Eleições 2022

Esperança é o sentimento que toca 37% dos eleitores com vista ao pleito presidencial

Qual o candidato que está se saindo melhor na disputa pela Presidência do Brasil ? Que sentimento tem despertado no eleitor o pleito em pauta ? O brasileiro está acompanhando a campanha presidencial? Por quais meios de comunicação?

 

 

Para 40% dos eleitores ouvidos pelo Termômetro da Campanha, Lula está se saindo melhor como candidato. A palavra “esperança” foi a escolhida por 37% dos entrevistados, sobre o sentimento que os move em direção ao pleito presidencial, enquanto “preocupação” é citada por 17% , “confiança “por 15% e “indignação “por 7%, seguida de “alegria” por 5%, “medo “4%, “orgulho” 3%, “desânimo” 3%, “tristeza” 2%. Outros sentimentos contabilizaram 4% e outros 4% não souberam responder.

 

 

O Termômetro da Campanha se constitui em estudo nacional voltado especificamente à repercussão da comunicação dos candidatos a Presidente, realizado pelo IPESPE- Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas e ABRAPE -Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais. A primeira rodada do levantamento foi lançada neste sábado (3 ). Sobre notícias falsas, por exemplo, os brasileiros também foram questionados se receberam alguma notícia de que algum candidato , caso eleito fecharia as igrejas e se o entrevistado acredita ou não sobre essa possibilidade? No caso, 22% afirmaram acreditar
e 78% dizem que não.

Os eleitores foram ainda abordados sobre a intenção de votos, sentimentos e participação, comunicação das campanhas, performances dos candidatos e avaliação de Governos e do rumo do país. Foram entrevistados, entre 30 de agosto a 01 de setembro, 1.100 pessoas, de 16 anos e mais, de todas as regiões do país.

E para a maioria destes, por exemplo, – 40% dos entrevistados (estimulada-resposta única) – é o candidato Lula quem está se saindo melhor na campanha, seguido por Jair Bolsonaro, com 36%. Ciro surge com 8% e Simone Tebet com 4%. Os outros candidatos não foram citados. 3% dos entrevistados afirmam “nenhum” e 9% não responderam. Para 38% dos eleitores, Lula tem aparecido melhor nas notícias de televisão e rádios; 27% apontam o Presidente Bolsonaro. Ciro aparece como o melhor para 11%, Simone Tebet para 7%. E 5% falam em ” outros” , 2% afirmam que “todos são iguais” e 10% não responderam. Bolsonaro tem 39% quando da pergunta sobre quem tem tido melhor presença nas redes sociais. Lula 37%, Ciro 6% e Tebet 3%.

A polarização também atinge a questão sobre quem tem sido melhor comentado nos grupos de conversas do Whatsapp: Lula registra 32% e Bolsonaro 33%, Ciro 5% e Tebet 3%.O Programa Eleitoral Gratuito, na televisão também foi abordado pelo Termômetro da Campanha. “Quem tem apresentado a melhor propaganda na televisão e no Rádio? “: 39% apontam Lula e 22% Jair Bolsonaro. Ciro segue com 7% nessa questão e Simone Tebet com 3%.2% acham que “todos são iguais’.

Sobre notícias falsas, os brasileiros também foram questionados se receberam, por exemplo, alguma notícia de que algum candidato, caso eleito fecharia as igrejas e se o entrevistado acredita ou não sobre essa possibilidade? No caso, 22% afirmaram que acreditam e 78% que não acreditam.

Intenção de votos: O ex-presidente Lula surge no Termômetro da Campanha, na dianteira, com 40 % na intenção de votos (espontânea) e o presidente Bolsonaro com 33%. Ciro com 5%, Simone Tebet com 2%. Felipe Davila e Pablo Marçal não foram citados, Brancos/nulo 6% e não responderam “não sabe” 13%. Na estimulada, Lula marca 44%, Bolsonaro 35%, Ciro 9%, Simone 5%, Felipe1%, Soraya Thronicke 1%, Branc0-nulo-nenhum 3% e não sabe e não respondeu 2%. Os outros candidatos (Pablo Marçal, Eymael, Vera, Leonardo Manzano, Roberto Jefferson não foram citados).

O Segundo turno também foi questionado. E 53% apostam em Lula, seguido por Jair Bolsonaro com 38%. Nenhum-branco e nulos atinge 7% nessa questão e não responderam 2%. Sobre a participação no pleito – segurar bandeira, usar adesivos, se manifestar nas redes sociais, presença em eventos-13% dizem “SIM, enquanto 87% afirmam que “Não”. E 18% dizem que “Sim”, quando questionados se recebem mensagens no wathsapp ou pelas redes sociais, enquanto 82 afirmam “Não”.

O Termômetro da Campanha está registrado no TSE BR-09344/2022 e pode ser acessado na integra na página do Ipespe e da Abrape.

 
Redação com Ipespe/Abrape- foto-Ilustração /Divulgação.
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *