Escola de moda na Mata Norte promove empreendedorismo feminino
Em meio à retomada econômica do Brasil e à valorização crescente da moda nacional, a Organização Não Governamental (ONG) Giral inaugurou a primeira Escola de Moda da Zona da Mata Norte. Com sede em Glória do Goitá, a instituição promete transformar a realidade de mais de 250 mulheres, oferecendo cursos de modelagem, corte e costura, fomentando o empreendedorismo feminino na região.
A zona da Mata Norte, tradicionalmente dependente da agricultura familiar, plantio de cana-de-açúcar e empregos formais no comércio e serviços, agora assiste o surgimento de uma nova perspectiva econômica. Inspirado pelo sucesso do Polo de Confecções do Agreste — que abrange Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe — a Giral investe no potencial local, equipado com mais de 40 máquinas industriais de última geração. O projeto tem patrocínio da Seguradora BB Seguros (Banco do Brasil).
Empoderamento Feminino
A iniciativa da Giral destaca-se pelo impacto direto no empoderamento feminino. Muitas das alunas, antes limitadas aos papéis de donas de casa, agricultoras ou aposentadas, agora vislumbram uma nova realidade. As aulas incluem a produção de diversas peças de confecção e fardamentos, transformando a rotina profissional dessas mulheres que antes dependiam financeiramente de seus maridos, filhos ou parentes.
Um destaque especial é o Projeto “Vida Feliz: Os Sonhos Não Envelhecem” , voltado para mulheres entre 60 e 80 anos. Este projeto, oferece oficinas de Corte e Costura entre outras atividades, proporcionando às participantes a oportunidade de aprenderem uma nova profissão e reiniciarem suas carreiras.
Para o professor de Corte e Costura, Jhonne Cleibison são pelo menos 60 idosas beneficiadas, que desde a adolescência tinham o sonho de ser costureiras, mas nunca tiveram oportunidade e nem condições de terem uma máquina de costura. “Com a implantação da Escola de Moda elas estão descobrindo que a idade não é nenhum empecilho para criarem aquele vestido que sonhavam usar. E além de tudo, começam a ter condições de uma renda extra, costurando para amigos, parentes e vizinhos”, destacou.
Redação com assessoria Fotos:divulgação
e-amail:redacao@blogdellas.com.br