Pesquisadores desenvolvem novos fármacos para tratamento de doenças crônicas

 

Pesquisadores brasileiros estão empenhados na pesquisa e produção de novos fármacos para tratar doenças crônicas. A Rede Brasileira de Laboratórios Públicos visa ampliar a disponibilidade de medicamentos essenciais, como para a dor neuropática, que afeta um terço da população do país. Resultados promissores foram obtidos em estudos, levando a parcerias com indústrias farmacêuticas. Outros fármacos em desenvolvimento visam tratar a depressão, devido à limitação de eficácia dos medicamentos atuais. O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (Inofar) coordena 27 grupos de pesquisa em parceria com 20 instituições brasileiras, com apoio do CNPq e da FAPERJ, resultando em 58 patentes e mais de mil artigos científicos publicados.

 

Nem toda tontura é labirintite

 

 

Nesta Semana Nacional da Tontura que acontece até a sexta-feira (26), uma ação vai orientar sobre o problema. Será na quinta-feira (25), das 7h às 11h, no Parque da Jaqueira, zona norte do Recife, com a presença de médicos otorrinolaringologistas e uma equipe interdisciplinar de saúde. O evento gratuito é promovido pelo departamento de otoneurologia da ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 30% da população do planeta é afetada por problemas de tontura. O otorrinolaringologista Cleydson Oliveira, do Instituto Rezende de Oliveira e especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Medicina do Sono, explica que qualquer sintoma não pode ser ignorado. “Uma tontura aguda, com vertigem e náuseas, por exemplo, pode ser um sintoma de AVC. É importante não deixar para depois”, reforça. Segundo a otorrinolaringologista Lívia Noleto, especialista em zumbido e otoneurologia pela Universidade de São Paulo (USP), nem toda tontura é labirintite. “É muito comum ao sentir tonturas, as pessoas creditarem esse sintoma a uma labirintite, mas reforço que isso precisa ser desmistificado. Afinal, existem diferentes doenças de labirinto” – explica a médica.

 

Alerta sobre a compra de imóveis em terrenos da Marinha

 

 

O advogado Rodrigo Ribas, especialista também na área tributária (PHR Soluções Jurídicas), orienta sobre a multa imposta pelo Serviço de Patrimônio da União (SPU) no caso de aquisição de imóveis em terrenos da Marinha. “O artigo 116 do decreto-lei 9.760 prevê uma obrigação do adquirente desse tipo de imóvel, que é comunicar à SPU em até 60 dias após a operação realizada, sob pena de incorrer numa multa de 0,5% ao mês sobre o valor do terreno sem as benfeitorias”. Ele destaca ainda que para quem recebeu notificação da SPU e ainda não cumpriu com a obrigação de comunicação, pode ter que resolver a questão judicialmente, em caso de uma multa excessiva. “É que muitas vezes, pelo valor do imóvel e a proporção do terreno que se encontra em área de Marinha, a multa pode chegar a um percentual relevante do valor do imóvel. É possível entrar com ação anulatória para reduzir proporcionalmente ao valor e aos fins a que a legislação se destina” , conclui Ribas.

 

Paulista faz convocação para confirmação de cadastro no Programa Mães de Pernambuco

 

 

O Programa “Mães de Pernambuco”, lançado pelo Governo do Estado, que visa garantir um complemento de R$300 mensais na renda de mulheres em situação de vulnerabilidade social, selecionou e identificou beneficiárias do município do Paulista que atendem os critérios estabelecidos. A Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do Paulista está numa busca ativa das mães confirmadas, através da listagem  com 1458 mulheres identificadas e selecionadas pelo Estado, por meio dos dados do Cadastro Único. É  necessário que haja uma confirmação delas através do link para garantir que vão receber o benefício. As mães com o perfil devem realizar a confirmação de participação no programa até o dia 25 de abril de 2024 no site www.maesdepernambuco.pe.gov.br , informar o número do NIS e data de nascimento, e clicar em “Aceito participar”.

 

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

 

 

O disco-livro “É Pretinha” acabou de ser lançado pela editora Rubra, no Rio de Janeiro. A obra é uma colaboração artística entre mulheres sambistas. Concebido por Marina Iris e Manu da Cuíca, com ilustrações de Tétiiz e produção musical de Ana Costa,  conta a história de uma menina de 4 anos chamada Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba. Produzido e dirigido por Ana Costa, o disco conta com sete músicas compostas especialmente para a obra, interpretadas por Marina Iris, Sílvia Druffayer e Maira Freitas. Destaque especial para a participação  Áurea Martins, que dá voz à protagonista do livro. As músicas podem ser ouvidas no Spotify e YouTube gratuitamente.

 

Aberta convocatória para artesãos interessados em expor no Espaço Sebrae na Fenearte

 

 

O Sebrae/PE está com inscrições abertas para os produtores artesanais interessados em expor no Espaço Sebrae Economia Criativa, na 24ª edição da Fenearte, a maior feira de artesanato da América Latina, marcada para ocorrer entre os dias 3 e 14 de julho. Os interessados deverão acessar o Portal Sebrae de Economia Criativa (menu Eventos) e preencher o formulário disponível no site até o próximo dia 5 de maio. O resultado final da curadoria será divulgado no dia 20 de maio, e os selecionados serão comunicados por e-mail e WhatsApp. O investimento é de R$ 1.890 com opções de pagamento à vista ou parcelado. É importante ressaltar que cada estande é individual e intransferível.

 

Jaboatão realiza mutirão de negociação de dívidas e orientação financeira

 

 

O mutirão de negociação vai de amanhã (24) até a próxima sexta-feira (26), na Escola de Referência em Ensino Médio Adelaide Pessoa Câmara, na avenida Barreto de Menezes, em Marcos Freire. Os atendimentos vão acontecer das 9h às 15h. O mutirão tem como objetivo negociação de dívidas e orientação financeira, para auxiliar cidadãos no controle de gastos e prevenção de futuros endividamentos. Durante três dias, os consumidores e fornecedores de serviços vão poder renegociar dívidas e fechar acordos com condições vantajosas. Os interessados em participar deverão apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cópias dos documentos referentes à questão pendente. A ação contará com a participação da Secretaria da Fazenda Municipal, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Câmara Privada de Conciliação e Mediação da Prefeitura do Jaboatão, instituições bancárias físicas e virtuais, empresas de telefonia, grupo Neoenergia e Compesa, entre outros parceiros.

 

ONG Giral encerra inscrições para novos voluntários

 

 

Termina hoje, o prazo para as inscrições para prestação de serviço voluntário na Organização Não-Governamental (ONG) Giral. As vagas disponíveis são para Apoio Administrativo, Apoio Pedagógico (para cursos e oficinas de teatro, dança e música), Tecnologia, Assistente Social, Educador Social, Enfermeiros, Médico Geriátrico e Psicólogos.Os candidatos a voluntários devem ser maiores de 18 anos, terem disponibilidade de tempo, uma boa comunicação, espírito de equipe e compromisso com a missão pedagógica da Giral.As atividades dos voluntários serão realizadas na sede da Giral em Glória do Goitá (na Zona da Mata de Pernambuco). As inscrições podem ser feitas com o preenchimento de formulário eletrônico disponível no site: https://bit.ly/inscricao-voluntariado-giral.

 

Instituto Ricardo Brennand na Bienal de Veneza

 

 

E o pernambucano Instituto Ricardo Brennand se fez presente na Bienal de Arte de Veneza, com as presenças da sua diretora Nara Galvão e da Coordenadora do Educativo, Ruth Gabino que participaram da abertura oficial do Pavilhão Brasil, atendendo convite  da Fundação Bienal de São Paulo e do indígena Ziel Karapotó. O artista é um dos três indígenas do Brasil a fazer parte do  evento, com a obra “Cardume II”. Esta é a 60ª edição da Bienal de Veneza com o tema “Stranieri Ovunque”. O evento começou no último domingo (21) e segue até 24 de novembro. Ziel Karapotó é um dos artistas do Pavilhão Hãhãwpuá, Brasil, fazendo parte da exposição ka’a Puêra: nós somos pássaros que andam”.

Redação com assessorias e veículos – Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar