Novo teste de urina pode identificar câncer precocemente

 

Pesquisadores desenvolveram um teste de papel com urina no qual é possível identificar o câncer nos estágios iniciais, facilitando o tratamento precoce. É o que mostra estudo publicado na Nature Nanotechnology. Próximo ao método utilizado pelos testes de gravidez, a urina fornece informações sobre compostos indicando a doença e uma linha escura aparece na tira de papel caso o resultado seja positivo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, no Brasil, entre 2023 e 2025 serão serão registrados cerca de 704 mil novos casos de câncer. E mesmo que possam ser tratáveis, alguns deles são de difícil detecção anos iniciais. Por isso, cientistas se debruçaram na ideia de criar um novo teste que não identifica as proteínas relacionadas ao câncer em si (as quais muitas vezes estão em níveis baixos demais para serem notadas), mas sim sinais de que elas estão agindo no organismo. Para o crescimento dos tumores acontecer, eles produzem enzimas proteases, que têm a função de cortar o tecido saudável, abrindo espaço para o câncer. O método criado por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA, engana as enzimas para que revelem a sua presença – e também a das células cancerígenas – enquanto trabalham. Com a tecnologia, os cientistas acreditam que pode ser possível não somente dizer se a pessoa tem câncer, mas também qual é o tipo e se já ele se espalhou. Utilizado em ratos, o teste de papel conseguiu diferenciar um câncer de pulmão e tumores que começaram no intestino antes de chegarem nos pulmões. “A detecção precoce do cancro oferece uma das maiores oportunidades que temos para salvar vidas da doença. Este teste mostra potencial tanto na detecção precoce quanto na compreensão mais sobre o câncer de um indivíduo – o que poderia ajudar a orientar o tratamento”, afirma Catherine Pickworth, gestora de informação científica da Cancer Research UK.

 


No mar: 34º Refeno neste sábado, 23

 

 

O Grupo Dislub Equador que em Pernambuco patrocina ações esportivas e culturais, estende apoio à 34ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (REFENO). A maior regata oceânica da América Latina reúne 95 barcos de 15 estadose mais de 700 tripulantes. A partida será dia 23 (sábado), do Marco Zero, com destino para Fernando de Noronha. A jornada, que vai das 11h30 às 14h45, totaliza 300 milhas náuticas, o que significa 560 km. Para o gerente de Marketing David Freidzon, o foco sustentável da Refeno, como diferencial este ano, está alinhado com a política ambiental do grupo. O destaque desta edição é a preservação do meio ambiente, neutralização de gases de efeito estufa durante partidas de veleiros de tamanhos e categorias diferentes e compensação de todo CO² que será emitido durante o evento. Organizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco e com o apoio da Marinha e da Administração de Noronha, a Refeno terá ainda na programação shows, palestras, lançamento de livros e rodas de conversas. O Grupo Dislub Equador também apoia outras iniciativas em Pernambuco. Ainda no mundo esportivo, dois times pernambucanos passaram a contar, este ano, com patrocínio: o Sport e o Santa Cruz. Outro é o piloto pernambucano Sérgio Ramalho que, desde 2006, vem disputando velocidade e se destacando com premiação entre nomes nacionais e internacionais do automobilismo, em campeonatos como GT Sprint Race, Copa Truck, Stock Car e Porsche Cup.

 


Compaz Ariano Suassuna recebe serviços gratuitos

 

 

O Centro Universitário Estácio Recife realiza nesta quarta (20), no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, um mutirão de serviços gratuitos. A ação faz parte da agenda da 11ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental do Instituto Yduqs, em parceria com a instituição de ensino. Das 9h às 17h, professores e alunos da Estácio estarão prestando serviços gratuitos para a comunidade, como atendimentos em saúde e na área jurídica, orientações para carreira, regularização de CPF, regularização de pendências no Imposto de Renda, auxílio na elaboração de currículos, atividades lúdicas para as crianças, entre outros. Os atendimentos acontecem por ordem de chegada. O Compaz Ariano Suassuna fica na Av. Gen. San Martin, nº 1208, Cordeiro.

 

Clínica com ações de bem-estar e saúde mental e atendimentos gratuitos

 


O Setembro amarelo continua atraindo apoios: Visando promover a saúde mental e bem-estar para as pessoas, a Clínica Dr. João André Sampaio, em Caruaru, vem promovendo, desta última terça, 19, até a próxima sexta, 22 (das 8h às 12h e das 14 h às 19h), uma campanha de educação, com todos que forem até aquela unidade , ensinando e explicando como melhorar a saúde mental e como identificar uma pessoa que está passando por algum transtorno mental e com potencial risco de suicídio. Além disso, serão oferecidos brindes educativos, além de consultas grátis com: Psiquiatra, Psicólogo, Psicoterapeuta, Nutricionista, dentre outros.A Clínica fica no Empresarial TIMES, 3º andar – Sala 303. Funciona de segunda a sexta, horário comercial. Informações pelo número 81. 9 8210-2025.

 


Passarinho, Guadalupe e Santa Tereza recebem Odontomóvel de Olinda

 


A semana será cheia para o Odontomóvel de Olinda. Quatro bairros recebem o caminhão de atendimento de saúde bucal. Desde essa última terça (19), o Alto da Conceição conta com o serviço. Ao longo da semana, Passarinho, Guadalupe e Santa Tereza também serão agraciados. As ações começam às 8h. São oferecidos: restauração de resina, raspagem corono-radicular, profilaxia, aplicação de flúor e selante, exodontia simples e dessensibilização dentinária. O atendimento é realizado por ordem de chegada. O Odontomóvel completou um ano neste setembro e já soma mais de 9 mil procedimentos. A ação itinerante alcançou 45 bairros de Olinda e tem o objetivo de levar saúde para a “porta” de cada morador da cidade. A iniciativa do serviço é da Secretaria de Saúde de Olinda, por meio da Diretoria de Atenção Básica e coordenação de saúde bucal. Terça (19) foi dia do Alto da Conceição; nesta Quarta (20),Passarinho, Rua do Lima, 70; Quinta (21);Guadalupe, Rua Nossa Senhora do Guadalupe, 407;Sexta (22);Santa Tereza, Rua José Bonifácio, 132.

 


Shopping promove 3ª Corrida River Kids

 


Incentivar a prática de esportes desde cedo para o desenvolvimento das crianças. Pensando nisso, o River Shopping realiza mais uma edição da corrida River Kids. Voltada para a família, a iniciativa reúne pais, mães e responsáveis, com os atletas mirins para competirem em dupla. A River Kids terá cinco categorias, divididas por idade, dia 08 de outubro, com largada às 7h, do estacionamento do River Shopping. A competição vai ter percursos de 400 mts a 2,5km, voltados para crianças de 4 a 14 anos. Os pequenos corredores vão ainda se divertir com animadores, mágico, malabares, brinquedos infláveis e pintura de rosto. A inscrição tem o valor de R$ 150 e pode ser feita no swww.cronoschip.com.br. até dia 24 . Os kits serão entregues em um estande no River Shopping, dia 07 de outubro das 12h às 16h. Os participantes ganharão medalhas.

 

Livro aborda uso de textos científicos como recurso didático

 


A professora Ana Paula Santos Conceição, do Instituto Federal de Pernambuco e o professor Romildo Nogueira da UFRPE, lançam o livro “Uso de Textos de Divulgação Científica sobre Nanobiotecnologia: possibilidades para práticas interventivas interdisciplinares”, nesta quarta, 20, às 16h, na Associação de Docentes da UFRPE (Aduferpe). A obra, organizada por eles, apresenta os resultados de experiência realizada em sala de aula com o uso de textos de divulgação científica como recurso didático para o ensino de ciências.O livro é uma adaptação da dissertação de Mestrado de Ana Paula Santos, realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UFRPE, sob orientação do professor Romildo. A publicação conta ainda com textos de Eleneide Menezes Alves e Maria Marly de Oliveira. Em seis capítulos, os autores mostram como usar o texto de divulgação científica sobre nanobiotecnologia na construção de uma Prática Interventiva Interdisciplinar.

 


17ª Primavera dos Museus

 


O InstitutoRB participa da agenda da 17ª Primavera dos Museus com ações abertas ao público, desde ontem, dia 20 e até dia 23 , sempre a partir das 15h. Para este ano, o tema definido pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, foi “Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”, mobilizando museus, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o país a pensar, refletir sobre temas específicos. Assim sendo o centro cultural da Várzea, movimenta agenda paralela às suas exposições e mostras permanentes e temporárias. Hoje, o InstitutoRB tem o seu já tradicional programa Peça a Peça. A iniciativa gira em torno de uma obra do acervo do espaço que é posta em discussão, seja através da poesia, música, teatro, etc. O tema a ser explorado pelo Primavera dos Museus é Pessoas Indígenas- e a obra é Caneca de Coco e Prata, objeto datada de 1650, exposto atualmente entre outros objetos do Brasil Holandês, na Pinacoteca daquele espaço cultural.

A exposição do Instituto sobre o Brasil Holandês revela que o uso de utensílios produzidos com coco entalhado perdurou na Holanda por algumas décadas e existem muitas peças com imagens de Nassau , índios, palmeiras e outras referências brasileiras. Em um dos objetos dessa coleção é revelado o “ Tratado de Munster “, entre Espanha e Holanda e outras cenas, inclusive de cunho indígena. Ainda na agenda , palestra sobre Memórias Indígenas, com Luara Seridó-Tarairiú, da etnia seridó karaxuwanassu, graduada em Pedagogia pela UFPE e integrante da ASSICUKA-Associação de Indígenas em Contexto Urbano. Também haverá Pocket Show com Siba Puri, cantora, compositora e percussionista. As ações em pauta desta programação são realizadas com vagas limitadas.

Redação com veículos e assessoria- Fotos: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar