Olimpíada de Educação Financeira abre inscrições para estudantes de todo o Brasil

 

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada de Educação Financeira, oportunidade para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio. Essa iniciativa, em parceria com o Ministério da Educação, o Tesouro Nacional e a B3, tem como objetivo fomentar o conhecimento financeiro entre os jovens. A participação é gratuita e aberta a estudantes de escolas públicas e particulares. As inscrições podem ser feitas até 9 de setembro no site da Olimpíada (olitef.com.br). Até agora, mais de duas mil escolas de todo o país já confirmaram presença. As provas serão realizadas em 17 de setembro, diretamente nas escolas participantes. Após a inscrição, alunos e professores terão acesso a materiais didáticos sobre gestão financeira, investimentos, prevenção ao endividamento e noções de economia. Os dez melhores colocados receberão medalhas, e todos os participantes terão direito a certificados. As escolas com alunos premiados também terão a chance de ganhar um dos 54 kits de melhorias, no valor de R$ 100 mil cada, que podem incluir livros, laboratórios, itens esportivos e materiais de construção.

 

 Inscrições para seleção no Sesc Pernambuco encerram nesta segunda-feira

 

 

Com atuação em diversas regiões do estado, o Sesc Pernambuco abriu processo seletivo para contratação de 23 profissionais. A inscrição acontece exclusivamente pela página https://sescpe.org.br. O encerramento das candidaturas será nesta segunda, dia 26 de agosto, às 14h.Do total de vagas, uma é destinada à pessoa com deficiência. As contratações são para as unidades do Sesc no Recife, Serra Talhada, Triunfo, Arcoverde, Belo Jardim, Jaboatão dos Guararapes, Bodocó, Garanhuns, Goiana e Petrolina. Para concorrer, a pessoa interessada deve acessar o link e seguir para a área “Sobre o Sesc”. Em seguida, ir até “Trabalhe Conosco” para ser direcionado a Página de Carreiras do Sesc/PE, onde estão o descritivo das oportunidades, comunicado das vagas, regulamento, salário, benefícios, unidade de atuação, procedimento para a candidatura, entre outras informações complementares.

 

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pernambuco pede contribuições para festa de pacientes

 

 

No próximo dia 29 de setembro, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pernambuco realizará a 7ª edição da festa de 15 anos para jovens pacientes em tratamento contra o câncer.O evento, que ocorrerá no Arcádia de Apipucos, na Zona Norte do Recife, reunirá 20 adolescentes, incluindo meninas e meninos. Desses, 14 são do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), 3 do Hospital Universitário Oswaldo Cruz e 3 do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). A Rede Feminina está convidando a sociedade a se unir à causa, contribuindo para a realização da festa. As doações podem incluir alimentos para o buffet, como frango, outras proteínas, batata palha, creme de avelã, entre outros itens. Outra forma de apoio é tornando-se padrinho ou madrinha de uma das debutantes. Para os organizadores, essa iniciativa vai além da participação no evento; ser padrinho ou madrinha significa oferecer apoio emocional e solidário aos jovens e suas famílias durante o tratamento. Os interessados em contribuir com doações ou se tornar padrinhos podem entrar em contato com a Rede Feminina de Combate ao Câncer pelo número (81) 3217-8236/8061 .

 

AGU lançou, cartilha de prevenção e enfrentamento ao assédio no serviço público federal

 

 

O informativo da Advocacia-Geral da União (AGU), apresenta conceitos e definições sobre assédio sexual, além de informações sobre dados, formas de identificação e canais de denúncia. A escolha da data de publicação tem relação com a campanha Agosto Lilás, realizada anualmente em combate à violência contra a mulher no Brasil. O texto apresenta elementos caracterizadores do assédio sexual, com base no Código Civil Brasileiro, na Constituição Federal e no Código Penal, que define o assédio sexual no art. 216-A como o crime de “constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função”. A cartilha também recomenda punições cabíveis em caso de violação praticada por supervisores de empresas contratadas pela administração pública, como empresas terceirizadas de serviços. Há recomendação para que o fiscal do contrato, ao tomar conhecimento da infração, solicite ao gestor a abertura de procedimentos administrativos de apuração de responsabilidade e que recomende o afastamento do assediador do ambiente de trabalho da instituição, assim como sua demissão.

 

Quem tem direito e como proceder em caso de herança e partilha de bens?

 

 

Neste mês, o Brasil lamentou a perda de um dos maiores ícones da televisão brasileira, o apresentador Sílvio Santos, que deixa um legado não apenas de sucesso, mas também um vasto patrimônio. Em momentos como este, surgem questões sobre herança, partilha e os direitos dos herdeiros. O advogado especialista em Direito de Família, Fábio Gonçalves, esclarece que herança é o conjunto de bens e valores deixados por uma pessoa que faleceu, que será transferido aos herdeiros, geralmente familiares próximos. O especialista diz que, “os herdeiros legítimos são os descendentes (filhos e netos), o cônjuge ou companheiro sobrevivente e, na ausência destes, os ascendentes (pais e avós), seguidos pelos parentes colaterais até o quarto grau, como irmãos e primos. Caso o falecido não tiver deixado herdeiros, segundo o advogado, a herança vai automaticamente para o município onde residia. O processo de partilha pode ser feito de forma judicial ou extrajudicial, mas sempre deve respeitar a ordem de sucessão estabelecida por lei”, explica Gonçalves. A partilha só pode ocorrer após o inventário, que é o processo formal de levantamento dos bens deixados pelo falecido.

 

OAB-PE lança livro “Grandes Nomes da Advocacia de Pernambuco”

 

 

Na próxima quinta-feira (29), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) realizará o lançamento do livro “Grandes Nomes da Advocacia de Pernambuco”. O evento, que faz parte da programação do Mês da Advocacia 2024, acontecerá às 15h, no auditório da OAB-PE, localizado na Rua Imperador Dom Pedro II, 346, 5º andar, no bairro de Santo Antônio, Recife. O livro é um tributo à memória e ao legado de advogados que desempenharam papéis fundamentais na história da advocacia pernambucana. “A obra é o resgate da memória e o reconhecimento àqueles que, com coragem e dedicação, construíram a história da nossa advocacia”, destacou o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins. Os advogados homenageados, são: Bóris Trindade, Bráulio Lacerda, Gilberto Marques, Gilka Buril Weber, Gustavo Costa, Jairo Aquino, Joaquim Correia de Carvalho, José Cavalcanti Neves, José Meira, José Souto Maior Borges, Lúcio Jatobá, Mércia Albuquerque, Mickel Sava Nicoloff, Octávio Lôbo, Urbano Vitalino, Vicente Gouveia e Vicente Moreno.

 

Universidade Católica de Pernambuco realiza evento voltado para os direitos humanos

 

 

Nos dias 27, 28 e 29 de agosto, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) recebe a III Semana Dom Helder Camara de Direitos Humanos (III SEDHEC da Unicap), promovida pela Cátedra UNESCO/UNICAP de Direitos Humanos Dom Helder Camara. Com o lema “Democracia, Memória e Diversidade”, a III Semana busca ser um espaço estimulante para os Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais, desde a pesquisa acadêmica, passando por capacitação, informação e educação, à luz do legado de paz da vida e obra de Dom Helder Camara. Na Unicap a programação começa nesta terça-feira, dia 27, às 9h, no auditório G II (bloco G, 1º andar), com a Solenidade de Abertura, numa mesa que reúne autoridades e representantes de instituições parceiras, onde será feita homenagem aos 40 anos do Centro das Mulheres do Cabo – organização da sociedade civil do Cabo de Santo Agostinho, atuante nas temáticas dos direitos das mulheres e das crianças, adolescentes e jovens. Durante os três dias do evento, 27, 28 e 29, o público poderá conferir a exposição Dom Helder Camara: “Ação, Justiça e Paz”, no hall do bloco G, fruto de uma parceria entre o IDHEC – Instituto Dom Helder Camara e a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE).

Redação com assessorias e veículos – Fotos: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar