Espetáculo “EMPLUMADAS – Avuar pelas sombras” mistura dança, poesia e cultura popular no palco do Teatro Marco Camarotti
O espetáculo promove também solidariedade, com toda a renda destinada a uma instituição que apoia mulheres em situação de vulnerabilidade social
O Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro, Recife, será palco do espetáculo “EMPLUMADAS – Avuar pelas sombras”, nos dias 01 e 02 de outubro de 2024, às 19h30. Com direção de Natalie Revorêdo, a montagem é fruto de um processo artístico-colaborativo, desenvolvido a partir do projeto “CorpoLuz: Germinar para Florestar – Ramificando Narrativas como Dramaturgia Cênica Coletiva”. O elenco, composto por mulheres potentes e criativas, compartilha o desejo de libertação e autodescoberta por meio da arte.
O espetáculo propõe uma jornada sensorial e poética composta por múltiplas facetas da vivência feminina. Com uma fusão de dança, música, performance e rituais simbólicos, “EMPLUMADAS” utiliza o ato de voar como metáfora para o poder de quebrar amarras e transcender as sombras da própria existência. A obra aborda temas que vão desde as festas populares nordestinas, como a quadrilha, até representações do sertão e da figura da boiadeira, instigando reflexões profundas sobre a vida e a resistência das mulheres.
A narrativa traz cenas que evocam rituais ancestrais e simbolismos femininos marcantes, como o “Ritual das Mulheres Água” e a performance das “Mulheres Terra”. Elementos da cultura popular brasileira também estão presentes, como o canto de proteção inspirado nas tradições do Cavalo Marinho e a Capoeira, propondo uma releitura das nossas raízes culturais, misturadas à contemporaneidade das artistas em cena.
Natalie Revorêdo, diretora do espetáculo, descreve o processo criativo como uma construção coletiva, onde cada integrante do elenco e da produção contribuiu com suas vivências e vozes. “É uma celebração da potência feminina, de como cada uma de nós, com nossas histórias e nossos corpos, compõe um universo rico em nuances e significados”, afirma Natalie.
Os encontros artísticos que deram origem a “EMPLUMADAS – Avuar pelas sombras” foram conduzidos por Natalie Revorêdo, com a colaboração de artistas convidadas. Briê Silva, Flaira Ferro, Surama Ramos, Sandra Rino e Lau Veríssimo participaram do processo criativo, enriquecendo a construção do espetáculo junto às alunas e ampliando as possibilidades artísticas e colaborativas da obra.
Além da força artística, o espetáculo promove a solidariedade. Os ingressos podem ser adquiridos no local por R$ 10,00, via Pix, ou trocados por absorventes. Toda a renda será destinada a uma instituição que apoia mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Redação com assessoria Foto: divulgação
e-mail:redacao@blogdellas.com.br