Projeto prevê assistência especial às mães de bebês com deficiência
Uma boa iniciativa o Projeto de Lei 2391/23 prevê assistência especial à mãe cujo filho recém-nascido tenha deficiência ou patologia crônica que exija tratamento continuado. Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, a medida será estendida à criança.A mãe deverá ser informada nos hospitais e nas maternidades sobre os cuidados a serem tomados com o recém-nascido por conta da deficiência ou da patologia, além de receber lista de órgãos e entidades com atendimento especializado.“É fundamental o suporte adequado às parturientes nessa situação, de modo a garantir que elas tenham acesso aos recursos e aos serviços necessários para o cuidado da criança”, disse o autor da proposta, deputado Duarte Jr. (PSB-MA).O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Vamos acompanhar.
Casamento de 38 casais da RMR nesta quinta, 26
Nesta quinta, 26 de outubro, a partir das 14h, o Centro Universitário Estácio Recife realiza um casamento coletivo para 38 casais moradores da Região Metropolitana do Recife. A cerimônia contará com um ambiente preparado especialmente para o grande sim dos noivos, na área externa do campus. Os casais, que são moradoras dos bairros de Madalena, Prado, Torre, Zumbi, Cordeiro e Ilha do Retiro, foram selecionados para o casamento coletivo a partir de inscrição e não precisaram arcar com os custos de cartório para oficializar a união. “Todo o trâmite para o casamento foi articulado por nossos estudantes da disciplina Família e Sucessões do curso de Direito e, através de parceiros como a Loc & Decore Locações e o Atelier Guada, conseguimos várias surpresas para tornar o momento deles ainda mais especial”, explica Maria Eduarda Mello, professora e organizadora do casamento coletivo.A cerimônia será civil e contará com mesa de bolo e decoração, salgadinhos, docinhos, música para os noivos e convidados, além de fotógrafo para registrar tudo. O casamento coletivo acontece no estacionamento do campus da Estácio Recife, na Av. Eng. Abdias de Carvalho,1678 Madalena. O casamento coletivo promovido pela Estácio Recife acontece semestralmente. Para o próximo ano, os casais interessados poderão realizar a inscrição a partir do mês de abril.
Carol Biazin com show no Teatro RioMar
Cantora, compositora, multi-instrumentista e uma das grandes potências em ascensão no pop nacional, Carol Biazin se apresenta na próxima sexta-feira, dia 27 de outubro, às 21h, no Teatro RioMar, localizado no RioMar Recife. Após shows aclamados pelo público em grandes festivais recentes como Lollapalooza Brasil e MITA Festival, Carol Biazin chega à capital pernambucana para evidenciar ainda mais sua potência como cantora e performer com a Reversa Tour, que vai rodar o Brasil com 15 shows em 12 cidades. As apresentações exploram seu segundo álbum de estúdio da cantora, que chegou em fevereiro, “Reversa” . O show explora toda a identidade visual do projeto, além de trazer aspectos futuristas, com imersão e experiência. Com isso, propõe-se pensar: o futuro já é hoje, amplamente tecnológico, mas ainda assim, nada substituirá as experiências presenciais. Dá para viver ambas as coisas.“ Reversa ” conta uma história em diferentes fases de um relacionamento amoroso que muitas pessoas já viveram ou podem viver em momentos da vida. Dividido em atos e contada de inverso, de trás para frente. Toda fotografia, escolha de acessórios, looks, beauty e make trazem diferentes referências a cada ato e os sentimentos retratados nas diferentes fases.Os ingressos custam a partir de R$ 60 e podem ser adquiridos no site do Teatro RioMar Recife (www.teatroriomarrecife.com.br), na bilheteria do teatro ou no SuperApp RioMar Recife, disponível para download gratuito para iOS e Android.
“Se toca, mulher”: ação promove serviços gratuitos
Nesta quarta-feira (25), em alusão ao Outubro Rosa, o Centro Universitário Estácio Recife promove a primeira edição da ação “Se toca, mulher”, com palestras e atividades gratuitas voltadas para as mulheres. O evento inicia às 16h e será aberto ao público, no campus da instituição de ensino superior na Abdias de Carvalho.Entre as atividades gratuitas que serão oferecidas estarão aulas de Yoga e respiração, além de serviço de design de sobrancelhas e cuidados com a pele. Já às 19h, acontece uma roda de conversa com foco em saúde, prevenção do câncer de mama e aspectos legais que impactam a vida de quem convive com a doença.Participam da mesa a enfermeira Flaviane Albuquerque, especialista em Ginecologia e Obstetrícia; Marjorie Lins, faixa roxa de Jiu Jitsu e 2° Secretária da Associação Pernambucana de Jiu Jitsu e Parajiu-Jitsu, representando as mulheres no Jiu Jitsu; e Wilson Neto, especialista em contratos de Planos de Saúde.Para participar, não é necessário inscrição prévia, mas as vagas são limitadas.
Polo Caruaru realiza show infantil, oficinas de pintura e TikTok
O Polo Caruaru vai realizar uma super programação para encerrar o mês das crianças. No sábado (28), o Centro de Compras e Lazer estará com um espaço infantil com brinquedos, como mar de bolinhas, pista de kart, triciclos motorizados e cama elástica. Os brinquedos são pagos e possuem valores de acordo com as atividades realizadas.Já no domingo (29), além dos brinquedos, o Polo irá realizar um show infantil com os personagens Mario, Naruto, Mirabel e Luiza. Além de oficinas de pintura, oficina de TikTok e camarim para cabelo, unha e tatuagem. O show e as atividades no camarim serão gratuitos e abertos ao público. Para os papais não ficarem de fora do lazer, o Polo conta com um espaço Boomerangue para que eles aproveitem para fazer compras, enquanto a criançada se diverte. Programação completa: Brinquedos :Data: Sexta a domingo (todos os finais de semana de outubro), Hora: 09h às 18h.Show infantil: Data: 29/10,Hora: 15h às 16h. Atividade gratuita: Oficina de TikTok,Data: 29/10 ,Hora: 14h às 15h. Oficina de pintura :Data: 29/10, Hora: 15h30 às 17h30. Camarim (maquiagem, penteados e tatuagem), data: 29/10,Hora: 15h30 às 17h30.
Iniciativa leva formação profissional para moradores de Ipojuca
Um grupo de moradores de Ipojuca participa até sexta (27), de um curso de formação voltados para a construção civil. O projeto, uma parceria da Moura Dubeux com o Instituto Engenheiro Joaquim Correia, vai capacitar as pessoas para atender a necessidade de mão de obra para os diversos empreendimentos que estão sendo erguidos no Litoral Sul de Pernambuco. A formação será sobre execução de revestimentos e após o término do curso estarão aptos a trabalhar como ajudante de pedreiro. Mais que oferecer a capacitação profissional e a possibilidade de ingressar ou reingressar no mercado de trabalho, a iniciativa busca contribuir para o empoderamento, inclusão social, autonomia, dignidade e novas perspectivas de futuro a essas pessoas. O curso de Execução de Revestimentos vai contar com a participação de 24 pessoas, sendo 19 homens e cinco mulheres. A presença do sexo feminino nos canteiros de obras vem aumentando nos últimos anos. Cada vez mais a mulher mostra que pode estar em todas as áreas da atividade econômica. Com o curso, a MD e o IEJC, pretende ampliar ainda mais a presença das mulheres nos canteiros de obras. Dessa forma, amplia-se a oportunidade para que mais pessoas do sexo feminino se qualifiquem pra ocupar todos os espaços possíveis no mercado de trabalho na construção civil. Somente em 2023, a parceria da empresa com o instituto, formou 150 pessoas para o mercado da construção civil, deste total, 52 foram mulheres. A formação terá conteúdos contemplando questões comportamentais, ética, segurança do trabalho, além de procedimentos técnicos. As aulas vão acontecer no canteiro de obras do empreendimento Beach Class Summer, na praia de Muro Alto. Lá eles terão acesso a maquinários, ferramentas e imersão na rotina construtiva. Após essa fase, os participantes que tiverem interesse e obtiverem bom desempenho receberão um certificado, com a perspectiva de possibilidade de contratação pela própria construtora.Mais i9nformaçoes sobre essa iniciativa na página da empresa.
Inscrições para 100 bolsas de estudos em tecnologia
Acaba neste domingo (dia 29) o prazo para concorrer a uma das 100 bolsas de estudos (100% integrais) para o curso de Engenharia de Software, oferecido pela Jala University, uma instituição latino-americana que escolheu o Recife para abrigar sua recém-chegada sede no Brasil. As inscrições para as 100 bolsas oferecidas são destinadas para a nova turma, que começa no próximo semestre (janeiro de 2024), e todos os alunos selecionados já terão contratação garantida após a formação.A graduação é realizada em modelo híbrido e conta com professores acadêmicos e da indústria, inseridos no processo de ensino desde a primeira disciplina até a graduação. Todos os alunos de Engenharia de Software da Jala University já terminam o curso com a garantia de contratação, seja atuando como engenheiros da Jalasoft ou de empresas de pesquisa e desenvolvimento parceiras, recebendo remuneração em dólar.E já pensando no diálogo dos futuros engenheiros de software com a indústria, os estudantes também realizam aulas de inglês e passam por um estágio na área. Além disso, a carga horária do curso é de 7.260 horas, cerca do dobro da média brasileira. A universidade já iniciou as aulas de duas turmas de Engenharia de Software no Brasil. O objetivo da Jala University é fomentar a indústria de software na América Latina e contribuir para o desenvolvimento da propriedade intelectual, por meio da formação e capacitação de jovens na área de tecnologia.Quem se interessar pela oportunidade poderá se candidatar por meio do site https://jala-u.info/Admissao2024-pr.
Olinda promove mais um mutirão Arrumando o Patrimônio
A edição do Arrumando o Patrimônio, desta quarta-feira (25), acontece em um trecho que vai da saída dos Quatro Cantos, sentido bairro do Amparo, até a subida da Rodovia Estadual (PE-15). A ação integrada terá início às 7h, com serviços de limpeza, capinação, remoção de entulhos, paisagismo, varrição e lavagem. Também serão executados reparos na drenagem, pavimento (troca de paralelo quando necessário), poda de árvores e troca de iluminação, tanto de refletores quanto das lâmpadas de led.A operação Arrumando o Patrimônio é uma iniciativa da Prefeitura que acontece semanalmente numa força conjunta entre as Secretarias de Cultura, Patrimônio e Turismo, Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Gestão Urbana, Segurança Urbana e Mobilidade Urbana.
Vice-prefeita participa de Simpósio Internacional com foco na Primeira Infância
A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, participou do “X Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância: Políticas Públicas para um Brasil de Infâncias Plurais”. Isabella esteve no “Encontro da Comunidade de Participantes do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância”.O principal objetivo da ida da vice-prefeita a Brasília foi reforçar o investimento da Prefeitura na implementação de políticas públicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos. Durante a atual gestão, a Prefeitura vem se destacado com uma série de iniciativas na área: a construção e inaugurações das Praças da Infância; inauguração do CRIAR (Centro de Referência da Primeira Infância); recebimento de certificações das Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI’s); os laboratório itinerantes da Primeira Infância; e a Semana do Bebê. “Nossa gestão municipal tem trabalhado incansavelmente pelo direito das crianças de 0 a 6 anos. Essa é uma das fases mais importantes para o desenvolvimento humano, além de ser determinante para a estrutura intelectual e emocional. Essas agendas em Brasília serão fundamentais para o fortalecimento dessa pauta no nosso Recife”, afirma Isabella.
Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br