Oposição no Japão apresenta projeto para legalizar casamento homoafetivo

 

O principal partido de oposição do Japão apresentou nesta última segunda-feira (6) no Parlamento um projeto de lei para legalizar o casamento homoafetivo, com a expectativa de pressionar o governo antes da cúpula do G7 em maio em Hiroshima. A iniciativa do Partido Democrático Constitucional (PDC, centro-esquerda) quase não tem chance de ser aprovada devido à grande maioria parlamentar do Partido Liberal Democrático (PLD). Em 2019 uma iniciativa semelhante nem sequer foi discutida no Parlamento. O Japão é o único país do grupo G7 de economias avançadas que não reconhece as uniões entre pessoas do mesmo sexo. “Acho discriminatório reconhecer apenas o casamento heterossexual e não os casais do mesmo sexo”, disse Chinami Nishimura, deputado e secretário-geral do PDC.

A maioria da população do Japão é a favor do reconhecimento do casamento homoafetivo, de acordo com várias pesquisas. O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, declarou na semana passada que a falta de reconhecimento do casamento homoafetivo não é discriminatória nem inconstitucional, o que provocou muitas críticas.

 

 

Saúde: 4 em cada 10 brasileiros serão obesos em 2035

 

 

De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade, 41% da população adulta no Brasil será obesa até 2035. Segundo o documento, a proporção está acima da expectativa mundial, uma vez que 24% da população do mundo todo deve apresentar a condição até 2035. No entanto, quando o estágio de sobrepeso é incluído, a estimativa é que mais da metade das pessoas em todo o mundo apresente excesso de peso.

Para ser considerada obesa, uma pessoa apresenta o índice de massa corporal (IMC) acima de 30 kg/m². Para ser enquadrada como sobrepeso, o IMC precisa estar acima de 25 kg/m². Para fazer o cálculo de uma pessoa, basta dividir o peso, em quilos, pelo quadrado da altura, em metros. O relatório revelou ainda que a obesidade infantil pode mais que dobrar até 2035, se comparado com 2020. Além disso, o aumento da doença deve ser maior em países de baixa ou média renda na Ásia e na África.

A presidente da Federação Mundial da Obesidade, Louise Baur, defende que os formuladores de políticas públicas precisam agir o quanto antes para evitar que a situação piore.” E particularmente preocupante ver as taxas de obesidade crescendo mais rapidamente entre crianças e adolescentes. Os governos e formuladores de políticas em todo o mundo precisam fazer tudo que puderem para evitar repassar os custos de saúde, sociais e econômicos para a geração mais jovem”, afirmou ela em um comunicado. O Agora divulgado documento será apresentado aos formuladores de políticas das Nações Unidas e aos Estados na próxima semana

 


Recifense é aprovado em três universidades norte-americanas

 

 

O estudante do Colégio Salesiano Recife, Caio Henrique Gonçalves de Araújo, 18, foi aprovado no curso de Business em três universidades nos EUA: Iowa State University, University of North Carolina Wilmington e Arizona State University. Além das aprovações internacionais, Caio garantiu duas vagas em administração, na Universidade de Pernambuco (UPE) e também na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O aluno ainda espera mais de 15 respostas de instituições do exterior, entre elas a mais esperada, da University Of South Florida.

O estudante do Colégio Salesiano explica como foi a sua rotina de estudos. “Meu foco sempre foi entrar em uma universidade internacional. Me preparei para fazer a prova do Scholastic Aptitude Test (SAT) e tive uma boa base no colégio”, relata Caio. O aluno estudou no Salesiano Recife desde o 3º ano do Ensino Fundamental até a finalização do Ensino Médio. Durante o ano letivo, o coordenador Caike Andrade auxiliou o estudante durante o período de inscrição. “Além de apoiá-lo na decisão, é pedido durante o processo que fosse feito relatórios da coordenação e de professores, relatando sobre quem era Caio, como era seu desempenho escolar, entre outros. Com isso, nos mobilizamos para produzir estes relatórios e juntar com as documentações para participar da seleção”, afirma o Caike. Para os estudantes que estão com foco no vestibular e querem se inscrever nas universidades fora do país, Caio diz ser importante ter muita vontade, principalmente por ficar longe da família e da zona de conforto. Mas, academicamente, a dica é aprimorar o inglês, chegando ao menos no nível intermediário e procurando cursos preparatórios para esse objetivo”, conclui.

 


Dia de Festa: Feira movimenta a economia do setor no Shopping Recife

 

 

A praça de eventos do Shopping Center Recife será palco, de 09 a 15 próximos, da feira infantil Dia de Festa, reunindo os principais fornecedores e organizadores de festas do Recife, com produtos, serviços e lançamentos voltados para o público infantil. O produtor Ricardo Coller, realizador da Feira e Eventos Nordeste (FEENOR) espera receber um publico de 50 mil pessoas e movimentar mais de 1 milhão em negócios na economia local.

 

Novas regras para autorização de esterilização voluntária

 


Homens e mulheres que desejam se submeter ao procedimento de esterilização voluntária não precisam mais do aval do seu cônjuge para dar andamento ao tratamento que impede a gravidez. Essa regra e a diminuição da idade mínima, que antes era dos 25 anos para os 21 anos, passam a entrar em vigor neste março de 2023, segundo a Lei 14.443/22. A nova norma foi sancionada no governo anterior, em setembro passado e tinha 180 dias para entrar em vigor. Segundo o especialista em saúde do Martorelli Advogados, presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/Olinda, Italo Negreiros, as novas regras dão autonomia ao indivíduo no direito individual de escolha de querer ou não ser mãe e pai. “Independente do consentimento do seu parceiro, antes era imperativo a sua concordância para se submeter a uma laqueadura ou vasectomia. Hoje, mesmo se a pessoa for menor de 21 anos, mas tiver 2 filhos, pode optar pela cirurgia. Essa é a única exceção a regra quando falamos de idade mínima”, ensina. para quem deseja realizar esterilização voluntária.

Italo pontua as principais etapas legais do procedimento. Primeiro, é necessário, em todos os casos, aguardar um período de 60 dias para mitigar decisões precipitadas. Caso seja mulher, ela continua podendo realizar laqueadura no momento do parto ou aborto, o que antes não era permitido. “dessa forma, não é necessário submeter a paciente a dois procedimentos cirúrgicos, reduzindo complicações e até riscos hospitalares. Outro dado importante a ser levantado é que não cabe a qualquer profissional de saúde oferecer resistência à decisão dos pacientes, mas obedecer a esses critérios e realizar o procedimento. Caso isso aconteça, pode responder civilmente, administrativamente perante os Conselhos Regionais e também na esfera criminal, sob pena de reclusão de 2 a 8 anos e multa”, explica.

Com as novas mudanças e regras que estão em vigor, o indivíduo pode garantir o seu direito de maneira mais autônoma e individual. “A Lei em questão é bastante bem-vinda se pensarmos na necessidade de mais medidas que reforcem e avancem a autonomia do indivíduo, em especial das mulheres dentro do contexto social que estamos inseridos. É uma legislação vivenciada em outros países do Ocidente, que ajuda a reduzir de forma significativa as gravidezes indesejadas e os abortos clandestinos”, concluiu.

 

 

Olinda: Shopping Patteo com serviços gratuitos no Dia da Mulher

 



Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Shopping Patteo Olinda recebe, nesta próxima quarta-feira, 8 de março, uma série de ações gratuitas voltadas para o público feminino, em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE e SINDNORTE. Das 9h às 12h, no piso L1, serão oferecidos serviços de corte de cabelo feminino, assessoria jurídica para mulheres e massagem relaxante. Das 13h às 18h, haverá novamente corte de cabelo e assessoria jurídica. E das 18h às 21h, serão realizadas aferições de pressão e testes de glicemia.

Durante a ação, das 9h às 21h, também estará sendo realizada a emissão de credenciais que dão acesso a diversos serviços com desconto na rede do Sesc, como hospedagens, excursões, restaurantes, entre outros. Podem emitir a credencial trabalhadores do comércio, mediante apresentação da carteira de trabalho física ou digital e dados pessoais. Todos os atendimento do SENAC e SESC serão realizados mediante ordem de chegada e de acordo com a disponibilidade dos serviços. No mesmo espaço, haverá ainda ação da Delegacia da Mulher de Olinda, das 13h às 17h, com orientações sobre violência contra a mulher, esclarecimento de dúvidas sobre os serviços prestados na delegacia e entrega de panfletos informativos com os canais oficiais para denúncia e apoio às vítimas.

E além dos serviços gratuitos, o Shopping Patteo Olinda preparou outra surpresa para o seu púbico feminino. Entre os dias 6 e 10 de março, a playlist da rádio indoor do centro de compras estará tocando apenas músicas cantadas por mulheres. O Patteo Olinda está localizado na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, nº 225, em Casa Caiada.

 


Castramóvel de Olinda chega a Ouro Preto

 


O Castramóvel de Olinda aporta no bairro de Ouro Preto nesta semana. Nos dias 7/3 e 9/3 ele estará na Praça da Bíblia. O atendimento que começa às 8h, por ordem de chegada, é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano.

O animal precisa estar em jejum de 8 horas para estar apto à castração. Antes da cirurgia, o tutor é orientado sobre o processo de recuperação e os cães e gatos passam por uma consulta clínica no período da manhã e também à tarde. Caso as condições sejam favoráveis, o procedimento é realizado. O Castramóvel é uma demanda da população de Olinda e circula, toda semana, num bairro da cidade.

Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar