Notícias

Estado promete fazer cirurgias em crianças com microcefalia na rede pública e filantrópica

A secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti, disse em audiência pública esta segunda-feira na Assembléia Legislativa, que o estado vai acelerar a realização de cirurgia nos quadris das 138 crianças com microcefalia que esperam esse benefício há mais de cinco anos. Em auditório lotado por 78 mães, a maioria conduzindo os filhos doentes em cadeiras de rodas, a audiência teve momentos de tensão e de forte cobrança.

O deputado Gilmar Junior, da comissão de saúde e autor da proposição de realização da audiência pública, conduziu os trabalhos e precisou diversas vezes pedir calma às mães – elas chegaram a interromper a fala da secretária algumas vezes para vaiar e reclamar. Por fim, após os pronunciamentos de vários parlamentares e especialistas, a secretária explicou que uma criança já foi operada na semana passada e outra vai ser operada esta semana. Também disse que o estado fez chamada pública para que hospitais filantrópicos e até particulares, se necessário, se disponham a formar equipes para fazer as cirurgias junto com a rede pública.

Preocupados com a possibilidade da audiência pública, conduzida pela oposição, fosse utilizada para discursos políticos, desviando o foco, o deputado Gilmar Junior pediu que se deixasse a política de lado e que  a Alepe se unisse em torno das crianças que há tempo aguardam oportunidade.

Falando em nome das mães presentes, a presidente da União de Mães de Anjos (UMA), Germana Soares, foi a que mais cobrou providências do estado. Ela ressaltou, no final, que a secretária deixou de levar para a audiência o cronograma de realização das cirurgias. “Várias dessas crianças – afirmou- moram no interior e vão precisar vir a Recife para se submeter aos procedimentos hospitalares”. Respondendo a esta questão, a secretária se comprometeu a entregar o cronograma dentro de 20 dias.

Redação blogdellas – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *