Procon-PE promove negociação de dívidas em alusão ao Dia do Consumidor

 

Em celebração ao Dia do Consumidor, que ocorre na próxima sexta-feira (15), o Procon-PE promoverá o Mutirão de Renegociação de Dívidas. Uma oportunidade para que  consumidores tenham a chance de regularizar suas pendências financeiras e recuperar reputação de crédito. O evento começa nesta  segunda-feira (11) e se estenderá ao longo da semana, das 8h às 14h, na sede do órgão, situada na Rua Floriano Peixoto, 141, no Bairro de Santo Antônio. Além disso, a mesma ação será realizada nos dias 26 e 27 no Agreste, mais precisamente em Santa Cruz do Capibaribe, na Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na Avenida Padre Zuzinha, 178, no Centro. A decisão visa descentralizar as atividades pelo estado, em consonância com a diretriz da Governadora Raquel Lyra. Durante o evento, os consumidores terão a oportunidade de negociar suas dívidas com os principais bancos, bem como com empresas de telefonia e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

 

 

Manutenção predial interrompe serviços da Agencia do Trabalho na Rua da Aurora

 

 

A Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE) informou que a Agência do Trabalho localizada na Rua da Aurora, 425, Boa Vista, no centro do Recife, não terá atendimento ao público de hoje (11) até domingo (17). O fechamento acontece para a realização de serviços de manutenção predial. Durante o período, os usuários do equipamento podem se dirigir, mediante agendamento, aos postos de atendimento instalados no Expresso Cidadão RioMar (Recife) e no Expresso Cidadão Shopping Patteo (Olinda). Nesses pontos, ficam disponíveis os serviços de atualização cadastral, consulta de vagas de emprego, encaminhamento para seleções e habilitação ao Seguro Desemprego. O agendamento é obrigatório e deve ser feito pelo portal pecidadao.pe.gov.br.  O serviço de Orientação Profissional online continuará funcionando normalmente. O funcionamento das demais unidades da Agência do Trabalho também segue inalterado.

 

 

Santander Universidades oferece 50 bolsas de estudo em Londres para mulheres líderes

 

 

O Santander Universidades está promovendo a 14ª edição do Santander | SW50 Leadership Programme 2024 – LSE, um programa de treinamento destinado a 50 mulheres em cargos de liderança, em colaboração com a London School of Economics and Political Science (LSE). A LSE é uma instituição localizada no coração de Londres, uma comunidade global de pessoas e ideias. O curso abrange formação presencial na LSE, com a hospedagem custeada pelo Santander. Durante o programa, as participantes terão acesso a treinamentos exclusivos sobre liderança global, conferências, sessões de mentoria individual e em grupo, além de oportunidades para compartilhar experiências profissionais e construir redes internacionais de contatos. As candidaturas estão abertas até 13 de março de 2024 na plataforma Santander Open Academy.

 

 

Mostra de Cinema e Direitos Humanos começa hoje com exibições em todas as capitais

 

 

A partir de hoje(11) até 22 de março, acontece a 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), em todas as capitais do Brasil com o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”. Este evento, totalmente gratuito, destaca-se como um espaço de reflexão e debate sobre questões fundamentais para a promoção dos direitos humanos no país. Com a exibição de 18 filmes nacionais, cuidadosamente selecionados por profissionais com vínculos diretos aos problemas abordados nas produções, a mostra pretende abordar uma ampla gama de temas, desde a prevenção e combate à tortura e ao genocídio até questões como democracia, enfrentamento ao extremismo, diversidade religiosa, memória, verdade, saúde mental, cultura e educação. A  Mostra reafirma seu compromisso com a diversidade ao trazer como pautas os direitos de mulheres, pessoas idosas, crianças e jovens, pessoas com deficiência, população em situação de rua, povos indígenas e comunidade LGBTQIA+. No Recife a Mostra será no Cinema UFPE- Cidade Universitária, Recife. Aprogramação completa está no link: https://mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br/cidades/.

 

 

Ilustradoras negras lançam versão em quadrinhos de Quarto de Despejo

 

 

O livro Quarto de Despejo, que foi escrito a partir das memórias da catadora de papel Carolina Maria de Jesus, vai ganhar uma nova versão neste ano, como história em quadrinhos. O livro reproduz o diário em que Carolina narra seu dia a dia em uma comunidade pobre da cidade de São Paulo, desocupada para construção da Marginal Tietê, em 1961. O texto é considerado um dos marcos da literatura feminina no Brasil. A versão em quadrinhos comemora os 110 anos da autora, que se tornou referência na literatura brasileira, que serão completados no dia 14 de março. Laura Vecchioli do Prado é coordenadora editorial de literatura do grupo SOMOS Educação, do qual faz parte a editora Ática, primeira a publicar o livro no Brasil, em 1960. Ela conta que teve a ideia da adaptação para os quadrinhos em 2020, quando saiu a edição comemorativa dos 60 anos do livro Quarto de Despejo. A ideia é que a obra seja acessível para atingir um público mais jovem. O livro já está disponível para venda na internet e em algumas livrarias. A versão HQ da obra foi feita por quatro artistas negras: a roteirista Triscila Oliveira, a ilustradora Vanessa Ferreira e as arte-finalistas Hely de Brito e Emanuelly Araujo. Nas orelhas e também dentro do livro, as quatro artistas relataram como foi fazer o livro e a relação delas com o Quarto de Despejo.

 


Serviço pioneiro foi inaugurado no Hospital da Mulher do Recife

 

 

A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) inaugurou o Serviço de Histeroscopia Ginecológica Diagnóstica e Cirúrgica, no Hospital da Mulher. Trata-se de exame ginecológico de imagem para ver o interior do útero e do canal endocervical, com o auxílio de uma minicâmera. O procedimento, que é pioneiro na rede municipal de saúde, permite a avaliação de sangramento uterino anormal, pesquisa de infertilidade, corpo estranho e lesões suspeitas de malignidade. Fruto de um investimento de R$ 1,7 milhão, a iniciativa funcionará no Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, com agendamento por meio da Central de Regulação da capital. Para fins de diagnóstico, a histeroscopia ginecológica tem como principais indicações problemas no funcionamento do útero, dificuldade para engravidar, abortos espontâneos de repetição, fluxo menstrual excessivo e suspeita de câncer de endométrio, podendo inclusive ser realizado em regime ambulatorial, sem necessidade de anestesi ou internação. Já a histeroscopia cirúrgica requer anestesia e é voltada para retirada das alterações encontradas na histeroscopia diagnóstica, de forma segura, rápida e altamente eficaz para diversas doenças, como miomas e pólipos endometriais e endocervicais; tratamento de malformações uterinas e procedimentos para diminuir sangramentos em excesso, além de retirada do DIU. Para que a mulher ou pessoa com útero possa se submeter a um dos procedimentos, é necessário encaminhamento por um profissional da Atenção Básica, policlínicas e outros serviços da rede municipal, para que seja agendado junto à Central de Regulação do Recife. O local terá capacidade para, inicialmente, ofertar cerca de 300 atendimentos por mês.

 


Farmácia Popular: mulheres respondem por 62% dos beneficiários

 

 

Nos últimos doze meses, mais de 15 milhões de mulheres utilizaram o programa Farmácia Popular, representando 62% dos beneficiários. Desde junho do ano passado, houve um aumento significativo no acesso a medicamentos gratuitos, especialmente para saúde feminina, com mais de 404 mil mulheres beneficiadas. O programa distribuiu mais de 1 bilhão de medicamentos e fraldas geriátricas para mulheres. Além disso, o Programa Dignidade Menstrual, lançado em janeiro de 2024, beneficiou mais de 1 milhão de mulheres em 3,5 mil municípios, distribuindo mais de 43,6 milhões de absorventes através de 15,2 mil farmácias credenciadas. O objetivo é garantir acesso a produtos essenciais e promover conscientização sobre a menstruação como um fenômeno natural.

 

 

Oftalmologista esclarece sobre tipo de catarata que acomete pessoas com miopia

 

 

Existem algumas cataratas mais conhecidas, como senil, congênitas, traumáticas, entre outras. No entanto, há também uma rara, a de índice, que acomete pessoas com miopia. O oftalmologista Alexandre Ventura, diretor do Instituto de Olhos Fernando Ventura, realizou uma cirurgia para correção do problema na última semana e explicou o motivo do surgimento desta doença. “A paciente em questão tem um pouco mais de 40 anos de idade e o grau começou a aumentar demais, fazendo com que ela tivesse dificuldade mesmo usando os óculos. Ela já havia sido operada de miopia a laser há 10 anos, tinha uma boa visão e começou a ter um ‘embaçamento’. Identificamos a presença da catarata de índice, comum em pacientes míopes. Nesse tipo da doença há uma mudança de grau muito abrupta e existe necessidade de tratamento”, explicou Alexandre Ventura. Além da rara catarata de índice, Alexandre Ventura destaca as existências das congênitas, das traumáticas e da senil. De acordo com o oftalmologista, a senil é inevitável e todas as pessoas terão em algum momento. Já casos dos outros tipos, com o avanço da medicina preventiva, estão diminuindo com o passar dos anos.

 

 

Mostra faz homenagem aos bacamarteiros

 

 

Até o dia 22 de março, o Hotel Grand Mercure de Boa Viagem apresenta uma mostra dedicada à Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo (SOBAC), um dos importantes Patrimônios Vivos do estado de Pernambuco. A exposição destaca a trajetória da SOBAC, o primeiro grupo de bacamarteiros operários surgido no Cabo de Santo Agostinho na década de 1960. A entidade tornou-se uma referência no bacamartismo pernambucano por suas releituras do folguedo e pelo trabalho junto aos poderes públicos para a salvaguarda legal dessa manifestação cultural. A mostra reúne vídeos, fotografias e pinturas do Marechal de Bacamarteiros Ivan Marinho e de seu filho Gabriel Marinho, ambos representantes ativos da SOBAC.

Redação com assessorias e veículos – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar