Equipe da Seplag é premiada no I Congresso do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento por escuta popular com o “ Ouvir para Mudar
O I Congresso do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan) premiou, nessa quinta-feira (8), o trabalho técnico-científico da equipe da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco (Seplag-PE) que aperfeiçoou o processo de participação popular para a construção do Plano Plurianual (PPA) com o programa Ouvir para Mudar, lançado na gestão da governadora Raquel Lyra.
Com o título “Escuta Popular Regionalizada: Fortalecendo a Participação Cidadã na Construção e Priorização do Planejamento de Médio Prazo em Governos Estaduais”, o trabalho foi o vencedor da área temática “Planejamento de Médio Prazo, Prioridades de Mandato, Metas de Resultado, Coordenação Multissetorial e Unidades de Entrega”. E estava entre 200 artigos de autores de todo o país que foram avaliados pelo Conselho Técnico-Científico da primeira edição do congresso, que foi realizado nos dias 6, 7 e 8 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).
De autoria do diretor-presidente do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco (IGPE), Newton Cerezini, da gerente de Projetos Especiais, Rebeca Pedrosa, da superintendente do Núcleo de Gestão do Conhecimento, Suele Martins, e da gestora governamental Flávia Simões, o trabalho expôs como foi melhorado o processo de escuta popular com seminários regionais presenciais e a criação de uma plataforma online para possibilitar que os pernambucanos pudessem registrar as suas demandas prioritárias para o Governo do Estado de onde eles estivessem.
“É uma felicidade muito grande ter o nosso projeto premiado no I Congresso do Conseplan. Esse processo de escuta popular para a construção do PPA, o nosso Plano Plurianual, que ocorre desde 2007 aqui em Pernambuco, culminou, em 2023, na grande transformação que fizemos para o lançamento do programa Ouvir para Mudar. O nosso trabalho conseguiu privilegiar tanto os seminários regionais presenciais como a participação remota por meio da construção de uma plataforma, que ficou disponível durante todas as rodadas do programa para que as pessoas pudessem participar de qualquer lugar, utilizando o seu celular ou computador, colocando o que queriam para dentro do orçamento para os próximos quatro anos. Então, é um processo que foi amadurecendo e, em 2023, com o Ouvir para Mudar vimos o quanto deu certo, os resultados obtidos e como o PPA do Estado ficou com a cara dos pernambucanos. É uma conquista de todos. Todo mundo trabalha muito nisso e foi uma enorme satisfação trazer esse prêmio para Pernambuco”, disse Newton Cerezini.
Durante o I Congresso do Congresso, a equipe da Seplag apresentou um total de 18 trabalhos técnico-científicos, quatro deles em parceria com as Secretarias de Projetos Estratégicos e de Mobilidade e Infraestrutura, compartilhando as boas práticas de planejamento e orçamento que são aplicadas em Pernambuco e que servem de referência para outros estados. Os trabalhos contemplaram todas as 12 áreas temáticas definidas.
Redação com assessoria Foto: divulgação
e-mail: redacao@blogdellas.com.br

