Notícias

Esquerda larga com grande vantagem na disputa pela Prefeitura do Recife

Embora o quadro geral aponte para a possibilidade da eleição do Recife ser definida no segundo turno, em 2024 a considerar o grande número de pretendentes, no quadro de hoje, os candidatos de centro-esquerda largam com vantagem expressivamente maior do que os de centro-direita. No primeiro levantamento sobre o pleito, que acontece daqui a um ano e sete meses, feito pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgado pelo Jornal do Commércio, os candidatos de centro-esquerda somam 62,8% das intenções de voto e os de centro-direita 23,40%. Se a eleição fosse hoje o atual prefeito João Campos venceria com larga margem sobre os demais pretendentes. Na centro-direita o nome mais forte é o da vice-governadora Priscila Krause.

Na principal tabela João tem 36,6% das intenções de voto, Marília Arraes tem 14,5%, Priscila Krause 10%, João Paulo 9,9%, Clarissa Tércio 5%, Miguel Coelho 4,5% e Gilson Machado 4,4%. Nas demais tabelas outros nomes também são testados como os de Mendonça Filho, Daniel Coelho e André Ferreira mas, no quadro geral, a tendência pró centro-esquerda não se altera. Com a saída de Priscila Krause e Clarissa e a inclusão de Mendonça Filho, Daniel Coelho e André Ferreira – os três juntos tem 21 % quando Priscila e Clarissa somaram 15% – mas o prefeito João Campos cresce e chega aos 40%.

Uma surpresa é a presença do ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho que tem 4,5%, empatando , na margem de erro, com Clarissa Tércio(5%) e Gilson Machado(4,4%). A deputada estadual Dani Portela, do PSOL, apesar de bem votada na capital, quando confrontada com os demais nomes, tem apenas 1,8%, um percentual tradicional dos psolistas em eleições majoritárias.

Se os números de agora forem ideologicamente comparados com o segundo turno da eleição para presidente no Recife, em 2022, a centro-direita ainda pode crescer bastante e, em compensação, a centro-esquerda tenderia a perder alguns pontos. Em 2022, Lula teve no Recife 56,32% dos votos e Jair Bolsonaro 43,68%.

Além de estar hoje bem na frente dos seus concorrentes o prefeito João Campos tem sua gestão aprovada por 42,2% dos recifenses que a consideram ótima ou boa; 37,1% consideram o trabalho do prefeito regular; e 18,7% acham sua administração ruim ou péssima.

Redação blogdellas- Foto: Divulgação

E-mail redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *