Uso excessivo de sal pode aumentar risco de depressão e ansiedade, aponta estudo

Um estudo da Universidade Médica de Xinjiang (China), publicado no Journal of Affective Disorders, revela que adicionar sal diariamente à comida pode impactar negativamente a saúde mental. A pesquisa analisou dados do UK Biobank (Reino Unido) com mais de 400 mil pessoas acompanhadas por 12 anos. Os resultados mostraram que quem usa sal todos os dias tem até 40% mais risco de desenvolver depressão e ansiedade. Já os que o utilizam apenas ocasionalmente apresentaram risco 5% a 8% menor. Os autores afirmam que este é o primeiro estudo a relatar os efeitos significativos da adição de sal aos alimentos em relação ao risco de desenvolver depressão e ansiedade. A pesquisa também aponta que o consumo de sal de cozinha pode afetar a produção de serotonina e dopamina, substâncias ligadas à regulação do humor. Outro aspecto relevante destacado pelos pesquisadores é a conexão entre o excesso de sal na alimentação e o envelhecimento biológico, o que pode contribuir para o agravamento de transtornos mentais.
Projeto Somos e UNIFG promovem Dia VIP de cuidados e bem-estar para cadeirantes
O Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), em parceria com o Projeto Somos (Servir com o prOpósito de Mudar a HistÓria de MuitoS), realizará no dia 8 de maio, das 13h30 às 16h30, o evento VIP – Vacina, Imagem e Papo. A ação tem como objetivo promover o cuidado, acolhimento e valorização de pessoas cadeirantes que já fazem parte do projeto, oferecendo uma programação diversificada, gratuita e acessível.O evento acontecerá no campus Piedade da UNIFG, localizado na Rua Comendador José Didier, nº 27, em Piedade. Entre os serviços oferecidos estão: atualização da carteira de vacinas, sessão de fotos, maquiagem, escovação de cabelos, corte masculino e barba. Também haverá sorteio de brindes para os participantes. Esta é a segunda edição do evento promovido pelo Projeto Somos. “A iniciativa busca não apenas oferecer cuidados estéticos e de saúde, mas também proporcionar acolhimento, visibilidade e valorização da pessoa com deficiência. O evento contará com equipe especializada e ambiente adaptado para garantir conforto e segurança a todos os presentes, promovendo, assim, um momento de cuidado e alegria, reforçando a importância da inclusão e da atenção integral às pessoas com deficiência”, destaca Pedro Augusto, Cofundador da Somos.
Prefeitura do Recife acelera requalificação da USF+ Coque Berilo
A requalificação da USF+ Coque Dr. Berilo Pernambucano, na comunidade do Coque, já está com 85% da obra concluída e previsão de entrega para este mês de maio. Atualmente, o Recife conta com 59 unidades USF Mais — modelo que oferece horário de atendimento estendido, nova estrutura e equipamentos, ambiente climatizado e acessível. Na obra de requalificação de toda a estrutura, além da renovação de equipamentos e mobília, estão sendo investidos cerca de R$ 1,3 milhão. A unidade terá horário ampliado, funcionando das 7h às 19h, sem intervalo para almoço, e contará com quatro equipes de Saúde da Família e quatro de Saúde Bucal — sendo três novas. Cada equipe de saúde bucal atenderá, em média, 3 mil pacientes, o que permitirá que 9 mil moradores da área passem a ter acesso a consultas e tratamento odontológico em consultórios novos e modernos. Na ultima quarta-feira (30), o prefeito do Recife e a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, vistoriaram a obra. “Vamos sair de mais ou menos 3 mil atendimentos de saúde local para mais de 13 mil. Isso é um impacto significativo, que dá destaque para essa área. Quando assumimos a gestão, a cobertura da saúde local era de pouco mais de 30%, e hoje já chegamos a quase 70%. É uma expansão enorme, inclusive maior do que a da Saúde da Família. E além da obra, teremos equipamentos e profissionais para atender a essa demanda”, afirmou o prefeito durante a visita.
SEAP e Tribunal de Justiça avançam na construção do Plano Pena Justa com oficinas temáticas sobre o sistema prisional
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), em parceria com o Tribunal de Justiça (TJPE), segue com as oficinas temáticas do plano Pena Justa, como parte da construção do documento estadual no âmbito do sistema penitenciário. O objetivo do Pena Justa é combater as violações sistemáticas de direitos humanos no sistema prisional brasileiro.Do total de seis oficinas programadas, divididas em duas por semana, foram realizados quatro encontros, todos na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), sobre os eixos: controle da entrada e das vagas do sistema prisional; qualidade da ambiência, dos serviços prestados e da estrutura prisional; processos de saída da prisão e da reintegração social; e políticas de não repetição do Estado de Coisas Inconstitucional no sistema prisional.”As oficinas que estão acontecendo aqui em Pernambuco, fazem parte do processo democrático de elaboração do Plano Estadual Pena Justa, que está vinculado ao Plano Nacional. Serão um total de seis oficinas temáticas com a participação da sociedade civil organizada, órgãos do Poder Executivo, Poder Legislativo e Sistema de Justiça”, destacou a superintendente de Planejamento da SEAP, Rebeca Benevides. A série de oficinas será concluída na próxima quarta-feira (07/05).
Plaza Shopping encerra Festival Viva Mães neste fim de semana
O Plaza Shopping promove, neste sábado (3) e domingo (4), os últimos dias do Festival Viva Mães 2025, com acesso gratuito. A programação no Jardim do piso L2, das 16h30 às 22h, inclui shows com Caná Caiana, Martins e Mombojó, além de atrações para toda a família.O público poderá curtir oficinas criativas em parceria com o Sketch Studio, com atividades de cerâmica e pintura (a partir de R$ 60), mediante agendamento. Haverá ainda operações gastronômicas com nomes como Borsoi Café, Chef Bruno Bandeira e Bar Guaiamundo, além de recreação infantil e acessibilidade com intérpretes de Libras e empréstimo de abafadores.
Para reflexão: Feminicídio e a Lei Maria da Penha na visão Espírita
A advogada Simone Duque de Miranda fará palestra no Seminário que acontece dia 24, às 14 horas, no Centro Espírita Educandário Espírita Amor, Luz e Caridade, em comemoração aos 51 anos daquela casa, situada em Brasília Teimosa. Ela falará sobre oportuno tema: “Feminicídio e Lei Maria da Penha na visão Espírita”. Simone Duque é integrante da ONG Caminho do Bem e do Grupo Espírita Maria Dolores, instituições humanitárias, sem fins lucrativos, com trabalhos no Recife e interior do Estado. O evento será na sede do grupo aniversariante na Rua Guarajuba, 218 – Brasília Teimosa, no Pina.
Redação com assessorias e veículos – Foto: Arquivo
E-mail: redacao@blogdellas.com.br