Energia elétrica terá aumento em setembro com bandeira vermelha
Diante do recente aumento nos custos com energia elétrica, os consumidores em todo o Brasil devem redobrar a atenção aos seus gastos. Pela primeira vez em mais de três anos, foi acionada a bandeira vermelha patamar 2, refletindo um cenário de maiores despesas em setembro.
Esse aumento é resultado de uma previsão de chuvas abaixo da média e temperaturas acima da média histórica em todo o país, o que leva à maior utilização de usinas termelétricas, cuja energia é mais cara do que a das hidrelétricas.Desde 2 de agosto de 2021, a bandeira vermelha patamar 2 não era acionada.
Agora, com a sua retomada, é importante que os consumidores adotem medidas preventivas para economizar energia, diante da expectativa de aumento dos custos. O uso consciente e a redução do desperdício não só ajudam a minimizar as despesas domésticas como também beneficiam o meio ambiente e o setor elétrico como um todo.
Vale lembrar que o sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, foi desenvolvido para indicar aos consumidores os custos reais da geração de energia no Brasil, permitindo que ajustes no consumo possam ser feitos de maneira informada e estratégica. Portanto, a orientação é clara: prudência e economia são essenciais neste momento.
Redação com Agencia Brasil Foto: arquivo Blogdellas
e-mail:redacao@blogdellas.com.br