Encontro celebra tradição do Cavalo Marinho na Casa da Rebeca em Olinda nesta quarta(25)
Neste 25 de dezembro, a Casa da Rabeca do Brasil, em Olinda, será palco da 29ª edição do Encontro Nacional de Cavalo Marinho, a partir das 18h. O evento, criado pelo saudoso Mestre Salustiano, ícone da cultura popular nordestina, contará com apresentações de diversos grupos, incluindo o estreante Cavalo Marinho Boi Estrela do Recife, Cavalo Marinho Boi Matuto de Olinda, Cavalo Marinho Boi da Luz de Olinda, Cavalo Marinho Flor de Manjerona de Olinda, além da Família Salustiano e a Rabeca Encantada. A entrada é gratuita.
O Cavalo Marinho, variação do Bumba-Meu-Boi, é uma manifestação cultural típica da Zona da Mata nordestina, especialmente celebrada na época natalina. Com performances que envolvem música, teatro, coreografias e falas improvisadas, o folguedo presta homenagem aos Reis Magos, que, segundo a tradição cristã, visitaram Jesus após seu nascimento, trazendo presentes para a criança.
Idealizado por Mestre Salustiano, falecido em 2008, o Encontro vem sendo mantido pela família como forma de preservação do legado de Salu e valorização da cultura popular. A iniciativa conta com o apoio da Fundarpe, da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e da Prefeitura de Olinda.
Além do Encontro de Cavalo Marinho, a Casa da Rabeca também celebrará o Dia de Reis em 6 de janeiro de 2025, com apresentações culturais gratuitas a partir das 18h.
Redação com assessoria Foto: divulgação
e-mail: redacao@blogdellas.com.br