Papa Francisco dá primeiro passo para beatificar padre brasileiro

 

O papa Francisco reconheceu as “virtudes heroicas” do padre brasileiro Aloísio Sebastião Boeing, informou a Santa Sé, dando assim o primeiro passo para sua beatificação. A partir de agora, o religioso passa de “servo de Deus” para “venerável”. Nascido em 24 de dezembro de 1913 em Vargem do Cedro, distrito do município catarinense de São Martinho, Boeing pertenceu à Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus e foi fundador da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus. Ele faleceu em 17 de abril de 2006 em Jaraguá do Sul, também em Santa Catarina. “O venerável servo de Deus realizou um amplo apostolado unido à grande caridade, levando alívio para muitos necessitados. A fé foi um pilar de sua vida, a oração marcava os seus dias. Nas circunstâncias difíceis, era apoiado por uma esperança viva. O seu apostolado foi fecundo e correspondeu às missões confiadas por seus superiores”, informou o Vaticano.Ainda conforme o Dicastério da Causa dos Santos, o brasileiro era visto como “um pai” por noviços e foi um “válido diretor espiritual para muitos”. “Tinha particular atenção para os mais pobres, aos quais fornecia apoio material e espiritual. Manifestou espírito ecumênico sobretudo com a comunidade luterana presente naquela área do Brasil, e para a qual também tornou-se ponto de referência”, acrescenta a nota.

Primogênito de sete filhos, Boeing nasceu em uma família muito católica e de origens alemãs, considerada rica para os padrões da época. Em 1925, ele decidiu entrar no seminário religioso em Brusque e, na mesma cidade, fez seu noviciado. Foi ordenado sacerdote em 1º de dezembro de 1940 em Taubaté. Durante sua atuação, foi vigário em Varginha, Minas Gerais e professor do Seminário em Corupá (SC) até 1952, quando foi nomeado “maestro dos noviços” e transferido novamente para Brusque – ficando até 1976.Ainda conforme a Santa Sé, ele foi o responsável pela construção do noviciado Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul, e também pela criação, ao lado de Neide Girolla, em 1976, da experiência da Fraternidade Mariana, com “o objetivo de viver a consagração feminina segundo o carisma dehoniano” – como são conhecidos os padres da congregação ao qual Boeing pertencia. A comunidade foi reconhecida canonicamente em 1994.Antes de parar de atuar por conta de problemas graves de saúde, o padre passou ainda por paróquias de Jaraguá do Sul e Pomerode.

 

Cientistas criam terapia que pode impedir a progressão da doença de Alzheimer

 

 

Pesquisadores da Universidade Bar-Ilan, em Israel, afirmam ter criado um composto eficaz em prevenir a progressão da doença de Alzheimer quando diagnosticada nos estágios pré-sintomáticos. A descoberta foi publicada na edição de dezembro de 2022 da revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences. De acordo com a ONG internacional Alzheimer’s Disease International, mais de 55 milhões de pessoas em todo o mundo viviam com a doença neurodegenerativa em 2020. A estimativa é que esse número cresça muito daqui a 10 anos, chegando a 78 milhões em 2030 e mais que dobre em 2050, atingindo 139 milhões de pessoas globalmente. Até o momento, a maioria dos medicamentos desenvolvidos para tratar o Alzheimer não apresentaram bons resultados práticos, principalmente porque usam biomarcadores errados ou não são recomendados para pacientes com sinais da doença. Uma vez que os sintomas aparecem, muitas células neurais responsáveis pela memória e pela cognição provavelmente já estão danificadas e não podem ser reparadas.

Segundo o site americano SciTechDaily, o pesquisador israelense Shai Rahimipour é pioneiro ao criar uma abordagem diferente, que usa teranóstico (terapia e diagnóstico simultaneamente) para identificar e tratar os primeiros sinais da doença de Alzheimer, antes do aparecimento dos sintomas. O tratamento mostra-se promissor na capacidade de interromper a progressão do problema neurológico antes que danos irreversíveis ocorram nas células cerebrais.No Alzheimer, uma pequena proteína conhecida como beta-amiloide é produzida descontroladamente e, unida em forma de placas, seriam responsáveis por danificar os neurônios. Muitos ensaios clínicos e bilhões de dólares foram investidos ao longo de mais de 25 anos para gerar tratamentos que possam interromper e prevenir a formação dessas placas. No entanto, de acordo com o site americano, essas terapias não tiveram sucesso e causaram efeitos colaterais intoleráveis.

No estudo recente, Shai Rahimipour e equipe desenvolveram um composto formado por pequenos peptídeos cíclicos abióticos (conjuntos de aminoácidos) e medicamentos que se mostrou eficaz em testes com cobaias no diagnóstico do estágio pré-sintomático da doença neurodegenerativa e no tratamento da doença. Quando os cientistas juntaram essa terapia a uma pequena quantidade de proteínas beta-amiloides, houve o bloqueio da produção de placas, revela o SciTechDaily. Na etapa seguinte, os pesquisadores incubaram neurônios humanos com as proteínas tóxicas e foram expostos aos peptídeos cíclicos. A maioria dos neurônios permaneceu viva, mas os do grupo de controle, que não receberam a terapia, ficaram gravemente danificados e morreram. Em outra etapa, foram realizados testes de eficácia dos peptídeos cíclicos em vermes C. elegans geneticamente modificados para desenvolverem sintomas parecidos com os do Alzheimer. Os pesquisadores observaram que ao darem os peptídeos cíclicos aos vermes, a sobrevida deles foi estendida dramaticamente, além de impedir o aparecimento da doença, sugerindo que o processo de formação das placas pode ser interrompido nos estágios iniciais.

Como mostra o site americano, nos testes com camundongos, também modificados geneticamente para terem Alzheimer, uma versão radioativa dos peptídeos cíclicos permitiu o diagnóstico pré-sintomático por meio da tomografia por emissão de pósitrons, uma técnica muito usada em hospitais. Os cientistas israelenses conseguiram detectar nas cobaias pré-sintomáticas as primeiras placas de beta amiloide no tálamo (área do cérebro que retransmite sinais motores e sensoriais ao córtex) antes de sua disseminação para outras partes.Em seguida, os camundongos transgênicos foram tratados com peptídeos cíclicos e observados por um tempo para avaliação da memória e da quantidade de beta amiloides presentes no cérebro. Por meio de exames por imagens, os pesquisadores descobriram que as cobaias não geraram quantidades substanciais da perigosa proteína e, consequentemente, não desenvolveram nenhum sinal de Alzheimer.

 


Olinda: Celulares, documentos integram mais de mil itens encontrados no Carnaval

 


Turistas e foliões que por ventura tenham perdido algum pertence durante o Carnaval de Olinda têm uma grande chance de encontrá-lo na Central dos Achados e Perdidos, que funciona 24h, na sede Guarda Municipal, localizada na Avenida Santos Dumont, 177, no bairro do Varadouro. O serviço também funciona pelo WhatsApp: 81 98979-0054.No relatório parcial, divulgado pela Guarda Municipal de Olinda, 730 usuários estão cadastrados no sistema. Itens como bolsas, celulares e documentos estão entre os pertences mais encontrados durante a festa. Até hoje (21), 1.370 objetos estão na central aguardando seus donos. Confira em anexo a quantidade detalhada dos objetivos recebidos pela Guarda. Após a quinta-feira (23), o serviço funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta.

 


Avon lança dez novas cores de batons

 


A Avon, líder absoluta em maquiagem há mais de dez anos, lança dez novas cores da sua linha de batons Ultra. A escolha das novas cores foi resultado de um estudo de colorimetria, feito a partir de um Workshop Técnico em parceria com um time de maquiadoras experts da Escola Madre, uma das instituições de beleza mais reconhecidas do país. Dele, participaram mais de 20 modelos de todos os 5 grupos de tons de pele (100, 200, 300, 400 e 500) com testes de mais de 65 cores diferentes de batons.A inovação fica por conta de uma paleta mais diversa e melhores cores para atender ao público brasileiro com os seus diferentes tons de pele. As novas cores são: Nude Capuccino, Nude Caramelo, Rosé Nude, Rosé Malva, Rosa Intenso, Vermelho Maçã, Vinho Marsala, Nude Chocolate, Roxo Uva e Nude Rubi, que garantem ultra-conforto, ultra-intensidade e ultra-precisão para você. Afinal, pensou batom, pensou Avon. Sua maquiagem mais prática e para todos os moods: romântica com os tons em malvas, moderna com os roxos, animada com os rosas, poderosa com os vermelhos e elegante com os nudes.

Outra inovação da marca é que, a partir desta campanha, as páginas de batons Ultras da icônica revista Avon passaram a ser separadas por cores, oferecendo uma nova experiência de compra. A consumidora Avon poderá encontrar a melhor cor para os seus lábios e o acabamento que mais se identificar. São eles: o matte, que é 100% matte confortável e com FPS 15; o semi matte, que traz visual aveludado e hidratação com manteiga de karité; o cremoso, que deixa os lábios macios, e conta com vitamina E e FPS 15; e o gloss, com pigmentos reflexivos e FPS 10. “Sabemos que o batom é o item número 1 de maquiagem da brasileira – so este ano passado mais de 8 milhões de batons Avon foram vendidos, segundo a Kantar. Então fomos entender a fundo como essa compra acontece. E a parti pesquisa qualitativa Avon para entender os hábitos do consumidor, ficou claro que a cor é o critério de compra número 1, acima de itens como acabamento ou preço. Decidimos reformular as páginas de batons Ultras da icônica revista Avon para ser dividida por cores, trazendo uma experiência bem melhor para nossas consumidoras”, explica Andrea Echeverri, Diretora de Maquiagem Avon Color Brasil.

 


Cuidados que devem ser tomados no bronzeamento natural

 


Segundo a professora do curso de Estética do Centro Universitário dos Guararapes (UniFG), Lucicleide Sotero, quem mora no Nordeste e em lugares com alta exposição solar, precisa tomar os cuidados necessários. “Micose, câncer de pele e insolação costumam aparecer nessa época do ano justamente causadas por causa de horas embaixo do sol. É importante usar diariamente protetor solar porque ele tem a proteção e quanto mais clara for a pele da pessoa, maior o fator FPS. A hidratação também é fundamental, sucos, água mineral e de coco são excelentes opções”, comenta. Uma das indicações é evitar o sol das 10h até às 16h, mas isso pode ser um desafio para aquelas pessoas que desejam curtir o verão, por isso, a limpeza diária e o uso de hidratantes também precisam ser prioridade. “Essa indicação de ficar esse período sem a exposição é interessante porque o sol é a principal causa do diagnóstico do câncer de pele. E, mesmo fora do verão, indico o uso diário de proteção solar. Hoje em dia, existem várias opções no mercado. Além do cuidado contra doenças, ainda evita melasma, manchas e até rugas, sendo um dos melhores anti-idade que temos”, finaliza.


Olinda divulga balanço do Carnaval 2023

 

 

 

Olinda presta contas do seu Carnaval. E a Prefeitura diz que foi o melhor Carnaval da sua história. Após duas edições suspensas em virtude da pandemia, a estimativa é que cerca de 4 milhões de pessoas circularam pela Marim dos Caetés, gerando um incremento de quase R$400 milhões na economia da cidade. Com oito polos descentralizados, valorização dos artistas da terra e a priorização da segurança para os foliões, a cidade viveu uma verdadeira festa dos sonhos.Foram mais de 300 atrações nos oito polos de animação durante os sete dias de folia. Desse total, 95% foram artistas pernambucanos (80% olindenses). Houve ainda um quantitativo de mais de 1.500 blocos desfilando pelas ruas da cidade, sempre enaltecendo a cultura e as nossas tradições. Ao todo, 350 ordens de orquestras foram dadas para atender as agremiações que circulavam na cidade, beneficiando cerca de 2.400 músicos.

O clima de paz se fez presente, sem o registro de homicídios ou qualquer ocorrência de maior porte. Na delegacia móvel articulada pela Secretaria de Segurança Cidadã, houve apenas nove registros de boletins de ocorrência. Os esquemas especiais de saúde, turismo, serviços públicos, trânsito, controle urbano e assistência social trouxeram resultados positivos, garantindo tranquilidade e bem estar para a população.Uma pesquisa de satisfação realizada com uma amostragem de 1.200 foliões mostra que houve uma aprovação de 92% e, destes, 98% afirmaram que voltariam ao Carnaval de Olinda.

A brincadeira teve o ponto de partida oficial na quinta-feira (16), no palco Erasto Vasconcelos, localizado no polo da Praça do Carmo, e se estendeu até a quarta-feira de Cinzas (22). Durante todos os dias, o prefeito Professor Lupércio, junto a um vasto time de profissionais, monitorou cada parte da cidade, mostrando que o trabalho e a maior manifestação cultural podem andar lado a lado. Foram espetáculos de cores, ritmos e muita alegria, feitos pelo povo e que vão deixar saudades. “Queria externar minha gratidão a todos que fizeram o Carnaval. Acompanhei nas ruas e pela imprensa. Não ouvi nenhuma reclamação de alguém que estava brincando. Enquanto muitos estavam brincando, quase quatro milhões de pessoas, outros estavam trabalhando nos bastidores para que a festa pudesse acontecer. Não houve um só homicídio em Olinda, fizemos tudo para que as pessoas possam voltar à nossa Marim dos Caetés”, comentou o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.

O secretário de Comunicação de Olinda, Severino Júnior, iniciou a apresentação do balanço com os números de segurança, mobilidade, saúde e limpeza. “Tivemos nove boletins de ocorrência registrados na Delegacia Móvel e a gente comemora esse número baixo. Quarenta por cento das pessoas que vieram usaram aplicativo e quase dez por cento utilizaram táxi. Pouquíssimas pessoas optaram por vir com seus carros, o que facilitou o tráfego e os cortejos”.Por sua vez, a secretária da Fazenda e Administração, Mirella Almeida, lembrou do Crédito Popular para os ambulantes, uma novidade para a cadeia produtiva do Carnaval. “Foi muito importante para eles darem o fôlego inicial para as vendas. Conversamos com muitos ambulantes e eles demonstraram a satisfação”. Outro destaque foi a ausência de registros de violência contra a mulher.A secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo, Gabriela Campelo, enfatizou a força da cultura pernambucana e, mais especificamente, a olindense, que predominou em todos os polos de animação durante o período de Momo. “A nossa cultura brilhou em todos os polos da cidade. Tivemos 95% dos artistas pernambucanos e 80% deles eram de Olinda”, ressaltou. O Balanço global , na íntegra, os interessados podem encontrar no site da Prefeitura.

Redação com veículos e assessorias – Fotos- Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar