Unicef diz que o Brasil tem 32 milhões de crianças e adolescentes na pobreza

 

Cerca de 32 milhões de meninos e meninas no Brasil vivem na pobreza. O que significa 63% do de crianças e adolescentes no país e abarca a pobreza em várias dimensões: alimentação, água, educação, trabalho infantil, moradia, renda, saneamento e informação. É o que indica a pesquisa As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil, divulgada pela UNICEF. O estudo apresenta dados até 2019 (trabalho infantil, moradia, saneamento, água e informação), até 2021 (renda e alimentação) e até 2022 (educação). “Neste momento em que presidente, vice-presidente, ministros, governadores, senadores e deputados iniciam novos mandatos, o Unicef alerta para a urgência de priorizar políticas públicas com recursos para crianças e adolescentes ”, ressalta o Unicef. A pesquisa destaca que a pobreza na infância e na adolescência vai além da renda e inclui aspectos como estar fora da escola, viver em moradias precárias, não ter acesso à água e saneamento, alimentação inadequada, trabalho infantil e não ter acesso à informação, fatores considerados privações e que fazem com que tantos meninos e meninas estejam inseridos nesse contexto de pobreza multidimensional.

O relatório utiliza dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e revelam um cenário preocupante. O último ano, para o qual há informações disponíveis para os oito indicadores, é 2019 – quando havia 32 milhões de meninas e meninos de até 17 anos de idade privados de um ou mais desses direitos. Para os anos seguintes, só há dados de renda, alimentação e educação – e os três pioraram.Em 2021, o percentual de crianças e adolescentes que viviam em famílias com renda abaixo da linha de pobreza monetária extrema (menos de US$ 1,9 por dia) alcançou o maior nível dos últimos 5 anos: 16,1%, contra 13,8% em 2017. O contingente de menores privados da renda necessária para uma alimentação adequada passou de 9,8 milhões em 2020 para 13,7 milhões em 2021 – um salto de quase 40%. Já na educação, após anos em queda, a taxa de analfabetismo dobrou de 2020 para 2022 – passando de 1,9% para 3,8%.

“A pobreza multidimensional impactou mais quem já vivia em situação mais vulnerável – negros e indígenas e moradores do Norte e Nordeste –, agravando as desigualdades no país. Entre crianças e adolescentes negros e indígenas, 72,5% estavam na pobreza multidimensional em 2019, versus 49,2% de brancos e amarelos. Entre os estados, seis tinham mais de 90% de crianças e adolescentes em pobreza multidimensional, todos no Norte e Nordeste.”Entre as principais privações que impactam a infância e a adolescência, segundo o Unicef, estão a falta de acesso a saneamento básico (alcançando 21,2 milhões de meninas e meninos), seguida pela privação de renda (20,6 milhões) e de acesso à informação (6,2 milhões). A elas se somam a falta de moradia adequada (4,6 milhões), a privação de educação (4,3 milhões), a falta de acesso à água (3,4 milhões) e o trabalho infantil (2,1 milhões).As orientações da entidade para o Brasil incluem priorizar investimentos em políticas sociais; ampliar a oferta de serviços e benefícios a crianças e adolescentes mais vulneráveis; fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente; promover a segurança alimentar e nutricional de gestantes, crianças e adolescentes; implantar políticas de busca ativa escolar e retomada da aprendizagem, em especial na alfabetização; e priorizar a agenda de água e saneamento.

 


Advogada pernambucana assina artigo em livro sobre Direito Digital

 

 

 

A advogada pernambucana Maria Wanick Sarinho é uma das autoras a compor o livro “Ensaios Sobre Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados”, lançado pela Editora Império. Ela assina o artigo “Consentimento e Crianças: Uma Abordagem Centrada No Melhor Interesse Da Criança”, que traz questionamentos sobre a privacidade e segurança das crianças nas plataformas e redes sociais. Com 544 páginas, o material reúne textos de outras 28 mulheres, com intuito de democratizar o acesso à informação e provocar reflexões relevantes sobre tópicos como transferência internacional de dados pessoais, treinamentos e conscientização em privacidade, governança de dados e ESG e Legal Design. A produção também reforça a importância da inserção de profissionais mulheres nos debates sobre tais assuntos. O livro está disponível em versão física e também em formato e-book.

 


Olinda concede Crédito Popular para ambulantes que vão atuar no Carnaval 2023 

 



Boa iniciativa: A Prefeitura de Olinda implementou um Crédito Popular Especial para ambulantes que vão trabalhar no carnaval. A iniciativa tem como alvo os trabalhadores que, neste ano, retomam às ruas, após dois anos de paralisação, em virtude da pandemia da Covid-19. Os recursos, que beneficiam também aos catadores de recicláveis, se destinam a aquisição de insumos para a comercialização, incluindo alimentos e bebidas, promovendo a geração de renda, movimentando a economia local e impactando no sustento de centenas de famílias. Pela medida, os cidadãos poderão contrair um empréstimo facilitado, no valor de R$ 500,00, a ser quitado em dez parcelas mensais. O crédito é destinado apenas aos ambulantes do segmento de tabuleiros e barracas, já devidamente cadastrados junto a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano. Os titulares precisam ser residentes no município e inscritos no Cadastro Único, do Governo Federal, atendendo a finalidade social da medida. Dentro dos critérios serão contemplados apenas os ambulantes que já tenham exercido a referida atividade na edição anterior do Carnaval, no ano de 2020, estando adimplentes com as respectivas taxas.

Com o propósito de acolher e apoiar os trabalhadores, o crédito especial tomará como base a correção monetária (IGPM/FGV), com a adição de juros de 1% ao mês. A gestão municipal também vai conceder isenção para ajudar os ambulantes: identificando-se o pagamento correto e adimplente das nove primeiras parcelas, a 10ª prestação não será cobrada, estando assim liquidada a operação. Os vencimentos ocorrerão 30 dias após a liberação do valor, pago de uma única vez, sendo este o prazo estabelecido para o vencimento das demais parcelas, que deverão ser quitadas por meio de boletos, com recebimento em qualquer ponto da rede bancária, incluindo lotéricas e todos os canais digitais. O projeto, que conta com dotação dos cofres municipais, previsto na Lei Orçamentária Anual, atendeu a todos os ritos previstos na legislação. O trâmite foi apresentado e votado na Câmara Municipal, sendo aprovado pelos parlamentares e seguindo para sanção do prefeito de Olinda, Professor Lupércio.

Inscrições: Os trabalhadores informais, que atendam os critérios e estejam interessados em receber o Crédito Popular Especial, devem se dirigir, das 7h30 às 13h, à sede da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, na Estrada do Bonsucesso, 306. Os cidadãos devem apresentar documentos de identificação (original e cópias), como RG, CPF e comprovante de residência. Como processo finalizado, a previsão é de que os pagamentos sejam liberados em até 48 horas, possibilitando a aquisição e organização das mercadorias para o período festivo.

 


Taxistas e motoristas de aplicativos podem atualizar o cartão de vacina antes do Carnaval

 


Os taxistas e motoristas de aplicativos que residem em Olinda, pretendem trabalhar durante o Carnaval da cidade e estão com esquema vacinal incompleto, terão a oportunidade de atualizar o comprovante de imunização nesta quarta e quinta-feira (15 e 16). A Prefeitura de Olinda, junto à Secretaria de Saúde e Diretoria de Vigilância em Saúde, vai disponibilizar um posto de vacinação no Drive do Shopping Patteo, em Casa Caiada, das 9h às 16h. Os condutores de transportes de passageiros terão à disposição vacinas contra Covid-19, Hepatite B, Antitetânica e Gripe. Para atualização da vacina contra Covid-19, os motoristas deverão levar os cartões das vacinas anteriores. Além disso, os taxistas devem apresentar, ainda, a carteira de permissionário ou auxiliar, credenciada ao município. Já os motoristas de aplicativos deverão apresentar o cadastro ligado à empresa, além do comprovante de residência. A Secretaria de Saúde estima vacinar mais de mil motoristas nos dois dias da ação.

 

 

Carnaval: Taxistas de Paulista vão poder circular em Olinda e Recife

 


Devido à grande demanda de passageiros no período carnavalesco até os polos de animação, a Prefeitura do Paulista assinou duas portarias conjuntas para a livre circulação de taxistas durante o Carnaval 2023. Uma delas foi com a Prefeitura de Olinda, através da qual os profissionais de Paulista poderão circular e operar na Cidade de Olinda, e vice-versa. A outra portaria foi assinada em conjunto com a Prefeitura do Recife, e assim, a circulação entre os profissionais de ambas cidades, assim como no acordo com Olinda, poderão trabalhar livremente entre os dois territórios.De acordo com o documento assinado pelos prefeitos Yves Ribeiro (Paulista) e Professor Lupércio (Olinda), através da Secretaria de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil do Paulista e a Secretaria de Mobilidade Urbana de Olinda, os taxistas já estão podendo usufruir dessa autorização entre as duas cidades até as 18h de 26/02/2023.

Já o documento assinado entre Paulista e Recife por Yves Ribeiro e João Campos, através da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), autoriza a livre circulação entre os taxistas de Paulista e Recife entre as duas cidades, das 6h de 16/02/2023 às 22h de 22/02/2023.

 


Confira o Abre e Fecha durante o Carnaval em Olinda

 


Confira o funcionamentos dos serviços essenciais durante a folia .A Prefeitura de Olinda divulga o abre e fecha para o período de Carnaval 2023. Fique atento aos dias e horários dos serviços essenciais oferecidos. As aulas serão paralisadas na sexta (17) e retornam na quinta (23). Os postos de saúde e policlínica da atenção básica suspendem o atendimento na sexta- (17) e retornam na quinta-feira (23), com exceção da Policlínica Barros Barreto, no Carmo, que irá funcionar nos dias do Carnaval, atuando com atendimentos aos foliões. Já os atendimentos de urgência e emergência de saúde acontecem normalmente no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Peixinhos, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da PE-15; e no Hospital Tricentenário, em Bairro Novo. Todos funcionarão com plantão 24h.Os mercados públicos da cidade abrem normalmente, das 6h às 17h, e a coleta de lixo é mantida em todos os bairros. Vale ressaltar que o feriado será na terça-feira (21), os outros dias de folias são considerados pontos facultativos.

 


Agenda: Carnaval “invade” os parques Santana e Macaxeira

 


Buscando garantir diversão para toda a família, os parques Santana e Macaxeira, na Zona Norte do Recife, contarão com uma programação especial de carnaval na próxima semana. Os equipamentos, que são administrados por Eduardo Couceiro por meio do Instituto de Gestão do Esporte e da Cultura (IGEC), contarão com diversas atrações destinadas às crianças.Os polos infantis, que funcionarão entre o domingo e a terça-feira de carnaval, das 15h às 19h20, deverão reunir apresentações culturais e oficinas para os pequenos, incluindo vivência circense e cortejo carnavalesco. Confira a programação completa:

Parque Santana no Domingo:15:00h às 17:00h/- Bloco Lírico Sempre Feliz; Espetáculo Leão do Norte;- Orquestra Arco Iris ; Passistas da Cia Brasilit de Dança- 17:00h às 18:00h/- Spok e Grupo Passo de Anjo.Das18:20h às 19:20h–Vivência Circense.Segunda: Das15:00h às 17:00h :- Orquestra dos Bichos Soltos- Cia de Dança Angel de Brasília Teimosa;Boi da Cutia; Maracatu Mirim Nação Catimurá;Das 17:00h às 18:00h:Banda Alegria de Brincar-18:20h às 19:20h–TinTim Por Tintim.15:00h às 17:00h :Boi D´Loucos;- Turma de Palhaços Periquitos do Zumbi; Orquestra Amantes do Frevo;Troça Carnavalesca Mista A Bela da Tarde e Seus Bonecos Gigantes;17:00h às 18:00h: A Bandinha.Das 18:20h às 19:20h:Kelly Benevides – Cigarra Kika.

Parque da Macaxeira: Domingo- Das 15:00h às 17:00h: Maracatu Nação Filhos de Ogum; Urso Preto da Macaxeira;- Clube Misto Toureiro de Santo Antônio. Das 17:00h às 18:00h- Bandinha Circense do Recife. Das 18:20h às 19:20h–TinTim Por TinTim.Segunda:15:00h às 17:00h ;- Cortejo do Boi da Mata;- Orquestra Beira Rio;- Cia de Dança Brincantear;- Tribo Indígena Caboclo Tayguara. Das 17:00h às 18:00h;Mini Rock. Das 18:20h às 19:20h-Kelly Benevides – Cigarra Kika;Terça;15:00h às 17:00h ;- Grupo de Capoeira Angola Ifé;- Clube Carnavalesco O Menino do Pátio de São Pedro;- Cia Aje de Dança;- Orquestra Mistura Fina. Das 17:00h às 18:00h;- Palhaço Chocolate;18:20h às 19:20h; Fada Magrinha.

 


Paulista realiza convênio com o CIEE para encaminhamento de jovens a estágios

 


A demanda de mão de obra qualificada por empreendimentos instalados e por novos, está cada vez maior na cidade. Assim sendo, a Prefeitura do Paulista realizou um convênio com Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE) para encaminhamento de jovens a estágios, em empresas do município. O espaço para atendimento presencial estará à disposição da população, a partir da segunda quinzena do mês de março, de segunda a sexta das 8h às 13h, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca.Para a superintendente adjunta do CIEE Pernambuco, Ana Patrícia Gomes, o convênio vai beneficiar tanto as empresas na oportunidade de formar seus quadros efetivos de profissionais desde a base, como também aos jovens estudantes que necessitam oportunidade para iniciar as atividades típicas e práticas do dia-a-dia em suas profissões. Ainda de acordo com ela, essa parceria com a gestão municipal é primordial, pois a instituição terá os dados coletados pela secretaria, em relação às principais vagas de estágio requeridas pelas empresas.

“Temos uma demanda que gira em torno de 300 atendimentos por mês, entre encaminhamentos, contratos e matrículas para aprendizagem em cursos de jovens de todo o Litoral Norte. Também negociamos a ministração de cursos gratuitos para as pessoas que vêm à agência de trabalho em busca de emprego. Vamos ampliar nosso atendimento, que atualmente é feito toda segunda, quarta e sexta, na sede do Grau Técnico e que agora vai ser ampliado com nossa vinda ao prédio da secretaria”, frisou a superintendente.De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca do Paulista, Raimundo Lopes, esse trabalho é mais uma ferramenta para contemplar os paulistenses nos postos de emprego que se geram no município. “Toda a cadeia que integra o desenvolvimento econômico de Paulista deve estar inserida, treinar e formar aos jovens como mão de obra qualificada para região. É essencial para o crescimento e garantia de continuidade de todo o processo de emprego e renda, é a base da economia”, finalizou o secretário.

 


Carnaval deve movimentar R$ 8,18 bi no setor de turismo

 


Após dois anos sem festas de carnaval por causa do período mais intenso e delicado da pandemia , a folia em 2023 deve movimentar cerca de R$ 8,18 Bi no setor de turismo, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esse é o primeiro ano após um período mais recluso, com festas mais restritas, limitadas com quantidade de pessoas, por causa dos altos números de contaminação do coronavírus. Com expectativa de retorno dos blocos tradicionais, a tendência é uma alavancagem nos setores de hotéis, aéreo, restaurantes e transporte. De acordo com a economista e professora do Centro Universitário dos Guararapes, Lytiene Rodrigues Cunha, alguns fatores contribuíram para uma expectativa positiva. “Em 2022, o setor de turismo já sinalizava um crescimento de 36,9%, ainda que tenha sofrido com uma forte retração, significativa da pandemia. Em 2021, até o mês de setembro, já havia crescido 22,5%. 2023 conta com 7 feriadões que deverão movimentar o setor de t ainda que numa dimensão menor que o carnaval”, comenta.

A economia de Pernambuco tem a oportunidade de crescer, de forma significativa, durante 5 dias. O setor hoteleiro, gastronômico, estético, as locadoras de veículos, os serviços de aplicativo de transporte e comércio local têm a oportunidade de alavancar suas vendas antes e durante a festa. “E, por incrível que pareça, as praças de alimentação de shoppings ficam lotadas, porque as pessoas sentem-se mais confortáveis para fazer suas refeições, com grande variedade de cardápios”, Ainda segundo Lytiene, o Recife tem uma tradição com essa festividade e um marketing muito forte com o frevo, cultura afro, festa multicultural, sendo um dos blocos mais famosos, o Galo da Madrugada, que atinge uma quantidade maior de foliões. Olinda e o seu centro histórico, tem as tradicionais festas na ladeira e o místico Homem da Meia Noite. “Contudo, em meio a folia, as pessoas frequentam as praias, descansam nos hotéis, visitam várias locais como Cabo de Santo Agostinho, o litoral e suas nove praias. Em Ipojuca estão as mais famosas, como Porto de Galinhas, Maracaípe e Muro Alto. E não podemos esquecer. Tamandaré e Praia dos Carneiros. É muita oferta com boas condições para atender aos turistas, por isso, essa movimentação financeira no período”, finaliza.

 

 

Shopping Patteo Olinda com espaços colaborativos para vendas de acessórios para a folia

 

 



Até sexta-feira (17), o Shopping Patteo Olinda recebe o Espaço Carnafolia, loja especial com itens para o Carnaval. O espaço colaborativo é promovido pela EntreLuz, organização social sem fins lucrativos que trabalha com mulheres em situação de vulnerabilidade e com potencial empreendedor de Olinda. Funciona no piso L2 do centro de compras. Lá, os clientes encontrarão produtos produzidos por cerca de 10 empreendedoras da EntreLuz, entre eles acessórios em geral feito em resina, tiaras em EVA, mesa posta temática carnavalesca, bijuterias, canecas, adereços de cabelo feito de fitas, pochetes, portas bebidas, dinheiro, cartões e celular, entre outros itens. O espaço funciona das 11h às 21h. Adereços – Quem ainda não garantiu os looks de Carnaval conta ainda no Shopping Patteo Olinda, com dois espaços de vendas de artigos para a folia. No Espaço Afetivo Homem da Meia Noite, piso L2, os podem adquirir produtos que valorizam, difundem e fortalecem a história do Calunga. Já no Espaço Cultural Blocos de Olinda são vendidos itens temáticos como adereços e camisas de agremiações como Galo da Madrugada, Cariri Olindense, Pitombeira dos Quatro Cantos, Eu Acho é Pouco, Clube Elefante, entre outros. O Shopping Patteo Olinda fica na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, nº 225, Casa Caiada.

Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar