O câncer é a doença urológica mais temida pelos homens

 

O câncer é a doença urológica mais temida pelos homens (58%), seguida pela impotência sexual (37%). Nos homens acima de 40 anos, apenas 32% se consideram muito preocupados com a saúde e 46% só vão ao médico quando sentem alguma coisa diferente. O percentual atinge 58% quando ele procura atendimento apenas no SUS. O exame de toque retal ainda desperta temor em um em cada sete homens. O receio é maior nos homens com idade acima de 60 anos. Os dados fazem parte da pesquisa de percepção do homem sobre sua saúde, pela Sociedade Brasileira de Urologia, com o apoio do Laboratório Adium. O estudo foi feito pelo Instituto de Pesquisa IDEIA com homens acima de 40 anos de todas as regiões do país. A maior proporção dos homens que só vão ao médico ao sentir algo está no grupo entre 40 e 44 anos (49%). O que mostrou ter maior cuidado com a saúde é acima de 60 anos, com 78%, afirmando que fazem exames a cada seis meses ou um ano. De acordo com a SBU, mesmo com esses números, metade dos homens com mais de 40 tem medo ou ansiedade quando pensa na sua saúde. “A maioria dos homens ouvidos disse saber sobre o câncer (75%) e a prostatite (59%), mas a hiperplasia benigna (HPB), apesar de mais prevalente, é menos conhecida. Apenas 43% têm informações.

O desconhecimento da HPB é maior entre os da faixa de 40 a 44 anos, 39% sabem o que é. A estimativa é de que 50% dos homens acima de 50 anos terão HPB.“Na HPB a próstata, glândula abaixo da bexiga, aumenta de tamanho. E é mais comum em homens acima de 50 anos”, disse o vice-presidente da SBU, Roni Fernandes. Os sintomas são aumento da frequência de urinar durante o dia, diminuição da força e do calibre do jato , sensação de urgência para urinar e outros sintomas. Isso ocorre porque o aumento da próstata pode comprimir a uretra, o canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. Isso leva a uma obstrução parcial do fluxo . A HBP pode interferir no funcionamento da bexiga e dos rins. Conforme a SBU, mesmo que as dificuldades de micção sejam mais comuns com o avançar da idade, o problema não deve se aceitável e normal no envelhecimento. 38% consideram que é normal ter dificuldade para urinar com o passar do tempo. O índice de concordância com esse pensamento aumenta entre os homens de mais de 60 (48%).Dados do Sistema de Informações Hospitalares, do Ministério da Saúde, de janeiro a julho de 2023 indicam que houve 21.803 internações em decorrência da doença. A Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, do Inca), para a doença, é a existência de 71.730 novos casos anuais no período de 2023/2025. Segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, em 2022 foram 16.292 óbitos pela doença, ou seja, 44 mortes por dia.

 

 

Turma da Mônica do Patteo faz festa para Cebolinha

 

 

Além da Mônica, que faz 60 anos neste ano, outro personagem querido da turminha receberá uma comemoração com muita festa e diversão. O Shopping Patteo Olinda fará uma festa do aniversário do Cebolinha nos dias 02, 04 e 05 de novembro. Em parceria com a Mauricio de Sousa Produções AO VIVO, o Aniversário do Cebolinha receberá crianças e fãs de todas as idades para comemorar essa data mais que especial. Nos dias, a Estação Turma da Mônica fará uma festa de aniversário para o criador dos melhores planos infalíveis, onde ele irá cantar parabéns com todos os seus amiguinhos! Além da comemoração, haverá uma oficina de slime da cor verde (a cor favorita do aniversariante!) e brincadeiras, como mega plano infalível, caça ao sansão e pinturas nas crianças do cabelinho icônico do Cebolinha! Mais informações sobre as atrações e ingressos estão disponíveis na página oficial da Estação Turma da Mônica Olinda no Instagram (https://www.instagram.com/estacaoturmadamonicaol).

 


NANNAI Muro Alto é destaque no raking GPTW – Great Place To Work

 

 

Com 22 anos de operação, o NANNAI Muro Alto tem mais do que décadas de boa ocupação para comemorar. Se em 2023 foi eleito pelo público o Melhor Hotel de Praia do Brasil na plataforma Prazeres da Mesa, agora acumula mais um reconhecimento, já que seus próprios colaboradores o colocaram entre as melhores empresas para se trabalhar em Pernambuco. Para quem conhece o hotel, é fácil entender como um prêmio está ligado ao outro. “Nossa natureza humana é nosso principal ativo”, comenta Paulo Amaral, Gerente Geral do NANNAI e responsável pelo GET (Gestão Estratégica de Talentos) do grupo. “Entendemos que os nossos colaboradores são o NANNAI, e isso é levado muito a sério por aqui. Oferecemos diversas estruturas completas para garantir o bem-estar de todos, como academia com instrutor, áreas de descanso, gastronomia e tudo o mais que podemos”, explica. O grupo inaugurou recentemente o IANNAN, um centro de capacitação profissional para jovens entre 18 e 21 anos da região de Ipojuca, município a 50 km de Recife (PE). Um dos objetivos disso é ensinar conceitos que fizeram o NANNAI ser certificado pelo GPTW – sigla para Great Place to Work (premiação sobre os melhores lugares para trabalhar no país). Com isso, a comunidade do entorno do NANNAI Muro Alto poderá se aprofundar nos segredos de hospitalidade já aplicados pelos colaboradores da rede hoteleira como o bem receber, característica reconhecida por hóspedes e parceiros.

 


Sistema Fecomércio/Sesc/Senac X turismo em PE

 


O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE e o Instituto DEL lançam, nesta sexta (3), o Programa DEL Turismo – Desenvolvimento Econômico Local. A iniciativa visa implementar uma política de turismo por meio de um modelo de gestão participativa, capaz de contribuir para o desenvolvimento sustentável e garantir a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, gerando uma melhor qualidade de vida no município. O programa será desenvolvido inicialmente em Noronha, Sirinhaém e Tamandaré.O Sistema Fecomércio que executa o Programa no Nordeste, por meio do Senac. De acordo com Bernardo Peixoto, o Programa DEL Turismo pretende aprimorar o modelo de gestão do turismo e sua governança, criando um ambiente favorável para atração de investimentos. “A ideia é também aperfeiçoar a estrutura e o funcionamento do Conselho Municipal de Turismo, contribuindo assim para o crescimento econômico, social e cultural de forma equilibrada e sustentável”, afirma.

 


Quem ateia fogo em terreno baldio pode pegar até seis anos de reclusão

 


Diante das várias denúncias que aumentaram recentemente sobre queimadas em terrenos baldios, o vereador Anderson Correia (PP), alerta o Município de Caruaru sobre essa prática, que é crime e que, de acordo com o Código Penal Brasileiro, Lei nº 2.848/1940, artigo 250, quem causar incêndio, causando perigo à vida, à integridade física ou o patrimônio de outrem, resulta em reclusão, de três a seis anos e multa. É importante lembrar também que a Lei de Crimes Ambientais, Lei Federal 9.605/1998, estabelece que quem provocar queimadas está sujeito a pena de reclusão e a multa que pode chegar a R$ 5 mil. O Decreto Federal 514/2008 converte infração ambiental de multa simples em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente. “Precisamos combater com firmeza essa questão que traz diversos prejuízos para nossa saúde, dos animais e atinge diretamente o nosso meio ambiente. É preciso que o Município possa fazer fiscalização de forma regular e também campanhas de alerta e conscientização, para que haja um combate eficaz contra a degradação do meio ambiente. É uma questão de saúde pública”, destacou Anderson.

 


Tecnologia de última geração chega ao NE

 


O Nordeste com acesso a uma comunicação visual com tecnologia de última geração, seguindo a tendência já vivenciada em cidades como Nova Iorque, Las Vegas e Tóquio. “Recentemente, uma esfera gigante de LED foi inaugurada em Las Vegas, mesma tecnologia trazemos para o Nordeste”, diz Daniel Xavier, CEO da LED Expert sobre o globo com 111 metros de altura e 157 metros de largura, que exibe imagens realistas, como da Lua e do globo terrestre. A LED Expert acabou de inaugurar em Salvador, Bahia, um ponto de vendas de painéis de LED em alta resolução. Tratam-se dos painéis conhecidos como DOOH – mídia Digital Out of Home, uma variação da OOH, Out of Home, cujo objetivo é alcançar pessoas durante seus trajetos por ruas, avenidas e rodovias, ou em espaços como praças, shoppings, parques, exposições e estabelecimentos comerciais.“ Os outdoors convencionais permitem apenas um anúncio, mas as telas de LED possibilitam até trinta propagandas diferentes. Imagine a rentabilidade de quem investe nessa solução. A prática se torna cada vez mais comuns em fachadas de lojas, no comércio, postos de gasolina, bares, restaurantes, shows e eventos, oferecem vantagens para quem busca uma forma moderna e eficiente de divulgar seus produtos e serviços.O exemplo icônico de OOH é a Times Square. A famosa localização comercial de Nova York já abriga mais de 50 painéis digitais 24 horas , todos os dias do ano, e o preço de exibição para cada polegada quadrada neles não é inferior a 5 mil dólares por mês. Na “Cidade da Inovação” em Shenzhen, na China, os edifícios são preenchidos por painéis de LED. A novidade é uma mega tela curva com projeção 3D ultrarrealista produzida pela chinesa Liantronics, uma das empresas de referência em construção de painéis gigantescos para projeções externas e videowalls para uso corporativo.

 


Mega Aniversário do Polo Caruaru

 


Para comemorar o aniversário de 19 anos do Polo Caruaru, comemorado desde o dia 1º e até 30 de novembro, o Centro de Compras e Lazer vai realizar uma promoção com peças a partir de R$ 29,90. A iniciativa será uma Black Friday com lojas com descontos exclusivos durante o mês. A promoção é válida para as lojas que estiverem sinalizadas. Durante a campanha, os visitantes podem comprar roupas femininas, masculinas e infantis, moda praia, sapatos, acessórios. Os pais que quiserem ir às compras sem se preocupar com a criançada podem contar com o Boomerangue. Além disso, o Polo Caruaru conta com brinquedos como o mar de bolinhas, pista de kart e triciclos que funcionam durante o fim de semana. Os ingressos variam. O Polo Caruaru funciona de domingo a domingo, das 9h às 18h.

 


Feriado na Livraria do Jardim

 


Nesta quinta-feira(2), Dia de Finados, o Jardim Espaço Plural estará aberto ao público, funcionando normalmente das 9h às 15h. Assim, para quem está em busca de comprar um bom livro ou apreciar um bom café, esta é uma ótima opção de lazer na região metropolitana do Recife. Além disso, no dia, o Celeste Café contará com serviço de café da manhã, inclusive com menu vegano, feito com receitas de família e tendo como diferencial as opções de guarnição, sendo elas um requeijão de inhame ou uma caponata, prato típico da culinária da Sicília.

 


Atipicamente e Orgulho Down X teatro inclusivo

 

 

As Associações Atipicamente e Orgulho Down promoveram mais uma edição do Teatro Inclusivo, em alusão ao Mês das Crianças. A iniciativa, que busca proporcionar experiências culturais a crianças atípicas apresentou “Saltimbancos”, estrelada pelo ator Rafael Amâncio, no Teatro João Lyra Filho, em Caruaru, com a presença de cem pessoas. “Iniciativas como essa são fundamentais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acessível. Acreditamos que, juntos, somos capazes de ir além, proporcionando oportunidades para as crianças atípicas. Estamos comprometidos em fazer a diferença na vida dessas famílias”, pontuou a integrante da Associação Atipicamente, Tereza Ibrahin. A presidente da Associação Orgulho Down, Tatiane Santos destacou: “Foi incrível ver a felicidade estampada nos rostos das crianças. Muitas delas foram ao teatro pela primeira vez hoje. Ver a diversão, o sorriso e a empolgação delas reforça a importância do Teatro Inclusivo. Acreditamos no poder transformador dessas experiências e estamos empenhados em ampliar ainda mais essas oportunidades”, finalizou. O Teatro Inclusivo contou com o patrocínio da Decorart Kids e com o apoio da Cia Micro Informática e do Centro de Excelência em Educação e Terapias Integradas (CENEETI).

 


Portiolli e Casa de Bolos com ação pela AAC

 

 

Para levar os sabores caseiros a todo lugar e ainda fazer o bem, a Casa de Bolos, a maior rede de franquias de bolos do Brasil e pioneira no segmento, realiza a campanha Dia do Bolo, com promoções especiais entre 23 último a 11 de novembro. Parte do valor arrecadado das vendas de sabores selecionados será destinado a AACD e entregue, ao vivo, no programa Teleton, exibido pelo SBT, na presença do embaixador da marca e padrinho do programa, Celso Portiolli, em 11 de novembro. Todos os dias, nas datas selecionadas, serão disponibilizados sabores participantes da ação nas mais de 500 lojas da franquia, distribuídas por 200 cidades pelo Brasil. De acordo com Rafael Ramos, diretor de marketing da Casa de Bolos, a campanha fortalece o laço da rede com os consumidores. “O nosso compromisso é levar a partir dos nossos bolos a construção de boas memórias. Muitas vezes, o bolo caseiro traz aos clientes lembranças de amor, carinho e cuidado. Por isso, acreditamos que também é possível fazer o bem com os nossos sabores”, compartilha. O executivo reforça a importância da ação. “Estamos felizes de promover essa campanha ao lado do embaixador da Casa de Bolos, Celso Portiolli. É uma parceria de sucesso e alcança novos consumidores que, desta vez, têm a oportunidade de contribuir com a AACD, instituição séria e de muita importância para seus pacientes”, afirma.

Redação com veículos e assessorias – Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar