Teste de equilíbrio prevê risco de queda em idosos com 72% de acerto
Pesquisadores da USP desenvolveram um teste simples de equilíbrio para prever o risco de quedas em idosos, com 72% de acerto. O método avalia a estabilidade postural por 30 segundos em quatro posições diferentes. Idosos que conseguem manter o equilíbrio por mais tempo têm menor risco de quedas. O estudo, publicado em novembro de 2024, mostra que a duração nas posições mais desafiadoras pode reduzir o risco de quedas em até 5% a cada segundo extra mantido. Este teste pode ser realizado sem equipamentos especializados, ajudando a prevenção de acidentes graves. Para a fisioterapeuta Daniela Cristina Carvalho de Abreu, coordenadora do Laboratório de Avaliação e Reabilitação do Equilíbrio (Lare) da USP, principal autora da pesquisa, a vantagem principal desse novo método é prever futuras quedas sem necessitar de equipamentos específicos. Para avaliar a eficácia das previsões feitas no teste, os 153 idosos que foram voluntários da pesquisa tiveram sua saúde acompanhada pelo semestre seguinte. Os indivíduos que caíram nos próximos seis meses conseguiram manter o equilíbrio em um pé só por uma média de 10,4 segundos e ficar na posição com um pé na frente do outro alinhado por 17,5 segundos. Os que não sofreram quedas permaneceram nessas posições por 17,2 e 24,8 segundos, respectivamente.
Curso de Defensores Populares 2025 abre inscrições na próxima segunda (20)
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz (SecPaz), em parceria com as Defensorias Públicas de Pernambuco e da União, abrirá inscrições para o curso de formação de defensores e defensoras populares de 2025 na próxima segunda-feira (20). As aulas estão programadas para iniciar em março, no Compaz Eduardo Campos, localizado no Alto Santa Terezinha, zona norte do Recife. O objetivo do curso é capacitar lideranças comunitárias em temas jurídicos relacionados aos direitos humanos e à cidadania, fornecendo-lhes ferramentas para atuar em suas comunidades. A formação incluirá encontros semanais e atividades práticas, abordando tópicos como acesso à justiça, resolução de conflitos, direito à moradia, abordagem policial, proteção de grupos vulneráveis, combate ao racismo e defesa da população LGBTQIA+.
Juizado do Verão, do TJPE atende no final de semana com núcleos em quatro praias pernambucanas
Começou nesta sexta-feira (17/01) o quarto dos seis fins de semana de funcionamento do Juizado do Verão, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), com núcleos de atendimento em quatro praias pernambucanas. A iniciativa é gerenciada pela Coordenadoria dos Juizados Especiais de Pernambuco, sob responsabilidade do juiz Roberto Pedrosa, e segue até o dia 2 de fevereiro. O Juizado atende, às sextas-feiras, sábados e domingos, das 12h às 24h, a demandas de menor potencial ofensivo, como queixas de perturbação de silêncio e de embarcações transitando com riscos a banhistas. Os postos estão funcionando, no Litoral Norte, em Itamaracá e, no Litoral Sul, nas praias de Porto de Galinhas, Tamandaré e São José da Coroa Grande. Contam com apoio da Secretaria de Segurança Pública, Marinha do Brasil, Ministério Público e prefeituras. Para recorrer aos postos, o cidadão deve juntar a documentação necessária e pertinente à situação em que se sentiu prejudicado. Para casos de cobrança indevida em restaurante, por exemplo, essa documentação é a conta apresentada indevidamente, além de prova testemunhal, se houver. Já nos casos de crimes com menor potencial ofensivo, deve ser feito, antes, o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), na Polícia.
FGH oferta serviços de saúde gratuitos no Parque 13 de Maio no Dia do Farmacêutico
Farmacêuticos que atuam em hospitais, UPA e UPAEs sob gestão da Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH) promovem, nesta segunda-feira (20/1), uma ação de conscientização sobre o uso racional de medicamentos. A mobilização, que será realizada no Parque 13 de Maio, localizado na área central do Recife, ocorre em alusão ao Dia do Farmacêutico, comemorado na mesma data. O evento acontecerá das 7h às 10h30 e oferecerá serviços de saúde gratuitos para os visitantes, como aferição de pressão arterial e testes de glicemia. “Nosso objetivo é garantir uma manhã de orientação e conscientização para a população. Por isso, contaremos com diversos profissionais de Farmácia à disposição para esclarecer dúvidas do público sobre o uso racional de medicamentos”, explica a gerente de Cuidados Farmacêuticos da FGH, Teresa Barreto. Hábito bastante comum entre os brasileiros, a automedicação tem apresentado crescimento nos últimos anos em todo o país, motivada principalmente pelo fácil acesso a informações via internet. De acordo com pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), realizada em 2022, 89% dos brasileiros costumam se automedicar.
Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2025 ocorrem de 4 a 7 de fevereiro. Serão ofertadas 67 mil vagas, com 50% destinadas ao Fies Social, que atende estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) até 11 de janeiro. A participação exige inscrição gratuita pelo portal Fies Seleção, no site do MEC, além de ter realizado o Enem a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação. É necessário possuir renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos, e treineiros não podem participar. O resultado será divulgado em 18 de fevereiro, e os pré-selecionados devem complementar a inscrição entre os dias 19 e 21 do mesmo mês para formalizar o contrato.
SENAI Paulista abre 275 vagas gratuitas para 11 cursos de aperfeiçoamento
O SENAI Paulista está oferecendo 275 vagas gratuitas para 11 cursos de aperfeiçoamento. Essas capacitações terão início entre os dias 27 de janeiro e 13 de fevereiro e serão realizadas nos seguintes locais: Escola Técnica de Paulista, além das cidades de Igarassu, Escada, Nazaré da Mata, Machados, Serra Talhada e Palmares. Nesses últimos locais, onde não há unidades do SENAI, as aulas serão ministradas em espaços cedidos pelos municípios ou instituições parceiras. Para se inscrever, é necessário acessar o link disponível no edital e atender aos seguintes requisitos: idade mínima de 16 ou 18 anos (de acordo com o curso), declaração de baixa renda, além de apresentar a documentação básica (RG, CPF e comprovante de residência). As inscrições estarão abertas até 15 de fevereiro, e o critério para preenchimento das vagas será a ordem de inscrição. Para receber o certificado de conclusão, é necessário cumprir pelo menos 75% da carga horária e obter nota igual ou superior a 7. As inscrições, detalhes sobre as vagas e informações sobre o conteúdo programático dos cursos estão disponíveis no EDITAL.
Redação com assessorias e veículos – Foto: Reprodução
E-mail: redacao@blogdellas.com.br