Outubro Rosa: mulheres negras enfrentam forma mais agressiva do câncer de mama
Com a chegada de outubro, inicia-se a campanha Outubro Rosa, com o tema deste ano sendo “Saúde da mulher: desafios e perspectivas para o controle do câncer.” E um dos desafios foi revelado em um estudo recente do Instituto Nacional do Câncer (INCA).O instituto investiga um subtipo mais agressivo da doença e que tem maior número de ocorrências em mulheres negras, na comparação com mulheres brancas, tanto no Brasil como em outros países. Segundo a pesquisadora Sheila Lima, a incidência de câncer de mama entre a população negra é quase o dobro da registrada entre as brancas, e este grupo é o mais afetado pela mortalidade relacionada à doença. A pesquisa destaca que o subtipo mais agressivo evidencia a necessidade de um enfoque específico em políticas de saúde que atendam a essa população.
Cuidar da saúde mental de pacientes e familiares também é desafio
Durante a campanha, a Fundação Laço Rosa, no Rio de Janeiro, enfatiza a importância de cuidar da saúde mental de pacientes e familiares, uma vez que o tratamento de câncer é uma jornada desgastante. A presidente da Fundação, Marcelle Medeiros, destaca que, até 2025, pretende realizar mil atendimentos psicológicos, além de promover a conscientização sobre a prevenção.Com a maior incidência e mortalidade concentradas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, a campanha deste ano chama a atenção para os desafios que mulheres negras enfrentam na luta contra o câncer de mama, sublinhando a urgência de uma abordagem mais inclusiva e eficaz no combate à doença.
Jaboatão realizará mais de 1.200 mamografias neste Outubro Rosa
Os mamógrafos móveis do Jaboatão dos Guararapes estão chegando a locais de grande circulação, neste mês de outubro ampliando o acesso das mulheres à mamografia de rastreio, indicada para aquelas sem queixas e na faixa etária de 50 a 69 anos (foto), de acordo com a orientação do Ministério da Saúde. Os exames serão realizados das 8h às 16h, seguindo a data agendada para cada local. Para realizar o procedimento, as mulheres devem residir no município e apresentar RG, CPF e cartão SUS no dia do exame. Serão ofertadas, gratuitamente, 1.220 mamografias, com cronograma nas sete Regionais do município. Além do histórico familiar, o estilo de vida e o histórico reprodutivo e hormonal são alguns fatores de risco. Para reduzir o risco, é fundamental manter um peso corporal adequado, praticar atividade física regularmente e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo. A amamentação é considerada um fator protetor.
Governo vai abrir 15 centros para cuidado da pessoa com deficiência
O Ministério da Saúde vai abrir 15 centros para reabilitação e cuidado de pessoas com deficiência, chamados Centros Especializados em Reabilitação. As unidades vão ser instaladas em 13 municípios.Também será ampliado em 20% o repasse para oito centros já existentes, habilitados a atender pessoas com deficiências intelectuais e com Transtorno do Espectro Autista (TEA).Outra ação é que o CER de Maracanaú, localizado no Ceará, passará a oferecer reabilitação auditiva. Transportes sanitários, usados na locomoção das pessoas com deficiência nos centros, vão ser adaptados.Ao todo, serão investidos mais de R$ 49 milhões. Estima-se que mais de 18,5 milhões de brasileiros tem algum tipo de deficiência, sendo mais da metade mulheres.
Livro infantil aborda intolerância religiosa de maneira lúdica e afetuosa
A professora e escritora Sarah Muricy apresenta o livro infantil “O Mundo Mágico dos Orixás”. A obra aborda a importância de contar as histórias das religiões de matriz africana de maneira acessível a todas as crianças. O conto narra a jornada de João e de sua mentora espiritual Yoyô, que o ensina valores como amor, coragem e respeito por meio das lições dos Orixás, divindades que representam forças da natureza e ancestrais. O livro também pode ensinar jovens e adultos sobre a importância de abraçar as diferenças e buscar um mundo melhor para todos. Encontros marcantes com figuras como Iansã, Ogum, Xangô, Yansã e Iemanjá ensinam João sobre a beleza e os desafios de cada ensinamento, ressaltando a importância de acolher as diferenças. A obra transmite uma mensagem de fé e tolerância religiosa com a pretensão de combater o preconceito religioso, com uma temática de forma lúdica e tranquila para as crianças.
Cineclube Popular do Ó chega a Paulista com exibição de curtas e longas metragens até 11 de outubro
O Cineclube Popular do Ó, projeto pioneiro de audiovisual na cidade de Paulista, oferece exibições de curtas e longas metragens gratuitas ao público. A maior parte das sessões serão direcionadas ao público infanto-juvenil do município. A sala itinerante realizará ao todo 10 exibições, que contemplarão áreas urbanas e litorâneas de Paulista. As sessões serão distribuídas entre os bairros de Maranguape I e II, Mirueira, Nossa Senhora do Ó, Conceição, Janga, Pau Amarelo e Paratibe. O projeto exibirá filmes de temas variados, desde curtas-metragens, documentários até animações. O catálogo dos filmes a serem exibidos é composto por obras audiovisuais do cinema brasileiro e internacional. A programação e exibição contemplará equipamentos públicos municipais (escolas e auditórios), garantindo e assegurando o acesso democrático e gratuito do público participante. A classificação etária dos filmes varia de acordo com o perfil de idade de cada público a ser contemplado, a cada sala de exibição.
Jurista lança o livro “Dogmatismo a partir de Kant: Por trás das Máscaras”
O jurista, professor, filósofo e escritor Jackson Borges de Araújo lançará no dia 24 de outubro, no Recife Expo Center, a partir das 17h, sua mais recente obra “Dogmatismo a partir de Kant: Por trás das Máscaras”.O livro aborda o conceito de dogmatismo à luz do pensamento de Martín Heidegger e da filosofia crítica de Immanuel Kant. Escrito durante o período da pandemia, o autor mergulhou no pensamento heideggeriano e kantiano, ao introduzir a crítica da razão pura, estabelecendo novos parâmetros para o conhecimento, rompendo com visões dogmáticas e impulsionando a filosofia moderna. Com uma vasta trajetória acadêmica e diversas publicações, o autor se destaca por sua capacidade de traduzir conceitos filosóficos complexos para um público mais amplo, sem perder a profundidade das discussões.
Redação com assessoria e veículos – Foto: Chico Bezerra/PMJG
E-mail: redacao@blogdellas.com.br