Proibida a prescrição médica de anabolizante para fins estéticos

 

O assunto é sério e preocupa o segmento: O Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu a prescrição médica de terapias hormonais com esteroides androgênicos e anabolizantes com finalidade estética, para ganho de massa muscular ou melhora esportiva. Adecisão foi tomada em razão da inexistência de comprovação científica suficiente que sustente o benefício e a segurança do paciente. A medida destaca a inexistência de estudos clínicos randomizados de qualidade metodológica que demonstrem a magnitude dos riscos associados à terapia hormonal androgênica em níveis acima dos fisiológicos, tanto em homens quanto em mulheres, além da ausência de comprovação científica de condição clínico-patológica na mulher decorrente de baixos níveis de testosterona ou androgênios. O conselho alerta para os riscos potenciais do uso de doses inadequadas de hormônios e a possibilidade de efeitos colaterais danosos, ainda que com o uso de doses terapêuticas, especialmente em casos de deficiência hormonal não diagnosticada apropriadamente. Dentre os efeitos adversos possíveis estão os cardiovasculares, incluindo hipertrofia cardíaca, hipertensão arterial sistêmica e infarto agudo do miocárdio; aterosclerose; estado de hipercoagulabilidade; aumento da trombogênese e vasoespasmo; doenças hepáticas como hepatite medicamentosa, insuficiência hepática aguda e carcinoma hepatocelular; transtornos mentais e de comportamento, incluindo depressão e dependência; além de distúrbios endócrinos como infertilidade, disfunção erétil e diminuição de libido.

De acordo com o CFM, a percepção é corroborada pelas sociedades brasileiras de Endocrinologia e Metabologia, de Medicina do Esporte e do Exercício, de Cardiologia, de Urologia, de Dermatologia, de Geriatria e Gerontologia e pelas federações brasileiras de Gastroenterologia e das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, que emitiram nota conjunta cobrando a regulamentação do uso de esteroides anabolizantes e similares para fins estéticos e de performance. A resolução regulamenta que a prescrição médica de terapias hormonais está indicada em casos de deficiência específica comprovada, de acordo com a existência de nexo causal entre a deficiência e o quadro clínico, cuja reposição hormonal proporcione benefícios cientificamente comprovados, sendo “vedada ao médico a prescrição de medicamentos com indicação ainda não aceita pela comunidade científica”. O uso de terapias hormonais com a finalidade de retardar, modular ou prevenir o envelhecimento permanece vedado. A decisão prevê prescrição de esteroides androgênicos e anabolizantes para o tratamento de doenças como hipogonadismo, puberdade tardia, micropênis neonatal e caquexia, podendo ainda ser indicada na terapia hormonal cruzada em transgêneros e, a curto prazo, em mulheres com diagnóstico de desejo sexual hipoativo. O Conselho Federal de Medicina define que, no exercício da medicina, ficam proibidas a prescrição e a divulgação de hormônios anunciados como bioidênticos em formulação nano ou com nomenclaturas de cunho comercial sem a devida comprovação científica de superioridade clínica para a finalidade prevista, assim como de moduladores seletivos do receptor androgênico para qualquer indicação. A vedação está de acordo com o entendimento da Anvisa.

É crescente o número de pessoas utilizando esse tipo de medicação de forma ilícita. O CFM relata um aumento na administração do hormônio do crescimento (GH) de forma abusiva por atletas, amadores e profissionais, como droga ergogênica, motivo pelo qual o hormônio foi incluído na lista de anabolizantes da Anvisa e no rol de drogas proibidas no esporte pela Agência Mundial Anti-Doping. “Drogas ergogênicas tendem a melhorar o desempenho físico retardando a fadiga, impulsionando o ganho de massa muscular e a quebra de gordura ”, destaca o CFM. A resolução determina que permanece proibida ao médico a adoção experimental de qualquer terapêutica não liberada para uso no Brasil sem a devida autorização dos órgãos competentes e sem o consentimento do paciente ou de seu responsável legal.A restrição se estende à realização de cursos, eventos e publicidade com o objetivo de estimular o uso ou fazer apologia a possíveis benefícios de terapias androgênicas com finalidades estéticas.

 

 

Seu Barbosa, na Madalena é o novo point da Zona Norte

 

 

Novidade no bairro da Madalena que acolhe um novo bar. O Seu Barbosa, abre as portas para o público pelas mãos dos empresários Igor Albuquerque e Vanessa Varela, que buscaram em São Paulo inspirações para oferecer aos clientes o melhor da gastronomia brasileira, drinks exóticos, música boa e um ambiente descolado e acolhedor. O cardápio é vasto e assinado pela chef Sara Mattos, formada em gastronomia em Milão, na Itália, com passagem por casas paulistanas e que hoje é chef executiva em restaurantes de resorts em Porto de Galinhas. Um dos grandes atrativos da casa, além do sabor das comidas, está nas suas apresentações. Os pratos são servidos sempre de forma diferente do tradicional e buscando levar diversão e bem-estar aos seus clientes. O menu é composto por diferentes opções de petiscos, frutos do mar, carnes, caldinhos, croquetes, quitutes regionais e snacks, além de deliciosas sobremesas. Um dos carros-chefes é o Dadinho de Tapioca . Outra opção é o Seu Casquinho, carne de caranguejo feito com queijo mussarela maçaricado e farofa cítrica. As apresentações dos pratos surpreendem.

Outra novidade são os bolinhos de jerimum com charque, que chegam até a mesa. O mix de batatas traz quatro tipos do petisco que são servidos com molhos diferentes. “Queremos trazer aos nossos clientes pratos saborosos, mas interativos, que remetem à infância, que tragam sensações de prazer e bem-estar”, explica Vanessa. Para os amantes dos caldinhos, o bar oferece os sabores tradicionais e o afrodisíaco, feito com um mix de frutos do mar. Sempre aos domingos, quando abre para o almoço, a casa oferece um cardápio completo, além da sugestão do chef, que aposta em opções de pratos regionais.No quesito bebidas, a casa apresenta em sua carta uma variada lista de opções, que passeiam entre cervejas, drinks que vão dos mais tradicionais aos especiais e que recebem ingredientes especiais, além das bebidas não alcoólicas. Com dois ambientes diferentes, a casa teve seu projeto assinado pelo escritório Lisboa e Lira Arquitetura. O primeiro salão, fechado e com espaços mais tradicionais, traz o conforto do restaurante, com sofás e luzes quentes. Na área externa, tem um ambiente mais descolado, com mesas e cadeiras, um bar para a preparação de drinks e para apresentações musicais nos finais de semana. O Seu Barbosa fica na Rua José Bonifácio, 359-Madalena abre das quartas às sextas, das 18h às 00h. Aos sábados, das 12h às 02h, e nos domingos, das 12h às 20h.

 

 

COM3 se consolida como empresa de comunicação

 

 

As jornalistas Ana Menezes e Iana Gouveia comemoram juntas, neste mês de abril, seus aniversários e a consolidação da COM3 Comunicação. A assessoria celebra seu primeiro ano de vida. As duas somam, cada uma, mais de 30 anos de experiência em Jornalismo, com passagens por diversos veículos de comunicação, como rádio, televisão, jornal e assessorias de imprensa.A assessoria surgiu ano passado, ainda em meio à pandemia do Novo Coronavírus, com o propósito de atender um público que, isolado pela Covid-19, necessitava expor seu produto ou serviço. O plano deu certo e, nesse c período , a COM3 já se atualizou e apostou em uma “nova cara”. A marca da assessoria foi redefinida após um estudo feito a partir de padrões de cores, elementos e significados. O premiado designer e artista plástico Sérgio Vasco criou a nova identidade visual da COM3 e optou por uma aparência que acompanhasse e transmitisse os desafios que uma nova empresa atravessa. O resultado é uma marca que transmite leveza e, ao mesmo tempo, modernidade e exclusividade.

A ideia é de uma assessoria conectada diretamente com a tecnologia, interligando o cliente com as mídias mais atuais e eficientes. A logomarca une o símbolo do infinito com o numeral três, mostrando que a ligação entre duas jornalistas e o cliente pode resultar numa parceria duradoura. Para isso, variados serviços de comunicação são oferecidos, desde assessoria de imprensa, passando por criação e gestão de Instagram, até o treinamento de mídia (Media Training) para empresas e pessoas físicas.“Identificamos que a necessidade de comunicação estratégica não é exclusividade do mundo corporativo. Então estendemos nossos conhecimentos oferecendo consultoria também àquele profissional que deseja criar um perfil numa rede social, por exemplo”, explica Ana Menezes, com know-how de 35 anos de Jornalismo, 20 deles dedicados a emissoras de televisão, como TV Jornal, TV Guararapes e TV Tribuna.A carteira de clientes da COM3 envolve profissionais de Medicina, do Direito, da Música e do Esporte. “A gente está muito mais feliz por ter conseguido realizar esse sonho tão antigo, por ter chegado a este mês de aniversário com saúde e por ter clientes completando a nossa vitória”, conclui Iana Gouveia.

 

 

UniFavip Wyden promove “Upload-se” com oficinas gratuitas de jornalismo

 

 

Ainda em comemoração ao Dia do Jornalista, que ocorreu no último dia 07, o curso de jornalismo do UniFavip Wyden promove o evento “Upload-se”. A iniciativa traz uma série de oficinas, com o intuito de aproximar os estudantes do mercado de trabalho, os ajudando a aperfeiçoar suas habilidades. As oficinas, que estão abertas a todos os públicos, serão realizadas no dia 12 de abril, a partir das 19h, com vários temas, no próprio centro universitário.As oficinas serão comandadas por profissionais gabaritados em suas respectivas áreas, com palestras e dinâmicas ministradas pelos jornalistas: André Ráguine (Assessoria de Imprensa); João Paulo (Produção e TV); Emídio Júnior (Edição de Vídeo); Raniery Soares (Jornalismo Esportivo); e Gabi Mendes (Produção para Web). Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente neste link: https://bitlybr.com/Tcejw.

 

 

Conselho de Meio Ambiente do Paulista faz gestão participativa

 

 

No sentido da elaboração dos planos de manejo das unidades de conservação do município, o Conselho de Meio Ambiente do Paulista tem propiciado uma gestão participativa, que também engloba representantes da sociedade civil organizada. Atualmente, o conselho vem tratando, além de outros assuntos relevantes, a construção de documentos em prol da preservação dos recursos e patrimônios naturais do Paulista.De acordo com o secretário executivo de Meio Ambiente, e também, presidente interino do Conselho de Meio Ambiente, Clécio Araújo, as reuniões do conselho são abertas para quem desejar participar e contribuir com sugestões e críticas construtivas, que favoreçam a implementação e aprimoramentos das políticas municipais de meio ambiente. “Estamos aqui para ouvir a sociedade e acolher as contribuições que cheguem ao Conselho”, explicou o servidor.

 

 

ACP X SEDEPE

 

 

Conhecer as necessidades dos diversos atores que integram a cadeia comercial de Pernambuco é um dos passos mais importantes para traçar estratégias de incentivo às suas atividades. Com o objetivo de compreender tais demandas, a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Amanda Aires, se reuniu com representantes da Associação Comercial de Pernambuco – ACP, na sede da SEDEPE, na Rua da Aurora. De acordo com a titular da pasta, o propósito maior da ocasião foi escutar os anseios da entidade visitante para levantar possibilidades de trabalho conjunto. “Ficou muito clara a necessidade de uma agenda de qualificação pensada, principalmente, para o interior do estado, onde ainda há muita carência neste sentido. Pretendemos unir esforços entre a SEDEPE, a ACP, universidades e prefeituras, num amplo empenho para o aperfeiçoamento de mão-de-obra para o setor. Nesse contexto, o encontro de hoje foi muito importante”, afirmou Amanda Aires.O presidente da ACP, Tiago Carneiro, destacou o investimento nas empresas situadas no interior do estado como uma das grandes prioridades da Associação, para o ano de 2023. “A parceria entre a Associação Comercial e a SEDEPE é bem importante, principalmente no que toca a qualificação. Vimos que existe um certo déficit de qualificação de mão-de-obra em alguns setores no estado, e, junto com a Secretaria, acreditamos que vamos superar essas barreiras. Estamos bastante entusiasmados agora, com as parcerias que virão a acontecer, a partir dessa reunião, que foi extremamente amistosa”, pontuou o gestor. Os participantes da conversa evidenciaram que a sessão foi o ponto de partida para o planejamento de ações que devem ser estruturadas em breve.

 

 

Acic e Sebrae comemoram a 35ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana

 

 

A meta estabelecida para a 35ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana foi alcançada. O resultado de mais de 20 milhões foi divulgado pela Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e pelo Sebrae, realizadora e correalizador, respectivamente, do evento. Além do montante final, outro número chama atenção para a grandiosidade da iniciativa: 715 mil peças foram vendidas. Com o sucesso, a próxima edição já foi anunciada e deve acontecer de 31 de julho a dois de agosto. A região Centro Oeste foi responsável pela maior parte das vendas, com 41% das comercializações, seguida pela região Nordeste, com 19%, e Noroeste, com 18%. Além dos compradores convidados, visitantes espontâneos das áreas têxtil e/ou de confecção também puderam fazer compras em atacado no evento. Entre os segmentos que mais venderam estão o de moda bebê/infantil em primeiro lugar, com 35,1%, na segunda posição vem o de jeans, com 28,4%, e em terceiro lugar o de moda masculina, com 15,2%.

O presidente da Acic, Newton Montenegro, celebrou o resultado da mais recente edição do evento. “A Rodada de Negócios da Moda Pernambucana tem se reinventado ao longo de 17 anos. Não é simples se mantenha relevante, por isso estamos sempre aperfeiçoando seu formato e trazendo novidades para compradores e expositores. O resultado desta edição mostra que seguimos no caminho certo e que o evento é fundamental para o ecossistema da moda não apenas de Pernambuco, mas do país inteiro”. A gerente da Unidade Agreste Central e Setentrional do Sebrae, Débora Florêncio, destacou o trabalho desenvolvido na qualificação das empresas participantes. “O Sebrae vem atuando nos últimos anos, focando na melhoria da produtividade e da competitividade da indústria. Além das ações de acesso a novos mercados, como a Rodada de Negócios, nós disponibilizamos um portfólio bastante amplo de ações de qualificação e preparação dos pequenos negócios. Desenvolvemos uma série de projetos com inúmeros parceiros, sempre focando na transformação e profissionalização da gestão”, disse.O evento realizado pela Acic é correalizado pelo Sebrae e conta com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), além do apoio da Prefeitura de Caruaru e da empresa PH Neves. A iniciativa tem ainda como parceiros a Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) e o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco (Sindivest/PE).

 

 

Saúde mental e liberdade são focos de evento de Psicologia da Nova Roma Caruaru

 

 

Neste próximo sábado (15), a Faculdade Nova Roma Caruaru realiza evento em torno do tema Psicologia: Atuação e Liberdade – No campo do álcool e das drogas. A mesa redonda será comandada pelos psicólogos Maria Carvalho e Renan Amaral que atuam diretamente em programas específicos e trarão para o público, os desafios e as possibilidades de prática e intervenção levando em consideração a autonomia do paciente na participação e construção dos seus planos terapêuticos. O evento acontecerá das 9h às 11h, e a inscrição é gratuita. “A Psicologia tem uma enorme responsabilidade frente às demandas sociais contemporâneas que se tornam questão de Saúde Pública. Após a reforma psiquiátrica e com as lutas antimanicomiais, o modelo de cuidado preconizado é em liberdade. Os modelos asilares, ou seja, de encarceramento, não condiz mais as políticas de saúde no Brasil”, reforça a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Nova Roma, Itala Daniela.O evento é voltado para profissionais e estudantes de Psicologia e áreas afins, e trará uma perspectiva mais acadêmica sobre as possibilidades de atuação nesses campos. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, pelo link www.novaroma.edu.br/fnr-psicologia. O evento será realizado na sede da Faculdade Nova Roma Caruaru, que fica localizada no Caruaru Shopping, na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

 

 

Cursos e oficinas de qualificação são oferecidas para mulheres do Paulista

 

 

Em parceria com o Sebrae Delas, a Secretaria Executiva da Mulher do Paulista está oferecendo 785 vagas em cursos e oficinas de qualificação para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo feminino. A primeira turma a iniciar será a de imagem pessoal e postura para vendedoras. Serão 2 turmas com início nos dias 12 e 13 de abril, com aulas das 13h às 17h, no Espaço Fêmea, no Shopping North Way. Uma turma será nas segundas e quartas e a outra nas terças e quintas. As oficinas são destinadas para as mulheres do Paulista com mais de 18 anos que queiram aproveitar a oportunidade. Para se inscrever, basta ligar para o número (81) 9991-20337.Confira as turmas disponíveis : Mercado de trabalho; Camareiras – técnicas de limpeza e arrumação (2 turmas);Técnicas de atendimento e recepção (2 turmas); Mulher empreendedora; Imagem pessoal e postura profissional para vendedoras (2 turmas);Estratégias de visual merchandising (2 turmas);Oficinas de arte, beleza ou gastronomia (18 oficinas). Segmento de artesanato e economia criativa: Impacto delas; Incubação de negócios – (23h).

 

 

Boas fragrâncias

 

 

Além da mudança para climas mais amenos em algumas regiões do Brasil, é marcado pela mudança nas tendências de moda, cores e hábitos, que se adaptam para receber o novo clima. César Veiga, perfumista do Boticário, já tem suas apostas para a estação. “Como as temperaturas caem, é interessante buscar fragrâncias que tenham notas quentes, que trazem conforto no frio”, aconselha. Sendo assim, as famílias olfativas que se destacam nessa época do ano são preferencialmente as amadeiradas, orientais, chipres e florientais – esta última, inclusive, costuma ser a mais procurada nessa época do ano, por representar bem a transição climática entre o calor e o frio. Segundo o expert, o Eau de Parfum Lily Lumière, da marca Lily, é ideal para esse momento do ano, por ser um floriental amadeirado que conta com a luminosidade e a intensidade da flor de laranjeira juntamente com a assinatura da marca, o exclusivo óleo essencial da flor de lírio. O item combina as notas de saída de bergamota, neroli, mandarina e pimenta rosa com o corpo de flor de laranjeira do Marrocos e osmanthus, com fundo de sândalo, âmbar, musk, patchouli, baunilha e praliné.Um dos grandes destaques e diferenciais dessa fragrância e de toda a linha Lily é a forma como é produzida, desde a primeira até a última etapa, sobretudo pela técnica sofisticada e artesanal denominada enfleurage, que indica o processo pelo qual o óleo essencial é obtido das flores naturais para se tornar um elemento marcante da fragrância.

A técnica é tão complexa que, para extrair 1 kg do óleo essencial para fabricação da fragrância, são necessários cerca de 20 mil lírios. Utilizado inicialmente na história pelos egípcios e aperfeiçoado pelos franceses, o método, quase extinto no século XX, foi resgatado e modernizado pelo Boticário de uma forma contemporânea.“O olhar cuidadoso e artesanal da enfleurage é muito importante e relevante para nossa marca. As flores chegam ao Boticário ainda fechadas e desabrocham para que o perfume seja capturado. Em seguida, as pétalas são coletadas, preparadas na caixa com uma mistura de gordura vegetal especialmente desenvolvida para a captação do aroma mais puro da flor e ficam em descanso para obtenção da fragrância, que migra para a gordura vegetal. Após esse processo, é feita a lavagem da gordura vegetal no álcool para a separação do óleo, que se chama de ‘absoluto’ após passar pelo processo de destilação e purificação”, explica o expert. O uso do EDP é indicado para ser combinado ao uso do Creme Acetinado Hidratante Desodorante, que conta com a essência de Lily Lumière e garante uma pele macia e aveludada, além de proporcionar uma perfumação mais intensa e duradoura. “Nas estações mais frias, as pessoas costumam tomar banhos mais quentes, o que influencia no ressecamento da pele devido à retirada da oleosidade natural. Por isso, uma hidratação intensa é essencial”, reforça César Veiga. Os produtos são encontrados em todas as lojas físicas e no e-commerce da marca, além do aplicativo do Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos via WhatsApp ( 0800 744 0010 ) diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.

 

 

Shopping Patteo: Kinitos Festas terá primeira loja em Olinda

 

 

Há mais de 50 anos no mercado, a Kinitos Festas vai inaugurar a sua primeira loja em Olinda. O Shopping Patteo foi o local escolhido para a expansão da rede pernambucana que é conhecida por oferecer tudo para festas. A previsão de inauguração é para o segundo semestre deste ano.Instalada no piso L2 do centro de compras, a nova unidade da Kinitos Festas vai contar com mais de 570m² e reunir mais de 30 mil itens. No mix de produtos da rede estão artigos para confeitaria e eventos, bomboniere, descartáveis, balões personalizados, presentes, brinquedos, home decor e bebidas, além de vários itens para montagem de cestas de café da manhã e lanches.História – A Kinitos Festas foi fundada pelo empreendedor Pedro Alexandre, que iniciou um pequeno negócio há mais de 50 anos no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. No início, era uma pequena fábrica de pipocas que em seguida se transformou em uma bomboniere. Foi percebendo a necessidade da clientela de encontrar tudo para festas em um só lugar que o empreendedor expandiu o negócio, transformando a Kinitos Festas em uma das lojas mais completas de Pernambuco quando o assunto é artigos para eventos e utilidades.

Redação com assessorias e veículos – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar