OMS confirma primeira morte por gripe aviária no mundo

 

A OMS confirmou a primeira morte por gripe aviária no mundo. A mulher, de 56 anos, morava na província de Guangdong, na China, e começou a apresentar sintomas em 22 de fevereiro. No dia 3 de março, ela precisou ser hospitalizada em razão de uma pneumonia grave e morreu no dia 16 do mesmo mês. No último dia 27, o governo chinês confirmou que a paciente foi infectada pelo vírus H3N8, causador da gripe aviária. O caso foi detectado por meio do sistema de vigilância de infecções respiratórias agudas graves. A mulher tinha comorbidades e um histórico de exposição a aves vivas antes do início dos sintomas da doença, além de contato com pássaros selvagens dentro de casa. De acordo com a OMS, três casos de gripe aviária foram identificados em humanos, todos na China. “Uma investigação epidemiológica e o rastreamento de contatos foram realizados. Não foram encontrados outros casos entre pessoas próximas ao indivíduo infectado”, destacou a entidade. “Com base nas informações disponíveis, o vírus não parece ter a capacidade de se espalhar facilmente de pessoa para pessoa e, portanto, o risco de se espalhar entre humanos em níveis nacional, regional e internacional é considerado baixo”, avaliou a organização. “Entretanto, devido à natureza de constante evolução dos vírus influenza, a OMS enfatiza a importância da vigilância global para detectar alterações virológicas, epidemiológicas e clínicas associadas aos vírus influenza circulantes.”

Os vírus da gripe aviária são detectados em animais em todo o mundo. São alguns dos subtipos mais frequentemente encontrados em aves, causando pouco ou nenhum sinal de adoecimento em pássaros domésticos e selvagens. A chamada transmissão entre espécies do H3N8 foi reportada em diversos mamíferos, inclusive de forma endêmica entre cães e cavalos. No último dia 30, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou portaria que suspende, em todo o território nacional, a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves. A medida, de caráter preventivo, tem validade inicial de 90 dias e foi tomada em função do risco de ingresso e de disseminação de casos de gripe aviária no país. Em janeiro, nota técnica da pasta já alertava para a necessidade de adoção de medidas preventivas contra a gripe aviária em razão do aumento de notificação de casos em diversos países. Na ocasião, o governo federal determinou o aumento das atividades de vigilância sanitária nos estabelecimentos avícolas por parte de órgãos estaduais de vigilância sanitária animal.

 

Terapia Cognitiva Comportamental

 

 

A convite do Centro Universitário UniFBV Wyden, o mestre em Psicologia Clínica e coordenador da Comissão de Relacionamento da Associação de Terapias Cognitivas de PE (ATC-PE), Davi Silva ministrará minicurso na próxima terça-feira, dia 28, às 16h30, no auditório da instituição, que fica localizada na Imbiribeira. O encontro que é gratuito e aberto ao público irá tratar da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) que é uma abordagem terapêutica que busca identificar e modificar padrões de pensamento disfuncionais e comportamentos desadaptativos. O minicurso irá trabalhar uma visão geral dos princípios básicos dessa abordagem terapêutica, bem como algumas das técnicas e habilidades que são usadas para ajudar os pacientes a lidar com seus problemas de saúde mental. Mais informações pelo email nadia.osilva@unifbv.edu.br.

 

 

Shopping Costa Dourada sedia mais uma edição do É Pra Casar

 

 

O Shopping Costa Dourada recebe, desta sexta,14 a domingo,16 , a 6ª edição do É Pra Casar, evento com ofertas de produtos e serviços para tornar a cerimônia de casamento inesquecíveis. O evento é gratuito e ocorre na Praça de Eventos do centro de compras. Durante os três dias do É Pra Casar, o público poderá interagir com fornecedores de áreas diversas, a exemplo de cerimonial, decoração, buffet, fotografia e DJ, entre outros. Além da exposição de produtos e serviços, os casais poderão ainda acompanhar desfiles, participar de degustações, palestras e talk-shows e concorrer ao sorteio de brindes. O É Pra Casar é uma realização da Finezze Eventos, com apoio do Shopping Costa Dourada. Nos dias 14 e 15 (sexta e sábado), o evento ocorre das 14h às 22h. Já no domingo (16), a feira será realizada das 14h às 20h.

 

 

Festival Estação do Café do Plaza começa segunda (17)

 

 

O Estação do Café, festival que celebra uma das bebidas mais consumidas no Brasil, está programado para acontecer de 17 a 30 de abril no Plaza Shopping e vai contar com a participação de nove cafeterias: Cacau Show, Dalena, Deltaexpresso, FriSabor, Kopenhagen, McDonald’s, São Braz, The Brownie Bakery e Tea One. Durante duas semanas, elas oferecerão combos especiais de cafés com doces e salgados por R$15,00 e R$25,00. Nesta edição, como novidade, além de uma ação de ‘Compre e Ganhe’ que terá como brinde um copo de café personalizado, uma versão do Estação do Café será realizada no Plaza Online (https://plazaonline.com.br/), plataforma de vendas online do Plaza Shopping, onde serão vendidos vouchers das ofertas da ação para consumo nas lojas. As operações participantes escolheram acompanhamentos que o público adora para harmonizar com o café. Entre os doces estão sorvetes, petit gateau, cupcake, bolo de milho, bolo de cenoura, brownie, chocolates e torta de maçã ou banana. Já para quem prefere os salgados, os cafés serão combinados com coxinha, croissant, tapioca, quiche de queijo e pastel de forno.

O público que participar do Estação do Café poderá ganhar um copo de café personalizado de duas formas diferentes. A partir do dia 17, ao adquirir um dos combos especiais da ação nas lojas físicas participantes, os clientes receberão um cartão de fidelidade que deverá ser levado ao balcão de informações do shopping, no piso L3, e apresentado no local junto com a nota fiscal de compra do combo para serem carimbados. A compra de 3 combos da ação em qualquer cafeteria participante dá direito a 3 carimbadas e a receber, no próprio balcão, um copo de café personalizado. Já no Plaza Online, na compra dos vouchers de 2 combos especiais na mesma cafeteria (Cacau Show, Dalena, Frisabor, Kopenhagen, São Braz, The Brownie Bakery e Tea One), para consumo no mall, o cliente ganha um copo de café personalizado, que também pode ser coletado mediante a apresentação do voucher da compra. Outras informações sobre o Estação do Café no site www.plazacasaforte.com.br

 

 

Aluguel: proprietário pode se recusar a encerrar o contrato?

 


Contratos de aluguel de imóveis são um tipo de negócio que pode gerar dúvidas sobre direitos e deveres de proprietários e inquilinos. Uma delas: se o locador pode exigir a manutenção do vínculo contratual caso existam pendências de consertos ou reparos a serem feitos. De acordo com recente decisão da 35ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, a resposta é não.Na decisão, o relator entendeu que “inexiste previsão legal de manutenção da relação contratual após o pedido de rescisão pelo locatário, fazendo com que o pedido de consignação das chaves seja legítimo”.Neste caso , a ação envolve declaração de rescisão de contrato de aluguel e consignação das chaves. Foi pedida pelos inquilinos contra os proprietários, que não quiseram encerrar o contrato, alegando que existiam reparos pendentes no imóvel. O detalhe é que o contrato de locação estava vigente por prazo indeterminado, e os autores haviam enviado notificação prévia de 30 dias.

Vale perguntar: o proprietário pode, em algum caso, se recusar a encerrar o contrato? Segundo André Portela, advogado especialista em Direito Imobiliário, a lei não prevê possibilidade em que o locador possa se recusar a encerrar o contrato de locação. “O que está previsto, no entanto, é que caso o contrato seja por prazo determinado, e esse prazo ainda não tenha sido vencido, o inquilino tem a obrigação de pagar uma multa ao locador”, explica.” A multa mais comum no mercado é aplicada no valor de três aluguéis pela rescisão antecipada. O artigo 4º da Lei do Inquilinato estabelece que essa multa tem que ser proporcional ao prazo cumprido do contrato. Ou seja, se temos um contrato de 30 meses, por exemplo, e foram cumpridos dez meses desses 30, o inquilino fica obrigado a pagar uma multa de 2/3 dos três aluguéis. Este valor equivale ao tempo que faltou ser concluído do contrato”. E quando houver danos? No caso específico da decisão do TJ de São Paulo, o locador não pode se recusar a receber as chaves do imóvel por alegar que existem danos que precisem ser corrigidos ou obras a realizar. O advogado diz que, o que pode ser feito é, após realizada a entrega do imóvel, o locador solicitar uma perícia que ateste que o imóvel precisa de reparos e urgentes. “Assim, ele pode ingressar judicialmente contra o locatário para receber a restituição dos gastos com os reparos”. “Caso esses reparos se alonguem , também cabe ao locador pedir ao antigo inquilino indenização equivalente aos valores dos aluguéis do período em que este imóvel ficou impossibilitado de uso por causa das avarias a serem corrigidas”, encerra.

 

 

Saúde mental

 

 

O Brasil é o país da América Latina com o maior índice de casos de ansiedade, depressão e demais transtornos mentais, aponta estudo sobre saúde mental da OMS. Ao todo, são quase 50 milhões em todo o território brasileiro. O levantamento também revela que as principais causas de suicídio estão atreladas ao agravamento dos sintomas dessas doenças. Ainda de acordo com a publicação, cerca de 720 milhões de pessoas – de crianças a idosos – sofrem com alguma doença mental no mundo. O que representa 10% da população mundial. No nosso país, dá-se foco à prevenção da saúde mental e do suicídio nos meses de janeiro e setembro, respectivamente, pelas campanhas de conscientização do janeiro branco e setembro amarelo. Apesar da massiva visibilidade das ações, na contramão, há relatos de pessoas que sofrem preconceito devido aos diagnósticos, que acabam sendo vistas como anormais, alienadas, perigosas e até incapazes de viver em sociedade. A psiquiatra Adriana Zenaide Figueira, que dedica a sua formação a investigar a ansiedade, a depressão, o TDAH e os outros transtornos mentais na sociedade, aponta que, desde a antiguidade, sempre houve a necessidade de usar a saúde mental como parâmetro para a tal vivência harmônica entre os grupos sociais.

A psicofobia sempre existiu e pode ser considerada uma espécie de intolerância a pessoas que são portadoras de transtornos ou deficiências mentais. Para além das investigações acerca das enfermidades psíquicas, precisamos inserir a psicofobia na pauta, debatê-la e compreender o seu peso entre os grupos sociais e no êxito dos tratamentos clínicos”, analisa Zenaide.

Há mais de seis anos se debruçando na psiquiatria clínica, Adriana observa com entusiasmo o movimento – ainda que sutil – contra o estigma, o preconceito e a desinformação em relação às doenças e os tratamentos psicoterapêuticos e psiquiátricos. “Segui na área médica empresarial há um tempo e, desde que migrei para a psiquiatria, percebo que sempre houve um interesse individual de entender o funcionamento da mente e das emoções e quais alternativas seguir quando se está em desordem”, destaca. O foco de Adriana, desde o seu ingresso aos atendimentos clínicos, é tratar pacientes com transtornos de ansiedade, depressão e TDAH. “Atendo adolescentes, adultos e idosos que se queixam dos sintomas psicossomáticos da ansiedade e depressão. O tratamento é longo e pede comprometimento do profissional e do paciente. Mostrar-se atento ao incômodo do outro tem sido vital para o êxito de muitos acompanhamentos. Recife é o segundo pólo médico do país, ficando atrás de São Paulo, por isso, aqui temos possibilidades diversas dos melhores tratamentos, além de profissionais incríveis e superpreparados”, enfatiza.

 

 

Zona Sul recebe mutirão de atendimento jurídico nesta quinta (13)

 



Nesta quinta-feira, 13 de abril, o Centro Universitário Estácio Recife realiza um mutirão de atendimento jurídico para a população da Zona Sul da capital pernambucana. Alunos e advogados do curso de Direito da instituição de ensino estarão atendendo das 13h às 17h, sem custos.Durante o mutirão, haverá orientação jurídica nas áreas de direito de família, direito criminal, direito do trabalho e direito previdenciário. Os casos que precisarem de desdobramentos serão encaminhados para continuidade do atendimento no Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio Recife.A ação acontece na Igreja A Ponte, na Rua José da Silva Lucena, nº 102, na Imbiribeira. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada.

 

 

Meio Ambiente de Paulista participa de congresso regional na UFRPE

 



Com o intuito de realizar uma troca de experiências e de conhecimentos científicos, o Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) de Paulista participa, entre os dias 11 e 13 de abril, do V Congresso Nordestino de Animais Silvestres (CNAS), que será realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), levando a exposição itinerante do Projeto de Conservação das Tartarugas Marinhas do município.

Durante os três dias de trabalho, a exposição apresentará informações sobre as espécies de tartarugas marinhas que ocorrem na costa de Pernambuco, com representações em tamanho real, placas explicativas sobre o ciclo de vida, bem como informações sobre o monitoramento dessas espécies na costa do município do Paulista.Para a estagiária de Ciências Biológicas da SEMA, Rayza Brasileiro, que faz as apresentações de exposição, propiciar às pessoas momentos como esses é muito interessante.

“Durante esses dias temos a chance de apresentar os objetivos do projeto e sobretudo da utilidade dele no sentido de preservação ambiental”, destacou a estudante. Entre o público presente, a estudante de Biologia da Universidade de Pernambuco (UPE), Hariel Meira Chaves, expressou sua impressão sobre o projeto, no sentido de conhecimento do mesmo. “Moro em Paulista, em Maranguape I, e não conhecia esse trabalho tão relevante de educação ambiental e de informação sobre as tartarugas marinhas. Saber que o município onde moro é um dos berçários dessa espécie é fantástico, pois me permite o pertencimento de minha cidade “, ressaltou a aluna. No mesmo sentido, a bióloga, coordenadora do projeto e analista ambiental da Sema, Geane Santos, destacou que apresentar as características dessa espécie animal instrui a população. “O material que mostramos aqui tem o tamanho real das tartarugas, as pessoas se informam sobre o tempo de eclosão dos ovos, nome científico das mesmas, quantidade estimada de nascimento por ninho, entre outras coisas”, concluiu a servidora.

 

 

SESI Pernambuco inaugura Posto Avançado de Atendimentos Ocupacionais em Santa Cruz

 


Nesta quinta-feira (13), das 8h às 11h30, será inaugurado o Posto Avançado de Atendimentos Ocupacionais do SESI, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. Com o objetivo de melhorar a produtividade da indústria e garantir o bem-estar dos funcionários, a iniciativa busca agilizar os atendimentos de saúde na região. A unidade, que irá ofertar exames complementares e consultas ocupacionais, funcionará na Avenida 29 de dezembro, nº 715, bairro São Cristóvão, Sala 110, no Empresarial Via Shopping. A medida atende ao pleito dos empresários do Polo Têxtil de Santa Cruz do Capibaribe e dos municípios vizinhos. “Com o Posto Avançado de Atendimentos Ocupacionais do SESI, os funcionários da região não precisarão se deslocar até as cidades mais próximas para realizarem exames e consultas ocupacionais. Isso com certeza irá agilizar o atendimento e facilitar a rotina dos profissionais”, disse a Gestora de Saúde do SESI Caruaru, Robervânia Cordeiro. Além de realizar exames demissionais, admissionais e periódicos, o Posto Avançado de Atendimentos Ocupacionais do SESI também irá oferecer exames para mudança de função e retorno ao trabalho. O atendimento acontecerá todas as quintas-feiras. Para fazer o agendamento, os interessados devem entrar em contato com o SESI através do número (81) 98287-2003.

 

 

Avon: “A Beleza de Estarmos Juntas”

 


A Avon apresenta “A Beleza de Estarmos Juntas”, manifesto em homenagem às integrantes de sua força de vendas para enaltecer suas jornadas, individualidades e, principalmente, a importância da sua união. A ação marca a divulgação da Coleção Juntas – edição limitada de cosméticos inspirada nas Representantes de Beleza – foi desenvolvida em parceira com a Wunderman Thompson. Em 65 anos no Brasil, esta é a primeira vez em que as Representantes da marca protagonizam uma campanha em todos os canais da companhia, incluindo publicações em redes sociais e capas de revistas Avon. Para tal, foram escolhidas quatro delas para participarem do vídeo manifesto, onde relatam como o empreendedorismo por meio da venda por relacionamento transformou suas vidas, nos âmbitos profissional, interpessoal e consigo mesmas, quanto com outras mulheres.“Desde a nossa fundação, há mais de um século, buscamos promover o empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e ficamos muito orgulhosos com a rede de sororidade que criamos com mais de 1,3 milhões de brasileiras que fazem parte da nossa força de vendas. Esta é mais uma forma de enaltecer essas mulheres incríveis que, juntas, se tornam ainda mais fortes para alcançar sonhos e objetivos, se apoiar e impactar, positivamente, as comunidades em que estão inseridas”, explica Viviane Pepe, diretora de comunicação da Avon Brasil.

Em edição limitada, a coleção inclui novas embalagens personalizadas para itens de maquiagem Avon e uma necessaire exclusiva. São paletas de sombra com 12 tons versáteis, Power Stay Batom Líquido 16h Juntas que conta com embalagem decoração da linha, delineadores retráteis com novas cores e acabamento matte e brilhante, máscaras de cílios Legendary e esmaltes da linha Flickering Crystals. As novas sombras foram cocriadas em parceria com a maquiadora Kaká Rodrigues, vencedora do Prêmio Avon de Maquiagem de 2018.“Não acreditamos em uma beleza padronizada, mas em um conceito muito mais amplo. Para nós, é um vetor de autoexpressão e empoderamento, que inspira e celebra a diversidade feminina. Como uma coleção inspirada em nossas Representantes – mulheres reais, que são mães, avós e filhas – buscamos potencializar o brilho, personalidades e a autoestima de cada uma”, ressalta Viviane.

Redação com veículos- Fotos-Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar