Por que as doenças respiratórias afetam mais os bebês?

 

A Unidade de Pronto Atendimento Professor Fernando Figueira UPA em São Lourenço,  tem somado forças no enfrentamento dos casos de doenças respiratórias que têm crescido nos últimos meses, com a mudança da sazonalidade do verão para o outono. A pediatra da unidade, Queila Oliveira, destaca que muitos casos que chegam são de bebês com Bronquiolite Viral Aguda, uma doença inflamatória das pequenas vias aéreas dos pulmões que causam desconforto respiratório grave, principalmente em crianças com menos de seis meses. A profissional considera que a oscilação de temperatura associada à baixa umidade do ar possibilita maior propagação desses vírus que passam boa parte do ano sem manifestar a doença. “As infecções respiratórias sempre ocorreram nesse período do ano, porém nos últimos três anos temos observado uma piora no número e gravidade dos casos, principalmente nos bebês. Alguns estudos evidenciaram que crianças que nasceram após o período de isolamento da pandemia apresentaram quadros severos de Síndrome Respiratória Aguda Grave”, explica. Além disso, Queila afirma que os bebês sofrem mais por que possuem a via aérea mais estreita e pequena comparada com uma criança maior ou um adulto, dificultando a passagem de ar na presença de secreção.Outro fator é o calendário vacinal que ainda não está completo, proporcionando, assim, maior vulnerabilidade à contaminação e gravidade.

 

 

InstitutoRB abre edital para oficina sobre Frans Post para escolas públicas

 

 

Reconhecido por seu variado acervo de arte e história, que inclui uma extensa coleção de obras relacionadas ao Brasil Holandês, o Instituto Ricardo Brennand, juntamente com o Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet – PRONAC 222045), está com o Edital Frans Post: O Primeiro Olhar – Uma Imersão na Paisagem do Brasil Holandês aberto para selecionar oito escolas públicas do Grande Recife para participarem, gratuitamente, de oficinas e ações formativas para a exposição imersiva Frans Post: O Primeiro Olhar – Uma Imersão na Paisagem do Brasil Holandês, a ser realizada naquele espaço. As atividades incluem palestra sobre o artista, atividade artística sobre a paisagem da cidade do Recife no passado e no presente e visita das escolas participantes às exposições do museu.

O Instituto RB possui, nos dias atuais, a maior coleção de telas do pintor Frans Post, produzida nas quatro fases distintas de sua obra, totalizando vinte quadros. Frans Post é tido não somente como o primeiro pintor a retratar a paisagem brasileira, como o primeiro paisagista das Américas. Ele esteve no Brasil em 1637. Em terras pernambucanas, integrou a caravana de Nassau e aqui retratou, entre outras telas, o hoje chamado Forte das Cinco Pontas. Para participar da seleção, as escolas interessadas devem preencher o formulário no link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScYV_K3YGlbwbHRvuz6rqhTLC4YZt42VFAhy1DFBmmCngKIfA/viewform. Mais informações pelo (81) 2121-0365 /0334.

 

 

Atriz Fabiana Karla participa de sessão especial do filme “De Repente, Miss!” no Recife

 

 

O Shopping Boa Vista recebe a querida atriz Fabiana Karla para uma sessão especial do filme “De Repente, Miss!”, que será realizada neste sábado (25), às 20h30, no cinema do centro de compras. A comédia protagonizada pela pernambucana tem ainda em seu elenco as atrizes Giulia Benite (Turma da Mônica), Danielle Winits (Os Farofeiros) e Nany People (Vidente por Acidente), além do ator João Baldasserini (Salve-se Quem Puder). A comédia tem direção de Hsu Chien. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos no site do Kinoplex Boa Vista ou no local. O filme “De Repente, Miss!” conta a história de Mônica, que deixou uma carreira promissora na Publicidade para criar os filhos, Luíza e Leo. Prestes a completar 40 anos, ela entra em crise ao perceber que a filha adolescente não sente mais admiração por ela. Uma viagem em família para um resort de verão, porém, parece ser a oportunidade que Mônica precisa para se reconectar com a filha, mesmo que seja preciso disputar um concurso de miss.

 

 

Defesa Civil do Paulista divulga plano de contingência para o inverno

 

 

Com o intuito de contemplar ações de respostas a desastres e situações emergenciais, visando ainda minimizar a problemática dos riscos de deslizamentos nos morros, a ocorrência de alagamentos e outros sinistros, a Secretaria Executiva de Defesa Civil do Paulista divulgou o Plano de Contingência do Município do Paulista para o inverno de 2024. O material contém tópicos como: comitês de Gestão de Crise, mapeamento e análise de riscos, ações preventivas e emergenciais, diretriz do Plano de Contingência, Operação Inverno 2024, estratégias de recuperação, e distribuição e competências. De acordo com o documento, o Comitê de Gestão de Riscos é composto pelos seguintes órgãos municipais: Secretaria de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil / Secretaria Executiva de Defesa Civil (Coordenação Geral); e ainda, pelas secretarias membros: Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos; Secretaria de Infraestrutura; Secretaria de Governo e Gabinete; Secretaria de Obras e Serviços Públicos; Secretaria de Planejamento e Gestão, e Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente. Além disso, o Plano de Contingência destaca outros pontos como: Prognóstico e a previsão de chuvas para a RMR; pontos de alagamentos e deslizamentos no município, e detalhes sobre a deflagração do Plano de Contingência, ações e procedimentos, estratégias de recuperação, estrutura da Secretaria Executiva de Defesa Civil, contatos das secretarias membros do comitê, dentre outros.

 

 

Termina amanhã inscrição para o processo seletivo do Centro de Educação Musical de Olinda

 

 

As inscrições gratuitas são para as novas turmas do segundo semestre de 2024. Os interessados precisam confirmar a participação através do site www.cemoolinda.com. Nele, também, há o edital, com detalhes das mais de 400 vagas. Há cursos para os turnos de manhã, tarde e noite. Os regulares têm turmas Infantil 1 (7 a 8 anos), Infantil 2 (9 a 10), Infantil Juvenil (11 e 12), adolescentes (13 a 17) e adultos (acima de 18). Estes, acontecem com disciplinas teóricas (com turmas) e práticas (individuais). Além disso, há as aulas livres de instrumento (percussão popular e canto popular). Neste caso, as aulas são exclusivamente práticas e individuais. A diretora do Cemo, Keila Souza, diz que mesmo aqueles que não têm habilidade com um instrumento podem participar. Todos os cursos do Centro de Educação Musical de Olinda possuem taxa de matrícula e mensalidades, ambas no valor de R$ 45.

 

 

Feira vende produtos com renda revertida para abrigos de idosos

 

 

O Projeto Adote uma Vovó participa neste final de semana de dois eventos. No sábado, dia 25, na Feira Vegana, no Mercado Eufrásio Barbosa (Olinda), das 10h às 17h e no domingo, e no dia 26, a participação acontece no Palácio do Comércio, no Recife Antigo, das 9h às 19h.São produtos de mesa posta, confeccionados com a técnica do Patchwork sustentável, além de artigos em arte sacra, eternização de memórias e criações sustentáveis. O projeto está há 19 anos ajudando abrigos de idosos carentes, através de suas iniciativas. Toda renda arrecadada com a venda dos produtos será revertida para compra de material de higiene pessoal, limpeza, alimentos, cadeiras de rodas e banho.

Redação com assessorias e veículos – Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar