Sesc promove encontro com agenda nacional no Recife
Mais uma ação do Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras desembarca no Recife com a literatura, num bate-papo com a escritora Renata Ventura (RJ) e o roteirista de quadrinhos Zé Wellington (CE). O encontro, no Sesc Santa Rita, nesta quarta, 24 às 19h, e em Santo Amaro amanha, às 16h, tem entrada gratuita. Renata Ventura é jornalista e já trabalhou com cinema documentário . Ela vem a Pernambuco pela segunda vez, já tendo participado de eventos em escolas e da Bienal Internacional do Livro. “Acho importante esse contato entre autores e leitores na promoção da leitura. Contatos. Mostra que a literatura é viva, que continua sendo feita e que eles também fazem parte do processo.. Muitos jovens, ao conhecerem autores pessoalmente, começam a se empolgar com a ideia de ler”, destaca Ventura. Zé Wellington vem de Sobral, Ceará, e traz em sua bagagem amplo repertório: músico, produtor cultural, professor de marketing e inovação, além de finalista do Prêmio Jabuti em 2019 – maior prêmio da literatura no Brasil – com a obra Cangaço Overdrive (2018), uma história em quadrinhos sobre um lendário cangaceiro revivido num Ceará futurista. Ele destaca que quadrinhos e literatura caminham juntos, mas são diferentes, cada um com suas especificidades. E assim como muitos brasileiros, foi introduzido à leitura por meio dos quadrinhos, e logo se encantou pelos super-heróis na adolescência.
“Eu comecei tentando contar histórias de super-heróis ou coisas parecidas com mangás, até que vi que havia inspiração mais próximas como o imaginário do sertão, as histórias urbanas. E hoje acho muito legal estar em Sobral, a 220km de Fortaleza, e usar tudo que está à minha volta, o chão que eu piso, para contar as minhas histórias”, pontua o roteirista sobre as potências narrativas da sua região. Sobre o Arte da Palavra: é um projeto de circulação literária que percorre as regiões do país com o objetivo de estimular a formação de leitores e promover o intercâmbio, a divulgação de novos autores. Oferece ações que valorizam obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção. É composto pelo Circuito dos Autores, que promove encontros e bate-papos entre escritores de localidades distintas, propiciando uma troca de experiências entre os profissionais e o público; o Circuito de Oralidades, com manifestações literárias que remetem a narração e veiculação oral de poesia; o Circuito de Criação Literária, uma possibilita a reflexão e criação nas diferentes formas e práticas de escrita. A iniciativa conta com a 51 escritores com bate-papos, oficinas, narração de histórias e performances poéticas circulando pelo Brasil. O itinerário pernambucano do Arte da Palavra estará em 15 unidades do Sesc em Pernambuco, divididas entre os circuitos de Criação, de Oralidades e de Autores. Informações: Acesse Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos) – www.sescpe.org.br.
Paulista fomenta educação no trânsito
Dentro da programação do Maio Amarelo, o mês de conscientização e educação no trânsito, a Prefeitura de Paulista realizou, nesta ultima segunda,22., a Blitz da Educação. O trabalho foi direcionado aos motoristas e pedestres com entrega de panfletos com informações sobre o cuidado que se deve ter ao dirigir no tráfego veicular e sobre o respeito aos sinais de trânsito. As atividades tiveram o protagonismo dos estudantes dos anos iniciais (3º e 5º anos) do Colégio Municipal José Firmino da Veiga, localizado no Centro de Paulista, com o apoio de servidores da Secretaria de Educação e agentes de trânsito da Secretaria de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil do município. Segundo o coordenador de Projetos da Secretaria de Educação de Paulista, Inaldo Ferreira, fazer intervenções como essas na cidade dá a oportunidade que a sociedade como um todo participe do exercício de sua cidadania. “É uma questão primordial a que divulgamos aqui, para que as pessoas que dirigem veículos se conscientizem na forma em que devem se comportar ao volante e assim evitar acidentes”, frisou o servidor.
O agente de trânsito, Cleyton Matías, ressaltou que além de salvar vidas, o trabalho busca o respeito ao Código Brasileiro de Trânsito. “Quando lembramos aos cidadãos sobre o tema do Maio Amarelo, estimulamos nos pedestres e motoristas o exercício de suas responsabilidades no trânsito e, sobretudo, o hábito do respeito à vida”, disse o agente público. Protagonismo Infanto-juvenil: Para o estudante do 5º ano, Allan Guilherme, de 11 anos, que esteve nas atividades de panfletagem e abordagem aos motoristas, ter essa oportunidade de levar essa mensagem é muito importante. “Muitas vezes por imprudência ao atravessar a rua pessoas são atropeladas. Somente podemos atravessar na faixa de pedestres e os motoristas devem respeitar isso”, disse o estudante. Já a pedestre Kathleen Silva elogiou a iniciativa da Prefeitura e o exemplo dado na ação. “Acho muito belo o trabalho realizado. É muito importante que nossas crianças deem o recado aos adultos. Assim, podemos ter uma nação mais consciente e educada”, ressaltou. Ainda sobre o assunto, o motorista Joserlan Barbosa destacou que é muito bom ver que trabalhos como esse são realizados na cidade. “Devemos, como cidadãos, cumprir nosso papel de respeito no trânsito. É muito legal esse trabalho, sobretudo, porque envolve toda sociedade e contempla as crianças como agentes de conscientização”, concluiu Joserlan.
Dia Nacional do Café: Nutricionista explica benefícios do grão
O dia 24 de maio é marcado pelo Dia Nacional do Café. A data foi instituída desde o ano de 2005 por sugestão da Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC.De acordo com a nutricionista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Alyne Nunes, o café contém uma série de nutrientes como vitaminas B2, B3, B5, manganês, magnésio e potássio. “Ele ainda acelera o metabolismo ajudando na queima de calorias, aumenta a expectativa de vida por ser antioxidante e diminuir o risco de depressão. E ainda fortalece a memória. Porém, o exagero com as doses sem moderação e o exagero no uso do açúcar para adoçar a bebida pode gerar prejuízos à saúde”, ensina. As doses diárias devem ser entre 4 a 5 xícaras de 50ml por dia, que é a quantidade que não oferece riscos ao organismo. É indicada por oferecer benefícios à saúde por causa dos componentes como a cafeína, famosa pelo efeito estimulante, pela concentração de polifenóis, que são antioxidantes que impedem, ou ao menos diminui, a ação dos radicais livres que prejudicam o equilíbrio celular. Só por causa dessas propriedades, contribui para a prevenção de doenças e promoção do bem-estar.
Alyne ainda esclarece as principais diferenças entre os tipos mais conhecidos da bebida, que são facilmente encontradas como clássico, coado e descafeinado. “O que chamamos de café tradicional são grãos muito torrados, dando aquela coloração preta e um forte amargor. Os pacotes da categoria clássico podem conter, além dos grãos de café, alguns deles defeituosos e impurezas. Possuem baixíssima complexidade no sabor final da bebida”, conta.
A categoria dos coados ganha mais sabor por causa do seu modo de preparo, que resulta em uma bebida mais agradável ao paladar. “Isso acontece porque o pó que fica no filtro está em contato com a água por mais tempo, destacando o corpo, a doçura e a acidez, sem perder o equilíbrio”, fala. O descafeinado possui aroma, textura e sabor similares ao comum, só diferenciando na quantidade de cafeína. Enquanto o café comum, em 100g, tem em média 0,8 a 2,5 g do estimulante, o café descafeinado precisa ter no máximo 0,1 g/100g deste item. Entre o tipo de café mais indicado para ser ingerido, a nutricionista destaca os grãos arábica porque conferem maior complexidade de sabores e aromas ao cafezinho. Além disso, seu passo a passo no processo de produção exige maior cuidado, que resulta em maior qualidade. “Por isso, se for possível, escolha os que têm a indicação de 100% Arábica, que são os cafés especiais e gourmets”, finaliza.
Ideias e startups ganham oportunidade com a FOZ
Inspirando-se no processo de encaminhar ideias que vão movimentar o mercado, foi criada a FOZ – Centro de Inovação. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento de startups com soluções inovadoras para as áreas de saúde e educação. Há um ano funcionando no Recife-PE, o centro foi fundado pela Faculdade Pernambucana de Saúde e pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).A FOZ – Centro de Inovação segue a metodologia Cerne em seus processos, uma espécie de ISO do setor, desenvolvida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores. O método foi produzido com base em experiências bem-sucedidas nacionais e internacionais, alinhadas com as melhores práticas e tendências da incubação.Para selecionar as startups que vão ser incubadas, a cada ano a instituição lança edital de seleção. As vagas são destinadas a startups que já possuem produtos criados e que precisam ser validados no mercado de saúde e de educação. Para auxiliar os empreendedores iniciantes o SEBRAE, em parceria com a FOZ, realizam o Startup Way e a Pré-Incubação Early Stage, maratonas semestrais de desenvolvimento de novos negócios para estimular o empreendedorismo inovador nos segmentos de saúde e educação. As iniciativas estimulam o intraempreendedorismo entre estudantes e profissionais da FPS e do IMIP.As startups selecionadas pelo edital participam do Programa de Incubação, que tem como objetivo auxiliar na estruturação do negócio e validar a solução na prática. Um pré-requisito é possuir produtos e serviços de alto valor agregado, com grande potencial inovador e tecnológico, que estejam na fase de construção e que possam atender os setores de saúde e educação. Sendo aprovada, a startup segue para incubação da FOZ. Nesta fase, são disponibilizadas seis vagas, com duração de 12 a 24 meses, para usufruir das instalações físicas do Centro de Inovação e receber um suporte técnico-gerencial com acompanhamento estratégico, diagnóstico, plano de desenvolvimento da empresa e mentorias em diversas áreas de negócios. A FOZ trabalha junto com a FPS e o IMIP como parceiros, para realizar validações técnicas e de mercado, por meio de reuniões e pesquisas científicas. Atualmente, seis startups estão em processo de incubação na FOZ: Cinco, Prol Educa, Proapp, Clube de Compra, SW e CFIT.”Estávamos com a ideia de abrir o Centro desde 2019. Acompanhando as tendências e pelo acesso que temos a uma faculdade e a um hospital, ambos de referência, observamos que a área de saúde ainda tem muito potencial para crescer aliada à tecnologia. Educação é outra área carente de novas ideias. A aposta está dando certo”, conta Philippe Magno, diretor da FOZ – Centro de Inovação.
Já passaram mais de 70 negócios pela FOZ, entre incubação, pré-incubação e Startup Way, entre 2022 e 2023. Entre eles, empresas que se tornaram referência no mercado como Salvus, Tascom, Prol Educa, entre outras. A Prol Educa está no segundo ciclo de incubação e vem se destacando. Fundada por moradores da periferia do Recife, oferece uma oportunidade para crianças e jovens de baixa renda estudarem em escolas particulares. Hoje, já são mais de 11 mil alunos em oito estados do Nordeste impactados pelo trabalho.Além do trabalho de preparação das startups, a FOZ também disponibiliza um Coworking dentro do Centro de Inovação, com um espaço de mais de 800m². “O ambiente é pensado para oferecer comodidade, funcionalidade e promover conexões. Levar seu time para um ambiente compartilhado pode ser extremamente benéfico para que floresça a criatividade e surjam ideias inovadoras”, ressalta Philippe.
Abuso sexual online: Brasil teve mais de 100 mil denúncias em 2022
No último ano, a organização não governamental Safernet recebeu 111.929 denúncias de abuso e exploração sexual na internet, infrações presentes em 22.812 páginas (URLs) distintas do Brasil, hospedadas em 4.536 domínios, que se juntam a outras violações sofridas pelos internautas brasileiros, como ciberbullying, ciberstalking, problemas com dados pessoais e saúde mental/bem-estar. Para a docente do curso de Direito da Estácio, Regiane Gonçalves, Estado, entidades e escolas têm papel indispensável no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no ambiente virtual, mas os pais são agentes ativos e devem orientá-los sobre responsabilidades e perigos do mundo online antes do primeiro contato com smartphones e outras telas. “O diálogo parental é o primeiro passo. Faça uma abordagem ampla, inclusive sobre jogos que exigem pagamento, instrua seu filho a procurá-lo sempre que for contatado por algum desconhecido, deixe claro que a internet é um espaço público, que exige os mesmos cuidados de quando se está em uma rua, praça”, orienta. A advogada recomenda os pais a avaliarem a maturidade do filho para lidar com os acessos e exposição que as telas propiciam. “É necessário limitar seu uso para que outras atividades, como estudos e exercícios físicos, não sejam suprimidas pelos eletrônicos. Não menos importante, monitore os acessos, sites e conteúdos consumidos”, lembra.
Mesmo cercados de cuidados e atenção dos pais, crianças e adolescentes estão sujeitos a sofrer abusos nas relações virtuais, por isso atenção aos indícios, como explica Regiane Gonçalves. “O comportamento é o primeiro sinal de que o filho está passando por situação de perigo. Medos repentinos, ansiedade, agressividade e culpa, marcas de autoflagelação, queimaduras, perda ou ganho de peso de forma repentina”, orienta. Important denunciar o fato às autoridades competentes em um dos canais oficiais, como o Conselho Tutelar. “Também existe o Disque 100, número do Governo Federal que recebe denúncias de forma rápida e anônima e atende 24 horas por dia. É possível ainda utilizar o 190 e a delegacia de crimes cibernéticos para noticiar o ilícito, bem como ali receber toda a rede de amparo às vítimas de abuso”, esclarece a docente. Regiane alerta também para um crime recém-inserido no ordenamento jurídico brasileiro, o estupro virtual. “ Consiste em um agente constranger, por meio de uma coação moral, a vítima a praticar um ato libidinoso, como envio de fotos e vídeos íntimos, isso porque desde 2019 o Código Penal passou por alterações e o art. 213 ampliou o conceito de estupro, que passou a ser definido como: “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”. Portanto, pode-se entender “ato libidinoso” como todo ato destinado a satisfazer a lascívia e o apetite sexual de alguém. A pena prevista é de seis a 10 anos, podendo passar de oito a 15 anos, quando a vítima for menor de idade, uma vez que há a prática de estupro de vulnerável, ou de oito a 12 anos de prisão, quando se tratar de adolescente entre 14 e 18 anos”, finaliza.
Alunos de Olinda participam da final do Concurso de Leitura
7º Encontro de Radioamadores ocupará o domingo no Polo Caruaru
No próximo domingo (28), o Polo Caruaru vai realizar mais um evento voltado para os fãs de rádio, o 7º Encontro de Radioamadores de Caruaru. A iniciativa é gratuita e vai acontecer na Área de Eventos do Centro de Compras e Lazer, das 09h às 17h. Durante o evento, os visitantes poderão participar de palestras com profissionais e especialistas da área e conferir uma feirinha de rádios e equipamentos. Os que estiverem com a camisa do evento poderão participar de sorteio de brindes.
A ocasião é uma ótima oportunidade para se divertir e aproveitar as mais de 200 lojas que estão com novidades de looks e acessórios para o São João. O Centro de Compras e Lazer também dispõe de uma estrutura com praça de alimentação que conta com diversos restaurantes e lanchonetes. Além disso, o Polo Caruaru também está com carrinho e triciclos elétricos, pista de kart para crianças e adultos, feira cultural e muito mais para a família se divertir durante o fim de semana. Para os papais não ficarem de fora do lazer, o Polo conta com um espaço Boomerangue para que eles aproveitem para fazer compras, enquanto a criançada se diverte.
Saúde nos Terreiros movimenta o espaço de Ivanildo de Oxóssi, no Guadalupe
A Secretaria de Saúde de Olinda movimentou mais uma edição do programa Saúde nos Terreiros, no espaço Ilê Asé Oba Agajú, do babalorixá Pai Ivanildo de Oxóssi, Nação Ketu. O local está situado na Rua Honorato do Espírito Santo, 30, no bairro do Guadalupe. Foram oferecidos atendimento médico, testagens rápidas de HIV/Sífilis/Hepatite B e C/HGT, mamografia, citologia, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, além de vacinas: bivalente e básica contra Covid-19 e influenza. A ação é promovida pela Diretoria de Políticas Estratégicas do município, por meio da Coordenação da Saúde da População Negra, com apoio dos demais setores da Prefeitura de Olinda. O programa atende a uma demanda de saúde destinada à população de matrizes africanas, estreitando as relações de políticas raciais na cidade.
Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação.
E-mail: redacao@blogdellas.com.br