Scorsese promete ao Papa fazer filme sobre Jesus
O diretor Martin Scorsese afirmou que vai atender o papa Francisco para fazer um filme sobre Jesus. “Respondi ao apelo do Papa aos artistas da única maneira que sei: imaginando e escrevendo o roteiro de um filme sobre Jesus. E estou prestes a começar a fazê-lo”, afirmou o norte-americano ao La Civiltà Cattollica. Scorsese, que foi diretor de “Taxi Driver” (1976), “Touro Indomável” (1980), “Os Bons Companheiros” (1990) e “A Última Tentação de Cristo” (1988), afirmou que o líder da Igreja Católica fez um chamado “para nos fazer ver Jesus”. O cineasta de 80 anos de idade se encontrou com o Pontífice no Vaticano dias atrás depois de o religioso ter cancelado seus compromissos em virtude de uma febre.
Paulista incentiva Concurso Ler Bem e Olímpiadas da Matemática
Ler Bem: A Prefeitura de Paulista, por meio da Secretaria de Educação, premiou as crianças do 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal que participaram do 13º Concurso Ler Bem – Etapa Municipal, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores . A última etapa contou com 09 alunos. Os três primeiros colocados foram Lucas Gabriel (87,4 pontos), em 1º lugar; Sophia Ribeiro (86,5 pontos), em 2º; e Nalberto Daniel (81,80 pontos), 3º lugar. Após essa premiação, Lucas seguirá rumo à etapa estadual, dias 24 de julho a 1º de agosto. Todos os 09 classificados e seus respectivos professores receberam certificado de participação.
Olimpíada da Matemática: Com o objetivo de estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e identificar jovens talentos nas áreas científicas e tecnológicas, foi realizada a 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em Paulista. Nesta terça (30), todos os estudantes do 6º ano ao 9º do Ensino Fundamental, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) fase III e IV da Rede de Ensino do Paulista, participaram da avaliação. A prova, composta por 20 questões de múltipla escolha, foi realizada por todos os alunos presentes nas 17 escolas da Rede. Os estudantes que alcançarem as melhores notas de cada turma, seguirão a disputa na segunda fase da OBMEP, em 7 de outubro.
Refazenda lança coleção para o Dia dos Namorados
A Refazenda lança mais uma coleção no mercado – “Desejos”- para o Dia dos Namorados e já presentes em suas lojas , em Casa Forte e no Shopping Recife e, ainda, no site. Para Magna Coeli, estilista e diretora da marca, a nova coleção explora a temática da sensualidade de maneira artística e contemporânea. “A coleção é uma fusão entre a moda consciente que a Refazenda pratica e a expressão visual provocativa e sensual da obra Erótikós , de Christina Machado, criando um diálogo ousado e empoderado entre arte e moda”, explica. Com a parceria, a nova coleção ganha uma dimensão artística única, abordando a sensualidade de maneira provocativa e sofisticada, expressando desejos, vontades e afeto através da roupa. A cartela de cores é uma extensão do trabalho de Erótikós, incluindo um mix de cores que vão desde os tons terrosos ao vermelho ardente, chegando ao preto, um clássico. A coleção “Desejos” apresenta vestidos fluidos com cortes elegantes e sensuais, blusas com decotes estratégicos e saias com fendas sutis. A marca Refazenda, reconhecida por sua abordagem sustentável, utiliza tecidos e materiais ecologicamente responsáveis em todas as peças da coleção. A marca prioriza a produção ética e o comércio justo, promovendo o cuidado com o meio ambiente. A parceria com a artista plástica ressalta o engajamento da Refazenda em promover uma moda consciente que transcende o aspecto estético, abraçando questões de identidade, empoderamento e liberdade.
Internet na escola: Risco ou benefícios para os alunos?
Diante das grandes transformações pelas quais a educação vem passando, a tecnologia está cada vez mais inserida no ambiente escolar, possibilitando a implementação de um projeto pedagógico ainda mais criativo e inovador. No entanto, embora o uso das ferramentas digitais no dia a dia dos alunos possa ser um grande aliado na geração atual, é preciso reconhecer que também pode oferecer riscos à aprendizagem dos estudantes. “Entre os perigos que podemos citar com o uso da internet na escola estão o cyberbullying e a exposição de dados privados. Mas existem muitos outros que podem vir a acontecer quando não existe um acompanhamento responsável das atividades realizadas para garantir a sua proteção”, alerta Danyelle Oliveira, consultora pedagógica do Sistema GGE de Ensino. Danyelle pontua que os benefícios pelo uso da internet na escola podem ser ainda maiores que os riscos (uma vez que o acompanhamento e a supervisão aconteçam de forma adequada), proporcionando mais protagonismo ao aluno, um acesso mais rápido às informações, além da inclusão. “Com o uso da internet, as aulas ficam mais dinâmicas, vemos que há um maior prazer pelos estudos, conseguimos estabelecer uma comunicação mais assertiva e eficiente. Esses e tantos outros benefícios ajudam bastante no desenvolvimento dos alunos”.Para auxiliar nesse processo, Danyelle explica que as coleções de livros utilizados pelo Sistema GGE passam, anualmente, por atualizações constantes e inserção de novas tecnologias para deixar as aulas ainda mais dinâmicas com foco na aprendizagem do aluno. “Os QR codes com conteúdos selecionados trazem um pouco do cuidado que o Sistema tem em oferecer conteúdo de qualidade e seguros para a aprendizagem dos estudantes das nossas escolas parceiras”, explica.Inovação e Tecnologia estão presentes nos materiais didáticos do Sistema GGE de Ensino: https://www.youtube.com/watch?v=qU_S45n1BqE
Fenearte 2023
Após a divulgação do Resultado Provisório e respeitado o prazo para a interposição de recursos previsto no item 6 do Edital de Chamamento Público N° 01/2023, 18 Empreendimentos Econômicos Solidários conquistaram uma vaga para expor seus trabalhos, gratuitamente, no estande institucional da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE) na Fenearte 2023. Os selecionados ocuparão coletivamente, no evento, um espaço de 36m², compartilhado também com a Junta Comercial de Pernambuco – JUCEPE e a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco – AGE. Todos os classificados pela curadoria possuem o Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários – CADSOL. São organizações populares, como cooperativas e associações, oriundas da RMR, Agreste e Sertão . As produções contempladas incluem peças em barro, madeira e materiais reciclados, além de roupas artesanais e produtos provenientes da agricultura familiar — a exemplo de doces, farinha e mandioca. Esses itens, além de exibidos, podem ser livremente comercializados no estande.
Os expositores selecionados deverão participar de encontros preparatórios para a exposição/venda de seus produtos na 23ª Fenearte, conforme determinação do edital. A primeira reunião está marcada para o dia 05 de junho de 2023, às 9h, na sede da SEDEPE, na Rua da Aurora, 425, Boa Vista. O grupo que não comparecer à ocasião será considerado desistente. A Fenearte é considerada a maior feira de artesanato da América Latina. A 23ª edição será de 05 a 16 de julho de 2023, no Centro de Convenções de Pernambuco. Os empreendimentos eleitos para compor o estande da SEDEPE poderão ocupar o espaço estabelecido durante todo o período do evento. A lista com os 18 expositores selecionados podem ser consultadas no site sedepe.pe.gov.br. Em caso de dúvidas, os participantes podem entrar em contato com a Secretaria : (81) 3183-7027, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.
Saúde de Olinda: Mamamóvel em junho e mutirão contra arboviroses
A Secretaria de Saúde de Olinda divulgou o calendário do mamamóvel para junho, dando sequência ao serviço itinerante e gratuito nos bairros. Mulheres de 50 a 69 anos podem realizar o exame de mamografia de rastreamento, para isso é preciso levar o documento de identidade e cartão do SUS.O atendimento será feito mediante a distribuição de 80 fichas, distribuídas metade para o turno da manhã e 40 para o período da tarde, por ordem de chegada.
Para o enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria de Saúde de Olinda, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, realizou nesta ultima quarta- (31), mutirão no Bairro do Passarinho. Com o objetivo de combater o mosquito transmissor das arboviroses, como dengue, chikungunya e zika, a Diretoria de Vigilância em Saúde disponibilizou de uma equipe composta por 22 Agentes de Controle de Endemias para a realização do “porta a porta” naquele em Passarinho. É importante alertar à população para que contribuam com as orientações preventivas prestadas pelos ACEs, bem como de oreceberem, em suas residências, os ACEs credenciados e identificados.
III Encontro do Fórum EJA da RMR
Olinda sediou, na última terça (30), o III Encontro do Fórum EJA da RMR. O evento contou com a Equipe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos de Olinda e teve como discussão o currículo do EJA de Pernambuco, destacando os desafios na implementação. A secretária de Educação de Olinda, Edilene Soares, declarou que as ações são voltadas para a qualidade do ensino contribuem e estimulam para a permanência dos jovens e adultos no ensino e para a melhoria no estilo de vida desses estudantes. “Temos que garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem desses jovens e adultos dentro da rede de ensino. Fazemos isso através de dinâmicas dentro das salas de aulas e da implementação de políticas públicas na nossa cidade”, concluiu. Professores, técnicos e gestores da Divisão de Educação de Jovens e Adultos da rede de Ensino de Olinda vêm realizando avaliações de fluência em leitura com estudantes do nível III da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa análise visa verificar a capacidade do estudante de ler palavras e textos. O desempenho dos alunos é analisado pela equipe de assistentes técnico-pedagógicos da Secretaria Executiva de Programas e Políticas Educacionais do município (SEPPE).No encontro de hoje, houve apresentações culturais de dança com o grupo do Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC) da longevidade de Olinda, e uma leitura de cordel do grupo de estudantes do EJA do Professor José Lourenço.
Beleza Natural Spa & Care oferece bem-estar para presentear
A clínica Beleza Natural UM – Spa & Care, em Boa Viagem, oferece sugestões de pacotes exclusivos de day spa que irão proporcionar além de cuidado, momentos de relaxamento para o corpo e a mente. A clínica está disponibilizando o gift voucher que dá direito a algumas terapias disponíveis no menu de serviços com a proposta do agendamento da sessão na data desejada. Os pacotes elaborados especialmente para esse mês de maio são: o “Mini Day Spa”, que oferece massagem facial rejuvenescedora para higienizar, eliminar células mortas, hidratar, estimular a produção de colágeno e elastina da face, além de equilibrar quanticamente o estado emocional das mamães; cone hindu, que é técnica de limpeza energética, mental e física com foco na desobstrução do ouvido, nariz e garganta, e capaz de aliviar sintomas de problemas como sinusite, rinite, dor de ouvido e labirintite. E, por fim, a reflexologia podal, uma prática terapêutica alternativa que traz inúmeros benefícios à saúde e ao bem-estar geral.
Outra sugestão da Beleza Natural UM – Spa & Care preparada para o mês é o “Relax Day Spa”, que reúne, além do cone hindu e reflexologia podal, a massagem com pedras quentes que são colocadas em pontos estratégicos do corpo para garantir o alívio do estresse, e o escalda-pés que é uma espécie de banho terapêutico dos pés para tratar dores, micoses, frieiras, insônia, problemas de circulação e muitas outras condições de saúde física e psicológica. O pacote “Beauty Day Spa”, que inclui a massagem body e face promove uma massagem completa para tonificação e relaxamento; o cone hindu; a reflexologia podal; o escalda pés; e a make up glow que é uma nova tendência de make que promete um frescor natural e iluminado para a pele do rosto, enaltecendo a beleza natural de cada uma. Os pacotes para esse mês estão com 25% de desconto e preços que variam de R$ 359 a R$ 779.
Queda do crédito corporativo ameaça empresas no Brasil
Diante de um cenário de altos juros, junto com as políticas macro do governo, dificuldades no mercado internacional e crises de grandes empresas, o crédito corporativo no Brasil está em queda. Endividadas, empresas têm recorrido à renegociação de dívidas, além de recuperação judicial e extrajudicial, para tentar sobreviver. A tendência, segundo especialistas, é que as condições de crédito se normalizem até o fim do ano, facilitando a operação das companhias brasileiras. Mas, há variáveis que influenciarão nesse caminho.
O cenário financeiro não parecia estar muito preocupante, mas, duas coisas mudaram nos últimos meses: a perspectiva de queda da Selic ficou mais distante, além do caso Americanas, que fez cair drasticamente o volume de novas operações de crédito corporativo de grau de investimento no mercado de capitais desde que a crise na empresa foi anunciada. Já os bancos ficaram mais seletivos para oferecer crédito/empréstimo as empresas. Uma questão que também influencia é a política macro do governo, como plano fiscal, reforma tributária e limite de taxas de juros. “Existe uma preocupação no mercado financeiro com o plano fiscal do Brasil, a ideia da reforma tributária é zerar o déficit das contas até 2024, mas o sentimento ainda é de ceticismo se isso de fato será possível. Por isso as preocupações aumentam, fazendo com que o COPOM não reduza a taxa SELIC, o que encarece bastante a dívida das empresas, aumentando o seu custo financeiro”, explica Felipe Tavares, assessor de investimentos na Dapes Investimentos. Em abril, a inadimplência alcançou 6,5 milhões empresas brasileiras. Esse foi o maior número registrado pelo indicador da Serasa Experian desde 2016, quando começou a série histórica. O valor das dívidas também atingiu quantia recorde, somando R$ 117,5 bilhões. Em média, cada CNPJ possui cerca de sete contas negativadas. Uma saída para as médias e grandes empresas sempre foi recorrer à emissão de dívidas no mercado de capitais, através de debêntures, CRI’s ou CRA’s.
O momento é delicado para o crédito às empresas no Brasil. Elas têm sofrido com a escassez de crédito e dificuldade de renegociar dívidas, o que leva a recuperações judiciais, extrajudiciais e falências. “O crédito, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas ficou estressado neste início de 2023.O Brasil tem vivenciado uma onda de pedidos de falências e recuperações judiciais nesse ano, o que faz com que as instituições financeiras diminuam a oferta de crédito, além de aumentar as taxas dos empréstimos”, comenta Felipe que adianta ser “o impacto da crise da Americanas no mercado de crédito foi grande e é um dos motivos que tem levado os bancos a dificultarem a concessão de crédito. “No começo do ano, o Brasil presenciou um pedido de recuperação judicial em uma das maiores varejistas nacionais, a Americanas. Isso causou um estresse no mercado de crédito corporativo, vimos um aumento substancial nas taxas requeridas pelos investidores para comprar as dívidas das companhias, mesmo que saudáveis, além de uma diminuição de ofertas”. A expectativa é que um cenário de maior normalidade seja observado ao longo do ano. O efeito da recuperação judicial da Americanas deve perder importância ao longo do tempo. “Estamos começando a verificar uma normalização agora, e acreditamos que no segundo semestre esse mercado já deva estar de volta ao normal”, finaliza o assessor.
Blogdellas com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br