Pandemia acentua insegurança alimentar para pessoas trans

 

Sete em cada dez pessoas transgênero enfrentaram insegurança alimentar durante a pandemia de covid-19. Para um quinto do grupo minoritário, o quadro foi severo, já que não tinha condições de fazer todas as refeições do dia, nem como comprar alimentos, passando fome. É o que comprova estudo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal da Paraíba, publicado no Plos One. Como forma de averiguar o cenário, a equipe de cientistas analisou experiências de 109 pessoas, por questionários. Os participantes, voluntários, de todas as regiões do país, sendo a maioria negra. O critério para se definir o estado de insegurança alimentar foi o da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que entende os contextos e acesso ao alimento sob ameaça. Isso significa quantidades insuficientes de comida, medo de o alimento acabar e a falta de estabilidade no fornecimento. Também se enquadra na classificação a inadequação da comida disponível, do ponto de vista cultural e/ou nutricional. Sávio Marcelino Gomes, autor do artigo nutricionista e docente da UFPB, destaca que a comunidade trans é uma das mais vulneráveis. “O Brasil, apesar dos avanços na saúde, como o processo transexualizador e de existir uma política nacional de saúde para a população LGBTQIA+ é também o país que mais mata pessoas trans no mundo”, assegura.

O pesquisador comenta que, ao não poder entrar no mercado de trabalho, por conta da discriminação, chamada, nesse caso, de transfobia, as pessoas trans acabam em uma circunstância de suscetibilidade quanto à alimentação, camada que se soma à da fragilização por meio da violência. Gomes faz, ainda, uma crítica aos dados sobre a população trans que se tem, atualmente, à disposição no Brasil. “À medida que sofrem rejeições de empregos, sofrem violências dentro do mercado de trabalho, do setor da educação e também na área de assistência em saúde, quando tentam acessar a atenção primária, essas pessoas sofrem também experiências de estigma, e tudo isso junto, coloca essas pessoas em uma posição social de vulnerabilidade aos piores males que nossa sociedade tem. E a fome é um deles, apesar de a gente não [ter] esse resultado de forma nacional, porque nossos inquéritos, por muito tempo, também não mostram essa população. É uma população que está invisibilizada”, afirma Gomes, que é doutor em saúde pública.

 

Juana Moura lança coleção para as mães

 

 

Uma coleção alusiva ao mês das Mães: Em comemoração a data que é bastante celebrada, a designer Juana Moura foi procurar inspiração na poesia musicada, “Linha do Equador”, de Djavan, para criar uma coleção cápsula especial. Com o tema Laços do Infinito, a coleção exalta o imenso e desmedido amor por todas as mães com peças que trazem versatilidade e estilo, DNA da marca, para os looks em qualquer ocasião. E traz várias possibilidades na hora de presentear e conta com elementos como as pedras naturais, cristais e pérolas, que não podem faltar numa coleção tão marcante. “As peças carregam em si significados únicos e trazem encantamento para qualquer estilo de mãe, seja ela arrojada ou delicada. Uma das minhas apostas é o relicário que está belérrimo”, afirma Juana Moura. Outro destaque são a linha orgânica contemporânea que investe em acessórios com aplicações de flores cravejadas e flores handmade; as t-shirts bordadas, personalizadas; e uma collab exclusiva com a marca Básico Branca. Além das joias da marca Lavish, que são itens à parte na loja. As peças trazem desenhos etéreos e rendados que carregam uma beleza singular e feminina. Joias que combinam singularidade e beleza com arte manual e crochê. Um luxo!

A designer destaca a mistura sofisticada das texturas e banhos nos colares, brincos e mix de pulseiras da coleção, e já avisa que no seu espaço pode ser encontrado também bolsas, lenços e cintos. “Acompanhem minhas redes sociais, pois lá sempre estou dou dicas de uso, produções e formas inusitadas para montar os looks das clientes”, comenta. Segundo a empresária, o ideal é pensar em um presente que tenha a cara da sua mãe e combine com o estilo e o jeito dela viver a vida: das mamães mais clássicas às mais descoladas. Juana desenvolve sua confecção pensando na pluralidade feminina, para tanto, pesquisa as tendências do mercado e oferece produtos que estão em alta em acessórios de moda. Mães: Para a data, ela já adianta sugestões para ajudar nas escolhas dos presentes. “Mamas, seus looks jamais serão os mesmos depois dessas dicas, pois os acessórios são os complementos perfeitos para a sua produção1 – Look Monocromático, pode-se jogar acessórios como pontos de cor, com peças handmade e mistura de texturas, para deixar a produção com personalidade;2 – Look despojado, pode vir com leitura mais leve , colares mais fininhos e desconectados com mais cor, o acabamento mais esportivo com Tênis e a bag handmade, que vai deixar o look mais interessante e moderno;3 – Look Clássico, ícone desse estilo, as perolas chegam com uma pegada mais arrojada, com misturas e banhos mais sofisticados e ousados. Um clássico contemporâneo que virou hit da estação.

 

Pátio do Carmo recebe serviços de beleza durante o Festival das Flores

]

 

Com objetivo de oferecer bem-estar à população, o Festival de Flores de Holambra, no Pátio da Basílica do Carmo, terá dois dias de serviços estéticos gratuitos no local. A iniciativa é uma parceria com o Instituto Embelleze e vai acontecer nesta quinta e sexta-feira, das 10h às 14h.“Nossa intenção é cuidar das pessoas e contribuir para o resgate da autoestima”, comenta Daniel Trindade, organizador do Festival, que completa 22 edições no ano. No local, homens e mulheres poderão fazer cortes de cabelo e elas também contarão com o serviço de escovação. A parceria acompanha a chegada do Dia das Mães, data em que o Festival estima aumentar em 50% a circulação de público e também o volume de vendas para pessoas que pretendem presentear com plantas. “Estamos, inclusive, fazendo reposição com flores especiais para atender quem ainda busca opções de compra”, afirma Daniel. Sobre o festival: De cunho beneficente, o Festival das Flores de Holambra é realizado em parceria com a Basílica do Carmo do Recife, tendo origem na cidade de Holambra, em São Paulo, município onde se concentra a maior produção de flores ornamentais do país. Circulando nas principais cidades e capitais do Brasil, o Festival das Flores já virou tradição, sempre em maio e novembro.

 


Especialista orienta sobre registro de marcas no Milk Experience 2023

 


Especialista em Propriedade Intelectual, a advogada Gisela Peres ministra, nesta sexta, 12, palestra sobre a importância do registro, proteção e manutenção de marcas junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A conversa acontece durante a edição 2023 do Milk Experience Garanhuns, considerado o maior evento de experiência láctea do Brasil, voltado a empreendedores, investidores e profissionais atuantes no setor.O Milk Experience foi criado “para atender às necessidades dos profissionais do setor lácteo que buscam práticas inovadoras para elevar a qualidade de seus produtos, serviços e negócios”.A agenda será dividida em dois dias, 11 e 12 de maio, ocupando os espaços do Sesc Garanhuns, e promete trazer experiências nunca vividas em ações da área láctea.

 


Autistas: Olinda celebra primeiro ano de funcionamento do NIDI

 


O Núcleo Infantil de Integração (NIDI), da Secretaria de Esportes e Juventude de Olinda, celebra seu primeiro ano de funcionamento da melhor forma: atendendo as crianças autistas do município. A festividade será marcada por ações gratuitas de saúde, cidadania e beleza. A atividade inicia a partir das 9h, na sede do espaço, localizado na Vila Olímpica, na Av. Cel. Frederico Lundgren, 467 – Rio Doce. Na celebração, haverá atendimento do Odontomóvel, atendimento nutricional, ventosaterapia, auriculoterapia, massagem relaxante, ortopedia, aula laboral, atualização da carteira de vacina, além de Citopatológico para as mães das crianças atendidas no espaço. Também estarão no local equipes realizando a emissão da carteira de livre acesso e da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA).Há um ano, o NIDI oferece serviços gratuitos de fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, psicologia e psicomotricidade. Isso sem contar com a prática esportiva, com aulas de judô, karatê e natação. Os atendimentos começaram em maio do ano passado, com 80 crianças, hoje já são 165. Sucesso em Olinda, o NIDI vai virar modelo para todo estado de Pernambuco. Em março, a deputada estadual Socorro Pimentel (União BR) esteve no espaço e confirmou que pretende replicar o equipamento em outras cidades.

 


Polo Caruaru realiza concurso e programação especial de Dia das Mães

 


Para celebrar o Dia das Mães, o Polo Caruaru está realizando o concurso “Por que sua mãe merece um look de rainha?”. A iniciativa está sendo realizada por meio do instagram do Polo (@polocaruaruoficial) e para participar os interessados devem comentar uma frase dizendo o por que sua mãe merece um look de rainha do Polo. Além disso, os participantes devem marcar três pessoas no comentário e precisam seguir o instagram do Centro de Compras e Lazer. O comentário ganhador será escolhido por uma comissão julgadora e receberá como prêmio dois vouchers no valor de R$ 250 para comprar um look em qualquer loja do Polo. O Centro de Compras também vai realizar um Música na Praça de Dia das Mães. O show será com Rosy Aguilar, das 12h às 15h, na Praça de Alimentação. O Polo Caruaru também está com outras opções de lazer para crianças e adultos, como a pista de kart, carrinhos elétricos, cinema 6D e feira cultural com peças de artistas do Alto do Moura. Além de lazer, as mães que passarem pelo Polo poderão contar com novidades de looks, sapatos e acessórios, com os preços e descontos que só o Polo Caruaru tem.

 


CIEQ/Caruaru com estágios em Administração, Direito e Ciências Contábeis

 


O Centro de Integração de Estágio Qualificado (CIEQ) da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) está com vagas de estágio disponíveis para estudantes regularmente matriculados nos cursos de Administração, Direito e Ciências Contábeis, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Os interessados em participar das seleções devem enviar os currículos para o e-mail: cieq@aciccaruaru.com. No assunto do e-mail, deve constar o nome da vaga pretendida.Os estudantes do curso de Administração devem estar cursando entre o 3º e o 7º período da graduação, ter habilidades com o Pacote Office e disponibilidade no período da manhã. O valor da bolsa auxílio é de R$ 651 e do auxílio transporte é de R$ 100.Para participar da seleção de Direito, o aluno deve estar cursando entre o 5º e o 8º período. O valor da bolsa auxílio é de R$ 700 e do auxílio transporte é de R$ 50. A vaga, que tem carga horária de seis horas diárias, exige que o candidato possua CNH e tenha familiaridade com o segmento imobiliário.A seleção de Ciências Contábeis, por sua vez, é destinada para os alunos que estão cursando entre o 3º e o 7º período da graduação e têm habilidade com o Pacote Office. O estudante selecionado irá estagiar durante seis horas por dia e receberá uma bolsa no valor de R$ 600. O auxílio transporte é de R$ 200.

 


Desenvolvimento Econômico de Paulista e IFPE realizam parceria

 


Para ampliar ainda mais as oportunidades de negócios no município, a Prefeitura de Paulista através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), vão promover o Festival Empreendedorismo e Ideias Inovadoras. As informações sobre o evento, que vai acontecer nos dias 14 e 15 de junho no Campus avançado da instituição na cidade, foram apresentadas por representantes da entidade, na manhã desta terça-feira (09.05) nas dependências do órgão municipal no centro da cidade. No objetivo do encontro institucional, a professora e coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do IFPE, Rosicleide Ferreira, destacou que é fundamental levar o conhecimento da universidade além da sala de aula fomentando o chamado ‘Circulo Virtuoso’, que é quando se faz a junção de todos os atores do acontecer da cidade como o comércio, a indústria, as instituições de ensino, inserindo o público para um benefício comum a sociedade. “Vamos propiciar a troca de conhecimentos e de experiências de sucesso no mundo dos negócios e disponibilizar cursos e workshops para quem já empreende e para quem deseja empreender” disse a representante da instituição.

O diretor geral do Campus Paulista do IFPE, George Gaudêncio, ressaltou os aspectos que o atual modelo de gestão municipal está fazendo da cidade o destaque do Litoral Norte. “Estamos inseridos e temos a obrigação de nos integrar com todos os setores que atuam na sociedade. O trabalho que a Secretária de Desenvolvimento Econômico está realizando no município é notório. Estamos agradecidos e motivados pelo apoio e trabalho conjunto com a Prefeitura”, disse o diretor da instituição.Por fim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca de Paulista, Raimundo Lopes, falou sobre a importância de realizar uma ação de parceria entre as instituições. “Temos que disseminar a cultura da qualificação para os negócios. Devemos solidificar a geração de renda e de emprego para garantir o crescimento de nossa cidade”, concluiu o gestor.

 


Escola Eleva Recife se une ao Espaço Maetamorfose para discutir Saúde Mental

 


A Escola Eleva Recife, sempre participativa, se engaja em ações alusivas ao Mês das Mães com sua presença em oportuna e necessária iniciativa – Maio Furta-Cor, uma campanha comunitária do Espaço Maetamorfose que é uma clínica multidisciplinar de saúde materno infantil e que pretende sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna, pauta que tem ganhado preocupação e empenho das autoridades médicas no assunto. A iniciativa contará com várias ações ao longo deste mês de maio: Dia 21, sexta, a Escola Eleva Recife estará promovendo das 9h às 13h, durante o evento Bem Estar Materno, que será realizado na unidade da Zona Norte do Espaço Maetamorfose, uma oficina de pintura natural voltada para mães, futuras mamães e profissionais de saúde que atendem o público materno.

Além disso, no dia 28, haverá uma ação de rua, no Segundo Jardim de Boa Viagem, que reunirá profissionais de saúde que trabalham com mães e também grupos de mães para juntos participarem de um programa de intervenção urbana a fim de sensibilizar a sociedade à causa da Saúde Mental Materna. Na ocasião, a Escola Eleva Recife estará distribuindo bottons, folders e necessaire personalizada para parabenizar as mães pelo o seu dia.

A Escola Eleva Recife é brasileira, bilíngue e em tempo integral, que se inspira tanto em propostas de escolas tradicionais brasileiras (rigor, disciplina, preparação para o vestibular, valorização da cultura nacional) quanto em escolas internacionais (esportes, artes, bilinguismo, preparação para o ingresso nas melhores universidades fora do país). Com duas unidades no Rio de Janeiro e uma em Brasília, a escola chegou ao Recife em 2022, com um campus de 9,6 mil m², em Boa Viagem. A escola atua da Educação Infantil ao Ensino Médio e hoje em dia conta com matrículas de cerca de 600 alunos.

Redação com veículos e assessorias- Fotos: Divulgação

E-mail redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar