Saúde

Estado garante cirurgias para crianças com microcefalia

A secretaria de saúde do estado celebrou parceria com o Hospital Português e vai realizar cirurgias de Rizotomia Dorsal Seletiva em 56 crianças pernambucanas que têm microcefalia.  Altamente delicada, a cirurgia cura a espasticidade, rigidez muscular que aumenta ainda mais o comprometimento físico dessas crianças e provoca muitas dores.

A notícia foi dada hoje pela manhã pelo secretário executivo Humberto Antunes, e equipe, durante audiência com a presidente da União de Mães de Anjos, Germana Soares, que atende a essas crianças em todo o estado, encaminhando suas demandas e promovendo assistência direta às famílias, mediante doações.

Também ficou acertado que mais 60 crianças farão cirurgias ortopédicas na rede estadual de saúde. Germana Soares encaminhou ainda outras necessidades dessas crianças em relação a medicamentos fornecidos pelo SUS e que estão faltando na Farmácia do Estado.

Pernambuco foi o estado do Nordeste mais atingido pela microcefalia que afetou mais de 500 crianças que hoje têm em torno de 7 anos – as mais velhas – embora no início os médicos achassem que elas não viveriam muito tempo. Algumas andam e até estudam mas ainda dependem muito de assistência do estado pois são provenientes de famílias de baixa renda.

Foto: Divulgação
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *