Notícias

Enem chegando: saiba como se preparar para a temida redação

Nos dias 3 e 10 de novembro, estudantes de todo o Brasil realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova que é a principal porta de entrada para o ensino superior no País. A redação, que é uma das etapas mais esperadas pelos participantes, será aplicada logo no primeiro dia.

A Redação é um dos itens que causa temor em boa parte dos candidatos que participam do ENEM. Em 2023 o Inep – Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais – que é responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio fez as seguintes recomendações:

Para a redação é necessária a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo. Nessa redação, você deve defender um ponto de vista apoiado em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão. Seu texto deve estar de acordo com a escrita formal da língua portuguesa. Você também deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. E essa proposta deve respeitar os direitos humanos.

Para obter bons resultados nessa etapa, que tem um peso importante na nota final, é fundamental uma boa preparação, repertório e, sobretudo, calma.

Para a  especialista em ENEM, Silvia Torreglossa, que é professora de Pedagogia da Faculdade Anhanguera a prova do ENEM é bem elaborada e por isso ela defende que no próprio enunciado das questões o aluno pode ter respostas para o tema da redação.

“O que eu oriento a fazer é: abriu a prova, respirou; leu a capa direitinho, vá até o tema da redação leia os textos e o tema da redação e volta pra prova. É importante você ter em mente o tema da redação porque alguns enunciados durante a prova pode inclusive te oferecer subsídio pra você fazer uma boa redação.”

A professora Fernanda Nascimento, coordenadora da Equipe de Redação do colégio GGE diz que a única dica que não se deve ir atrás é tentar adivinhar o tema escolhido . “O tema da redação é sempre um problema social. Pode ser mais visível, algo que a gente comente sobre, mas às vezes pode ser um problema que está no cotidiano mas não damos a devida importância, como no ano passado, sobre a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher”, disse.

Fernanda lembra, por exemplo, que o termo “invisibilidade” já havia aparecido em provas anteriores. “Dá para ter uma perspectiva de um tema social, mas adivinhar não é algo que fazemos”. De acordo com a professora, o ideal  é trabalhar o exercício das redações em torno de eixos temáticos: eixo tecnologia, o eixo desenvolvimento sustentável, o eixo educação, o eixo saúde, entre outros.

“E dentro desses eixos vamos elencando temas”, afirmou. “O que tentamos fazer é trabalhar problemas sociais diversos e focar na estruturação de ideias. Não adianta saber o tema, saber falar sobre aquele assunto e não saber colocar no papel, que é a grande dificuldade do aluno hoje em dia. O importante é sistematizar esse pensamento em forma de texto escrito.”

Uma coisa é certa: na hora da prova, no próximo dia 3, o candidato precisa ler com atenção os textos motivadores. “É muito importante. Eles dão algum direcionamento do que a banca está esperando que o aluno escreva. Ali temos algumas especulações dos caminhos que podemos seguir”, disse. E para finalizaré ” ter calma e planejar direto o texto que será escrito”

Redação com assessoria e Agencia Brasil Foto: arquivo

e-mail:redacao@blogdellas.com.br

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *