Siri na Lata fará sua prévia carnavalesca na Frege da Rio Branco

 

Os pescadores sabem perfeitamente. Os nordestinos também. Quem pesca siri conhece bem o que acontece quando ele é colocado em uma lata fechada. O bicho fica agitado, bravo, se revira e faz barulho infernal. Daí a máxima de que fulano “ estar mais agitado que siri na lata”. É uma expressão muito usada no Nordeste para quem não consegue ficar quieto com alguma situação. Assim sendo os foliões também sabem que o Bloco Carnavalesco Siri Na Lata é igualmente assim: Inquieto. Barulhento. Principalmente após um período recluso devido a covid-19, o que deixou todos acuados, recolhidos. Mas dentro ou fora da lata o Siri reage. Como uma das agremiações carnavalescas de Pernambuco mais conhecidas pela sua irreverência, nascida nos anos 70 e que sempre entrega diversão aos foliões, o bloco anuncia voltar a agitar o Carnaval 2023. E nada mais apropriado: A agenda promete animada concentração na casa de shows Frege, na Avenida Rio Branco, na quinta-feira, dia 16 de fevereiro, a partir das 15h. Em seguida, os foliões ganham as ruas do Recife Antigo para voltarem a atiçar “o frege” com baile, no mesmo local da largada.

E aos seguidores do bloco, de ontem e de hoje, oportuno lembrar que no Planeta Siri quase tudo pode. Menos gerar terror de que sua tradicional irreverência não estará presente na folia que se aproxima. Informações no Disck Siri: 99556 21 90.

 

Olinda divulga o ‘Carnaval dos Sonhos’ incluindo noite do brega

 

 

A folia em Pernambuco volta com animação, após dois anos sem a tradicional festa de rua . E Olinda se prepara em grande estilo. A Prefeitura divulgou sua programação, ancorada pelo título : “Olinda, Carnaval dos Sonhos”. E uma novidade que agradou aos foliões é que entre frevos de Alceu, Hino da Pitombeira e outros mais já tradicionais na festa da cidade, teremos a noite do brega pernambucano. “Falta palavras para externar nossa alegria para a grande retomada desta festa que já vem acontecendo nas prévias, que é o maior Carnaval do mundo. Estamos mais do que preparados para fazer o maior Carnaval da história de Olinda”, disse o prefeito Professor Lupércio .A abertura da animação será emblemática: um cortejo especial do Homem da Meia-Noite, a Mulher do Dia e o Menino da Tarde. Os tradicionais calungas saem, às 18h, do Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura de Olinda, e seguem até a apoteose na Praça do Carmo, onde estará montado o palco Erasto Vasconcelos. A partir das 19h, o palco principal recebe quatro apresentações, incluindo o já tradicional show do cantor Alceu Valença. Na mesma noite, Elba Ramalho encanta o público, que ainda aproveitará o espetáculo/show da família Salustiano e a Orquestra Henrique Dias com Lú Maciel.

E para a folia 2023 a Prefeitura traz como novidade uma noite que celebra um outro ritmo amado pelo pernambucano: o brega. Na sexta (17.02), o palco da Praça do Carmo recebe os shows de Priscila Senna, Raphaela Santos a Favorita, Banda Sentimentos, Dany Miller e Conde Só Brega. A partir das 18h.“Nosso Carnaval é o mais democrático do País tem espaço para todos os segmentos. A Noite do Brega vai ser de alegria e muita cultura. Ao longo do ano passado estávamos planejando o Carnaval com as secretarias para fazer um carnaval estruturado, seguro e muito alegre”, afirmou a secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda, Gabriela Campêlo. A estrutura para o Carnaval vai contar com dez pontos de decoração. Quatro recebem decoração aérea: Avenida Liberdade, Rua XV de Novembro, Mercado da Ribeira e Rua do Mercado Eufrásio Barbosa, totalizando 4.554 metros quadrados. As ruas laterais ao Mercado Eufrásio Barbosa, a Praça Laura Nigro, o Largo do Varadouro e a Praça do Carmo receberão painéis. A arte dos painéis são de responsabilidade dos artistas João Carlos Leite e Maria Ylma Costa. No Palácio, a decoração será em franja metálica.” Reunimos tradição e modernismo, com as identidades e ritmos que fazem nosso carnaval e nossa cidade: as bandeiras de Olinda e Pernambuco, o passista, o caboclo de lança e o farol de Olinda. Essa identidade estará em cada peça, em cada cartão dos trabalhadores ambulantes, nas barracas e nos palcos pelo Sítio Histórico e bairros. Também procuramos humanizar nosso conceito, pois nosso povo está representado”, comentou o secretário de Comunicação, Severino Júnior.

Os homenageados serão escolhidos através de votação popular, que acontecerá por meio de um totem itinerante. O equipamento estará à disposição do público das 10h Às 17h, em dois locais: Prefeitura de Olinda e Shopping Patteo Olinda, respectivamente, seguindo uma programação pré-estabelecida. São duas categorias – vivos e in memoriam – com cinco candidatos cada uma. Os participantes podem ser encontrados no site da Prefeitura e o resultado será divulgado na quarta-feira (25).

 


Psicólogo orienta sobre crise de ansiedade

 

 

 

Segundo a OMS, o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Um participante do BBB23 teve uma crise de ansiedade e foi ajudado por outro jogador. De acordo com o professor do curso de Psicologia do Centro Universitário dos Guararapes (UniFG), Aluísio Soares, é possível perceber quando os sintomas desencadeiam em uma crise. “Se estabelece com diversos tipos de alterações, desde psicológicas, como pensamentos acelerados, repetitivos, obsessivos, angústias de diversas ordens e até mesmo sintomas físicos, que são compreendidos como somatizações, onde o corpo expressa com sintomas, angústias psicológicas. Sudorese, dores abdominais, dores de cabeça e tremores, são alguns sinais físicos expressados”, ensina.

Ainda de acordo com Aluísio, a exposição midiática é um fator gatilhador para diversas situações de crises de ansiedade, principalmente em sujeitos que necessitam de uma exposição a todo momento, como influenciadores, YouTuber e até aqueles que consomem estes tipos de conteúdos. “O BBB é um mundo de sensações e sentimentos mistos, onde a superexposição mexe com os indivíduos a todo momento. Crises de pânico, como as vivenciadas pelo participante “Cara de Cavalo”, vem sendo recorrentes, principalmente com a possibilidade das pessoas se depararem com a crítica externa e a cultura do cancelamento, onde reputações são criticadas e a vida íntima exposta. No caso do participante, a perda de um ente querido foi o gatilho para a percepção da necessidade de cuidados em saúde mental”, comenta. Para melhorar quadros de crises ansiosas, existem ferramentas que podem ajudar, como o autoconhecimento desenvolvido na psicoterapia, como também limites e potencialidades. Ao perceber que não consegue lidar como antes com as situações que geram ansiedade, o indicado é procurar um profissional. “Não espere, busque logo ajuda, para que a situação não se agrave e você consiga encontrar estratégias para lidar melhor com isto. Existe possibilidade de melhora efetiva nas crises e um estilo de vida equilibrado, com exercícios físicos, atividades prazerosas podem contribuir e muito para uma vida melhor”, finaliza.

 


RioMar Recife realiza campanha de doação de material escolar

 

 

Janeiro é época de renovar o material escolar e, além da possibilidade de adquirir tudo para a volta às aulas em um só lugar, entre produtos e serviços, o RioMar Recife incentiva a doação de materiais escolares. A campanha solidária para arrecadação de materiais escolares acontece pelo quinto ano em parceria com o Instituto JCPM e, nesta edição, irá beneficiar duas instituições do entorno do shopping: CRVV/Procriu, do Pina, e Centro Escola Mangue, de Brasília Teimosa. O ponto de arrecadação, no Piso L1, na frente da Kalunga, funcionará até o dia 31. Entre as sugestões de materiais escolares que podem ser doados estão lápis grafite, lápis de cor, lápis de cera, caneta, borracha, hidrocor, estojo, cola branca, régua, papel A4, caderno e mochila.

A campanha solidária de volta às aulas serve como estímulo ao público a colaborar com instituições que cuidam da educação de crianças e adolescentes. “De um ano para o outro, muitas pessoas renovam seus materiais escolares e não é necessariamente porque eles estão desgastados. Às vezes é por conta de uma novidade, tamanho, mudança de colégio e outros objetivos, mas o material escolar está em bom estado para ser utilizado. Outro ponto é que as pessoas podem querer contribuir com as instituições e comprar materiais novos e úteis. Esta é uma forma de o RioMar fazer essa conexão do público que está adquirindo os itens e que possa contribuir com doações”, explica Denielly Halinski, gerente de Marketing do shopping. Fábia Siqueira, coordenadora Social do Instituto JCPM, ressalta a relevância da campanha de doação de material escolar, principalmente considerando a importância da educação na formação de crianças e adolescentes. “As famílias em situação de vulnerabilidade, muitas vezes, não têm condições de comprar um caderno, lápis, caneta ou borracha. Para muitas pessoas, é difícil acreditar que isso seja possível, mas essa é uma realidade para muitos estudantes. A campanha visa dar melhores condições na volta às aulas para eles”, pontua.

Sugestões de material escolar para doação: Lápis grafite; Lápis de cor ;Lápis de cera;
Caneta; Borracha; Hidrocor; Estojo; Cola branca; Régua; Papel A4;Caderno;Mochila

 


Dia da Gula: você sabe a diferença entre fome e compulsão alimentar?

 


O dia 26 de janeiro é o Dia da Gula. E, apesar das brincadeiras com a gula e a vontade de comer sem parar e em todas as horas, compulsão alimentar é coisa séria. De acordo com a nutricionista e docente do curso de Nutrição da Wyden, Joseane Almeida Santos Nobre, existem fatores externos que podem desencadear a compulsão alimentar.O transtorno de compulsão alimentar pode atingir qualquer pessoa e de diferentes faixas etárias. “Algumas causas que podem levar a compulsão alimentar são o estresse, os hábitos de vida não saudáveis e as questões genéticas”, explica a docente.Ainda segundo a nutricionista, a compulsão alimentar não deve ser confundida com outros transtornos alimentares, como anorexia e bulimia. “Compulsão não é comer um pouquinho a mais no final do ano, compulsão alimentar é um quadro de transtorno alimentar, com alterações psicológicas recorrentes, ou seja, é algo que acontece com frequência. A pessoa consome grande quantidade de comida, mesmo sem sentir fome e, assim que termina de comer, começa a desenvolver um sentimento de culpa”, afirma.

A nutricionista alerta para alguns comportamentos e sintomas da compulsão alimentar. “Muitas vezes existe um alimento gatilho, que a pessoa acredita que ao consumi-lo já irá começar a comer descontroladamente”. Hábitos de comer muito rápido ou comer escondido de outras pessoas também podem ser sinais de compulsão alimentar. “Ao longo da vida, a pessoa vai desenvolvendo todos esses sintomas até chegar num ponto em que ela não consegue mais parar”, observa a nutricionista. Diante de qualquer um dos sintomas, é imprescindível procurar por um profissional especializado para o diagnóstico, ou seja, o psicólogo e o próprio nutricionista.

 


Expô Bebê & Gestante ocupa o Centro de Convenções com tudo para recém – nascidos e para o universo infantil

 

 

O Centro de Convenções de Pernambuco foi literalmente “invadido” pela Expô Bebê & Gestantes com tudo que as mães , gestantes e futuras “marinheiras de primeira viagem precisam nesta grande “ viagem “ que é a maternidade. A feira em pauta se estende até o este domingo, 22. É um dos maiores eventos deste segmento e neste formato do país ,voltado aos públicos gestante e infantil, que já entrou também para o calendário anual da cidade. A Expo Bebê e Gestante retorna à nossa capital , após movimentar este nicho em São Paulo, Rio , Curitiba, Campinas e Ribeirão Preto. Nesta nova edição Recife conta uma feira mais robusta em comparação às edições anteriores, com cerca de 200 estandes e expositores de todo país.

Além de oferecer preço de atacado aos artigos de varejo, a Expo Bebê e Gestante também virou referência pela entrada gratuita e por oferecer um diferencial às grávidas: um vale-compras no valor de R$ 30,00 para ser gasto durante o evento. As mamães que comprovarem a gestação, através de exame, recebem o voucher para adquirirem os produtos que desejarem, em estandes específicos, sinalizados pela organização. Outro grande diferencial do evento é trabalhar com produtos subsidiados a preço de custo. São babadores, cuecas e calcinhas infantis, com preço de R$ 0,10 a unidade. Os itens com desconto vão para além das peças de enxoval, chegando também aos produtos de higiene do bebê, com fralda descartável de R$ 20 por R$ 9,99; pomada de assadura de R$10 por R$ 2,99; e lenço umedecido de R$6 por R$0,99.

Para esta edição, os expositores prometem ainda vantagens para aquisição de mobiliário para quarto e outros objetos do bebê, com até 60% de desconto, como berços e carrinhos. “A gestante adquire seu enxoval completo em uma feira de varejo com preço de atacado. A gente estima que consiga ao final das compras uma economia de até 50%. Atraímos não só pela economia na compra do enxoval, mas também pela variedade, qualidade dos produtos e pelos serviços oferecidos a toda família. É o único espaço onde a gestante encontra desde a chupeta até o quarto completo para o bebê, assiste a palestras e ganha presente”, ressalta o organizador Osmar Gil que lembra, ainda, que os gastos dos pais com os filhos no primeiro ano de vida são os que mais movimentam o mercado infantil, incluindo enxoval, fraldas, cosméticos, móveis e atividades educativas e criativas. “Foi diante da grande demanda que a nossa feira cresceu em média de 40% a 50% no último ano, demonstrando que o foco do nosso negócio na gestante vem repercutindo. Por isso, trouxemos também alguns estandes dedicados à beleza, com cosméticos e cuidados para a mamãe durante a gestação. Logo, a perspectiva é de que o setor continue crescendo nos próximos anos e abrindo novas oportunidades de negócios, beneficiando ainda mais o consumidor”, destaca.

A futura mamãe além de comprar o enxoval, nesta edição conta com um espaço exclusivo para a beleza feminina oferecendo produtos com preços acessíveis. A feira preparou um estande dedicado às roupas íntimas, como camisolas, lingeries, calcinhas para incrementar a vida sexual do casal. Também conta com objetos de higiene pessoal e salão, com alicate de unha de R$30, por R$15,99; escova modeladora, de R$320 por R$199,99; creme de cabelo, de R$20 por R$9,99; entre outros. Para fazer as compras com tranquilidade, as mamães terão um espaço com brinquedos e recreadores, onde podem deixar a garotada com segurança. A feira oferece gratuitamente sala de amamentação e fraldário, além de palestras sobre gestação e cuidado; Datas: 18/01, às 20h; e 19/01, às 20h; Organizando a mala da maternidade do bebê, bebê, com Daniela Nascimento – Especialista em organização (@babyorganizer_);Dia 19/01, às 17h; e 20/01, às 17h;Aplicação de brincos com técnica humanizada; Palestrante: Maísa Salvador – Enfermeira especialista em pediatria e neonatologia (@enfmaisasalvadorr). Dia 21/01, às 17h; Cuidados com o recém nascido e amamentação com palestra de Renata Monteiro e Mikelle Borges – Enfermeiras e consultoras materno-infantil (@rmsaudestetica)/ . Em 21/0, às 20h, a palestra Principais desafios da amamentação. Com a palestrante: Gisélia Aquino – Enfermeira obstetra; Dia 22/01, às 17h; o tema é Humanização no parto, com Renata Monteiro e Mikelle Borges – Enfermeiras e consultoras materno-infantil (@rmsaudestetica).

Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar