Recife vai se despedir do carnaval com shows e Orquestrão no Marco Zero

 

O Carnaval da capital se despede nesta terça-feira (12) com uma explosão de festividades por todos os cantos. Com o tema “O maior em linha reta”, continuará oferecendo muita diversão até os últimos momentos nos 49 polos. No palco principal, no Marco Zero, a programação começa às 16h com o encontro de maracatus de baque solto, seguido por shows de Lenine e do maestro Spok, seguido de Lia de Itamaracá com participações especiais. Ainda na programação, teremos Samuel Rosa, Alceu Valença, Elba Ramalho e, para encerrar, o tradicional Orquestrão sairá arrastando os foliões.

 

Desfile de agremiações e de Bonecos Gigantes marca terça-feira em Olinda

 

 

O tradicional Encontro dos Bonecos Gigantes, que neste ano comemora seu 35° aniversário, é a principal e mais aguardada festa desta terça-feira (13) em Olinda. A concentração terá início às 09h30, no Largo de Guadalupe. O desfile dos bonecos está programado para começar às 11 horas. Antes às 10h30 acontece show de Geraldinho Lins e homenagens. Neste ano, o desfile contará com 100 bonecos. São homenageados, o  artista plástico Silvio Botelho, criador do personagem Menino da Tarde, símbolo do evento; Ernani Lopes, que encomendou o boneco; e “O Elefante de Olinda”, troça carnavalesca. Outras agremiações da cidade também vão estar movimentando a Terça Gorda, como Pitombeira dos Quatro Cantos – sai às 10h, do Largo do Amparo; Sambadeiras – sai às 10h, da Ladeira da Misericórdia; Ceroula – sai às 12h, do Colégio São Bento de Olinda ;Bloco da Saudade – sai às 16h, da Praça Maciel Pinheiro e  Eu Acho É Pouco que não informou horário.

 

Carnaval de Nazaré da Mata: Tradição e Folia para quem tem disposição

 

 

Nazaré da Mata ostenta o título de capital estadual do maracatu, honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Nesta terça-feira(13) a festa continua, quando dezenas de agremiações desfilam pelas ruas, com destaque para o Cambinda Brasileira, considerado o mais antigo do mundo. A diversão e a tradição são acessíveis a todos os públicos, desde grupos compostos exclusivamente por mulheres, como o Coração Nazareno, até aqueles formados por crianças, evidenciando a amplitude e inclusão dessa manifestação. Porém, a festividade não se limita a esses dias, como indicam os eventos de blocos pós-carnaval programados para as próximas semanas. Nesta quarta de cinzas tem desfile programação começando as 10h com saída do Bloco do Rei, as 14h com Bloco Bacalhau na Vara e Bloco Alegria Sem Fim desfilando a partir das 15h. Quem tem disposição também pode acompanhar blocos do pós carnaval nos dias 17 e 18 de fevereiro e 03 e 10 de março.

 

 

Paulista interdita Estrada da Luz para construir uma ponte

 


A Prefeitura do Paulista vai interditar, a partir da quinta-feira (15), pela manhã, a Estrada da Luz, que liga os bairros de Maranguape I e II. A medida será adotada para o início da construção de uma ponte sobre o Rio Paratibe. Com isso, só poderão passar pelo local pedestres e ciclistas. A estrutura terá 20 metros de extensão e 12 metros de largura. A obra integra o Programa Acelera Paulista (PAP).O projeto da  nova via prevê pavimentação, sistema de drenagem, calçadas com acessibilidade, sinalização e uma ciclovia. A obra é coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.

 


Estudo revela impacto da covid na vida sexual das mulheres

 

 

Um estudo conduzido pela Universidade de Boston revelou que a infecção pelo coronavírus, tanto a Covid comum quanto a Covid longa, pode afetar a vida sexual das mulheres. Entrevistando cerca de duas mil mulheres online, metade das quais com diagnóstico positivo para Covid, os pesquisadores observaram uma diminuição nos níveis de desejo, excitação, lubrificação e satisfação sexual entre as infectadas em comparação com aquelas não infectadas. A análise detalhada também mostrou que as mulheres que se recuperaram sem sequelas ainda estavam dentro da faixa funcional esperada, enquanto aquelas com Covid longa enfrentavam maiores desafios. Os resultados sugerem uma possível associação entre a infecção pelo coronavírus e o comprometimento cognitivo e fisiológico da função sexual feminina, destacando a importância de considerar esses aspectos ao lidar com os efeitos de longo prazo da Covid.

 

Ministério das Mulheres faz parceria para pesquisar cenário da violência política de gênero

 


O Ministério das Mulheres e a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC se uniram para combater a violência política de gênero na América Latina e Caribe. Investindo R$199,4 mil, eles analisarão políticas e identificarão mecanismos legais para impulsionar a participação das mulheres na política. O projeto inclui levantamento de dados, georreferenciamento da atuação feminina nas eleições e a produção de um guia orientador para mulheres enfrentarem a violência política.

Redação com assessorias e veículos – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar