PL assegura espaços para animais de estimação no Programa Minha Casa Minha Vida

O PL402/23 assegura, nas unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, espaços exclusivos e cercados destinados aos cães e gatos de estimação, levando em consideração o número de unidades habitacionais no empreendimento habitacional. Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta inclui a medida na Lei 11.977/09, que trata do programa. Autor da proposta, o deputado Marangoni (União-SP) afirma que “os animais de estimação fazem parte das famílias brasileiras como membros familiares, e não apenas como mascotes”. Para ele, as edificações do programa devem oferecer espaço adequado aos bichos de estimação, para “evitar que os animais sejam abandonados por seus tutores quando da mudança de endereço pela nova residência em unidades habitacionais”. A proposta ainda será despachada para as comissões permanentes da Casa.

 

Dentista pode ajudar também a tratar distúrbios do sono

 

 

Nesta sexta-feira, 17 de março, é Dia Mundial do Sono. Os especialistas voltam a demonstrar preocupação com alguns graves problemas acentuados com a pandemia, como é o caso do bruxismo, ronco e apneia, que podem dar seus primeiros sinais ainda quando se é criança. Mas que também pode acontecer quando a pessoa está estressada diante do computador , no trânsito ou afazeres do dia a dia.

O bruxismo e o apertamento dos dentes, muitas vezes nem se sente, comenta o cirurgião-dentista Kleber Lacet do Grupo Odontocape. Mas é preciso diferenciar um do outro, ressalta ele, lembrando “ que o bruxismo é a fricção entre um dente e outro e o apertamento ocorre quando existe somente o contato entre os dentes superiores e inferiores, com força excessiva”.

Kleber Lacet alerta ainda que é importante destacar que esse apertamento excessivo das estruturas dentais não pode ser comparado com o contato entre os dentes, para fazer a mastigação e o ato de engolir. Isso ocorre muito durante o sono, porque o indivíduo não consegue controlar a força colocada, sobre os dentes e a tensão, contração e o estiramento muscular, pois está relacionado com o estresse e a tensão emocional. “O uso de um dispositivo para dormir que se ajuste aos dentes pode ajudar o paciente a lidar com bruxismo, mas essa não é a cura”, conta o cirurgião-dentista. No entanto, a redução da “exposição” de um ou mais dentes para igualar a mordida pode acontecer com restaurações, coroas ou mesmo com procedimentos de ortodontia, orienta Lacet.

O bruxismo e o apertamento podem trazer várias consequências para a saúde das pessoas que sofrem com esses problemas: Os dentes podem ficar “moles”; Dores de cabeça e no pescoço (principalmente ao acordar); .Necrose da polpa do dente (tratamento de canal); .Desgaste intenso dos dentes; .Ruídos e barulho durante o sono, incomodando quem dorme ao lado. Odontocape – O grupo Odontocape está há 26 anos atuando no mercado odontológico de Pernambuco e conta com cinco unidades de atendimentos localizadas Boa Viagem, Piedade, Graças, Derby e Olinda, ofertando cerca de 300 tipos de tratamentos odontológicos.

 


INSS: Autônomos precisam pagar a Previdência para receber aposentadoria e benefícios

 


Mesmo quem trabalha como autônomo – aquele profissional que presta serviço sem carteira assinada – precisa contribuir com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso para ter direito à aposentadoria e a outros benefícios como auxílio-doença. “É uma maneira daquele trabalhador que não tem vínculo de emprego garantir rendimento na idade avançada e também se resguardar com algum rendimento no final do mês, caso sofra um acidente e precise parar de trabalhar por um período ou definitivo”, alertou o advogado especialista em direito previdenciário do escritório Reis & Pacheco, Kéops Mendes.Segundo ele, há várias maneiras de o autônomo contribuir mensalmente com a Previdência. Uma delas é recolher 20% sobre o valor recebido pelo serviço prestado. Esse recolhimento fica limitado até o valor do teto do INSS, que este ano está em R$7.507,49. Neste caso, o trabalhador pode ter direito a uma aposentadoria maior que um salário mínimo e a todos os benefícios, que serão pagos com base na média de salários que a pessoa contribuir. Outra forma é recolher 11% sobre o salário mínimo e ter direito a quase todos os benefícios da Previdência como auxílio-doença, aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e salário-maternidade. E, ao se aposentar, a aposentadoria será de um salário mínimo.

Os benefícios variam conforme valor a ser recolhidos:

Cadastrar e pagar
Esse recolhimento mensal ocorre por meio da GPS (Guia de Previdência Social), que pode ser emitida pelo site da Previdência Social. É necessário ter o número do PIS ou NIT. Além do recolhimento mensal para a previdência, o trabalhador autônomo também precisa antes se cadastrar no INSS.

Idosos e MEI
Outra forma de contribuição é a de idosos, que é de 11%. Mas a pessoa só terá direito à aposentadoria no valor de um salário mínimo. Para aqueles que são cadastrados como MEI (Microempreendedor Individual), a contribuição é de 5% sobre o salário mínimo (R$1.302,00), podendo chegar a 20% para conseguir uma aposentadoria maior.No caso da contribuição facultativa, que enquadra pessoas que não exercem funções remuneradas, como desempregados e estudantes, é possível contribuir com 5% do salário mínimo.

 


Anderson Correia luta habilitação do ICIA no SUS

 


O vereador Anderson Correia (PP) segue de forma incansável na busca pela habilitação do Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) no Sistema Único de Saúde (SUS). Desde o início do mandato buscando melhorias para a instituição que cuida de diversas crianças e adolescentes com câncer de Pernambuco e de outros estados, o parlamentar já pediu a ampliação dos leitos de UTI pediátrica do local, além de avanços na estrutura em volta do ICIA, como a implantação da parada de ônibus e a solicitação para calçar a rua do instituto.

E, desde 2021, o edil tem pedido a habilitação do ICIA no SUS, que é considerado um grande objetivo a ser alcançado pela instituição, que vai melhorar e ampliar muito os serviços e atendimentos no local. Para isso, Anderson tem não só protocolado proposições, mas articulado reuniões junto ao Governo do Estado, como aconteceu na última sexta-feira, onde, juntamente com uma comitiva do ICIA, se reuniu na Secretaria de Saúde, com a secretária executiva da pasta, Bárbara Florêncio, para discutir meios de alcançar essa habilitação. Agora, o próximo passo é se reunir com a governadora Raquel Lyra, para buscar a conclusão deste pleito. Estamos nesta luta desde 2021 e seguimos para alcançarmos este objetivo da habilitação do ICIA no SUS. Sabemos da sensibilidade da governadora Raquel Lyra em querer descentralizar a saúde do nosso estado, e estamos aqui para ajudar nesta missão. Já oficiamos o Estado para que isso aconteça e em breve nos reuniremos com Raquel para concluirmos essa habilitação, que mudará para melhor o nosso tão querido ICIA”, destacou Anderson.

 

IR 2023: saiba quais documentos e as vantagens de declarar já no início do prazo

 


A Receita Federal divulgou as regras do Imposto de Renda 2023. O prazo para a entrega da declaração neste ano será de 15 de março a 31 de maio. Ou seja, os contribuintes terão um prazo maior para prestar as contas com o Leão. Mas enquanto a data de início não chega, é importante já começar a organizar os documentos necessários, para evitar imprevistos. De acordo com o contador e professor de Ciências Contábeis da Wyden, Éderson Rigon, a antecipação da organização desses documentos ajuda o contribuinte a entregar a declaração dentro do prazo estabelecido, tendo em vista que, caso não encontre algum comprovante, ele terá tempo para requerer na fonte que emitiu. “Outro benefício é a possibilidade de receber a restituição nos primeiros lotes, ou se programar para o pagamento do imposto, se for o caso”, explica. Segundo o docente, entre os dados e documentos que o contribuinte precisa ter estão: informações gerais próprias e de seus dependentes, tais como nome, CPF, grau de parentesco, data de nascimento, endereço atualizado, cópia da última declaração, dados bancários para restituição, atividade profissional exercida, informações sobre bens, imóveis e contas do contribuinte (documentos de veículos, registro do imóvel, inscrição do imóvel para IPTU, resumos de conta corrente e aplicações financeiras); informes de rendimentos (do contribuinte e dos dependentes).

 

 

Paulista leva ação de saúde para as mulheres de Chã de Mangabeira

 


Durante o mês de março, a Coordenação de Saúde da Mulher do Paulista realiza diversas ações em prol da saúde das mulheres. Nesta sexta (10), as munícipes de Chã da Mangabeira estão sendo contempladas com diversos serviços de saúde que estão sendo ofertados no Hotel Lazer Piaba de Ouro, das 9h às 16h.Segundo a coordenadora de Saúde da Mulher, Erivalda Maciel, “é de suma importância que todas venham até as ações para que aproveitem os serviços ofertados. Precisamos dar enfoque à prevenção e tratamento das doenças, principalmente ao câncer do colo do útero durante o mês de março, mês que foca em combater essa doença”.No local estão sendo realizados testes rápidos de HIV, Aids e Sífilis, atendimento clínico, auriculoterapia, aferição de pressão arterial, mamografia, atendimento ginecológico, encaminhamentos para oftalmologistas e aulas de zumba. Também estão sendo realizadas palestras sobre a conscientização quanto ao câncer do colo do útero.

Também em Paulista: Vigilância Ambiental intensifica testes de Filariose :A Vigilância Ambiental da Prefeitura do Paulista está intensificando o Programa de Controle da Filariose do município e presta serviços à população de segunda a quinta na Prontoclínica Torres Galvão (PTG), no Centro. A coleta de sangue é realizada das 23h à 1h, já que é mais fácil detectar o parasita na corrente sanguínea à noite. Para fazer o exame, não é necessário agendar e as pessoas podem ir com ou sem prescrição médica.Além do ponto fixo na PTG, têm os polos itinerantes que estarão disponíveis a partir da solicitação de cidadãos ou de entidades públicas interessadas. Para fazer essa solicitação, é necessário entrar em contato com a Vigilância Ambiental pelo e-mail: vigilanciaarboviroses@gmail.com.

 


Acic promove o empreendedorismo feminino e celebra o Dia Internacional da Mulher

 


Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) irá realizar o evento “Mulheres que Inspiram, um Papo de Empreendedora”, dia 23 de, a partir das 18h, no The Garden. A iniciativa irá debater os desafios enfrentados por mulheres que comandam o próprio negócio. O investimento é de R$ 20 para associados da Acic e de R$ 40 para não associados. Além de inspirar mulheres através do relato de profissionais que são referência na região, o debate quer conectar experiências e aproximar empreendedoras de diferentes setores. O evento contará com as histórias de sucesso da empresária do setor imobiliário, Camila Machado, da influencer e empresária de moda, Marcela Peixoto, e da diretora de Jornalismo da Rádio Cidade, Renata Torres. A gerente de relacionamento de Micro e Pequenas Empresas, Kleytiene Monteiro, e a gerente de negócios do Crediamigo, Maria Rosa Andrade, ambas do Banco do Nordeste (BNB) também vão orientar as participantes sobre as opções de crédito. A programação oferecerá ainda sorteios e shows culturais.

Para a presidente da Acic Mulher, Carolina Miranda, esta será uma ótima oportunidade para integrar as empreendedoras caruaruenses. “Apesar de cada mulher ter a sua individualidade, a maioria de nós passa pelos mesmos problemas no contexto empresarial: preconceito de gênero, dupla jornada de trabalho e machismo estrutural. O evento busca, justamente, acolher essas mulheres e mostrar que elas não estão sozinhas”, pontuou. A iniciativa é a união de duas ações da Acic que já são conhecidas na região: Mulheres que Inspiram, promovida pela Acic Mulher, e Papo de Empreendedora, realizada pela Acic Jovem. Neste ano, a Câmara Setorial dos Corretores de Imóveis da Acic se une para somar ao projeto. “Estamos conectando dois projetos de sucesso para que o debate ganhe ainda mais força. A Associação começou a dialogar sobre o tema há mais de 30 anos, com o então Núcleo Especial da Mulher Executiva de Caruaru (Neme), e hoje segue fomentando o empreendedorismo feminino em todas as suas câmaras e seus núcleos”, ressaltou o presidente da Acic, Newton Montenegro.

 


Economista explica como o ensino sobre poupar dinheiro pode ser benéfico para os brasileiros

 


Segundo dados do Serasa, o Brasil é um país de endividados. Cerca de 64 milhões de brasileiros estam no rol de inadimplentes em 2021. Muito se discute uma proposta de educação financeira no ensino de base como uma das medidas para conscientizar a criança e o adolescente sobre o poder de compra, como economizar, o que seria investimento e quais as formas possíveis de fazer. Isso impacta diretamente na cultura dos indivíduos e na consciência em relação ao dinheiro.Segundo a economista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Lytiene Rodrigues Cunha, a sociedade e, principalmente, os jovens e crianças vivem imersos em uma cultura de marketing que bombardeia anúncios que estimulam o consumo. Muitas vezes, essas publicidades fortalecem o desejo de compra, de ter o objeto e coloca uma distância ainda maior na educação financeira. “As redes sociais podem contribuir consideravelmente para isso, além da televisão, séries, filmes e perfis de famosos. Contudo, o ensino de propostas de reflexão de administração de recursos financeiros desde cedo, buscando a conscientização das reais necessidades e evitando o consumo sem sentido, fariam com que as crianças levassem esses ensinamentos para a vida adulta, sendo pessoas mais conscientes e menos endividadas ou até livres de débitos”, explica.

Em algumas escolas, a educação financeira é uma realidade no ensino didático dos alunos. Séries do ensino fundamental apresentam o conteúdo aos alunos desde a reformulação da Base Nacional Comum Curricular, quando foi instituída através da Resolução Conselho Nacional de Educação/ CP no 2, de 22 de dezembro de 2017. Contudo, essa parte diversificada difere de uma escola para outra, porque cada uma delas pode escolher a área de ensino, disciplina, que está mais alinhada com o perfil da região onde está localizada. Então, enquanto uma escola opta por educação financeira, outra pode escolher letramento digital. Ainda de acordo com Lytiene, o primeiro retorno positivo é a existência de uma sociedade que possua uma consciência de suas reais necessidades e tenha um ambiente melhor para viver.“A adoção em maior escala na parte diversificada do ensino fundamental da disciplina educação financeira pode estabelecer uma população com pessoas menos endividadas, mais conscientes de seu consumo e com mais saúde mental por não pensar em honrar dívidas. Inclusive, enquanto educa crianças, elas estendem os hábitos educacionais aprendidos para o convívio com os familiares, o que implica em uma proposta indireta de educação dos adultos que convivem como pais, responsáveis, tios, avós, primos”, finaliza.

Redação com veículos e assessorias- Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar