Está com Lula decisão sobre
vaga do PT na Frente Popular
Como afirmara a este blog dias atrás um dos dirigentes estaduais do PT, Oscar Barreto, ponderando que a decisão sobre a participação do partido na majoritária da Frente Popular ia acabar nas mãos de Lula, foi isso que aconteceu. O PT de Pernambuco teve a chance e o prazo desta segunda-feira para resolver a questão e não conseguiu. A recusa da deputada Teresa Leitão de aceitar a vice do pré-candidato a governador Danilo Cabral, na noite deste sábado, fez a situação voltar à estaca zero.
Agora vai caber a Lula bater o martelo e isso pode acontecer ainda nesta segunda-feira quando ele se reúne com a coordenação nacional do GTE – Grupo de Tática Eleitoral – para analisar a situação em alguns estados, incluindo Pernambuco. “Se Lula resolver nessa reunião por um ponto final no assunto vai caber a todos nós seguir sua orientação e vamos fazer isso sem nenhuma defecção”- diz Oscar.
Ele entende que nenhum membro do PT pode se contrapor às decisões de Lula que está fazendo acordos a nível nacional para garantir a vitória em outubro. “Ele é que vai decidir com base no projeto nacional.” Apesar da recusa de Teresa de aceitar a vice Oscar pondera que é natural ela desejar a vaga do senado até porque foi o espaço reivindicado mas acredita que havendo, da parte de Lula, um posicionamento diferente ela deve seguir a orientação”.
Pressão do PSB
Ontem o dia foi de conversas internas entre os petistas pernambucanos e os vários grupos representados na legenda. Com quem conversou Teresa se queixou da pressão que recebeu dos socialistas nos últimos dias para que aceitasse a vice e teve que soltar logo uma nota, temendo que seu projeto de se candidatar a deputada federal fosse prejudicado com a disputa por suas bases.
Religião no radar
Além de ter um pré-candidato a governador claramente evangélico, Anderson Ferreira, a luta pelo voto evangélico está sendo abraçada por todos os pretendentes. Os católicos Miguel Coelho e Raquel Lyra estavam juntos em um grande culto realizado este sábado no Recife pela Assembleia de Deus Madureira. No sábado pela manhã através de vídeo em que anunciava sua programação diária, Miguel disse que ia ao culto mas encerrou sua fala pedindo a proteção de Deus e Nossa Senhora. Raquel, já no domingo pela manhã, estava na zona rural de Arcoverde participando da tradicional Festa da Misericórdia comandada pelo padre Adilson Simões. Marília também compareceu ao evento católico.
Pastor com Miguel
No final de semana religioso, Miguel Coelho anunciou também o apoio a sua candidatura do pastor Jairinho, da Assembleia de Deus, candidato a deputado federal pela União Brasil. Na última eleição o pastor teve 200 mil votos como candidato ao senado pelo partido REDE, sendo 50 mil deles no Recife.
Trabalhadores rurais
Marília Arraes está demonstrando que vai dar dor de cabeça ao PSB não só na disputa pelo apoio de Lula mas também junto aos trabalhadores rurais, muito ligados ao seu avô Miguel Arraes. Este final de semana foi aos municípios de Lagoa do Ouro e Capoeiras, no agreste meridional, e visitou, ao lado de petistas históricos, os sindicatos de trabalhadores rurais dos dois municípios onde ressaltou a ligação histórica de sua família com a classe.
Marília e da Fonte
Crescem na Assembleia rumores sobre encontros da pré-candidata Marília Arraes com o presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte. Como o sonho de Eduardo é disputar o senado interpretou-se uma possibilidade de união entre os dois. Dudu, como é chamado, tem contribuído para aumentar as especulações reclamando do tratamento que vem recebendo da Frente Popular. Não teria conseguido manter os cargos que o PP tinha na área de agricultura com a saída da secretaria do deputado estadual Claudiano Martins.
Foto: Paulo Câmara, Lula e Danilo Cabral/Revista Veja
E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com