Relacionamentos saudáveis resultam em benefícios para saúde física e mental

 

O Dia dos Namorados é uma data especial que celebra o amor e a conexão entre casais. Mais do que uma oportunidade para trocar presentes, esse dia pode ser um momento para refletir sobre a importância de relacionamentos saudáveis e como eles impactam positivamente tanto a nossa saúde física quanto mental. Do ponto de vista da saúde, estar em um relacionamento amoroso deflagra uma série de reações químicas no corpo que promovem o bem-estar. A oxitocina, conhecida como o “hormônio do amor”, é liberada em maior quantidade, fortalecendo os laços afetivos e reduzindo os níveis de estresse. A dopamina, associada ao prazer e à recompensa, também é produzida em maior quantidade, elevando o humor e a motivação. Esses hormônios não apenas promovem sentimentos de felicidade, mas também têm efeitos positivos na saúde cardiovascular, imunidade e longevidade. Sormane Britto, ortopedista e especialista em  Metabolismo e Fisiologia do Esporte, afirma que um relacionamento amoroso também pode ter impacto positivo até mesmo na função cognitiva. Conversas profundas, resolução de problemas conjuntos e experiências compartilhadas podem desafiar o cérebro e ajudar a manter a agilidade mental ao longo do tempo. Prova de que namorar faz bem até na maturidade. “O envolvimento em uma relação saudável, íntima e afetiva estimula a mente de diversas maneiras”, conclui. 

 

Impulsionado pelo São João, empreendedorismo feminino puxa microcrédito em Caruaru

 

 

A demanda por recursos para investir em negócios próprios durante o período junino evidenciou o impacto positivo do microcrédito na economia de Caruaru. Segundo dados de abril do Prospera, programa de microcrédito do Santander Brasil, foram emprestados R$ 11 milhões a empreendedores da cidade em 2024, com 62,2% dos empréstimos destinados a mulheres. A vocação de Caruaru para a indústria de confecção é refletida no perfil dos beneficiários do microcrédito. Este segmento, junto com o setor de cosméticos, atrai a maioria dos clientes do Prospera. Atualmente, há 5,5 mil clientes na cidade, e o volume total de recursos concedidos pelo Santander Brasil aos microempreendedores locais atingiu R$ 20 milhões.

 

Evento gratuito vai discutir transformação de erros em oportunidades na área de Tecnologia

 

 

A Jala University realizará um evento gratuito e online chamado “Meet Up” nesta quinta-feira, dia 13, com o tema “Celebra os teus erros”. O objetivo do evento é transformar erros em oportunidades de aprendizado e crescimento na área de Tecnologia. A transmissão será ao vivo pelo YouTube, simultaneamente para Brasil, Argentina, Bolívia, Equador e México.Tatiana Andrade, gerente nacional da Jala University no Brasil, destacou que o evento é uma oportunidade para estudantes e interessados na carreira de Tecnologia aprenderem com os erros dos especialistas. Entre os participantes, estão Angie Navia, Ian Vaernet, Daniel Lopéz, Alejandra Barrientos e Christiano Benkendorfer, que compartilharão suas experiências e lições valiosas sobre como lidar com erros na indústria de software. A transmissão do Meet Up Conexão Universitária será ao vivo, através da plataforma do YouTube, mas os interessados devem fazer a inscrição através do link https://jala-u.info/MeetupCE .

 

Energia limpa e renovável já é realidade nas praças de pedágio em Pernambuco

 

 

Energia limpa e menos gases de efeito estufa no meio ambiente: esta é a nova realidade nas praças de pedágio de Pernambuco. Desde março deste ano, a rodovia que liga a capital pernambucana ao litoral sul do Estado, a Rota dos Coqueiros passou a utilizar energia elétrica de fontes renováveis. A medida reduzirá 275 toneladas de CO2 emitidos no meio ambiente, equivalente a 1.968 árvores. Com isso, a empresa conquistou o Selo de Energia Limpa, Categoria Ouro, e celebra essa conquista no mês dedicado ao Meio Ambiente. Os cálculos para a obtenção do selo são baseados no tipo de energia contratada entre março de 2024 a fevereiro de 2029. A metodologia segue as diretrizes e boas práticas ambientais estabelecidas pelo Ministério de Desenvolvimento Brasileiro, em conjunto com a Environmental Protection Agency (EPA), dos Estados Unidos.A conquista do selo ressalta a dedicação da Rota dos Coqueiros em promover um futuro mais verde e sustentável. Em 2023, a concessão substituiu as 322 lâmpadas de vapor de sódio por LED em todo o trecho da rodovia, além do mastro da Ponte Arquiteto Wilson Campos Júnior.

 

 

Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais começa nesta quarta (12)

 

 

Começa nesta quarta-feira (12) o 1º Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais. O evento reunirá profissionais, pesquisadores e gestores públicos de todo o Brasil para discutir e propor soluções para a revitalização dos centros urbanos brasileiros. Os interessados ainda podem se inscrever pelo Sympla. O Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais se configura como uma plataforma ímpar para o intercâmbio de experiências vitoriosas em políticas públicas, planos, programas e projetos dedicados à revitalização de centros urbanos.  O evento contará com a presença de representantes de cidades que já trilham um caminho promissor na revitalização de suas áreas centrais, como Recife, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus, Campo Grande, Porto Alegre e São Luís. O evento, que será realizado no Moinho Recife, na Unicap e no Pátio de São Pedro, coração do centro histórico do Recife, proporcionará aos participantes uma experiência imersiva na rica cultura e vibrante arquitetura da capital pernambucana. Além disso, a programação inclui visitas guiadas ao Compaz, Porto Digital e Casa Zero, espaços emblemáticos da inovação, da criatividade e da revitalização urbana. O evento conta ainda com o apoio de diversas instituições comprometidas com o desenvolvimento urbano sustentável, como o Compaz, a Secretaria de Turismo e Lazer, o Porto Digital, a Rede MudaMundo, a Casa Zero, o Cine Rua e a La Ursa Tours. O evento, é organizado pela Prefeitura do Recife, através do Gabinete do Centro do Recife (Recentro), em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com apoio do Ministério das Cidades e da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos.

 

Adriana Birolli volta ao Recife com a comédia “não!”

 

 

Uma comédia que provoca a reflexão. “Não!”, interpretada pela atriz Adriana Birolli, conta a história de uma mulher que faz terapia há dezoito anos para aprender a dizer não, mas ainda não conseguiu. Ela não quer ir ao jantar de comemoração do seu aniversário e, enquanto se arruma para sair, recebe mensagens da mãe, irmã, namorado e do chefe. A história mostra como a dificuldade de dizer não pode afetar todos os campos da vida. A peça está de volta ao Recife, depois de uma temporada no ano passado, para mais duas apresentações no Teatro Luiz Mendonça, sábado (15), às 20h, e domingo (16), às 19h. “Estou amando fazer esse espetáculo. Sentir que através da minha personagem eu consigo abrir essa comunicação tão potente com o público com a comédia. Todo mundo se identifica em algum momento, até ́ mesmo os que inicialmente achavam que não têm dificuldade de dizer não. Nós temos dificuldade de dizer “não” para os outros, mas vivemos dizendo “não” para nós mesmos”, afirmou a atriz.O espetáculo já passou por mais de 20 cidades do Brasil em 2023, com mais de 10 mil espectadores. “ Os ingressos estão à venda no site: https://bileto.sympla.com.br/event/93995?share_id=1-copiarlink

 

 

Inscrições abertas para o Concurso Fotográfico da Sicredi Recife

 

 

Os amantes da fotografia já podem se preparar para participar do concurso “Nossos Retratos”, promovido pela Central Sicredi Nordeste. Com inscrições abertas e duração até o dia 12 de julho, o concurso deste ano convida os participantes, em todos os estados da região, a capturarem as belezas naturais do Nordeste, valorizando a história e a cultura da região. As inscrições podem ser realizadas por meio do site sicredine.com.br/concursofotografico.Podem participar do concurso associados do Sicredi com mais de 18 anos, conforme descrito no regulamento disponível no site da instituição. As fotos devem retratar elementos culturais, costumes ou aspectos históricos dos estados nordestinos, como culinária, dança, paisagens, artesanato ou monumentos históricos. A seleção das melhores imagens será feita por uma comissão julgadora formada por três fotógrafos profissionais.

Redação com assessorias e veículos – Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar