Os riscos dos fogos de artifício no período junino

 

– Soltar bombas e rojões pode trazer perigos para a audição, adverte especialista –

O período junino no Nordeste é marcado por festas e muitas tradições. Entre elas, o uso de fogos de artifício e artefatos explosivos, como bombas e rojões, que além do perigo de acidentes e queimaduras são prejudiciais à audição, com o risco de perda auditiva, que pode ser uni ou bilateral, temporária ou até irreversível. Um barulho súbito e intenso, como é característico desses artefatos pirotécnicos, pode causar algum tipo de perda auditiva, uma vez que o som pode atingir mais de 125 decibéis, percorrendo todo o ouvido rapidamente e atingindo células da cóclea. Para entender a intensidade deste ruído, considera-se que os níveis apontados pela OMS como aceitáveis são de cerca de 50 dB.“ O barulho das bombas, fogos, rojões podem causar diversos danos, inclusive um barotrauma, com ruptura da membrana timpânica. O ideal é sempre a prevenção: evitar ficar próximo do ruído e usar protetores de ouvido, sempre que possível” – explica a fonoaudióloga da Clínica Três Marias, Dra. Taciana Amorim. Quando não é possível evitar a causa, o mais indicado é buscar atendimento posterior à exposição, especialmente caso sinta alguma diferença auditiva. “Após o trauma, o paciente pode sofrer com zumbidos no ouvido, dor, ou sensação de abafamento dos sons. Caso esse problema persista, é importante buscar atendimento otorrinolaringológico para avaliação, diagnóstico e tratamento adequados”, ressalta.

 


Exposição: O Fantástico Mundo Marinho chega ao RioMar com acesso gratuito

 

 

A exposição “O Fantástico Mundo Marinho” abre a temporada de férias do RioMar Recife com oito espécies de animais aquáticos animatrônicos, interações digitais e lúdicas, espaços instagramáveis e ainda com acesso gratuito. A mostra ficará em cartaz entre os dias 16 de junho e 29 de julho na Praça de Eventos 1, no Piso L1. A experiência será divertida para todas as idades, com acesso mediante inscrição no SuperApp RioMar Recife. Uma gigante baleia cachalote, tubarão baleia, tubarão filhote, peixe palhaço e peixe cirurgião patela, tartaruga de couro e caranguejo estão entre as réplicas de animais aquáticos que poderão ser conferidas na exposição. Para deixar a experiência ainda mais especial, as atrações contam com movimentos e sonoplastia. A visita ainda será guiada por uma equipe de arte-educadores para deixá-la mais lúdica. Além disso, a mostra também trará outras atrações e experiências. Ela conta com duas cabines de realidade virtual, nas quais os clientes poderão experimentar mergulhar junto com animais aquáticos. Também haverá jogo de memória, espaço instagramável e um barco para as crianças tirarem fotos. O funcionamento da exposição será de acordo com o horário do shopping, de segunda a sábado das 9h às 22h, e domingos das 12h às 21h. Para ter acesso à exposição, o cliente deve baixar gratuitamente o aplicativo RioMar Recife SuperApp, disponível para Android e iOS, ir na sessão “eventos”, clicar no link “O Fantástico Mundo Marinho”, preencher os dados, selecionar o dia e adquirir o QR Code. No dia agendado, o participante apresenta o ingresso digital ou impresso ao acessar a entrada do evento.

 


Nacc retorna ao Quiosque Solidário do Plaza

 

 

O Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (Nacc) é a instituição que ocupa o quiosque solidário do Plaza Shopping neste junho. O espaço é uma ação da área de responsabilidade socioambiental do shopping e fica no piso L3. No local, a são comercializados produtos institucionais (camisas, cadernetas, lápis, canetas, etc.) e peças produzidas pelas voluntárias de artesanato e costura da instituição (pano de pratos, passadeiras, toalhas de lavabo, jogo americano, centro de mesa, sousplat, necessaire, etc). A renda obtida é revertida para as atividades do Nacc – serviços de oncologia pediátrica do Recife por meio do apoio às crianças carentes em tratamento na cidade e seus familiares. O Nacc é a instituição beneficiada com a arrecadação de roupas, agasalhos e cobertores novos ou usados em bom estado de conservação que acontece no Arraial do Plaza, nos dias 17 e 18 de junho, a partir das 16h. O coletor dos donativos fica no Espaço Ecolúdico, Jardim do Piso L2. As doações podem ser feitas no Arraialzinho do Plaza, até o dia 16 , a partir das 17h. Informações: www.nacc.org.br.Há 11 anos o Plaza promove atividades na área de responsabilidade socioambiental em vários eixos de atuação como a educação e formação profissional, voluntariado corporativo, apoio a grupos e instituições, saúde, cidadania e meio ambiente. Desde 2020 conta com o Quiosque Socioambiental que instituições beneficentes possam comercializar produtos institucionais ou desenvolvidos por seus voluntários junto aos clientes para captar recursos para os projetos e serviços que oferecem à sociedade.

 


Festas juninas e os impacto positivo na economia do NE

 

 

As festas juninas, de grande representatividade para a cultura local, também desempenham papel fundamental no impulsionamento do crescimento econômico regional, movimentando diversas cadeias produtivas relacionadas à cultura. O professor do curso de Administração da Estácio, Diêgo Pinheiro, explica que a movimentação econômica relacionada a esse período tem inicio muito antes e se prolonga para até depois do mês de junho. “Essa cadeia produtiva começa a reforçar suas atividades logo depois do Carnaval. Com a produção das indumentárias e os setores alimentícios e de bebidas já gerando uma produção que atende a uma demanda sazonal. Em julho, que é um período de férias escolares, essa movimentação econômica tende a ficar fortalecida, inclusive com resquícios de algumas festas e arraiais que persistem nessa época”, afirma. A confecção de indumentárias, os setores hoteleiros, de alimentos e de bebidas estão entre os mais influenciados pelas festas juninas, mas os impactos positivos vão além desses setores. “O festejo junino promove resultados que geram emprego e renda não só para a cadeia envolta nos arraiais, mas para diversos outros setores, desde o produtor rural de milho, por exemplo, até os produtores de bebidas alcoólicas e não alcoólicas”, explica.

Outro setor beneficiado nessa época é de artesãos e pequenos empreendedores. “A maior parte das indumentárias e roupas típicas produzidas vem de artesãos e pequenos costureiros locais”, analisa. Os setores turísticos e hoteleiro da região nordestina também veem a festa como positiva. No ano passado, a cidade de Caruaru (PB) recebeu mais de um milhão de visitantes só no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, um dos principais polos do evento. A ocupação hoteleira ultrapassou os 90%, segundo dados locais. A economista e docente dos cursos de gestão da Wyden, Eliane Alves, pontua que o São João é a época mais esperada pelo nordeste. “A expectativa é de um fôlego financeiro importante para a economia local, especialmente para o setor de serviços e o comércio”, analisa. A especialista ressalta ainda que, diante de um cenário econômico em recuperação, a expectativa para a festa se torna ainda mais alta. “Diante de um cenário econômico nacional que ainda se mostra um tanto truncado no que diz respeito à geração de empregos e de aquecimento do consumo, as festas juninas são com certeza um momento de expectativas positivas para a economia local e regional”, conclui.

 


Senac brilha em congresso

 


Um artigo científico produzido por colaboradoras do Senac foi aceito no Congresso Internacional de Educação a Distância (CIEAD-2023): “Desafios Geográficos na EAD: Formação Técnica em Guia de Turismo no Arquipélago de Fernando de Noronha”. O trabalho foi elaborado por Mônica Galindo, coordenadora dos cursos da Rede EAD do Senac Pernambuco, e por Mariana Hoff, coordenadora do curso técnico em Guia de Turismo EAD do Senac Rio Grande do Sul. “Muito feliz com o resultado porque vamos levar a experiência que o Senac teve nesse projeto para o Congresso”, afirma Mônica. O objetivo do trabalho foi relatar as estratégias que foram implementadas do curso técnico em Guia de Turismo, na modalidade a distância, realizado no arquipélago de Fernando de Noronha, isolado geograficamente do continente brasileiro. “Tal experiência exigiu a adaptação de metodologias e estratégias para garantir a formação técnica dos estudantes, construindo um modelo que poderá ser aplicado para outras ofertas de educação com situações similares, buscando contornar as barreiras durante o processo educacional”, afirma Mariana. O Congresso Internacional de Educação a Distância) será desta quinta, 15 a 18 de outubro no Rio de Janeiro com o tema “Educação Híbrida e Hibridização da Educação”. O evento reúne especialistas, pesquisadores e profissionais do mundo para compartilhar conhecimentos e discutir tendências e inovações na educação à distância.

 


Paulista e Governo do Estado juntos no combate ao ltrabalho infantil


A Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do Paulista e o Governo do Estado realizarão, nesta sexta (16), das 8h às 11h, ação oportuna para os usuários do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, na PE-15. A atividade marca o Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que transcorreu na segunda (12). As equipes envolvidas distribuirão material educativo e orientar o público sobre a importância de denunciar os casos de violação de direitos de crianças e adolescentes. Segundo a socióloga e coordenadora da Proteção Social Especial da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Simone Campos Guerra, o abuso e exploração sexual é uma das piores formas de exploração infantil. A socióloga lembra a população pode denunciar as ocorrências de trabalho infantil pelo Disque 100, os Conselheiros Tutelares ou a própria Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, localizada no Centro Administrativo, na Av. Brasil Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, Maranguape I.

 

 

Programa Novo Caminho com melhorias para Olinda

 


A Prefeitura de Olinda quer agilizar o Programa Novo Caminho que vai gerar mais emprego e renda, além de impactar positivamente na mobilidade, iluminação, limpeza, saúde, lazer e qualidade de vida da população. A primeira ação é a Requalificação do Polo Econômico Bairro Novo/Casa Caiada, um investimento de R$ 55 milhões, executando intervenções em ruas e avenidas, praças e também na orla. A obra será dividida em etapas, e a primeira delas começa imediatamente e tem como alvo a requalificação da Av. Getúlio Vargas e Rua Cândido Pessoa, dando novo impulso ao Polo Econômico Bairro Novo-Casa Caiada, a exemplo do que já foi feito com sucesso na Av.Presidente Kennedy.As intervenções serão simultâneas nas duas vias onde há uma concentração de faculdades, escolas, comércios, serviços e shopping, além de um polo médico. O eixo Getúlio Vargas começa na Praça 12 de Março e vai até as imediações da Ponte do Janga, com 7 km. A Cândido Pessoa vai do Hospital Tricentenário até a intersecção com a Avenida Carlos de Lima Cavalcante (3 km). Os trabalhos acontecerão, preferencialmente, no período noturno, para facilitar a mobilidade dos 20 mil veículos que ali trafegam diariamente.

O prefeito, Professor Lupércio, lembra que essas obras trará ao Polo Econômico os mesmos resultados observados na Kennedy, quando empresas que deixaram a avenida retornaram, além de atração para novos empreendimentos. “É um projeto aguardado há mais de 20 anos, ousado e de grande envergadura pela transformação que vai haver em nossa cidade. Iremos trabalhar o paisagismo, calçadas, mobilidade e mais qualidade de vida para a população, inclusive da cidade de Paulista”. E adiantou: “Ganharemos nova pavimentação, drenagem, calçadas com piso intertravado, alerta tátil e direcional, acessibilidade, sinalização , com eliminação de todos os pontos de alagamento. As lâmpadas serão LED, o que garantirá mais segurança e potencial econômico. Essas intervenções também chegarão a 22 vias transversais aos dois eixos. A secretária da Fazenda e da Administração de Olinda, Mirella Almeida, lembrou que “Essa obra vai melhorar a qualidade de quem mora e trabalha nessas vias, além dos demais bairros impactados. Quando a gente fala em rumo ao futuro é pensando numa cidade com mais sustentabilidade, mais verde e mais inteligente”, pontuou. A Getúlio Vargas ganhará novas paradas de ônibus e a Praça Coronel Cornélio Padilha, na Cândido Pessoa, será requalificada. Os locais receberão serviços de paisagismo com adequação e plantio de novas espécies arbóreas com a promoção de equilíbrio microclimático e ecológico/ambiental da região. O investimento nessa etapa é de R$ 30 milhões, com prazo de conclusão em 12 meses.

 


Vila Polo com shows gratuitos do brega no período junino

 


Sucesso no São João de Caruaru, a noite do brega recifense promete animar o palco do Vila Polo. A diversão do terceiro fim de semana do evento será com os cantores Kelvis Duran, Thayse Dias, Baby e a banda Sedutora. Além de muita música, o Vila Polo conta feirinha de artesanato e várias barraquinhas com comidas típicas, petiscos e drinks, além do quiosque do Boteco Paulistano. No sábado (17), Tayse Dias abre os shows às 13h. Em seguida, sobe ao palco a banda Sedutora, a partir das 15h. No domingo (18), o encontro será com a cantora Baby, às 13h, e o encerramento terá Kelvis Duran, a partir das 15h. A agenda movimenta ainda diversão para criançada. Além da pista de kart, dos triciclos e carrinhos motorizados, os pequenos poderão brincar no Polo Jump, um circuito inflável que conta com obstáculos e paredes de escalada para as crianças se divertirem. O Centro de Compras e Lazer também tem uma praça de alimentação com estação para que os visitantes possam carregar o celular. Não dá pra perder uma festa dessa, né? Ainda mais sem ter que pagar nada para arrastar o pé e se divertir com os amigos e com a família.Confira a programação completa:Sábado (17/06): Thayse Dias – 13h eSedutora – a partir da 15h . No Domingo (18/06),Baby – 13h e Kelvis Duran – a partir das 15h-Sábado (24/06):Banda Metade – 13h. Domingo (25/06), Samara Costa – 13h e Embaixadora do Brega – a partir das 15h.


Casa de Jataúba no Recife para quem precisa de apoio

 

 

O Deputado estadual Diogo Moraes (PSB) participou da abertura da primeira Casa de Apoio de Jataúba , no Recife. O parlamentar acompanhou a prefeita Cátia Ribeiro e o deputado federal Eduardo da Fonte na inauguração. O espaço fica localizado no bairro da Boa Vista, próximo ao IMIP, e vai acolher os pacientes que precisam fazer tratamentos, consultas, exames e cirurgias na capital pernambucana, dando mais estrutura para realização de procedimentos na área de saúde. A casa possui quatro quartos, sendo dois femininos e dois masculinos, com 16 camas ao total, além de dois sanitários, uma sala de estar, de jantar, cozinha e quintal. O local conta atualmente com duas funcionárias para acolhimento e administração da casa. O espaço vai beneficiar, sobretudo, quem faz Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Durante a entrega, o parlamentar reforçou o empenho da prefeita em realizar ações que beneficiem a vida da população da cidade. “Isso representa o quanto doutora Cátia trata o povo de Jataúba com humanidade. Isso é o diferencial dessa gestão”.

 


Homenagem e incentivo à leitura

 

 

Poetas, escritores e comunidade acadêmica se reúnem em encontro gratuito, nesta sexta (16), para incentivar a leitura e a produção literária. O evento “Prosa, Poesia e Papos” será aberto ao público e ocorrerá às 17h, na biblioteca do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE- PE), na Imbiribeira. “Nossa intenção é que o evento passe a integrar a agenda da biblioteca e que esse espaço seja também voltado à produção literária, a promoção de debates e de conhecimentos para toda a comunidade”, adiantou o reitor de Unit-PE, Diogo Galvão. Realizada em parceria com a Academia Recifense de Letras, esta primeira edição fará homenagem póstuma à escritora e poetisa recifense Myriam Brindeiro, que faleceu este ano. Com a coordenação do professor Marcos Carneiro, o evento contará com escritores renomados como Melquíades Montenegro, presidente da Academia Recifense de Letras, Juçara Valverde e Arlinda Lâmego, ambas médicas, poetas, escritoras e titulares da Academia Brasileira de Médicos Escritores.

Poetisa, compositora e pesquisadora, Myriam Brindeiro nasceu no Recife . Ela fez parte da Geração 65 e foi uma liderança nas atividades das Edições Pirata (1979/1983), pois fez do primeiro andar de sua residência em Apipucos o local onde eram encadernados os livros desse movimento e onde se reuniam os que nele trabalhavam. Bacharel em Ciências Sociais pela Fafire, integrou a UBE-PE. Foi pesquisador da Fundaj, tem estudos e artigos publicados. Criou 200 composições e poesias musicadas de vários autores. Participou da antologia: A cor da onda por dentro (1981); Poesia viva do Recife (1996); Sociedade dos poetas vivos (1995); Poesia viva do Recife (1996); A obra em tempos vários – Gilberto Freyre (1999); Música e músicos em Pernambuco (2006); Cantos e contos de Natal (2006); O fim da velhice (2006/2008); 100 Anos de frevo (2007); Cordel do Menino Jesus (2007, org.); Seleções do século XXI (2007); O planeta feito quintal (2009); Agendas do poeta (2006, 2007, 2008, 2009, 2010). Obras da autora: Clave provisória (1979 / 1983, poesias e partituras); Coceira no ouvido (1982); Cisco no olho (1983); Caixinha com os dois livros (2003); Capelinha de melão (1993).

Redação com assessorias – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar