutos Federais de Educação, que correspondem ao Ensino Médio.

“É ótimo. Melhor não poderia ser”, disse Giriane Gomes da Silva, mãe de João Mateus, de 15 anos. O adolescente já decidiu que vai tentar vaga numa ETE ou IFPE e com a carteira de identidade em mãos estará apto a pleitear um lugar na sala de aula. Para a mãe, o serviço veio na hora certa. Foi ela que ressaltou o benefício de conseguir a emissão sem perda de tempo. “Não precisa agendar, não tem fila, é tudo rápido. É uma bênção”, disse.


Ingled Marcelle, mãe de Francisco Marques, de 14 anos, também destacou a agilidade do processo e lembrou outro benefício: o deslocamento. “Seria mais distante para ir num expresso cidadão. Ainda tivemos uma van que nos trouxe aqui e vai levar de volta”, elogiou.

De acordo com o coordenador do Programa Reconecta Saberes, Bruno Barreto, o trabalho começou com um mapeamento dos alunos do nono ano. São 1.150 estudantes dessas turmas, distribuídos em 17 escolas de Olinda. Desses, 350 não possuíam carteira de identidade. “Estamos centralizando essa iniciativa em polos para que esses estudantes possam, em suas comunidades, estar retirando esses RGs. Inicialmente, fizemos uma campanha dentro das escolas para quem não tinha o documento, a fim de que pudesse retirar. E, agora, nesse segundo momento, estamos levando essa parceria com a Secretaria de Segurança Cidadã e com a Secretaria de Defesa Social”, pontuou.

Para emitir o documento, o aluno precisa apresentar a certidão de nascimento original. Se os pais não estiverem presentes, é preciso levar o original da identidade de um dos dois. Eles preenchem o formulário, tiram a foto e têm a assinatura colhida. Em 15 dias, o documento está disponível na sede da Secretaria de Segurança Cidadã, no Varadouro. Um representante de cada escola ficará responsável por pegar as identidades e entregar aos alunos.

Redação com assessoria- Fotos- Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

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