Pipoca ajuda a evitar demência

Ao acompanhar 3.300 pessoas por seis anos, os cientistas descobriram que aquelas que comiam 90 g ou mais de grãos integrais – como pipoca levemente salgada – por dia tiveram uma redução cognitiva menor em comparação com aqueles que não tinham o hábito de comer tais alimentos. Além da pipoca, quinoa ou cerais integrais têm o mesmo efeito. Importante ressaltar que o estudo trata da pipoca com pouco sal, sem manteiga e não a feita no micro-ondas. Estudos anteriores já indicaram que o consumo regular de pipoca de micro-ondas pode gerar danos cerebrais, como o Alzheimer, além de colaborar para a obesidade.

As Diretrizes Dietéticas para Americanos recomendam pelo menos três porções de alimentos integrais por dia, sendo uma porção equivalente a 30 g – como uma fatia de pão integral ou meia xícara de macarrão cozido ou arroz (desde que integrais). Os investigadores descobriram que aqueles que comiam três ou mais cereais integrais por dia tinham uma taxa de declínio cognitivo, primeiro indicativo da demência, mais lenta do que aqueles que comiam menos. A explicação por trás da descoberta é que os grãos integrais evitam picos de açúcar no sangue, que podem causar placas nas artérias e inflamação, aumentando o risco de demência. Os pesquisadores observaram o efeito apenas em participantes negros, que representavam 60% dos participantes do estudo. Voluntários brancos ou de outras etnias, além de serem minoria no estudo, podem ter hábitos alimentares diferente, então não significa que o benefício esteja descartado. Para o estudo, publicado na revista Neurology, foram analisados 3.300 adultos que tinham em média 75 anos e não sofriam de demência. Todos participaram do Chicago Health and Aging Project, que acompanhou 10 mil pessoas de 1993 a 2012. Eles foram entrevistados a cada três anos sobre a frequência com que comiam grãos integrais e também realizaram testes cognitivos e de memória.

 

Open Day da Escola Eleva Recife

 

A Escola Eleva Recife vai movimentar nesta terça-feira (28), a partir das 18h, um Open Day em sua unidade em Boa Viagem, voltado para alunos e familiares que queiram conhecer melhor sua proposta pedagógica que combina tradição com inovação, oferecendo o que há de melhor na educação integral ao redor do mundo, bem como, realizará um tour pelas instalações da escola.

Na ocasião, as crianças presentes também poderão participar de oficinas que envolvem esportes, música, arte e tecnologia. Para participar do Open Day, as inscrição podem ser feitas pelo link: https://www.escolaeleva.com.br/recife-open-day . Mais informações pelo (81) 3334.5477.

 

Alunos do UniFBV são destaques em Odontologia

A atuação do Centro Universitário do UniFBV Wyden teve destaque na edição deste ano do 11º Encontro Pernambucano de Odontologia (EPO). Três trabalhos aprovados, com destaque para a aluna do sétimo período, Maria Eduarda Noberto que acabou com 3º lugar em menção honrosa como um dos melhores visto do congresso, que contou com cerca de 600 apresentações inscritas. O trabalho abordou o tema “Indicação periodontal de correção do sorriso gengival: Revisão de Literatura” e teve como orientadora a professora Adriana da Costa Ribeira.

De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia do UniFBV, Deborah Sobreira é muito importante ver os alunos de destacando em um dos eventos mais tradicionais da área em Pernambuco. “A participação acadêmica dos alunos em eventos deste porte enriquecer o portfólio científico da instituição e gera nos alunos uma visão não só técnica, mas acadêmica da profissão. Estamos colaborando para o desenvolvimento do saber científico dentro da nossa profissão”, ressalta a coordenadora.

 

Procura por serviços odontológicos aumentam no fim do ano

 

 

Pesquisa feita pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo apontou para um crescimento de 30% no fluxo de pessoas que pretendem buscar o Clareamento Dental, neste fim de ano, motivados por melhorar o sorriso para as festas de fim de ano e para o Carnaval. Para alguns especialistas essa demanda por serviços de estética bucal é esperada. No Odontocape, aqui no Recife, não é tão diferente. Segundo a executiva Anabela Alencar, à frente do comando das cinco unidades da rede na Capital e Região Metropolitana do Recife (RMR), a expectativa é de um aumento de 20% a mais nessa temporada. “O clareamento dental é, sem dúvida, o serviço mais procurado neste fim de ano. Seguido da limpeza dos dentes”, destaca Alencar.

Para o cirurgião-dentista, também sócio-fundador do Odontocape, Kleber Lacet, esse período do final de ano incentiva as pessoas a estarem mais bonitas. “A procura por serviços de estética, na verdade, começou a se intensificar após a segunda quinzena de novembro e acreditamos que se estenderá até a véspera do Natal e Réveillon. Clareamento dos dentes por meio de laser e moldeiras (técnica combinada), além de limpeza geral dos dentes, a qual é realizada com equipamento de ultra-som ganham dia a dia mais adeptos. Acreditamos que trata-se de um investimento pessoal de quem está atendo a novos recomeços”, enfatiza Lacet.

“Atualmente, nas unidades do Grupo Odontocape é possível parcelar em até 10 vezes o tratamento odontológico, o que sem dúvida facilita e atende ao bolso de muita gente”, explica Anabela Alencar. Para mais informações é só ligar para (81) 3301.5780 ou (81) 99609.2758.

 

Miniférias

Ademar Rigueira e Adriana Caribé deram pausa nas causas da advocacia e encontram-se nos EUA onde comemoraram o aniversário dela e aproveitam para dias de descanso.

 

Constituição, Democracia e Liberdades

 

O presidente da OAB -PE, Fernando Ribeiro Lins, lidera a comitiva formada por advogados e advogadas que participarão da 24ª Conferência Nacional da Advocacia, desta segunda (27) a quarta (29), em Belo Horizonte (MG). Sob o comando do presidente da OAB nacional, Beto Simonetti, o evento tem como tema central a “Constituição, Democracia e Liberdades”. A advocacia pernambucana, que se destaca nacionalmente, não poderia ficar de fora da discussão de importantes temas do universo jurídico, em especial, das questões do momento atual do país. Participaremos ativamente das diversas atividades ao longo dos três dias da Conferência Nacional da Advocacia”, pontuou o Ribeiro Lins. “O maior evento jurídico do mundo reunirá mais de 20 mil participantes de diferentes regiões e países para discutir a defesa dos direitos fundamentais e da liberdade em todas as suas dimensões”, asseverou Beto Simonetti.

 

Cozinha Comunitária

 

Com o objetivo de fortalecer as ações de assistência social e combater a insegurança alimentar no Estado, a governadora Raquel Lyra inaugurou, na última sexta-feira (24), a cozinha comunitária Evalda Maria Gonçalves de Albuquerque, em Passira. Com a entrega, Pernambuco alcança a marca de 24 unidades cofinanciadas este ano e passa a contar com 79 equipamentos. A iniciativa é umas das ações do Pernambuco Sem Fome, que teve seu Projeto de Lei encaminhado para a Alepe esta semana. O Governo tem trabalhado muito com a superação da fome e da pobreza. Infelizmente, ainda temos pessoas que têm dificuldade em saber o que vão comer na próxima refeição. Fico feliz em poder inaugurar um equipamento que vai atender a população mais vulnerável, ofertando 200 refeições diárias”, destacou Raquel Lyra. A cozinha comunitária ofertará capacitação e qualificação, promovendo a geração de emprego e renda para a comunidade.

Redação com veículos e assessorias / Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar