Perfil mais conservador do Congresso pode impactar pautas feministas

 

Parlamentares da nova legislatura têm um posicionamento mais conservador em relação a pautas relacionadas ao movimento feminista. É o que aponta o estudo Perfil Parlamentar (2023-2026) Sob a Ótica da Agenda Feminista, do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), com base em análises dos conteúdos das redes sociais dos 513 deputados federais e dos 81 senadores (incluindo os eleitos em 2022). O Cfemea considerou somente as publicações feitas no período oficial de campanha eleitoral de 2022 (16 de agosto a 30 de outubro), em sites dos parlamentares e no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Por meio de 34 perguntas iguais, o estudo avaliou posicionamento sobre seis temas relevantes para a agenda feminista: Direitos sexuais e direitos reprodutivos; Violência contra a mulher; Concepção de família; Posicionamento sobre o cuidado (por exemplo, divisão do trabalho intrafamiliar); Religião (entre os pontos observados: o Estado laico); Posições antigênero (como direitos LGBTQIA+). A pesquisa constatou que os perfis dos parlamentares estão separados em grupos ideológicos. E cada pessoa pode integrar mais de um grupo. São eles: armamentista (pouco mais de 10% do Congresso Nacional); religioso (cerca de 20%); de costumes/defensores da família tradicional ( cerca de um quarto); feminista ( 20%); conservadores (mais de 40%).

A coordenadora da pesquisa e doutora em ciência política, com pós-doutorado em estudos feministas interseccionais pela Universidade de Brasília e pesquisadora em gênero, mídia e política, Denise Mantovani comentou os resultados : “A gente tem desde o aspecto do impacto das redes sociais e dos discursos de ódio propagados. A gente está vendo que muitas dessas candidaturas se elegeram às custas de muita fake news.” E detalha alguns perfis: “No estudo, a gente percebeu que existem partidos que efetivamente concentram as posições da extrema direita, neoconservadoras, religiosas fundamentalistas. Denise aponta convergência em alguns temas. “Existem parlamentares que podem ser aliados pontuais em determinados assuntos com os quais eles dialogam com os direitos das mulheres”. Ela destaca o combate à violência contra mulher. “Em uma situação em que eles sejam convidados a apoiar uma legislação que ajude a prevenir, enfrentar e combater a violência doméstica contra as mulheres, a violência sexual, o estupro, acho que existem possibilidades de arranjos com parlamentares de vários partidos para compor uma aliança com a bancada feminista e antirracista que está atuando na defesa e dos direitos das mulheres, em toda diversidade que essa palavra representa.”

Composição do novo Congresso; As mulheres representam 52,62% do eleitorado brasileiro. Apesar de as mulheres serem a maioria, não há reflexo na composição do Congresso. O estudo confirmou que falta equidade de gênero e raça na representação política. Na Câmara, as mulheres representam 17,7% das cadeiras, com 91 deputadas. Com o resultado das urnas, foi mantida a hegemonia masculina (82,3%). A maioria dos deputados e deputadas eleitos é branca (72%). Em seguida, vêm os pardos (21%), pretos (5%), indígenas (0,9%) e amarelos (0,58%). No Senado, são apenas 15 mulheres entre 81 senadores, sendo que quatro delas são suplentes de senadores que ocupam cargos no governo federal.Além da representação feminina ser baixa na Câmara e no Senado, as mulheres estão longe dos principais postos de comando, como as presidências das duas casas , assentos nas mesas diretoras e nas comissões.A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) cita os desafios para os próximos anos. “O primeiro deles é o envolvimento dos parlamentares – mulheres e homens – nesse debate. Estamos tratando do interesse de mais da metade da população brasileira, sendo que a outra metade também se beneficiará com o avanço civilizatório que é promovido a partir das conquistas das mulheres.”

 


Artistas movimentam Roda de Conversa promovida pela Galeria Marco Zero

 


Nesta quinta (9), às 18h, a Galeria Marco Zero sedia uma Roda de Conversa com os artistas visuais Bozó Bacamarte e Ianah Maia, com mediação da curadora Galciani Neves. O evento, aberto ao público e gratuito, é parte da programação da coletiva ‘Eu não enterrei meu umbigo aqui’, na galeria de Boa Viagem. A mostra que segue em cartaz até 8 de abril, busca refletir sobre as reais e diferentes formas como aconteceram os fluxos migratórios do Brasil. No encontro, serão compartilhados os processos de criação dos trabalhos que integram a mostra e debatidas as relações entre corpo e território e as percepções sobre o lugar de origem e suas implicações na produção artística. Artistas – Grafiteiro, pintor, artista visual, o recifense Bozó Bacamarte tem obras com influência da xilogravura – como as produzidas pelos mestres Gilvan Samico e J. Borges –, além de elementos do Movimento Armorial criado por Ariano Suassuna, sendo o povo nordestino um tema recorrente em seu trabalho. Também nascida na capital Pernambucana, Ianah Maia é artista visual e técnica em agroecologia. Seu trabalho abrange auto-retratos fotográficos, pinturas e arte urbana que revelam um olhar cuidadoso e lúdico para pequenas belezas cotidianas.

 


Carreiras jurídicas por elas

 

Nesta quinta-feira (09), às 19h30, a Estácio Recife realiza Aula Magna do seu curso de Direito, com o tema “Carreiras jurídicas por elas”. Participam como convidadas Daisy Andrade Pereira, Desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco; Flávia Santiago Lima, advogada da União e pós-doutora em Direito pela Universitat de València, na Espanha; e Ana Luísa Brêda, Escrivã da Polícia Civil de Pernambuco. A Aula Magna acontece no auditório da instituição, na Abdias de Carvalho.

 

AGE financia estandes para artesão da Fenearte

 

Para contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva do artesanato e da economia criativa no Estado, a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) está facilitando crédito para os expositores selecionados para a 23ª edição da Fenearte. A comercialização dos estandes da Feira começou na última terça e segue até o próximo dia 21/03, no Centro de Artesanato de Pernambuco. Os participantes poderão contar com recursos de até R$ 21 mil, com taxa de juros de 0,50% ao mês, para quem pagar as parcelas em dia e receber o bônus de adimplência. O prazo de quitação é de quatro a nove meses. Financiamento resulta de uma ação conjunta do Governo do Estado, através da parceria entre a AGE, ADEPE, ligadas, às Secretarias de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE) e de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDEC). De 2015 até o ano passado, a AGE já financiou 1.050 estandes da Fenearte, movimentando mais de R$ 2,5 milhões na economia local. Para ter acesso ao crédito, é preciso ser selecionado para a Feira nas categorias Individual Pernambuco, Alimentação, Associações e Redes Solidárias. Também ser residente e estar empreendendo no no estado , possuindo pelo menos seis meses de faturamento comprovado. A linha de crédito pode ser obtida tanto por empreendedores quanto por prestadores de serviço formalizados como MEI e para os não formalizados (pessoa física). Informações: telefone AGE/ (81) 3183-7450.

A Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), considerada a maior feira de artesanato da América Latina, terá sua 23ª edição no período de 5 a 16 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco. A Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) é uma instituição financeira de economia mista integrante da administração indireta do Governo do Estado de Pernambuco, ligada à Secretaria Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE). Tem como missão promover e financiar o empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Estado. A AGE foi criada em 2011 com o objetivo de conceder apoio financeiro a empreendedores e empresas, aumentando a competitividade e ampliando a geração de emprego e renda no Estado. Mais informações: www.age.pe.gov.br.

 


Comércio informal de Paulista será reordenado e terá horário de funcionamento

 


Para dar condições ao comerciante informal de realizar suas atividades comerciais de forma organizada e garantir a mobilidade da população, o comércio informal de Paulista será reordenado e terá horário de funcionamento. O trabalho será integrado com a participação de várias secretarias da gestão, a partir da segunda quinzena, em várias localidades.O secretário de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, Wandelson Santos, explica que as atividades serão educativas e de orientação, com as normas adequadas para o funcionamento. De acordo com o gestor, as ações terão um cronograma que visa a observação das condições dos estabelecimentos fixos ou móveis que ocupam os espaços públicos e aspectos de vigilância sanitária, dentre outros. Em quase todos os municípios do estado existe um ordenamento do comércio informal que ocupa as áreas públicas, com vista a organizar o seu funcionamento e permitir o fluxo das pessoas”. Ainda de acordo com Wandelson, o trabalho terá o apoio das secretarias das Regionais, Desenvolvimento Econômico, e de Mobilidade, e as intervenções de início serão realizadas nas avenidas João Pereira de Oliveira (Manepá), no Janga, e Prefeito Geraldo Pinho Alves (Av Brasil), em Maranguape I. A ação também vai contemplar comerciantes da orla do Janga, assim como nos bairros Jardim Paulista Baixo e no Centro da cidade.

 


Camará Shopping promove ações para o Mês da Mulher

 


O Camará Shopping promove uma série de atividades voltadas para o público feminino em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado ontem (8). As ações seguem ao longo de todo o mês de março. Entre os prêmios que serão entregues estão sessão de massagem relaxante, par de ingressos para o cinema e vales-compra de valores diversos, entre outros. Será realizada ainda aferição de glicemia e pressão e ação de estouro de balão na Farmácias Independente. O Mês das Mulheres do Camará Shopping vai contar ainda com aulão de dança gratuito todas as segundas e quartas-feiras em dois horários. Para o público adulto, os encontros ocorrem das 15h às 16h; e para o público idoso, das 18h às 20h. Nas terças e sextas, o público poderá participar do projeto Bem-Estar Camará, também em dois horários. Às 18h, com aulão de funcional; e às 19h, com zumba. Ambas as atividades ocorrem no Piso L1, ao lado do Park Pet.A programação também dará espaço para o romance, com a edição especial do projeto Praça Musical no dia 30, a partir das 19h. Na ocasião, a Praça de Alimentação do Camará Shopping recebe apresentação em tom de seresta de Nado dos Teclados. A criançada também tem vez no Mês das Mulheres, com apresentações de espetáculos infantis temáticos todos os sábados, a partir das 16h, na Praça de Alimentação do centro de compras.

 


Contribuintes do Paulista têm até sexta para garantir desconto de 30% no IPTU

 


Está na reta final o prazo para o contribuinte do Paulista garantir até 30% de desconto no pagamento da cota única do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). De acordo com a Secretaria de Finanças do município, é preciso estar em dia com os pagamentos dos anos anteriores a 2023 para poder ser beneficiado. O prazo para pagar a cota única ou a primeira parcela do tributo é até esta sexta-feira (10.03). O pagamento pode ser efetuado através do boleto ou do PIX (pagamento instantâneo através de aplicativo de seu banco de preferência). O IPTU também poderá ser pago em nove parcelas, todo dia 10 de cada mês, até o mês de novembro de 2023. Ao todo, cerca de 130 mil imóveis cadastrados efetuam o pagamento do IPTU e da taxa de limpeza em Paulista. Para mais informações, o cidadão deve ir à Secretaria de Finanças, localizada no Paulista North Way Shopping, loja 08, piso térreo, no Centro de Paulista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. O contribuinte também pode ligar para o número (81) 99635-0491 ou falar pelo WhatsApp através do (81) 99635-0589.


Vereador pede criação de abrigo feitos de reciclados para animais de rua

 

Sempre preocupado na criação de políticas públicas voltadas para os animais não-humanos, o vereador Anderson Correia (PP) solicitou, por meio de um requerimento, que sejam criados locais de abrigo, feitos de outdoors reciclados e outros materiais que sobram de publicidade do município, para animais de rua. A ideia é baseada num projeto de sucesso feito por uma ONG na Tailândia, país com grande índice de animais abandonados, assim como acontece no Brasil. “Precisamos estar atentos ao que está acontecendo de bom em prol dos animais, e este projeto é uma política pública muito importante para os animais de rua, que são habitantes do município e precisam de dignidade e bem-estar. Esses locais de abrigo, além de proteger os animais do sol e da chuva, podem ser feitas de materiais 100% reciclados dos outdoors e outros materiais, como placas, que sobram de publicidade do município, servindo também de um novo espaço publicitário para a própria prefeitura, de forma fixa e sem onerosidade”, destacou Anderson.

Redação com veículos e assessorias- Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar