Vacina bivalente é aplicada em mais de 4,1 milhões de pessoas

 

– Imunizante é para idosos com mais de 70 anos –

Mais de 4,1 milhões de brasileiros já foram aos postos de saúde para tomar a dose de reforço com as vacinas bivalentes contra a covid-19. É o que informa o último balanço do Ministério da Saúde.A vacinação também avança entre os povos e comunidades tradicionais, que receberam quase 37 mil doses, e povos indígenas, com quase 16 mil doses do imunizante. Agora, grupos prioritários que não estavam contemplados devem ser chamados por estados e municípios para receber o reforço do imunizante. Todas as vacinas contra a covid-19 oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são comprovadamente seguras e protegem contra formas graves da doença – que já matou quase 700 mil pessoas no Brasil, desde o início da pandemia, em 2020.

 

Estudante faz “vaquinha” para estudar em universidade dos EUA

 

 

Depois de muita dedicação e estudo, o jovem Caio Henrique Gonçalves de Araújo, de 18 anos, conseguiu conquistar o sonho de passar em quatro universidades dos Estados Unidos: Iowa State University, University of North Carolina Wilmington, Arizona State University e University of New Hampshire. No entanto, não só de alegria vive o aluno do Colégio Salesiano Recife. A família do estudante não tem condições de fazer um investimento para a ida do garoto para o país da América do Norte. Diante deste quadro, Caio está organizando uma “vaquinha” para receber ajuda financeira. As colaborações estão sendo feitas através do site https://www.vakinha.com.br/3550168.

 


Dia Mundial da Saúde Bucal: Odontomóvel tem agenda especial

 

 

No dia em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Bucal, a Secretaria de Saúde de Olinda, por meio da Diretoria de Atenção Básica e coordenação de saúde bucal, divulgou a programação do serviço itinerante do Odontomóvel que vai acontecer desde essa última segunda (20) até a próxima sexta-feira (24.03). As atividades iniciam sempre a partir das 8h com 25 atendimentos, por dia, para os moradores da região.O carro com serviços odontológicos irá circular por várias localidades. Nesta segunda (20), os atendimentos aconteceram na USF Cohab/Peixinhos, que fica na Av. Nacional, S/N. Na terça (21), a população será beneficiada na Rua Córrego da Esperança, 49, no bairro de Águas Compridas. Já na Rua Alto Nova Olinda, o caminhão do Odontomóvel ficará estacionado na quarta (22) em frente ao número 742 e na quinta (23), em frente ao número 386. E na sexta (24), o serviço itinerante chegará na Praça do Queijo, na Rua Tainha, em Ouro Preto. A atividade da assistência odontológica básica em Olinda leva para a população os serviços de restauração em resina fotopolimerizável, raspagem corono-radicular, profilaxia, aplicação tópica de flúor, selante, exodontia simples e dessensibilização dentinária.

 

 

Pesquisa do CREMESP avalia recém formados e falhas médicas preocupam

 



O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo divulgou avaliação dos recém-formados, e os resultados preocupam . Segundo a pesquisa, sete em cada 10 médicos avaliados pelo conselho não sabem medir a pressão de um paciente ou identificar um infarto. Segundo a entidade, parte deles não tiveram uma boa formação na universidade e isso reflete no atendimento à população. De acordo com a avaliação, dos 3.100 recém-formados entrevistados, 68% não conseguem identificar um infarto; 86% erraram ao responder qual seria o tratamento correto de vítimas de acidente de trânsito; e 69% não sabem medir a pressão arterial dos pacientes. Para reverter esse panorama, a OMS recomenda o uso de treinamentos de simulação para evitar falhas na assistência em saúde. No Centro de Simulação (CSim) da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) a prática é desenvolvida para os estudantes e disponibilizada também para profissionais da área da saúde e afins.

“O treinamento com uso da simulação é fundamental na área da saúde, por ser uma oportunidade eficiente de, em um ambiente seguro de aprendizagem, sem risco para o paciente, estudante ou profissional até chegar à excelência. Ajud na auto-regulação emocional e busca diminuir o surgimento de eventos adversos na prática clínica”, explica Brena Melo, coordenadora do Centro. No Csim, o ensino pode ser feitos para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas, farmacêuticos, nutricionistas desde práticas simples, como primeiros socorros como em procedimentos complexos, como manejo de crise em cirurgia, via aérea difícil, acesso venosos guiado por ultrassom, nas mais diversas áreas da prática em saúde.

 


Vacinação da Covid em bebês a partir dos seis meses será sem agendamento em Paulista

 



A vacinação contra a Covid-19 com a Pfizer Baby, que é para bebês de seis meses a 4 anos de idade, será realizada sem a necessidade de agendamento em Paulista. Com isso, os pais ou responsáveis poderão procurar uma das unidades que já realizam a vacinação infantil para imunizar as crianças com as doses D1, D2 e D3, às terças, quartas e sextas-feiras. É preciso apresentar Certidão de Nascimento ou RG da criança, CPF ou Cartão SUS da criança, RG do responsável, comprovante de residência e cartão de vacinação da Covid-19 com as doses anteriores registradas (caso vá tomar a segunda ou a terceira dose).O atendimento para este público será das 8h às 11h, e das 13h às 15h30, obedecendo ao cronograma que estabelece a vacinação por dia da semana. Ver agenda estruturada no site da Prefeitura.

 


Novo Atacarejo amplia em 30% estoque de itens para a Páscoa

 


A rede pernambucana Novo Atacarejo se antecipou e comprou 30% a mais de itens de Páscoa, este ano, para suas 19 lojas no Estado, entre Região Metropolitana do Recife e interior. O reforço no estoque é para abastecer pequenos estabelecimentos e também os empreendedores e profissionais da área da gastronomia, que produzem pratos para gerar renda no período. O mix envolve principalmente bacalhau, pescados, azeite, vinhos, temperos e, claro, ovos de chocolate – que já começaram a chegar após o Carnaval. “Além do consumo próprio das famílias, muita gente aproveita o período para gerar renda, seja com confeitaria, quanto com diversos pratos consumidos na Páscoa”, adiantou o diretor de Marketing do Novo Atacarejo, Milton Amorim.Entre os destaques, bacalhau, pescados, azeite, vinhos e ovos de chocolate:Transformadores

Para os empreendedores,o Novo Atacarejo conta com ação Páscoa dos Transformadores, que oferece preços exclusivos e matérias-primas como barras, recheios, artigos de bazar e demais itens para a produção de ovos artesanais, por exemplo. Outra novidade é a instalação de uma barraca para quem quiser cortar o peixe congelado, na saída. A atenção da rede também está voltada ao abastecimento do mix de Páscoa a pequenos estabelecimentos, que operam tanto na Região Metropolitana do Recife quanto no interior de Pernambuco. Só de bacalhau importado, o Novo adquiriu sete contêineres. “É praticamente o dobro do que foi comprado para a Páscoa do ano passado”, avaliou Milton. Em relação a chocolates, ele informou que, além das marcas nacionais, o consumidor também encontrará barras, caixas e ainda ovos de fabricação regional. Para facilitar as vendas, o cliente poderá parcelar, em até três vezes, no cartão próprio Novocard, as compras de ovos de chocolate, bacalhau, azeite, vinhos e destilados.

 


Sesc recebe lançamento de livro em noite de poesia

 


Para comemorar os quatro anos do Terça com Poesia, o Sesc Ler Goiana vai promover hoje, dia 21, noite de celebração ao gênero literário com o lançamento do livro “Ruma de poesia: voando nas asas do verso”. O projeto, que acontece mensalmente na biblioteca da unidade, busca fortalecer a produção literária, em especial a da Zona da Mata Norte, abrindo espaço para novos escritores e aproximando-os da comunidade leitora. Por isso, vai trazer o escritor Mário Serrano para falar sobre a criação do novo livro. Além dele, artistas locais e o público terão espaço para poemas de autorias próprias ou de outros escritores. Não é preciso inscrição. Entrada gratuita.

 


Procura de estudantes por curso de psicologia aumenta no Brasil

 


Estudantes brasileiros estão procurando mais pelos cursos de psicologia nas instituições de ensino superior. De 2010 para 2021, o número de matrículas nessa graduação teve um crescimento de 112,4%, segundo levantamento divulgado pela Folha de São Paulo. Na Fuvest, uma das instituições com o vestibular mais concorrido, a carreira é a segunda mais disputada, perdendo apenas para o curso de medicina. Em Pernambuco, não é diferente. No Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), o percentual de aumento da procura e matrícula no curso aumentaram consideravelmente. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 18%.Segundo a gestora de pessoas do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Virgínia Campos, o mercado de trabalho na área de psicologia está bem aquecido, ainda mais pós-pandemia. “O profissional pode atuar em diversas áreas. Hoje as pessoas enxergam o atendimento psicoterápico de forma diferente, não mais como problemas tão estigmatizados ou como uma fraqueza e uma falta de vontade” .O coordenador do curso de Psicologia da UNIFG, Cristiano Soares, enumera pontos que explicam a alta procura.

De acordo com o docente, a compreensão sobre o verdadeiro estado em que uma pessoa se encontra, em caso de desmistificar alguma síndrome ou quadro clínico, é uma das que mais exigem o acompanhamento de um profissional da área.“Em princípio, este aumento da procura tem um caráter positivo, considerando que as pessoas se preocupam mais com a sua saúde mental. Contudo, também nos traz um alerta acerca de como estamos mercantilizando até mesmo nossa saúde mental, tendo em vista que há pessoas que exploram esse nicho apenas como mercadoria, e acabam contribuindo para uma tendência a ver patologia em tudo. Não podemos mais ficar tristes porque já pensam que estamos com depressão. A depressão existe, é uma doença seríssima e que atinge muita gente, porém, nem toda tristeza é sinônimo de depressão. É delicado o assunto, pois o sofrimento humano não pode ser mercantilizado. Precisa ser compreendido e cuidado por profissionais éticos, e esta é uma das principais preocupações de quem atua na formação dos futuros profissionais da Psicologia”, O mercado da psicologia oferece outras áreas de atuação diferente da clínica, se expandido enquanto oportunidade profissional, como escolas, recrutamentos de empresas, tragédias ambientais, forenses, atendimentos emergências estão entre os possíveis nichos de atuação. Com o avanço tecnológico e o distanciamento social em 2020, os atendimentos on-line também foram muito disseminados e popularizados, com isso, um profissional formado pode trabalhar home office sem precisar investir um valor muito alto com a abertura de um consultório físico. “A Psicologia, como ciência humana, por sua natureza questionadora, acaba funcionando como mais uma tentativa de buscar respostas para as perguntas da humanidade e para a busca por conviver melhor com as mudanças citadas”, conta Cristiano Soares.

Ele ainda ressalta que as mudanças em como a saúde mental passou a ser vista na sociedade contribuir com a demanda. “As pautas ligadas ao ‘viver em sociedade e seus desafios’, vem sendo cada vez mais acionada e alvo de interesses por parte de cidadãos e corporações, que utilizam esse saber em benefício próprio e também da coletividade. Sobre o superaquecimento do mercado, com muitos profissionais de uma mesma área disputando emprego, a diferença continua sendo a dedicação aos estudos, novos cursos, formação contínua e produção de conteúdo. “Estamos em uma geração que o acesso à informação é mais fácil, mas as plataformas como as redes sociais, o Instagram, podem ajudar no marketing pessoal daqueles profissionais que sabem passar informações, ter pensamento crítico e ter um bom atendimento. É dessa forma que mais pessoas terão confiança na contratação dos serviços de psicoterapia e escuta de um psicólogo”, finaliza.

Redação com veículos – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar