Urologista diz que maioria dos homens faz xixi errado
-Especialista renomado repercute pesquisa sobre posição preferida por homens para urinar e aponta vantagens de fazer xixi sentado-
Embora fazer xixi seja algo tão fundamental e cotidiano, aparentemente a grande maioria dos homens tem feito isso de maneira errada, ou pelo menos não da maneira ideal, segundo um renomado urologista. Ao jornal britânico The Telegraph, Gerald Collins, cirurgião de urologia no Hospital Alexandra de Cheshire, na Inglaterra, afirmou que os homens devem se sentar para urinar. No entanto, o levantamento com mais de 7 mil homens de 13 países mostrou que muitos não o fazem nunca. A pesquisa, realizada recentemente pelo instituto YouGov, revelou que a maioria dos homens no mundo opta por urinar em pé 33% dos britânicos afirmaram que jamais considerariam a possibilidade de fazer xixi sentados; outros 24% disseram que se sentam às vezes, e apenas 9% adotam sempre essa posição. Homens de países como o México e a Polônia deixaram claro que não estariam dispostos a se sentar para urinar. No México, onde apenas 6% afirmaram que se sentam sempre para fazer xixi, 36% disseram que nunca adotariam essa posição. O Brasil não foi incluído na pesquisa.
A pesquisa revelou outras diferenças culturais interessantes. Na Alemanha, quase 40% dos homens se sentam sempre para urinar. Já nos Estados Unidos são apenas 10%. No país europeu, houve uma mudança cultural nas últimas décadas e, hoje, por questões de higiene, há placas em muitos banheiros públicos da Alemanha que pedem aos homens para não urinar de pé.Segundo Collins, entre os países da pesquisa, os alemães são os que estão adotando a posição mais correta. Um estudo recente da Universidade de Leiden, na Holanda, concluiu que urinar sentando pode ser benefício por facilitar o esvaziamento mais rápido e completo da bexiga. “Sentar é provavelmente a forma mais eficaz para isso”, afirmou o urologista, explicando que os músculos da pélvis e da coluna ficam completamente relaxados nesta posição, facilitando o processo de urinar. O urologista pontuou ainda na entrevista que fazer xixi sentado pode ser mais benefício para os homens à medida que envelhecem, devido a um distúrbio conhecido como hiperplasia prostática benigna (HPB), que afeta a grande maioria dos homens com o tempo. A HPB ocorre quando há um aumento da próstata e do tecido circundante que comprime a uretra – o tubo que desce da bexiga, atravessa a próstata e chega até o pênis. Essa obstrução dificulta a passagem de urina. Homens com esse distúrbio podem apresentar quadros de pedra na bexiga, infecções no trato urinário e até renais, se não houver o esvaziamento completo da bexiga. “A HPB é causada por uma alteração do ambiente hormonal da próstata, especialmente a partir dos 40 anos. Há um aumento de um determinado produto da decomposição de testosterona que faz com que a próstata aumente seu desenvolvimento celular e de tamanho. Como consequência, os homens começam a perceber que conseguem urinar muito melhor sentados”, explica Collins.
Shopping Patteo Olinda em ritmo de São João
O clima de São João toma conta do Shopping Patteo Olinda. Decoração temática, espaços instagramáveis, apresentações juninas de escolas e shows com grandes nomes da música nordestina estão na programação, que será aberta ao público e gratuita. Para celebrar a festa mais tradicional do Nordeste, o Patteo Olinda decorou seu vão central e Praça de Eventos com milhares de bandeirinhas juninas, balões e bandeiras dos Santos Padroeiros da época: Santo Antônio, São João e São Pedro. Além de montar espaço instagramável, instalado no piso L1.A agenda junina terá início na quinta, dia 8 de junho, na Praça de Eventos do piso térreo, com a presença de escolas de Olinda e região das 13h às 18h. Já a partir das 19h, a animação fica com o grupo Forró do Poeirão seguido da cantora Cristina Amaral, que abre o grande ciclo de shows no São João do Patteo. Na sexta, dia 9 de junho, haverá apresentações de escolas, das 13h às 18h e às 19h, o Forró do Poeirão e show de Petrúcio Amorim, com seus sucessos de mais de 30 anos de carreira
No sábado, 10 de junho, Irah Caldeira, faz show a partir das 18h. Das 13h às 17h, haverá escolas na programação. E fechando a primeira semana de atrações, no domingo,11 , os cantores Benil e Dudu do Acordeon animam a festa do Dia dos Namorados, na Praça de Eventos com música romântica para os apaixonados. As programação junina retorna na quinta-feira, 15 de junho, com apresentações de escolas ocupam a agenda, das 13h às 18h e grande show do cantor e compositor Geraldinho Lins, a partir das 19h. Na sexta, 16, é a vez do Trio Surreal e de Nonô Germano tocarem as melhores do forró, a partir das 19h. A programação do sábado, 17 , terá Ed Carlos animando a noite , a partir das 18h. Também haverá apresentações de escolas das 13h às 17h. E no domingo, 18 de junho, Josildo Sá encerra o São João do Patteo Olinda a partir das 18h, prometendo animação. As apresentações serão gratuitas e abertas ao público. O Shopping Patteo Olinda fica na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, nº 225, em Casa Caiada.
Senac: SustentaTech debate soluções para o meio ambiente
Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Senac PE promove no Recife evento com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de atitudes e valores mais sustentáveis, tendo a cultura digital como pano de fundo. É o Sustentatech, que trará temas ligados às áreas de meio ambiente, tecnologia, gastronomia, beleza, saúde, idiomas e gestão. Será de 6 a 9 , no Senac no Porto Digital, Rua do Apolo, 235, Bairro do Recife, com entrada gratuita .O SustentaTech reunirá especialistas, estudantes, empreendedores, visionários e entusiastas para debater experiências inovadodoras que impulsionem mudanças positivas na sociedade. Além da contribuição a nível educativo, artístico, cultural e tecnológico, a ideia é articular potenciais parceiros na construção de uma agenda para projetos que alavanquem a criatividade, a inovação e a sustentabilidade. Na terça (6), haverá oficinas de gastronomia sustentável para ensinar Okonomiyaki, panqueca japonesa com bacon e cascas e talos de vegetais, das 9h às 10h e das 13h às 14h. E ainda cupcake de casca de banana com brigadeiro de banana e canela : das 10h às 11h ou das 14h às 15h. Também acontecerá o “Conexões e Tecnologia: Instrumentação Cirúrgica, O Futuro é Agora”, pela turma de instrumentação cirúrgica do Senac. Será das 14h às 16h.A noite, das 18h às 21h, haverá atividade reflexiva e prática com “Desafios da Inovação: Como podemos definir desafios de inovação a partir de missões e problemas?”. A ideia é provocar os participantes a materializarem seus entendimentos acerca do conceito de inovação.
Na quarta (7), ocorrerá a atividade “Meio Ambiente e Gameficação: jogando e aprendendo sobre a Natureza”. Em um ambiente virtual, o público poderá interagir, de forma lúdica, sobre a importância da preservação do meio ambiente. A atividade será na Galeria de Artes Digitais em dois horários: das 8h30 às 12h e das 12h30 às 17h. Ainda no mesmo dia, das 8h30 às 11h30, haverá a apresentação de projetos interdisciplinares do curso superior de Gastronomia da Faculdade Senac focados na sustentabilidade em suas dimensões: ambiental, econômica e social. Os estudantes do 2º módulo do curso apresentarão suas soluções para o mercado gastronômico, desenvolvidas com a orientação dos professores. E à noite, das 18h às 21h, haverá a atividade prática “Introdução ao Futurismo: Como podemos escutar o que o futuro tem a dizer?”. Na quinta (8), apresentação de projetos interdisciplinares do curso superior de Gastronomia, desta vez com estudantes do 1º módulo que farão especialidades culinárias tendo com eixo a saudabilidade alinhada à regionalidade e que possam ser implementadas na gastronomia local, das 8h30 às 11h30. A tarde, das 14h às 15h, haverá experimentação de cosméticos sustentáveis. Na sexta (9), a oficina “Aproveitamento integral dos alimentos”, com práticas sustentáveis em cozinhas domésticas e industriais para o aproveitamento dos alimentos com receitas nutritivas e econômicas. Será das 8h30 às 11h30.E das 13h às 16h, haverá experiência com óculos virtual tendo como tema a sustentabilidade.
Saúde e Meio Ambiente de Olinda com boas novidades
Olinda recebeu uma boa notícia neste final de mês de maior. Três Unidades de Conservação do município tiveram aprovação no Cadastro Nacional do Ministério do Meio Ambiente: Horto D’el Rey, Mangue de Santa Teresa e Nascentes da Zona Rural. Os dois primeiros foram catalogados na área de relevante interesse ecológico, já o último se enquadra em proteção ambiental. O Sistema Nacional de Conservação da Natureza (SNUC) é um instrumento legal que estabelece e orienta a gestão de Unidades de Conservação (UC), que apresenta a importância dos processos educativos na gestão destas áreas, onde a conservação deve ser tratada integralmente e sempre lembrada junto à comunidade em que está inserida, como uma forte contribuição para a melhoria da qualidade de vida. As Unidades de Conservação também contribuem para este bem estar da população. O contato com árvores, praias e rios, o canto de pássaros e a observação da paisagem e dos animais permitem a diminuição da sensação de estresse e o aumento da predisposição para caminhar e fazer outros exercícios. Reforçam também a vontade de compartilhar todas essas sensações com outras pessoas. Tudo isso é importantíssimo para saúde física e emocional do ser humano.
Ainda em Olinda, uma boa iniciativa: A Secretaria de Saúde de Olinda, por meio da equipe multidisciplinar do Consultório na Rua, tem realizado ações das 20h à 0h, na Cidade Alta, Sítio Histórico da cidade e outras localidades. O trabalho é destinado às pessoas em situação de rua e oferece testes rápidos de HIV/Sífilis e Hepatites, além de vacinas contra Covid -19 e Influenza. Orientações de promoção à saúde também serão levadas por enfermeiros, psicólogos e educadores sociais. Para os casos que necessitem de atendimento médico, a equipe do Consultório na Rua encaminhará aos serviços de saúde da rede municipal.
IBGE: Brasileiros retomam os estudos em cursos regulares
Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, mostram que o rendimento real médio das famílias, no trimestre de 2023, superou o nível pré-pandemia de março/ 2020. Naquele momento o rendimento real médio das famílias foi de R$ 3.332,36 e em março deste ano foi de R$3.366,59. O economista e docente da Estácio, Eduardo Amendola destaca que no primeiro trimestre de 2023 a renda média do brasileiro com ajuste sazonal cresceu 17,84% se comparada com o último trimestre de 2022. Consolidando uma recuperação no rendimento médio iniciada no primeiro trimestre. Com um pouco mais de dinheiro no bolso dos trabalhadores, uma das tendências que pode ser observada é a procura por Educação. Segundo o IBGE, houve aumento nos gastos das famílias com Educação. “Em janeiro de 2023, a alta foi de 0,36%, mas em fevereiro esse número saltou para 6,41%, representando uma contribuição positiva de 0,36 ponto percentual para o IPCA-15 deste mês. Em Educação, a maior contribuição partiu dos cursos regulares, que aumentaram 7,64%, devido aos reajustes praticados no ano letivo” afirma o economista. Diversas instituições de ensino superior têm acompanhado o interesse destes candidatos, alguns que deixaram de estudar durante a pandemia e estão retornando. A Estácio, maior marca de ensino superior no Brasil, realizará o vestibular nos dias 2 e 3 de junho com descontos de até 60% no primeiro semestre e condições especiais durante o curso na metodologia presencial e até 70% de bolsa no curso do Ensino Digital.
Para saber mais sobre as condições e cursos disponíveis na campanha basta comparecer em uma das unidades ou Polos de Ensino Digital, acessar estacio.br ou ligar para 4003-6767 (Regiões Metropolitanas) ou 0800 880 6767 (Demais regiões). Para possibilitar maior flexibilidade aos estudantes, a Estácio oferta mais de 130 cursos de graduação disponíveis em cinco formatos acadêmicos: Presencial; Ao Vivo; Semipresencial; Flex; e Digital, além de 300 opções em pós-graduação para quem deseja iniciar o ano investindo na sua qualificação profissional. No Recife, as inscrições para as avaliações presenciais ou online podem ser realizadas pelo telefone (81) 99958-0165, pelo site ou presencialmente no campus na Av. Eng. Abdias de Carvalho, nº 1678, na Madalena. Já a Wyden propõe a aprendizagem baseada em competências, garantindo uma educação que afirme valores e estimulem ações que contribuam com a transformação social. São mais de 60 cursos em quatro formatos: EAD; Presencial; Semipresencial e Flex. E para quem realizar a prova do vestibular online da Wyden nos próximos dias 16 e 17, as unidades ofertarão descontos especiais. Para mais informações, os interessados devem acessar: https://www.wyden.com.br/graduacao.
Perspectivas econômicas: A pressão inflacionária persiste no país, como indicado pelos mais recentes dados do IBGE sobre o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). “Em março, o índice registrou um novo aumento de 0,61%. Nos últimos 12 meses houve um aumento de 5,36% no índice. Contudo, após a orientação de preço nos combustíveis as projeções do Boletim Focus apontam para uma inflação menor que a prevista para o 2023”, comenta o especialista. Amendola reforça que além dos impactos da pandemia, é importante levar em conta que estamos enfrentando um longo período de inflação, com índices de dois dígitos, o que tem prejudicado o poder de compra dos consumidores. Embora tenhamos observado variações nos rendimentos do trabalho nos últimos meses de 2022, indicando uma recuperação. O economista indica ainda que o consumidor precisa estar atento e escolher como gastar. Além das despesas obrigatórias como água, luz, aluguel e alimentação, é preciso fazer opções que tragam benefícios mais duradouros. “Investir em produtos e serviços que tragam melhor visibilidade para o negócio ou que reduzam os custos operacionais é sempre a melhor forma de gastar. Por exemplo, se um estabelecimento possui muita despesa com energia elétrica, valeria pensar na implementação de energia renovável. Por isso, investir na qualificação profissional será sempre uma forma de promover um retorno futuro”, finaliza.
Ataques cibernéticos elevam procura por seguros no país
De acordo com o FortiGuard Labs, laboratório de inteligência e análise de ameaças da Fortinet, o Brasil registrou, em 2022, mais de 103 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos, um aumento de 16% na comparação com 2021.Os números colocam o país como o segundo mais atingido por essas ocorrências na América Latina, atrás apenas do México. O cenário tem levado mais empresas a buscarem proteção por meio do Seguro Cibernético, o que fez com que o produto registrasse grande aumento em 2022.Apenas no Norte e Nordeste, o aumento na arrecadação foi de mais de 200% no ano passado, quando comparado ao resultado de 2021. Já a nível Brasil, as seguradoras registraram aumento de 70%. Segundo Anderson Peixoto, advogado, executivo do setor de seguros e representante do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste, o resultado é reflexo da corrida das empresas para protegerem seus dados e dos clientes. “Com a pandemia, a sociedade se colocou num lugar ainda mais elevado no aspecto digital. A maioria das transações são pela internet e as instituições tiveram que se adaptar no aspecto de armazenamento e principalmente na segurança dos dados . Todavia, por mais bem preparadas que as instituições (públicas ou privadas) estejam quanto à proteção de dados, com a criação de políticas, planos e instalações de ferramentas, é preciso se resguardar contra lacunas ainda não identificadas , mas que podem ser manipuladas por agressores digitais. É aí que entra a importância do Seguro Cibernético”, explica.
Além disso, aponta o advogado, a proteção é uma grande aliada no processo de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “As empresas devem criar ferramentas internas para mitigar os riscos de exposição de dados, mas sabe-se que os ataques podem acontecer. Sendo identificado, o seguro atua dando provisão financeira em razão da exposição de dados. Lembremos também que a ANPD aplica multas severas contra empresas identificadas em exposição de dados. Ou seja, quanto mais segurança dermos às nossas operações, melhor. E o Seguro Cibernético é uma proteção necessária numa era amplamente digital”, completa. O executivo do setor segurador e representante do Sindsegnne, Cefas Rodrigues, reforça o montante das multas e penalidades aplicadas às empresas que violem a LGPD. “Dentre as penalidades administrativas podemos mencionar multa de até 2% do faturamento, com limite de R$ 50 milhões, medidas corretivas, suspensão do banco de dados, eliminação de informações, divulgação da infração, proibição parcial ou total da atividade, entre outras, o que reforça a importância de as empresas estarem respaldadas por um seguro”, explica. O executivo lembra que o Seguro Cibernético pode ser contratado por qualquer empresa que faça gestão e manuseio de dados pessoais, prevendo a violação desses dados, além da proteção dos dados privados e informações corporativas, independente do seu porte ou segmento. “O Seguro Cibernético oferece cobertura para inúmeras situações, porém os ataques de negação de serviço, vazamento de dados e extorsão cibernética estão entre as ameaças e contratação de coberturas mais comuns”, aponta, acrescentando que “muitos pensam que o alvo desses ataques são grandes corporações, mas a maioria atinge pequenas e médias empresas que ficam mais vulneráveis. Reitero a importância da consulta a um corretor de seguros que poderá analisar e orientar a empresa diante de sua exposição para a contratação de coberturas customizadas conforme as suas necessidades”, finaliza.
Perdeu o prazo de declaração do IR? Saiba o que fazer
O prazo para declaração do Imposto de Renda terminou na última quarta-feira, 31 de maio. Segundo a Receita Federal, até as horas finais para acertar as contas com o Fisco, mais de 40 milhões de declarações haviam sido enviadas, superando o recorde histórico de 2022, de 36,5 milhões. No entanto, aqueles contribuintes que perderam o prazo precisam ficar atentos para não pagarem multas ainda mais altas. “O ideal é que, quem perdeu o prazo, busque enviar a sua declaração com o máximo de brevidade possível. Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, apesar da janela de declaração terminar em 31 de maio, o sistema da Receita Federal ainda aceita envios após esse período, mas com penalidades”, explica Paulo Marostica, planejador financeiro, contador e sócio da Matriz Contábil.
O especialista afirma que os contribuintes que não enviaram as suas declarações a tempo vão ter que prestar contas com a Receita Federal, com pagamento de multa mínima de R$ 165,74. E esse valor pode ainda ser acrescido em até 20% do imposto total devido. “Quem for multado tem até 30 dias para quitar o débito. A multa é corrigida em 1% ao mês, ou fração de mês, de atraso sobre o valor devido. Assim, quanto mais tempo de atraso, maior o valor a ser pago”, completa Marostica. Os contribuintes que não pagarem a multa devida poderão ter o nome adicionado ao Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin) e adição do status de pendente de regularização no seu CPF, podendo ser um impeditivo para ações como tirar passaporte, fazer movimentações financeiras, obter crédito, assumir cargos públicos, entre outras.
Paulista intensifica combate à poluição visual
Na intensificação dos trabalhos de limpeza visual, a Prefeitura do Paulista efetuou nesta quinta-feira (1.°.06) a retirada de placas, banners e faixas com propaganda não autorizada em postes, muros e vias públicas da cidade. A ação é realizada, diariamente, pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SEDURTMA), através do setor de fiscalização da Diretoria de Controle Urbano (DCU). A população pode fazer denúncias e enviar fotografias, vídeos e endereços onde ocorrem as infrações pelo contato de WhatsApp: (81) 99836-9888
Redação com veículos e assessorias – Imagens: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br