Embarcação de carga que saiu do Recife naufraga a caminho de Noronha. Há desaparecidos no mar
Uma embarcação de carga naufragou no caminho entre o Recife e Fernando de Noronha, nesta quarta-feira (22). Há pessoas desaparecidas no mar. De acordo com o dono do barco chamado Thaís, o naufrágio foi detectado às 4h30, quando a tripulação perdeu o contato com o continente e um equipamento de sinalização apontou problemas.
A embarcação saiu do Recife em direção a Noronha às 14h da terça(21) e, segundo o Porto do Recife, levava 100 toneladas de material diverso. A previsão era de que a chegada ocorresse por volta das 6h da quinta-feira (23).O dono do barco, Moacyr Luna, afirmou que a carga levada ao arquipélago era de material de construção e que três dos tripulantes que estavam no barco foram resgatados.
“Até o momento, tem três resgatados. Faltam mais cinco. Oito tripulantes, no total. A Marinha está no local. Ele estava navegando tudo bem até as 4h30 da manhã de hoje. Deve ter acontecido uma mudança brusca de tempo”, afirmou o dono do barco, Moacyr Luna.
A Capitania dos Portos de Pernambuco, que confirmou o naufrágio, mas não repassou outras informações.Por nota, o Porto do Recife também confirmou o naufrágio e informou que a embarcação de carga Thaís costumava atracar no Porto do Recife a cada duas semanas para embarcar suprimentos para Fernando de Noronha.O comunicado informou que, de acordo com o agente da embarcação, a manutenção da embarcação estava em dia e a carga não excedia o limite permitido.”O barco, operado pela empresa Jaqueline Segundo, desatracou do ancoradouro nesta terça-feira (21), às 14h20, seguindo com destino a Fernando de Noronha com 100 toneladas de materiais diversos. Porém, por volta das 4h30 da manhã desta quarta-feira, a tripulação perdeu o contato com o continente”, informou, no comunicado.
O Porto do Recife confirmou que três tripulantes foram resgatados e outros cinco seguem desaparecidos e informou que cinco viaturas da Marinha seguem procurando a embarcação próximo a costa do município de Cabedelo, na Paraíba, onde chove muito.
Em 2020, a escuna Toda Nua, maior embarcação de turismo de Fernando de Noronha, naufragou a 12 milhas do Porto do Recife, o que equivale a 20 quilômetros. Além disso, entre 2016 e 2019, quatro barcos de carga naufragaram na rota de Noronha. Foram o barco Navegantes, o Ekos Noronha, Navemar XII e Além Mar.
Redação com veículos e assessorias- Foto compartilhada pelo o Globo.