Projeto cultural incentiva bibliodiversidade feminina no Recife

A partir desta quarta-feira, 17 de julho, Recife recebe o projeto cultural “Nas Dobras do Livro” no Compaz do Pina, das 14h30 às 16h30. Aberto ao público a partir dos 16 anos, o projeto promove a inclusão de autoras locais e obras fora do circuito tradicional. As sessões de mediação de leitura apresentarão quatro obras de escritoras pernambucanas, selecionadas pelo editor Fred Caju: Micheliny Verunschk, Joy Thamires, Odailta Alves e Raíza Hanna Milfont.O projeto busca destacar a representatividade feminina na literatura, ampliar os acervos das bibliotecas do Compaz e inspirar novos leitores e escritores. As atividades incentivam os participantes a explorarem suas histórias e refletirem sobre os desafios da publicação independente. Ao final, 12 exemplares das obras serão doados para as Bibliotecas da Paz. As próximas sessões ocorrerão em 24 de julho, 9 e 14 de agosto em diferentes unidades do Compaz. Mais informações em www.instagram.com/colofao.lab.
Exibição gratuita do documentário “CORPO” acontece na Christal Galeria
A Christal Galeria, no Pina, promove nesta quinta-feira (18), às 19h, a exibição do documentário “CORPO” seguida de roda de conversa com as artistas participantes, aoruaura, biarritzzz, Christina Machado, Oriana Duarte, Juliana Notari e a diretora e curadora Bárbara Collier. O evento será aberto ao público, com entrada franca.CORPO é um projeto de pesquisa que tem como objetivo dar visibilidade à produção feminina de performance no estado de Pernambuco. Em sua primeira etapa, está sendo realizado o documentário homônimo e estão previstas outras ações como mapeamento das artistas do estado e a criação de uma publicação de caráter educativo para que professores e familiares possam conhecer e pensar o CORPO como ferramenta expressiva. Com direção e curadoria de Bárbara Collier e produção da Diletante Produção Cultural, realizado em parceria com a documentarista Amandine Goisbault, o filme é fruto da edição de entrevistas exclusivas de seis artistas pernambucanas de diferentes gerações, apresentando o trabalho dessas mulheres e trazendo reflexões sobre a arte da performance, as dificuldades em ser uma mulher artista e até mesmo como explicar a performance para uma criança. A galeria fica na Rua Estudante Jeremias Bastos, 266, Pina.
PANAIR busca indenização do Governo Federal em ação que tramita há 28 anos

O Limongi Advocacia, sediado no Recife, em sinergia com o escritório carioca Basílio, alcançou histórica vitória junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF/5ª), em prol de sua cliente PANAIR. Trata-se do julgamento de recurso de Embargos Declaratórios, interposto pelo DNOCS, na ação indenizatória ajuizada pela companhia aérea – há 28 anos – tendo como pano de fundo seu direito à reparação pelas benfeitorias edificadas no Aeroporto de PICI, no Ceará. “Como advogado da conhecida PANAIR, acompanhei presencialmente o sobredito julgamento, no qual foi denegado o recurso do DNOCS, mantendo-se intacta a decisão colegiada anterior que dera ganho de causa à PANAIR (eis que as benfeitorias e ativos empreendidos pela companhia aérea no Aeroporto de PICI/Ceará, objeto da desapropriação indireta operada pelo Governo Federal nos idos de 1943, continuam na posse desse último até hoje, jamais tendo sido devolvidas e nem indenizadas à PANAIR, que segue desde 1996 numa verdadeira saga para lograr ver reconhecido o seu direito à indenização).”
SESI-PE oferece 460 vagas gratuitas para Ensino de Jovens e Adultos para o segundo semestre
O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) está oferecendo 460 vagas gratuitas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o segundo semestre, sendo 160 para os Anos Finais do Ensino Fundamental e 300 para o Ensino Médio. As oportunidades de estudo são nos formatos online ou semipresencial na rede de educação SESI em Pernambuco e as inscrições podem ser realizadas até 29 de julho, presencialmente nas unidades escolhidas para realizar o curso ou pelo site pe.sesi.org.br. O início das aulas está previsto para o dia 7 de agosto.Para cursar a EJA Ensino Fundamental Anos Finais, é necessário ter mais de 15 anos, ter concluído no mínimo o 5º ano e apresentar conhecimentos básicos de navegação na internet. Os candidatos à EJA Ensino Médio precisam ter 18 anos ou mais, ter concluído no mínimo o 9º ano do Fundamental e ter conhecimentos básicos de internet. Para realizar a inscrição, são necessários os seguintes documentos: RG e CPF do aluno, comprovante de residência, autodeclaração de baixa renda, Histórico Escolar ou Declaração de Transferência Provisória e RG e CPF do responsável se for menor de 18 anos. Caso o interessado realize a inscrição via internet, o Histórico Escolar original precisará ser entregue presencialmente ou enviado via correios para a Casa da Indústria. Os candidatos que tiverem alguma dúvida podem entrar em contato pelo e-mail matriculaeja@sistemafiepe.org.br ou pelo WhatsApp 81 98814-5391.
Várzea recebe programação gratuita de férias

O bairro da Várzea está recebendo, aos domingos do mês de julho, brincadeiras, recreação e atividades culturais. A programação, gratuita, acontece no Quintal da Iron House, espaço de convívio e experiências na zona oeste do Recife.As atividades iniciam no final da tarde, às 16h, com entrada livre e sem necessidade de inscrição. O entardecer conta com oficinas de pintura e de argila, cada uma com 20 vagas por ordem de chegada. Além disso, crianças e adultos podem participar de contação de histórias.“Estamos dedicados a trazer iniciativas e parcerias que se juntem ao bairro e ofereçam alternativas de bem-estar e que dialoguem com a cultura da Várzea”, comenta Carol Boxwell, CEO da Iron House.Outra novidade neste mês é a chegada de mais 24 obras, entre peças escultóricas e quadros, de Abelardo da Hora ao Quintal da Iron House. O espaço, que já sediava a exposição “Feminino, um olhar substantivo”, acaba de receber todas as obras do artista plástico pernambucano que estavam em exposições na ART.PE. Agora será possível visitar todas elas, também gratuitamente, na Várzea.
Leo Jaime e o filho Davi Lux dividem palco em show especial de Dia dos Pais do RioMar Recife

Dia dos Pais é tempo de celebrar o amor, companheirismo e afeto e o RioMar Recife promete uma comemoração especial para a data. Leo Jaime será a grande atração e, além de comemorar os seus 40 anos de carreira, ele vai entregar um show marcante ao dividir o palco com o seu filho Davi Lux no contrabaixo. A apresentação acontece no dia 2 de agosto, às 20h, no Teatro RioMar. Os ingressos, com valores de R$ 30 (meia entrada) e R$ 60 (inteira), já podem ser adquiridos no App do RioMar Recife e na bilheteria do teatro. O que Leo Jaime promete, ao lado do filho Davi, é fazer uma grande festa no Teatro RioMar em celebração ao Dia dos Pais, trazendo um show especial com repertório recheado de hits. Sucessos como “Conquistador Barato”, “Rock Estrela” e “A Fórmula do Amor” prometem animar a noite, mesclando com canções românticas que marcaram a carreira do cantor, como “Gatinha Manhosa”. Com direção musical do multi-instrumentista Guilherme Schwab, o show vai unir gerações, incluindo ainda músicas de bandas que Leo Jaime gosta e reverências a ídolos do cantor, com clássicos do rock nacional e internacional.
Redação com assessorias e veículos – Fotos: Divulgação
Ea-mail: redacao@blogdellas.com.br