Trânsito na Avenida Mário Melo será alterado por causa de obras de requalificação

 

As obras de requalificação da drenagem e da pavimentação da Avenida Mário Melo, em Santo Amaro vão começar nesta quarta-feira (20), a partir das 7h, através da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). O prazo de conclusão da obra é de 240 dias, aproximadamente oito meses, e o custo é de mais de R$ 5 milhões. O trecho a ser beneficiado inicialmente fica compreendido entre a Rua do Hospício e a Rua da Saudade, no sentido que vai para a Rua da Aurora. No total serão implantados 520 metros de canaletas para a melhoria da drenagem. A Emlurb também contará com o apoio da CTTU para a orientação do tráfego local e dos condutores de veículos. Com a interdição da Avenida Mário Melo, no sentido que segue em direção à Rua da Aurora, os condutores que, habitualmente, fazem esse percurso, deverão prestar atenção para uma mudança. Quem vem pela Rua dos Palmares em direção à Rua da Aurora vai precisar virar à direita na Rua do Hospício e seguir pela Avenida Princesa Isabel para, assim, ter acesso à Rua da Aurora. Agentes da CTTU estarão no local durante o período da intervenção para orientar os condutores.

 

 

Exibição do premiado “Entre Pernas” hoje  no InstitutoRB

 

 

O Instituto Ricardo Brennand apresenta mais uma edição do CIME (Cinema, Museu e Educação), nesta terça-feira (19), a partir das 15h. Desta vez, a programação inclui a exibição do curta-metragem “Entre Pernas”, que estreou com grande sucesso no 11° Festival de Cinema de Triunfo 2018, em Pernambuco. “Entre Pernas”, dirigido por Ayla de Oliveira, conquistou o prêmio de melhor curta na mostra pernambucana pelo júri popular, além do reconhecimento pelo melhor trabalho de fotografia pelo júri oficial. O filme aborda a lenda urbana do “Perna Cabeluda”, personagem que aterrorizava o imaginário popular no Recife dos anos 70. Após a exibição, haverá um debate com a diretora Ayla de Oliveira. As vagas são limitadas. Informações pelo telefone: 81 21210365.

 

 

Paixão de Cristo em Igarassu tem teatro musical interativo e diversidade

 

 

A tradicional Paixão de Cristo em Igarassu ganha novo fôlego neste ano, com apresentações no dia 30 e 31, incorporando elementos do teatro musical e destacando a representação da figura de Maria por uma mulher indígena, pela primeira vez na história da cidade. A manifestação cênica, considerada a maior do Litoral Norte de Pernambuco, acontece no Sítio Histórico da cidade, próximo à Igreja dos Santos Cosme e Damião, oferecendo uma experiência imersiva aos espectadores, com sonorização especial da orquestra ministrada pelo músico Emerson Coelho e iluminação programada. Assim, o público irá “participar” das cenas, inovando o conceito da apresentação. Com um elenco majoritariamente composto por atores, a encenação valoriza a figura feminina, especialmente através do papel de Maria, promovendo o empoderamento feminino e a diversidade cultural.  Mais do que apenas uma expressão artística, a Paixão de Cristo movimenta a economia criativa da cidade, com a presença de barracas e comerciantes locais, que oferecem artesanato e gastronomia típica, enriquecendo a cultura e a identidade do município. A prefeitura de Igarassu é responsável pela realização financeira da exibição enquanto a execução fica a cargo do Grupo Teatral Azerutan, que há 39 anos promove a apresentação artística local, proporcionando formação e oportunidades a profissionais de diversas áreas.

 

 

Olinda recebe banco vermelho em campanha sobre violência contra a mulher

 

 

A UNINASSAU Olinda inaugura, nesta terça-feira (19), às 11h, um banco vermelho cenográfico de 68,5cm de altura e 1,44m, ação do Instituto Banco Vermelho, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a violência contra a mulher. O item vai permanecer no piso L4 do Shopping Patteo, apoiador da ação, em frente à Instituição de Ensino Superior, de 19 a 25 de março. Em seguida, será transferido para o piso L3, de 26 até 31 do mesmo mês. O banco possui um QR Code que leva a um site com informações sobre os serviços de atendimento às mulheres em Pernambuco. “Por meio do banco vermelho, trabalhamos a questão da visibilidade e sensibilização, chamando a atenção da sociedade para a realidade de milhões de mulheres que são vítimas da violência e, muitas vezes, sofrem em silêncio. Como grupo educacional, reconhecemos a importância de sempre nos envolvermos com ações de responsabilidade social, sendo um agente de mudança na sociedade”, afirma Sérgio Murilo Jr., diretor de Governança Social do grupo Ser Educacional. Ele ainda reforça que a unidade oferece um espaço seguro, na Clínica-Escola de Psicologia, onde será ofertado serviços de acolhimento psicológico às mulheres que estejam passando por alguma situação de assédio/violência ou sentindo a necessidade de atendimento.

 

 

Jaboatão oferece curso de produção de ovos de páscoa nas comunidades

 

 

Começam nesta terça-feira (19), as primeiras aulas do curso de produção de ovos de páscoa  na sede da Associação de Moradores do Conjunto Residencial Praia do Sol, em Barra de Jangada. O curso faz parte do pacote de capacitação anunciado pelo prefeito Mano Medeiros, ofertando duas mil vagas para oficinas e cursos gratuitos em diversas áreas profissionais, direcionados exclusivamente para as mulheres do município. Metade das vagas são disponibilizadas em comunidades de diversas regionais, facilitando o acesso das interessadas. A outra parte seguirá acontecendo no Espaço Mulher Empreendedora, no Mercado das Mangueiras, em Prazeres. As inscrições para as primeiras 290 vagas começaram na última quinta-feira (14). As vagas para quem tiver interesse em fazer uma renda extra com ovos de Páscoa são ofertadas em Barra de Jangada, Ibura, Muribeca e Jaboatão Centro. No Espaço Mulher Empreendedora, estarão disponíveis cursos de produção de ovos de Páscoa, pintura de paredes, gestão de fluxo de caixa e formação de preços e a oficina Uma mulher empreendedora na prática.  Para mais informações, basta acessar o site oficial da prefeitura (www.jaboatao.pe.gov.br) ou seguir o perfil no Instagram @prefjaboatao. Também é possível entrar em contato das 8h às 17h pelo número: (81) 99975-3918.

 


Aplicativo para manutenção da iluminação é disponibilizado em Olinda

 

 

Já está disponível o aplicativo Olinda IP, onde os olindenses podem solicitar e acompanhar as intervenções feitas pelas equipes na manutenção da iluminação pública. A novidade pode ser acessada através de um cadastro simples, onde o usuário entra em contato direto com o órgão responsável pela iluminação pública e notifica alguma necessidade de manutenção. O internauta cadastra o endereço e seleciona o tipo de serviço necessário entre os constantes na lista: luzes acesas durante o dia, apagadas durante a noite, cabos caídos ou rompidos, lâmpadas oscilando e necessidade de instalação de luminária. É gerado um protocolo, por onde o cidadão vai acompanhar o atendimento. No momento, a ferramenta só está disponível para dispositivos Android e pode ser baixada gratuitamente na loja. O outro canal para solicitações é por telefone: 0800 778 7272.  Paralelo a isso todo processo de troca do parque de iluminação da cidade foi iniciado no final do mês de fevereiro. A Parceria Público Privada prevê a troca dos mais de 26 mil pontos. Ela também prevê a instalação de iluminação pública especial em 27 dos principais monumentos e marcos da cidade – como a Biblioteca Pública de Olinda, Catedral da Sé e o Palácio dos Governadores, o que deve valorizar  não só o patrimônio histórico e cultural como também fomentar  a atividade turística na região.

 

 

Tecnologia oferece oportunidades de emprego e salários atraentes

 

 

O mercado de trabalho enfrenta desafios contínuos, conforme alerta o Relatório de Emprego Mundial e Perspectivas Sociais de 2024, divulgado pela ONU. Prevê-se um aumento do desemprego global neste ano, com mais de dois milhões de pessoas buscando emprego. No entanto, há um cenário promissor na área de Tecnologia. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) o setor  deve abrir 800 mil vagas até 2025, com salários significativamente mais altos, 2,5 vezes acima da média nacional. A Jala University, instituição norte-americana com operações na América Latina, que tem no Recife seu escritório no Brasil, oferece formação especializada em Engenharia de Software e está com 80 bolsas integrais.  As inscrições estão abertas para a turma do segundo semestre de 2024. Mais informações e inscrições podem ser encontradas no site oficial da instituição – https://jala-u.info/Admissao2024-pr.

 

 

Projeto cultural capacita empreendedoras de Caruaru e região

 

 

Nesta semana a cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, vai sediar uma capacitação, gratuita, para empreendedores locais e da região que atuem nas artes visuais, música, literatura, cinema, gastronomia, moda, artesanato, entre outros segmentos. As aulas começam nesta terça-feira, dia 19.O evento faz parte do curso “Empreender na Cultura é um Negócio Viável”, da produtora e consultora Eliz Galvão. Dentro da proposta pedagógica, o público feminino vai receber orientação sobre estruturação de negócio, marketing para redes sociais, elaboração de portfólio, currículo artístico, proposta de venda, negociação com cliente e posicionamento no mercado.  O projeto é destinado a um grupo de  25 participantes, de áreas rurais e urbanas, de Caruaru. As inscrições já foram preenchidas  previamente. Toda a capacitação será no Teatro Experimental de Arte, Rua Carlos Laet, 352 – Indianópolis, Caruaru. Dentro da agenda do curso, o público também vai ter a oportunidade de participar de rodas de diálogos, com espaço para trocas de experiências e novos conhecimentos. Lá, a  conversa será com a cantora e produtora, Riáh Oliveira, dialogando sobre Gestão de Carreiras. Já a produtora cultural, Raquel Santana, conversa sobre Gestão de Projetos. A capacitação é realizada com incentivo da Secretaria de Cultura, Fundarpe, Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.

 

 

Instituição no Recife oferece serviço de atendimento jurídico sem custos

 

 

O cidadão que precisar dar andamento a uma ação judicial, mas não tem condições de pagar pelos serviços de um advogado, pode contar com orientação gratuita no escritório modelo do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Estácio Recife, com atendimento presencial no campus Abdias de Carvalho. Segundo Débora Cerqueira, coordenadora do NPJ, os critérios para receber o atendimento é que a pessoa não tenha condição financeira para pagar um advogado e resida no Recife. No escritório modelo, advogados, com o apoio de estudantes de direito da instituição de ensino superior, ajuízam ações envolvendo principalmente situações de consumo e casos de direito de família. Além disso, por meio de um convênio com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, no NPJ da Estácio Recife também funciona uma Câmara Privada de Conciliação e Mediação. “No local, é possível buscar alternativas mais rápidas e eficazes para a solução de conflitos relacionados à área cível, podendo ser realizadas mediações envolvendo separação, divórcio, regulamentação de visita, guarda e alimentos”, destaca Débora Cerqueira.O Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio Recife está localizado na Avenida Abdias de Carvalho, nº 1678, na Madalena. Os horários de atendimento ao público por ordem de chegada são: segunda, terça, quarta e sexta-feira, das 8h às 12h, e quinta-feira, das 14h às 18h (horário sujeito à alteração).

Redação com assessorias e veículos – Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar